sábado, 24 de fevereiro de 2018

Onde fazer a sua dádiva de sangue em Aveiro





Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Apontamento do descontentamento


Como é do conhecimento público a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, mais conhecida pelas siglas ADASCA, comemorou no pretérito dia 7 do corrente mês os seus 11 anos de existência.
Anos de dificuldades de toda a ordem, sacrifícios pessoais e familiares, desconsideração gritante da parte de quem nos devia trazer nas “palmas das mãos”, refiro-me ao Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra.
Nunca foi feito tanto em prol da dádiva de sangue nem pelos dadores desde que a ADASCA surgiu, não passando para alguns indivíduos aveirenses de um Projecto falhado. Todos os profetas da desgraça, quais velhos do Restelo, devem ter sofrido um terrível desgosto por constatarem que as suas previsões caíram por terra.
Provavelmente, se eles fossem os autores do referido Projecto a ADASCA já teria certamente desaparecido, ou nem sequer tinha alcançado a pujança que atingiu no presente.
Tenho assistido a uma cultura de compadrio, interesses instalados, fomentados e protegidos pelo CST de Coimbra a favor de um determinado grupo existente em Aveiro. Tal grupo nunca subscreveu qualquer iniciativa para que hoje o Estatuto do Dador de Sangue se torna-se numa realidade. Para não ficarem mal vistos pelos padrinhos, optaram pela apatia (manha), vendo no que ia dar. Hoje, proclamam à boca cheia que os dadores tem direito a isto e àquilo. COMPADRIO À VISTA E NOTÓRIA FALTA DE VERGONHA, PORQUE A IMPUNIDADE RESPIRA-SE FUNDO.
Manter os dadores na ignorância sobre determinados assuntos que lhes dizem respeito, passou a ser um bem a defender. Doar sangue é para o mesmo: doente, mas, não é tudo o mesmo.
Caros colegas dadores abram os olhos, despertem do sono que tendes permanecido. Se não recebem mais da parte da ADASCA, é porque não existem condições ambientais para concretização das nossas pretensões.
O CST de Coimbra não é digno de ter a ADASCA na sua área de acção. GANHEM VERGONHA, E RESPEITEM A ADASCA E SEUS DADORES ASSOCIADOS.
Ainda à quem se admire das broncas que surgem na imprensa, mas, as que existem escondidas, um dia verão a luz do dia. 

J. Carlos
Director

Por fim não deixem de ler os links que se seguem:

Informação | Resultados da ADASCA desde Janeiro a Dezembro de 2017



Fotorreportagem da Cerimónia dos 11 anos da ADASCA 2018 com sessão de colheitas de sangue


A ADASCA comemora amanhã o seu 11º. Aniversário com uma sessão de colheita de sangue no Posto Fixo



Reiteramos o Alerta aos dadores de Aveiro e arredores | Dr. João Paulo Almeida Sousa, o Senhor que assiste a este cenário, o que lhe apraz dizer?

https://aveiro123.blogspot.pt/2018/01/reiteramos-o-alerta-aos-dadores-de.html


Editorial | As caras lindas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra em Aveiro





Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Protestos de extrema-direita e de antifascistas varrem Itália


A pouco mais de uma semana para as eleições legislativas de 4 de março, várias cidades italianas foram palco de manifestações de diferentes partidos da extrema-direita, mas também de marchas contra o fascismo e a xenofobia. Em Milão houve mesmo registo de confrontos.

Protestos de extrema-direita e de antifascistas varrem Itália
Roma e Milão foram este sábado o epicentro de várias manifestações e contra-manifestações de partidos de extrema-direita, mas também por protestos da esquerda e de grupos antifascistas, isto quando faltam apenas oito dias para as eleições legislativas mais tensas das últimas décadas. 

Em Milão, destaque para a manifestação convocada por Matteo Salvini, líder da Liga Norte, um partido conotado com a extrema-direita e que concorre em coligação com Silvio Berlusconi a estas eleições. A aliança encabeçada pelo líder da Liga tem liderado as mais recentes sondagens.  

Na manifestação de Milão os ânimos aqueceram quando um grupo tentou romper um cordão policial, a que se seguiram momentos de confronto com as autoridades. 

A situação ficou ainda mais complicada na iminência de confrontos entre os manifestantes da Liga Norte e dos contra-manifestantes que entretanto se juntaram na capital do norte de Itáilia, em protesto contra a ação do partido de extrema-direita. 

No protesto da Liga Norte estiveram entre 15 mil a 20 mil pessoas, segundo a polícia italiana. O partido fala em pelo menos 50 mil manifestantes, onde a palavra de ordem foi “Prima gli italiani', ou "primeiro os italianos". 

“Salvini representa uma mudança para Itália, este é um momento muito importante. Nós, italianos, não temos direitos, não temos trabalho. Não podemos acolher todos os que chegam do estrangeiro e depois cometem crimes. Já não somos livres”, sublinha Diego Bazzano, um apoiante da Liga, citado pela agência France-Presse.  

No início de fevereiro, um tiroteio na cidade de Macerata protagonizado por um ativista da Liga Norte visou a comunidade africana daquela pequena cidade, causando pelo menos seis feridos. Um ato de retaliação depois de um crime de contornos sórdidos, ocorrido também em Macerata apenas alguns dias antes, que fora atribuído a um imigrante nigeriano.  

O acontecimento tem agitado as últimas semanas de campanha dos vários partidos. Nos últimos dez dias, vários confrontos foram registados em Turim ou em Bolonha.  

Ainda antes do protesto da Liga, vários estudantes estiveram no centro do Milão e ergueram bandeiras antifascistas num monumento junto ao centro da cidade. O protesto não autorizado contestava um comício do CasaPound - outro partido conotado com a extrema-direita – previsto para a tarde deste sábado.  

Também este sábado, mas em Roma, milhares de pessoas manifestaram-se de forma pacífica contra o fascismo e a xenofobia. “Fascismo e racismo nunca mais”, lia-se numa das faixas que desfilou no coração da capital italiana. 

O protesto foi organizado pela Associazione Nazionale Partigiani d'Italia(ANPI), fundada pela resistência italiana no final da II Guerra Mundial e contou com a presença de membros do atual Governo, incluindo o próprio primeiro-ministro, Paolo Gentiloni, mas também de Matteo Renzi, ex-chefe de Governo e atual secretário-geral do Partido Democrático.  

“Os partidos nacionalistas estão a reanimar os valores do fascismo, o medo do que é diferente está a voltar. Nós, jovens, não podemos ceder perante este medo, ou estaremos a andar para trás 100 anos”, afirmou Marta Zambon, uma jovem citada pelas agências internacionais que participou na demonstração pacífica.  

Fonte: RTP NOTICIAS (com agências internacionais)



Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Mãe portuguesa que escondeu bebé na mala do carro em França arrisca 20 anos de prisão


Depois de cerca de cinco anos de investigações, o Ministério Público francês acusou a mãe de origem portuguesa que escondeu uma filha, durante dois anos, na mala de um carro e na garagem de uma habitação. Rosa Maria Cruz vai ser julgada por maus-tratos agravados por ter causado deficiências permanentes à criança, crimes que, em França, podem valer até 20 anos de prisão.

A mulher, hoje com 50 anos, natural da zona da Póvoa de Lanhoso, também vai responder pelo crime de exposição e abandono, por ter deixado sobreviver a filha em condições desumanas durante dois anos. O MP francês, que deduziu acusação há poucos dias, também entende que a mulher cometeu um crime de ocultação junto das autoridades por nunca ter registado o nascimento da menor.

Já quanto ao pai, que em novembro de 2013 também tinha sido detido por suspeitas de cumplicidade, o MP decidiu arquivar o caso, por considerar não haver prova de que o emigrante português tivesse conhecimento da existência da criança.

Desde que nasceu, Serena, como foi batizada depois da descoberta, viveu escondida, mal nutrida e com poucos cuidados, na mala da carrinha Peugeot 307 e numa pequena garagem da vivenda da família portuguesa, em Blagnac, na zona sudoeste de França. Depois de a criança ter sido encontrada por mecânicos, um deles de nacionalidade portuguesa, as autoridades francesas detiveram Rosa Maria Cruz e o marido. Foram entretanto libertados, obrigados a apresentações periódicas e proibidos de contactar entre eles. Os três outros filhos do casal foram-lhes retirados.

A pequena Serena, que tem graves deficiências físicas, dado o longo período em que ficou sem cuidados adequados, deverá ficar com lesões irreversíveis. Está numa família de acolhimento francesa na mesma região. v

Fonte: JN
Foto: Jornal La Montagne

____________________________


Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Gilmar Mendes recebe carta humilhante

A condenada por tráfico de drogas e sem recursos para pagar um advogado, Rosa Maria da Conceição, tem apelado ao ministro Gilmar Mendes para tentar sair da cadeia.

Em carta enviada ao magistrado, Rosa pede um habeas corpus:
“Não sou uma presa importante da Lava Jato, mas gostaria muito que o senhor me concedesse um HC”, diz a moça.
Ela ainda afirma que Rosa Maria afirma que assiste a “todas as entrevistas” do ministro pela televisão.
O senhor é um homem muito justo (…) Sei que sou uma presa sem nenhuma importância, mas peço ao senhor uma oportunidade de sair e cuidar dos meus filhos”, diz a detenta na correspondência.
A carta, redigida de próprio punho em uma folha de caderno, chegou ao Supremo no dia 10 deste mês.

Confira a íntegra do documento publicado pelo Estadão:

Veja Também

Via PAPOTV

NOMADISMO DIGITAL: VAMOS FALAR DE BUROCRACIA?

SofiaO mundo está pouco preparado para esta coisa de se ser nómada digital. E quando falo do mundo, refiro-me ao mundo fantásticos dos papéis e das burocracias e sistemas legais e finanças e segurança social – e poderia continuar…
Se bem que, sejamos honestos, o resto do mundo pouco ou nada preparado está. Esta coisa de que ter alguém que opta por andar de mochila às costas e a ver coisas, em vez de se estabelecer, investir na carreira, enquanto compra carro e paga casa até 2068 faz ainda confusão a muitas pessoas! E, sendo eu mulher na casa dos 30, ainda mais numa relação estável, a estranheza vem sempre acompanhada com um “e os filhos?” Mas, adiante!
Depois de tomada a decisão, vêm as dúvidas e os dramas legais! Onde ser freelancer? Qual o melhor sistema de descontos? Qual o país com um sistema de segurança social mais vantajoso? Pagar menos taxas e ter menos regalias ou pagar mais e estar mais assegurado – seja lá o que isso for nos dias de hoje! Que tipo de facturas usar?
Como se sabe, mesmo na Europa comunitária, o sistema e as respectivas leis variam de país para país.
Se por um lado em Portugal, no primeiro ano como freelancer (aka recibos verdes), as taxas até são simpáticas; as garantias sociais (baixa, reforma, etc.) são poucas! Em Espanha a coisa melhora um bocadinho, mas depois dos dois primeiros anos é um roubo! No Reino Unido, mais de metade do dinheiro vai para o Estado! No Chipre, é tudo maravilhoso, mas benefícios nada – nicles, rien de rien! Na Alemanha, a burocracia é tanta, que dá vontade de chorar! E claro, se uma pessoa ganha pouco, são uns fofos! Já para aqueles que ganham mais, é uma autêntica roubalheira. O mesmo se pode dizer da Áustria!
Após resolvido este capítulo, segue-se a questão dos seguros. Encontrar um bom seguro médico com cobertura internacional, a um preço decente!
A isto, seria bom juntar um seguro por causa dos roubos! Outro para voos em atraso! Outro ainda, caso o computador se estrague!
Outro tema importante é o da internet. Aliás, conseguir encontrar um serviço de Internet bom e eficiente, que funcione bem ao virar na esquina e também do outro lado do mundo! É que mais do que funcional, a Internet tem de ser boa. Muito boa! E rápida. Muito rápida!
Na hora de cobrir a Europa, as opções até existem, mas e o resto do mundo? Pois é, é aqui que entra a letra pequena e as 723 mil condições.
Ainda assim nada é tão complexo como a questão da residência fiscal. Até porque para receber e emitir facturas e pagar impostos, todos precisamos de uma.
Claramente há aqui um nicho de negócio com potencial e que merece ser explorado – fica a ideia. Esta ideia de que nómadas digitais são gente leviana, é falsa.
Deixar o escritório e um trabalho das 9 às 6 não significa não pensar no futuro, nem deixar de contribuir socialmente!
Das taxas da segurança social à reforma, tudo importa! É bom saber que podemos ficar doentes e ter acesso a bons cuidados médicos, sem ter que fazer contas à vida ou vender um rim ou que chegando aos 70 anos, as nossas taxas podem ser usadas numa reforma decente!

