quarta-feira, 21 de março de 2018

Dia da Árvore: Utentes da APCC e crianças da Escola Alice Gouveia plantaram árvores na Quinta da Conraria

Aveleiras, nogueiras, medronheiros, ginkgo bilobas e liquidâmbares. Duas dezenas de árvores foram hoje (21 de março) plantadas por utentes, formandos e colaboradores da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), bem como alunos e professores da EB 2,3 Alice Gouveia, na zona da Quinta da Conraria, em Ceira.
Em dois períodos distintos, um pela manhã e outro à tarde, cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas nesta iniciativa, percorrendo os espaços daquela quinta rural onde estão sediados alguns dos serviços da instituição e participando diretamente no processo de plantação.
Sob a orientação de engenheiros agrários e de professores da APCC, adubaram o terreno, colocaram as árvores e suportes quando necessário e procederam à primeira rega. Tratou-se de uma ação de arborização e reflorestação, ocupando terrenos onde não existiam árvores ou substituindo aquelas que haviam, entretanto, morrido.
Desta forma, adultos e crianças realizaram aprendizagens – práticas e teóricas – de grande importância e deram o seu contributo para o equilíbrio ecológico, pela importante função de manutenção e renovação dos ecossistemas que é cumprida pelos espaços florestais.
A escolha das espécies hoje plantadas foi feita tendo em conta critérios de sustentabilidade, optando por aquelas que pudessem apresentar algum tipo de retorno (frutos, por exemplo), mas também razões estéticas e de usufruto dos espaços, privilegiando árvores capazes de proporcionar sombra.
Esta foi uma forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore, reforçando o seu objetivo de sensibilizar para a importância da preservação das árvores, tanto ao nível ambiental, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Esta é, de resto, uma mensagem sempre presente no quotidiano da APCC, não só pela sua oferta formativa associada a áreas como a agricultura ou a jardinagem, mas também pelas múltiplas atividades ligadas à natureza e ao desenvolvimento sustentável que se realizam na Quinta da Conraria.
A manutenção e limpeza dos espaços hoje arborizados será agora assegurada pelos formandos do curso de Operador de Jardinagem, à semelhança do que já acontece com outras áreas florestadas e jardins daquele local.
Esta iniciativa partiu da Quinta Pedagógica da APCC, mas envolveu na sua preparação também profissionais da Quinta Biológica e do Centro de Formação. A participação dos alunos da EB 2,3 Alice Gouveia decorreu no âmbito da colaboração entre este estabelecimento e a APCC no programa Eco-Escolas, que tem permitido criar e manter em espaço escolar uma horta biológica, um cantinho de ervas aromáticas e um canteiro social.

Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário