sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Radio Ritmos

Radio Ritmos



Nunca esquecemos quem nos salvou a vida... Faça sua dádiva de sangue amanhã no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro




Nunca esquecemos quem nos salvou a vida, nunca esquecemos quem nos ofereceu um sorriso num momento menos bom da nossa vida. Faça a diferença e ofereça o melhor presente do mundo. Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-seacompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

A indiferença é ingrata!

Censuras, desastres e catástrofes... 2018 promete tanto como 2017


P
 
 
Ipsilon
 
 
  Isabel Salema  
No primeiro suplemento do ano, regressamos ao Brasil, mais especificamente a São Paulo, à meca da cultura brasileira, para tentar perceber o que se está a passar à porta de alguns museus, onde os visitantes se tornam manifestantes contra a censura nas artes.
Desde Setembro, no meio de várias polémicas, petições e cartas-abertas, já foi encerrada uma exposição em Porto Alegre, organizaram-se manifestações – uma destas à porta do Museu de Arte de São Paulo (MASP) em que participou o artista chinês Ai Weiwei – e gritou-se contra a presença da filósofa Judith Butler no famoso SESC Pompeia. Se a exposição Histórias da Sexualidade no MASP já trouxe muita agitação, o tema deste ano, que passa pela questão racial, promete continuar a ser intenso. 
Convidada para participar numa conferência na Universidade de São Paulo, Filipa Lowndes Vicente, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, aproveitou para reflectir, com a ajuda de colegas académicos como Iris Kantor e Lilia Moritz Schwarcz, sobre as últimas guerras da cultura no Brasil. Espelham um confronto político exacerbado e têm muito sexo à mistura. A arte voltou a ser subversiva no Brasil numa guerra entre o país pró-Temer e o país anti-Temer. Mas não só…
A foto de capa do suplemento que aqui vemos pertence à exposição Histórias da Sexualidade, tendo sido escolhida para o tema Reliogiosidades – é do fotógrafo Ayrson Heráclito. 
Um Desastre de Artista, a nova longa-metragem de James Franco, chegou agora às salas com os olhos postos nos Óscares. Conta a história da produção de The Room, realizado em 2003 por Tommy Wiseau e já classificado como o pior filme do mundo, que tem uma bizarra legião de fãs, como o realizador J.J. Abrams ou o cómico Jerrod Carmichael. O Ípsilon ouviu a história pela voz de Greg Sestero, autor do livro no qual Franco, amigo de Wiseau e actor no The Room, se baseou.
Jorge Mourinha dá três estrelas ao filme, numa crítica intitulada Talento em bruto ou bruto sem talento?
“Antes que ela pudesse dizer mais alguma coisa, ele pousou a boca, delimitada na orla superior pelo bigode eriçado, sobre a dela. Após um momento disto, ela levantou a camisa de dormir e ele entrou nela.” Deixamos aqui um excerto de Os Anos da Inocência, o primeiro livro de Elizabeth Jane Howard publicado em Portugal, sobre o qual escreve Isabel Lucas. Parte das Crónicas da Família Cazalet, é um projecto que a escritora deve ao conselho do seu enteado, o escritor Martin Amis, que se referia a ela como a mais interessante escritora da sua geração.
Como Madame de Lafayette, de que agora podemos ler uma nova tradução de A Princesa de Clèves, considerado o primeiro romance moderno em que análise psicológica faz progredir a acção, viu a sua obra ser subestimada por ser mulher.
Começamos 2018 com muita poesia: Hugo Pintos dos Santos escreve sobre a uma tradução inédita feita pelo poeta Alberto Pimenta de A Balada do Velho Marinheiro, de ColeridgeLuís Miguel Queirós sobre uma nova antologia que faz o best of dos poemas portugueses.
Sob o signo da música e da poesia árabes, estão os novos discos do tunisino Anouar Brahem e dos portugueses José Peixoto e Sofia Vitória, respectivamente Blue Maqams e Belo Manto.
A coluna de António Guerreiro intitula-se A política das catástrofes. Podemos dizer que 2018 promete tanto como 2017.
Bom Ípsilon.     