Por  a 23 de Fevereiro de 2018
Artigo de Sofia Macedo (Sofiamacedo.com). Sofia Macedo promete partilhar, a cada 15 dias, a sua experiência como nómada digital.

Opinião Venezuela: um tema com resposta nacional


Como tem vindo a afirmar o Governo desde o início da legislatura, a situação social, económica e política que se vive na Venezuela é de tal ordem sensível que exige um compromisso institucional alargado entre as forças político-partidárias no cumprimento de uma estratégia de proteção e apoio consular e diplomático, a mobilização e bom uso da disponibilidade de todas as forças da sociedade civil com recurso aos canais oficiais estabelecidos e reforçados em termos de eficácia na resposta por parte do Estado português.

Esta é a razão pela qual em outubro afirmámos que a resposta está a ser dada a diferentes níveis: ao nível do diálogo com as autoridades venezuelanas e com os restantes países da União Europeia, circunstância que tem melhorado as condições de apoio e proteção aos cidadãos detidos e permitiu a disponibilização de uma linha de crédito de cinco milhões de dólares por parte das autoridades locais às dezenas de pequenas e médias empresas vítimas dos saques e da destruição perpetrados no verão de 2017. Temos caminhado também no reforço dos meios humanos e materiais nos serviços consulares e diplomáticos, sobretudo em termos de atendimento, apoio social, e das condições de segurança. A decisão de não atualizar o custo dos emolumentos consulares em face da desvalorização cambial significou, entre 2016 e 2017, a perda de mais de 8 milhões e 200 mil euros de receita consular, o que é visto como um esforço claro e direto de apoio aos milhares de portugueses que têm nos serviços do Estado português, nomeadamente, uma garantia de obtenção dos seus documentos de identidade e de viagem.

Por outro lado, o aprofundamento do diálogo e da cooperação com o movimento associativo, enquanto elemento vital de enquadramento e de apoio aos mais de 180 mil portugueses inscritos nos serviços consulares, permitiu determinar que a saúde, os bens alimentares, a mobilidade e a segurança constituem os fins a que se destinam os apoios financeiros do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). Para além destes, e de outros da responsabilidade do MNE e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, como é o caso do Apoio Social a Idosos Carenciados (ASIC), por decisão conjunta dos mesmos ministérios, foram agilizados os procedimentos relativos ao Apoio Social para Emigrantes Carenciados (ASEC), abrangendo mais de 70 famílias.

Em 2017 iniciámos também uma iniciativa pioneira, designada "roteiro social", que se traduziu na deslocação de uma equipa com competências sociais e consulares que já percorreu 10 mil e 500 quilómetros, em 22 dos 23 estados venezuelanos, dialogou e registou necessidades de cerca de dois mil cidadãos que vivem em locais distantes dos postos consulares e encaminhou-os para os serviços competentes da nossa administração. Este é um esforço que está em curso e diz respeito às questões alimentares, de saúde, de obtenção de documentos e de apoio ao regresso ao território português e, com particular incidência, à Região Autónoma da Madeira.

Por último, há que sinalizar o esforço de concertação e decisão entre os governos da República e da Região Autónoma da Madeira tendo em vista garantir que o princípio da solidariedade nacional, em termos de apoio aos impactos na área da saúde, da segurança social, da educação e formação profissional, da habitação, da justiça e administração interna, se materializa. A este trabalho de identificação de necessidades e criação de mecanismos de apoio, integrados e sistémicos, soma-se o esforço que está a ser empreendido pelas diferentes estruturas do poder local, dos poderes regionais e do poder central tendo em vista garantir a igualdade no acesso e tratamento aos nossos conterrâneos regressados da Venezuela e que se encontram em território continental. Este é um esforço de todos.

Sec. Estado das Comunidades Portuguesas
Fonte: JN


Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

GRANDE PORTO Pedro Pedrosa: NPISA nas mãos da Câmara do Porto será positivo para os sem-abrigo

A coordenação do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo passa a ser da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto. Pedro Pedrosa, coordenador da associação CASA, explica ao JPN que a mudança trará benefícios principalmente para as pessoas em situação de sem-abrigo.


