Cerca de 30 pessoas envolvidas no programa de animação social “Tardes Comunitárias” estiveram nos Paços do Concelho de Cantanhede a cantar as janeiras ao executivo camarário, ontem, 17 de janeiro. A iniciativa partiu dos participantes naquele projeto que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades socioculturais, lúdicas e recreativas. Foi nos claustros do edifício camarário que o grupo interpretou um conjunto de quadras ao ritmo de canções ensaiadas por monitores, perante uma assistência onde pontificava a presidente da autarquia, Helena Teodósio e o vereador Adérito Machado, bem como funcionários de diferentes serviços da edilidade.
“Somos cá da terra / E aqui vimos cantar / Dar as boas festas / P’ra vos alegrar”, referia uma das quadras, pedindo que “Neste ano novo / Que Deus nos ajude / Nos dê muita paz / E muita saúde”. Depois de concluído o repertório, a presidente da Câmara Municipal recebeu o grupo num encontro que terminou em ambiente de confraternização à volta da mesa, com um lanche oferecido pela autarquia.
Na ocasião, Helena Teodósio agradeceu “esta cortesia do grupo de animação social das ‘Tardes Comunitárias’”. Congratulando-se com “o entusiasmo e a motivação com que os participantes têm aderido às ações realizadas nesse âmbito”, a autarca enfatizou o facto de haver da parte dos responsáveis “toda a abertura para dar enquadramento a ações e iniciativas propostas pelas pessoas envolvidas no projeto”. Queremos dinamizar ainda mais atividades que correspondam às vossas expetativas e por isso contamos com as vossas sugestões e com o vosso espírito de iniciativa”, concluiu.
O programa de animação social “Tardes Comunitárias”, recorde-se, visa proporcionar oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas. As ações decorrem todas as quartas-feiras e podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Visitas guiadas, debates literários ou apenas convívio social ativo são outras das áreas abrangidas pelo programa.