Gasóleo volta a ficar mais caro após disparo na passagem do ano

Resultado de imagem para Gasóleo volta a ficar mais caro após disparo na passagem do ano
Tem carro a gasóleo? Más notícias. O preço do litro do diesel deverá voltar a subir na próxima semana para máximos desde 2015. Isto depois do agravamento de 3,5 cêntimos na passagem do ano.
novo ano trouxe combustíveis mais caros para os portugueses não só por causa do comportamento dos preços do petróleo nos mercados internacionais, mas também por causa do agravamento dos impostos sobre os produtos petrolíferos, o chamado ISP. E a tendência de agravamento dos preços nas bombas de abastecimento deverá prosseguir na próxima semana. Sobretudo para o gasóleo, que se prepara para encarecer meio cêntimo.
De acordo com os cálculos do ECO com base nas cotações da Bloomberg, o litro do diesel, o combustível mais utilizado pelos portugueses, tem margem para subir meio cêntimo na próxima segunda-feira. Será o segundo agravamento do preço do gasóleo em 2018, depois do virar do ano ter trazido um aumento de 3,55 cêntimos por litro, segundo os dados da Direção-Geral de Energia.
A confirmar-se esta subida — e a evolução da cotação do gasóleo nos mercados esta sexta-feira ajudará a definir as contas finais para a formação do preço na próxima semana –, o litro do gasóleo subirá assim para os 1,326 euros nas bombas em Portugal Continental, e prepara-se para renovar um novo máximo desde, pelo menos, 2015.
Para quem tem automóveis a gasolina, as notícias são mais favoráveis. Em princípio, a atualização dos preçário na segunda-feira não deverá mexer no preço deste combustível que, tal como aconteceu com o gasóleo, também registou um disparo de 2,45 cêntimos com a entrada de 2018. Sendo assim, o litro de gasolina deverá permanecer nos mesmos 1,51 euros com que os postos nacionais abriram no primeiro dia do ano.
A evolução dos preços dos combustíveis nesta primeira semana de 2018 reflete as condições dos mercados internacionais. Desde o início do ano o barril de Brent e de crude apresentam valorizações de 1,5% e 2,5%, respetivamente, devido à turbulência no Irão e às temperaturas baixas nos EUA e no Canadá. Ainda assim, a valorização do euro face ao dólar ao longo da semana atenuou estas subidas.
Fonte: Eco

Homem morre após colidir com poste de iluminação em Aguiar da Beira

Uma pessoa morreu, esta sexta-feira, na sequência do despiste de uma viatura ligeira que ocorreu em Carapito, concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda.
Segundo disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, o despiste do veículo ocorreu pelas 14.57 horas, na localidade de Carapito.
Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, António Ferreira, disse que o veículo, conduzido pela vítima mortal, um homem que "aparenta ter mais de 40 anos", entrou em despiste "numa reta e colidiu com um poste de iluminação pública".
"O médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viseu decretou o óbito no local", referiu António Ferreira.
O comandante dos bombeiros de Aguiar da Beira disse que, quando o acidente ocorreu não chovia, ficando o apuramento das causas por conta da GNR.
Ao local acorreram 14 elementos e seis viaturas dos bombeiros de Aguiar da Beira, do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica e da GNR, indicou o CDOS da Guarda.
Lusa

ECONOMIA Gasolina mais barata a partir da próxima semana

A gasolina vai ficar ligeiramente mais barata no início da próxima semana. A redução resulta da valorização do euro face ao dólar, uma vez que a moeda norte-americana serve de referência às compras de matéria prima refinada, nos mercados internacionais.

A descida deverá ser de meio cêntimo por litro.

Uma queda que permite atenuar a subida registada no arranque do ano, que refletiu o agravamento da cotação do petróleo, que atingiu o valor mais alto dos últimos dois anos. Foi também resultado da subida dos impostos que recaem sobre os combustíveis.

Já no gasóleo não deverá haver alterações de preço na próxima semana.

Neste caso, a valorização do euro compensa integralmente a subida de preço da matéria-prima nos mercados, pelo que não haverá variação nos preços praticados nos postos de abastecimento.

A moeda europeia atingiu esta semana máximos de quatro meses. Chegou a valer cerca de 1,21 dólares.

Fonte: SIC Noticias

Campanha | Procura de bilhetes em saldo faz "crashar" site da CP. Algumas viagens já estão esgotadas

O portal da empresa está em manutenção depois de ter sido hoje lançada uma promoção - SITE DA CP
A procura por bilhetes de comboio a preço de saldo fez "crashar" o portal e a aplicação da CP. Assim, nem os passageiros que procuram os bilhetes da campanha lançada esta sexta-feira, nem os outros, estão a conseguir aceder à bilheteira online, admite fonte da CP.

A mesma fonte revela que foi colocado à venda um número limitado de bilhetes, um total de 7740, e que algumas viagens já estarão esgotadas - já que há um número limitado de lugares em cada comboio.

Na origem da confusão está uma campanha lançada esta sexta-feira pela CP, de viagens com preços promocionais - bilhetes a partir de cinco euros Lisboa-Porto, por exemplo. No site pode ler-se que "a Bilheteira Online está em manutenção. Pedimos desculpa pelo incómodo causado. Esperamos ser breves."

No Facebook da CP há várias queixas. "Informam que é possível comprar através da app e bilheteira online e nenhuma funciona 15 horas depois. Chega-se aos postos de venda e já estão todos esgotados", é um dos comentários.

A promoção da empresa é válida para os bilhetes em segunda classe comprados "com 10 dias de antecedência, até ao limite de 60 dias, relativamente à data de realização da viagem, que poderá ser efetuada entre 14 de janeiro e 14 de março", segundo a página oficial da CP.

Os bilhetes Lisboa ao Porto (e vice-versa) custam a partir de 5 euros e a viagem Lisboa-Faro (e a contrária) custa 4,5 euros. Os bilhetes de segunda classe no Alfa Pendular estão incluídos na promoção.

A campanha de descontos decorre entre 5 e 15 de janeiro e abrange vários destinos dos serviços de Longo Curso da CP, como Lisboa-Covilhã desde 3,50 euros, Lisboa-Guarda a partir de 4,5 euros, ou Lisboa-Braga e Lisboa-Guimarães desde 5, 50 euros.

Esta não é a primeira campanha da empresa. Desde 2013 que a CP lança iniciativas deste género, "que têm recebido um excelente acolhimento do mercado" e que "contribuem para o crescimento da ordem dos 37% entre 2013 e 2017 na procura destes serviços", como refere a nota de imprensa da empresa.

As promoções nos preços dos bilhetes com compra antecipada existem em todo o ano.

Para bilhetes Alfa Pendular e Intercidades, se comprar com antecedência mínima de 5 dias "usufrui de descontos até aos 56%". Se comprar com 8 ou mais dias de antecedência estes descontos podem chegar aos 65%. A antecedência refere-se ao dia da viagem, até ao limite de 60 dias, para todos os destinos.

De 5 a 15 de janeiro o desconto é ainda maior. Pode chegar aos 80%.

Fonte: DN

Sapadores de Lisboa: “Sexta às 9” Arrasa Regimento e Ex-Presidente da ANPC

A Polícia Judiciária detetou indícios de corrupção no Regimento de Sapadores de Lisboa quando Joaquim Leitão era comandante e António Costa, presidente de Câmara.
O Sexta às 9 teve acesso ao relatório final da investigação da Policia Judiciária que demorou sete anos a ficar concluída.
O caso está agora nas mãos do DIAP de Lisboa que deverá decidir se acusa ou arquiva o processo.
Fonte: BPS

Não perca a reportagem às 21h na RTP

“Jantar com Fados” para ajudar os Bombeiros


Este é um novo Jantar com Fados que visa angariar fundos para a aquisição de um veículo de combate a incêndios para os Bombeiros Voluntários de Mira.
Sua presença é importante no sentido de ser alcançado este objetivo.
Cada um pode contribuir para que toda a população local possa estar mais segura.
Dia 20 de Janeiro de 2018, pelas 20:00 horas, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Mira.
Mira Online

Hora de Fecho: 5 ou 10 mil euros eram para "despesas domésticas"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
As linhas azul e vermelha do Metro de Lisboa foram cortadas devido a uma mochila abandonada na estação de São Sebastião. A PSP já está no local.
Fecho de 22 estações dos CTT pode avançar sem parecer prévio da Anacom ou do Governo. Só depois o regulador irá avaliar impacto no serviço e decidir se o contrato com o Estado está a ser cumprido.
A decisão para pagamento das primeiras indemnizações aos familiares das vítimas "decorre da proposta da provedora de Justiça relativa aos primeiros processos já concluídos".
Trump não esperava ser eleito, a sua filha quer ser Presidente e Murdoch considera-o "um idiota". São alguns dos dados revelados em "Fire and Fury" -- bem como os hábitos alimentares do Presidente.
Jornalista com um grande ego, sempre se interessou pelos mais ricos que gostam de estar sob os holofotes. Venceu prémios no passado, mas também é acusado de não seguir à risca as regras da profissão.
Todos os processadores, um dos principais componentes dos computadores, deixam em risco informação confidencial, numa falha em que nem a Apple se safa. A solução? Atualizar o sistema já - e esperar.
O criador do Facebook escreveu na rede social os seus objetivos para o novo ano. Focar-se em resolver problemas como as 'fake news' e o discurso de ódio estão no topo das prioridades.
O Centro Comunitário da Gafanha do Carmo fez mais uma paródia. Agora ao arremesso de cartolinas a Fábio Coentrão, mostrando a responsável pelo ataque ao jogador, que agora aterroriza o lar de idosos.
Liga dois pontos da região montanhosa do nordeste da China e tem 488 metros de comprimento. É a maior ponte de vidro do mundo e fica situada no norte da China.
Edifícios em espiral, museus dominados pela luz e o maior aeroporto da Europa. A acompanhar o ritmo do ano passado, 2018 traz grandes estreias na arquitetura. Esteja atento a estas 24. 
Opinião

Rui Ramos
O debate na RTP entre Rio e Santana reduziu a sucessão de Passos no PSD a um único tema: pode esta eleição no PSD ajudar a criar ambiente para o fim de uma era na investigação criminal em Portugal? 

Maria João Avillez
Foi Marcelo quem sinalizou a passagem à nova qualidade de vigilante: acção governativa com medidas calendarizadas, contas certas, respostas em tempo. Nova vida para um governo em máxima fragilização.

Maria João Marques
O Estado que oferece minhocas aos alunos ao seu cuidado é o Estado que não deixa os consumidores ingerirem mais do que uns poucochinhos gramas de açúcar com o café, nem sal com a comida no restaurante

Luís Aguiar-Conraria
Para todos os efeitos relevantes no debate público, enganei-me. O desemprego desceu bastante, a redução do peso dos salários no rendimento nacional foi estancada. Ainda bem que não me deram ouvidos.

Rui Ramos
Os partidos são a prova de que em Portugal quem tem o Estado, tem tudo: financiados com dinheiro público, não precisam da nossa militância, nem do nosso afecto nem sequer do nosso respeito. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

MUNDO | Caça ao homem na Bulgária após assassinato de seis pessoas

A polícia e exército búlgaros foram esta sexta-feira mobilizados para tentar capturar um homem acusado de ter assassinado seis pessoas num drama passional na noite de fim de ano perto de Sófia, anunciou a procuradoria búlgara.

A operação desencadeada desde 02 de janeiro e hoje reforçada para tentar localizar Rossen Anguelov, 56 anos e considerado "armado e muito perigoso", foi hoje supervisionada pessoalmente pelo primeiro-ministro Boiko Borissov, precisou o comunicado.

As forças da ordem deverão promover uma intensa busca no maciço montanhoso que circunda a capital búlgara onde o suspeito, apelidado o "Homem das florestas", mantém alguns hábitos e terá capacidade para se dissimular.

A caça foi proibida na região e as autoridades apelaram à população para se manter vigilante.

Condenado por roubos, violação e corrupção de menores, Anguelov foi indiciado por "homicídio premeditado" da sua antiga amante e outras cinco pessoas quando celebravam a noite de fim de ano em Novi Iskar, um subúrbio norte de Sófia.