O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) passou a ser responsabilidade da Câmara Municipal do Porto. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião do Conselho Local de Ação Social do Porto na quarta-feira. À imagem do que aconteceu em Lisboa, a coordenação deste núcleo agora é transferida do Instituto de Segurança Social para o município.

Pedro Pedrosa, coordenador do CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo), acredita que esta mudança trará benefícios para as pessoas que estão a viver na rua, mas “é necessária uma continuação de um trabalho em rede, com a Segurança Social e com as outras instituições da cidade.”

O trabalho conjunto das várias organizações e entidades parceiras é feito pelo NPISA. De acordo com o portal de notícias do município, o núcleo portuense deve fazer o diagnóstico e planeamento, além de ativar as redes de resposta no âmbito dos sem-abrigo a nível municipal.

“Acredito que as desvantagens serão poucas”

Em entrevista ao JPN, Pedro Pedrosa refere que o facto de a Câmara do Porto conseguir “alocar técnicos ou outros horários” e ter uma margem orçamental que acredita que o Instituto de Segurança Social não tenha pode ser vantajoso.

No entanto, “a Câmara não pode resolver alguns problemas que têm de ser resolvidos diretamente pela segurança social, que de facto é o órgão do estado responsável por essa área”, explica o coordenador da associação que apoia os sem-abrigo no Porto.

“Eu acredito que a câmara não tenha todas as soluções que a segurança social possa ter, mas também temos sempre dificuldades na segurança social nesta área e disponibilidade financeira, por isso acredito que as desvantagens serão poucas”, acrescenta Pedro Pedrosa.

Fernando Paulo, vereador com o pelouro da Coesão Social da Câmara do Porto e presidente do CLASP, revela ao Porto. que “a partir de agora, a Câmara vai trabalhar no regulamento, celebrar o acordo de parceria com as várias instituições da cidade e também criar um núcleo operativo para tratar e encaminhar toda a estratégia direcionada para pessoas em situação sem-abrigo”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro
Fonte:Universidade do Porto

_________________________________


Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

SEGURANÇA SOCIAL Segurança Social paga dois milhões para cobrar dívidas por Multibanco

As Finanças autorizaram o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social a contratar até 2021 este serviço "imprescindível" para "assegurar a arrecadação da receita de valores devidos" através deste meio electrónico.
Segurança Social paga dois milhões para cobrar dívidas por Multibanco
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social vai gastar até 1,98 milhões de euros, acrescidos de IVA, na aquisição de "serviços de banco de apoio" para conseguir arrecadar receita através da rede Multibanco, dentro da opção de pagamento de serviços ou compras, durante os próximos quatro anos.

O contrato a celebrar pelo instituto público que concentra a gestão financeira dos recursos incluídos no orçamento da Segurança Social – e que funciona como tesouraria única do sistema público –, deve ser realizado "pelo período de doze meses, com possibilidade de duas renovações por igual período".

Estas regras estão fixadas numa portaria publicada em Diário da República esta sexta-feira, 23 de Fevereiro, que faz já a repartição plurianual do encargo financeiro resultante do contrato que vier a ser celebrado no âmbito da cobrança de receita: 219,6 mil euros em 2018, 658,9 mil euros em 2019, igual montante em 2020 e mais 439,3 mil euros em 2021.

Neste diploma assinado a 9 de Fevereiro pelo secretário de Estado do Orçamento, João Leão, e a 29 de Dezembro de 2017 pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, o Governo justifica que "importa assegurar a arrecadação da receita de valores devidos à Segurança Social através do sistema de pagamento de serviços disponibilizados pela rede Multibanco (…), sendo esta aquisição de serviços imprescindível e revestindo a mesma carácter corrente e contínuo".

Fonte: Jornal de Negócios

____________________________


Prova de trail cancelada em Santa Maria devido à morte de um atleta

A prova Columbus Trail, realizada na ilha de Santa Maria, nos Açores, foi hoje cancelada, devido à morte de um participante, não estando ainda apuradas as causas da mesma, disse a organização.
"O atleta estava a realizar a distância de 42 km, quando foi encontrado inanimado perto da Baía de São Lourenço, ao quilómetro 8 da prova. As causas do óbito ainda não são conhecidas e serão apuradas através dos procedimentos habituais nestas situações", adiantou, a organização da prova, em comunicado de imprensa.
O homem de 53 anos, proveniente da ilha de São Jorge, foi "socorrido de imediato pelos bombeiros da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Maria", sendo posteriormente transportado para o Centro de Saúde de Vila do Porto, onde foi declarado o óbito.
"A organização assumiu como prioridade dar todo o apoio psicológico e logístico à família e aos companheiros de equipa do participante, tendo cancelado de imediato a prova", adiantou, em comunicado de imprensa.
A terceira edição da Columbus Trail, iniciou-se hoje de manhã, na ilha de Santa Maria, com três provas: a Columbus Grand Trail (77km), a Columbus Marathon (42km) e a Columbus Half Marathon (22km).
Participavam nas provas cerca de 250 atletas de 11 nacionalidades diferentes.

Fonte: DN/Lusa
Foto: FACEBOOK COLUMBUS TRAIL

Presidente do Supremo, Cármen Lúcia, toma decisão e preocupa juízes federais

Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, resolveu agendar julgamento que vai ‘mexer’ com a vida de juízes federais de todo o Brasil.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, tem causado alvoroço e até mesmo, situações que levam à grande preocupação por parte de integrantes do Poder Judiciário brasileiro, principalmente, conforme aventado entre juízes federais de todo o Brasil.

A magistrada que comanda a mais Alta corte de Justiça do Brasil enfrenta um sério desafio que se contrapõe a interesses de membros do Judiciário de primeira instância e também de outros segmentos da área jurídica.

A presidente do STF pautou para julgamento em 22 de março próximo, ações que tratam de auxílio-moradia de juízes, o que, dependendo do resultado da votação em Plenário, poderá “mexer” com benefícios dos magistrados de todo o país.

Vale ressaltar que uma ação que foi julgada monocraticamente pelo juiz Luiz Fux, do próprio Supremo Tribunal Federal (STF), se refere à extensão de auxílio-moradia para juízes de todo o Brasil. O benefício concedido pelo magistrado da Suprema Corte, que é o colega de colegiado da ministra Cármen Lúcia, acatou que fosse disponibilizada uma quantia de cerca de R$ 4.378 todos os magistrados brasileiros. Essa ação respectiva foi julgada pelo ministro Luiz Fux, em meados do ano de 2014, o que culminou no beneficio supracitado para os integrantes do Poder Judiciário.
Verba de indenização

Vale lembrar que após a decisão do ministro Fux, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou uma resolução com o propósito de que se pudesse regulamentar a concessão do beneficio relacionado ao auxílio-moradia destinado aos membros do Ministério Públicos dos Estados e também da União.

Os magistrados de todo o Brasil, de modo expressivo, têm se posicionado favoravelmente à manutenção do benefício de auxílio-moradia, desde que o ministro Fux liberou essas ações para julgamento.

Entretanto, o corregedor nacional de Justiça, Otávio de Noronha, defendeu, na última semana, os pagamentos a juízes que trabalham em cidades que possuem imóveis. Ainda, de acordo com o corregedor, o benefício seria tratado como “verba de natureza indenizatória”, conforme apregoado em várias partes do mundo e até mesmo no setor privado, o que o torna isento de pagamento de Imposto de Renda.

Um estudo encomendado pelo Fisco revela que deixa-se de arrecadar cerca de R$ 360 milhões ao ano, em face ao tratamento tributário dado ao auxílio-moradia.

Associação de Juízes Federais se pronuncia


A Associação de Juízes Federais (Ajufe) se pronunciou relativamente ao caso ao ter apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido no início do mês de fevereiro para que fosse adiado o julgamento dessas ações, das quais a instituição faz parte.

Ainda de acordo com a Ajufe, essa ação relacionada ao auxílio-moradia de juízes deveria ser retirada de pauta, já que o rito processual não teria sido cumprido, de acordo com a Associação de Juízes Federais.

Via: blastingnews


Em Fevereiro vai ainda decorrer uma Sessão de Colheitas na seguinte data e horário:
Dia 28 de Fevereiro das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer… 



Encontrado morto em barragem no rio Guadiana


Corpo estava envolvido em redes de pesca na albufeira da barragem de Pedrógão, em Serpa.
Guarda Nacional Republicana (GNR) Ricardo Almeida

O corpo de um homem foi encontrado hoje na barragem de Pedrógão, localizada no rio Guadiana, na zona de Insua, no concelho de Serpa, distrito de Beja, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, o alerta foi dado por um popular, cerca das 09h40, tendo indicado que o corpo do homem estava envolvido em redes de pesca.