Terá agido por ciúmes, segundo o procurador. Os corpos foram descobertos a 02 de janeiro, permitindo ao fugitivo escapar com algum tempo para a natureza.

O homem foi descrito pelos serviços penitenciários como "hábil, vaidoso, irritável e incapaz de suportar um revés".

Lusa
Idem SIC Noticias

_____________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

BANCA & FINANÇAS | CGD vende créditos sobre Vale do Lobo por 222,9 milhões de euros

A Caixa vendeu os créditos que detém sobre Vale do Lobo a um fundo gerido pela ECS. Fica, agora, com unidades de participação desse fundo, que tem mais activos.

CGD vende créditos sobre Vale do Lobo por 222,9 milhões de euros
A Caixa Geral de Depósitos vendeu os créditos que detém sobre a sociedade Vale do Lobo. O valor da operação através do qual os créditos passam para um fundo gerido pela ECS é de 222,9 milhões de euros. Contudo, o banco público continua exposto à operação, já que fica com unidades de participação do fundo comprador, cuja missão é recuperar o activo turístico e imobiliário. 

O comprador é o Fundo de Lazer e Imobiliário Turístico, gerido pela ECS. Este fundo é representado por unidades de participação, que estão nas mãos, sobretudo, de instituições financeiras. Na troca de mais unidades de participação, a CGD, grande credora e accionista da empresa que detém Vale do Lobo, vende os créditos àquele fundo. 

Deixando de ter exposição directa aos créditos, a CGD fica exposto ao fundo, onde além destes estão outros activos. O banco não revela qual o impacto desta alienação no seu balanço, tendo em conta que grande parte dos créditos já tinha sido alvo de imparidades, ou seja, reconhecidos como perdidos.

A Caixa foi a grande financiadora da operação Vale do Lobo, operação investigada no âmbito da Operação Marquês. Além de ser accoinista. Os créditos foram vendidos a desconto face ao seu valor.  
 

Os outros bancos que tinham créditos sobre o activo turístico e imobiliário, BCP (que tinha créditos em torno de 60 milhões) e Novo Banco (num valor bastante mais residual), também se desfizeram da sua posição, segundo sabe o Negócios. O banco presidido por Nuno Amado, que era favorável à venda à ECS, não quis fazer comentários.

Objectivo é recuperar

Na prática, o objectivo do fundo é ficar com os créditos e, no âmbito de processos de recuperação da sociedade, convertê-los em capital. Com essa conversão, o fundo fica com o activo em mãos, com a missão de recuperar a operação. O fundo é detido por Fernando Esmeraldo e António de Sousa, este último ex-presidente da CGD, onde esteve até 2004. O banco público entrou no negócio de Vale do Lobo dois anos depois, na administração de Carlos Santos Ferreira e Armando Vara.

"A CGD confirma que efectuou, no dia 22 de Dezembro, a alienação dos seus créditos sobre o Grupo Vale de Lobo pelo valor de 222,9 milhões de euros. O adquirente foi um fundo investimento da ECS Capital vocacionado para intervir em projectos no sector imobiliário e turístico. A Caixa espera que este activo possa ser recuperado e rentabilizado", indica fonte oficial da instituição financeira. 

A operação está ainda pendente de autorizações. 

A proposta da ECS superou assim pelo menos uma outra oferta, feita por um fundo de investimento que previa o fim da exposição - directa ou indirecta - do banco público a Vale do Lobo. Contudo, não agradava à administração da CGD.  


Foi em 2006 que se iniciou o processo de entrada da CGD no empreendimento turístico. Com a entrada de novos accionistas (os promotores eram Diogo Gaspar Ferreira, Rui Horta e Costa e um grupo liderado por Helder Bataglia), a CGD emprestou 197 milhões de euros, além de ter pago ainda quase 30 milhões para ficar com 25% do capital da sociedade gestora. Os sócios pagaram 10 milhões de euros. 

(Notícia actualizada com mais informações pelas 20:00)

Fonte: Jornal de Negócios

_________________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Contrato de Messi inclui cláusula política


Resultado de imagem para Contrato de Messi inclui cláusula política
O novo contrato assinado entre o jogador e o Barcelona, no final do mês de novembro, inclui uma cláusula política que prevê a salvaguarda dos interesses do jogador em caso do Barcelona ficar privado de jogar na principal liga do futebol espanhol.

A revelação surge no diário espanhol “El Mundo” que noticiou na última quinta-feira que o novo acordo de renovação entre Messi e o Barcelona inclui uma cláusula política, em que o argentino tentou precaver o seu futuro no caso de a situação na região se alterar.

Desta forma no caso de independência Messi aceita continuar na Catalunha mas só se puder jogar numa liga de primeiro nível europeu, ou seja, em Espanha, Inglaterra, Alemanha ou França.

Caso tal não seja possível o internacional argentino poderá abandonar de imediato o clube sem ter de pagar a cláusula de 700 milhões de euros.

O novo contrato de Messi, válido até 2021, teve um aumento de vencimento gigantesco. Segundo o jornal, "La Pulga" ganha 35 milhões de euros líquidos/ano, 70 por cento mais que Cristiano Ronaldo.

Fonte: RTP

Estação de metro de São Sebastião, em Lisboa, evacuada devido a “mochila suspeita”

Resultado de imagem para Estação de metro de São Sebastião, em Lisboa, evacuada devido a “mochila suspeita”
A estação de metro de São Sebastião, em Lisboa, foi hoje à tarde evacuada devido à presença de uma "mochila suspeita", estando a PSP no local a avaliar a situação, disse à Lusa fonte policial.
De acordo com a fonte do Comando Metropolitano de Lisboa, que falava à Lusa cerca das 15:40, a ordem de evacuação da estação -- que abrange as linhas Azul e Vermelha -- e de encerramento de todos os acessos foi dada às 14:37.
No local, a verificar a mochila, encontra-se o Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo da PSP.
Contactado pela Lusa, o Metropolitano de Lisboa confirmou a presença de um "saco suspeito" e disse que a estação foi evacuada "por precaução".
A circulação na linha Azul está interrompida por tempo indeterminado entre as estações Laranjeiras e Avenida.

Bloco promove colóquio sobre eutanásia antes de entregar projeto de lei

O Bloco de Esquerda realiza, a 2 de Fevereiro, uma conferência nacional, em Lisboa, sobre a despenalização da eutanásia, concluindo um processo de debate alargado pelo país, antes de entregar o seu projeto de lei no parlamento.
Resultado de imagem para Bloco promove colóquio sobre eutanásia antes de entregar projeto de lei
“Vamos discutir questões médicas, jurídicas e políticas”, disse à Lusa o deputado bloquista José Manuel Pureza, acrescentando que o programa está a ser concluído.
O BE tinha definido o primeiro trimestre de 2018 como prazo para a entrega de um projeto de lei no parlamento para legalizar a eutanásia e o suicídio assistido.
Com a entrega do projeto de diploma que regula estas duas formas de morte assistida, o BE conclui um processo de debate descentralizado em que foram sendo “recolhidos elementos” para o diploma.
O Bloco de Esquerda tem um anteprojeto, trabalhado com o ex-coordenador do BE, o médico João Semedo, que foi discutido em debates espalhados pelo país.
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), com um deputado, foi o primeiro a apresentar um projeto de lei sobre a morte assistida e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) também anunciou uma iniciativa neste sentido.
Um grupo de deputados do PS tem o acordo da direção do partido para apresentar uma iniciativa ou apoiar uma das já existentes ou a apresentar.
À direita, o PSD já decidiu dar liberdade de voto, apesar de prometer uma posição oficial e admitir todos os cenários, incluindo o do referendo. O CDS-PP é contra.
Os bloquistas apresentaram em Fevereiro de 2017 o seu anteprojeto que permite as duas formas de morte assistida, a eutanásia e o suicídio assistido, e admitem a sua realização em estabelecimentos de saúde oficiais e em casa do doente.
Lusa

PAÍS Neve obriga ao corte de estradas na Serra da Estrela

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

A fonte do CDOS indicou que a circulação rodoviária está interrompida desde as 08:00 nos troços da Estrada Nacional (EN) 338 entre Piornos/Cruzamento da Torre e entre Cruzamento da Torre/Lagoa Comprida, e na EN 338-1 entre Cruzamento da Torre/Torre.

Segundo o CDOS da Guarda, "não há previsão" para reabertura dos troços de via que estão encerrados nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O estado do tempo vai sofrer hoje de manhã um agravamento com a passagem de uma superfície frontal fria que vai causar chuva e vento forte, queda de neve e agitação marítima, segundo a meteorologista Cristina Simões.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a frequência da chuva vai diminuir ao longo da tarde, prevendo-se apenas a ocorrência de alguns aguaceiros.

"De salientar também a queda de neve a começar nos pontos mais altos da Serra da Estrela durante a manhã acima de 1.400 metros, descendo a quota para os 600/800 no Norte e Centro. Vamos ter também vento forte de sudoeste com rajadas de 70 quilómetros por hora, sendo de 90 nas terras altas, mas diminuindo de intensidade para a tarde", salientou.

Lusa
Idem SICNoticias

PAÍS | Doze distritos sob aviso laranja por causa da agitação marítima

Sexta-feira com chuva, neve e vento forte
As autoridades lançaram um alerta por causa do mau tempo.Está previsto um fim de semana de chuva, vento forte e agitação marítima. No Norte e no Centro, a partir de hoje, a temperatura mínima deverá descer entre os 10 e os 15 graus. Para sábado e domingo há 12 distritos sob aviso laranja por causa da agitação marítima. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, preveem-se ondas que podem ultrapassar os 6 metros.

Nova direção da Raríssimas elege transparência como palavra de ordem

Nova direção da Raríssimas elege transparência como palavra de ordem
A equipa de Sónia Laygue, que integra pais e profissionais de Raríssimas, foi eleita na passada quarta-feira em assembleia-geral extraordinária
 | 

Tomou posse esta sexta-feira a nova equipa diretiva da Associação Raríssimas, encabeçada por Sónia Margarida Laygue. Mãe de uma criança com uma doença rara, a presidente que agora substitui Paula Brito da Costa propôs-se devolver a confiança à instituição particular de solidariedade social.

Dois dias após ter sido eleita em assembleia-geral extraordinária, a equipa de Sónia Laygue, que integra pais e profissionais da Raríssimas, tomou posse na Casa dos Marcos, na Moita. O início de funções desta direção da Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras será acompanhado de perto por técnicos da Segurança Social.
Sónia Margarida Laygue reiterou ter assumido a presidência “pela continuidade da Raríssimas e por ser mãe de uma menina com uma doença rara”.

Ao intervir na tomada de posse, a sucessora de Paula Brito da Costa quis elencar prioridades: “Esclarecer a situação financeira, manter o financiamento e apoios previstos nos próximos meses, fazer o diagnóstico de toda a situação, traçar um plano de ação claro, focado e com metas e transparência”.

Outra das prioridades às quais se propõe a nova direção é “retomar a confiança de todos os parceiros” – utentes, famílias, associados, colaboradores, Estado, mecenas. Assim como de “todos os portugueses”.

“A palavra de ordem para a nossa direção será a transparência para que consigamos todos avançar. Teremos todo o gosto de prestar declarações a todos os órgãos de comunicação social mas numa fase mais tarde. Pedimos a compreensão no sentido de nos deixarem reunir toda a informação e traçar todos os planos para que consigamos avançar”, desfiou.


A direção empossada esta sexta-feira inclui Mafalda Costa, como vice-presidente, e Rui Pedro Ramos no cargo de tesoureiro. A recente assembleia-geral elegeu ainda Ana Paula Soares, diretora de recursos humanos e mãe de um menino com doença rara, como presidente do Conselho Fiscal.
Investigação
A anterior presidente deixou a liderança da Raríssimas na sequência da emissão de uma reportagem da TVI com dados a apontar para alegada má gestão, designadamente a utilização de verbas da entidade para despesas pessoais.

Paula Brito da Costa foi entretanto constituída arguida no quadro da Operação Raríssimas, da Polícia Judiciária e do Ministério Público. A investigação está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

As ondas de choque da reportagem da estação de Queluz de Baixo levaram à demissão do secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado, ex-consultor da Associação Raríssimas.




c/ Lusa