A fonte da GNR indicou ainda que o corpo foi resgatado da água, adiantando que a Polícia Judiciária foi chamada ao local para efetuar a investigação da ocorrência, registada na freguesia de Pias.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, foram mobilizados para o local operacionais e um veículo e uma embarcação dos Bombeiros Voluntários de Moura, além da GNR.

A barragem do Pedrógão fica no concelho da Vidigueira, com a albufeira a estender-se ao concelho vizinho de Serpa. 


Fonte: CM

Hora de Fecho: Debaixo do sobreiro há sexo, morte e talvez prémio

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Sobreiro Monumental é o favorito ao prémio Árvore Europeia do Ano 2018. É o maior e mais velho da sua espécie — e debaixo da sua sombra cabem histórias de sexo, suicídios, crimes e caçadores.
O adiamento da maternidade até ao limite nem sempre é uma opção, mas tem influência no número de filhos, nas relações conjugais e na saúde da mulher. E, por vezes, é mesmo tarde demais.
A homenagem de Marcelo às vítimas do massacre de Batepá, em São Tomé e Príncipe, reavivou a memória de uma tragédia imersa na história colonial portuguesa. O que é que aconteceu em fevereiro de 1953?
Partindo de um novo documentário da autoria de Jorge Silva Melo, Vasco Rosa recorda a vida e a obra de uma figura fundamental "duma certa Lisboa em aventuras de forte inspiração surrealista".
Na listagem elaborada pelo The Guardian, o monumento em Sintra é descrito como "impressionante". O jornal inglês destaca ainda a cafetaria onde "tudo o que se come ou bebe é esplêndido".
A banda portuguesa, conhecida por temas como "Peito" e "O Amor É Assim", celebra este sábado uma década de existência com um concerto em Lisboa, que terá convidados especiais.
Pintura vale quase um milhão de euros e estava desaparecida desde 2009. Foi agora encontrada numa mala num autocarro de longo curso em Paris. Nenhum dos passageiros reconheceu a mala como sua.
Todas as sextas-feiras e sábados o templo do kaiseki transforma-se em salão de chá. Há chá de matcha e muitas guloseimas nipónicas para provar.
É o famoso visual "nem morena nem loira", uma forma de iluminar o cabelo sem grandes exageros, funciona em qualquer tom de pele e (o melhor) não precisa de idas regulares ao salão para o manter.
Subiu à colina como campeã mundial de snowboard, acabou a descida como campeã olímpica de esqui e ganhou mais um ouro. Quem é Ester Ledecka, a atleta que festejou de óculos por não se ter maquilhado.
Depois da Oxfam, é a vez da Cruz Vermelha. Organização anuncia que 21 dos seus trabalhadores foram dispensados ao longo dos últimos anos por estarem envolvidos em escândalos de prostituição. 
Opinião

Rui Ramos
O destino de Rui Rio não é ser oposição ao governo, mas ao próprio PSD. Foi sempre assim quando, no passado, o PSD foi posto na situação em que Rio o colocou, de subordinação ao PS.

Maria João Avillez
Um mínimo de seriedade face ao PSD reclama um mínimo de benefício da dúvida. Não se sabe é onde ir buscar o empolgamento. O das manhãs do início de uma nova aventura política.

Miguel Pinheiro
Sá Carneiro tentou várias vezes fazer acordos de regime com o PS: em 1976, em 1977, em 1978 e em 1979. Ao perceber que o PS nunca aceitaria negociar, virou-se para o CDS e ganhou com maioria absoluta.

Luís Aguiar-Conraria
Declarações como as de Ferraz da Costa, do Fórum para a Competitividade, dão a entender que uma parte dos empresários continua viciada em baixos salários. Estava na altura de serem mais competitivos.

Maria João Marques
Não há nada que irrite mais o português médio que o arrojo e a ousadia alheia. O atrevimento, as ambiciosas ideias de uns têm o condão de iluminar o conformismo dos restantes, o que ninguém leva a bem

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa