quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

360º- Saco Azul do GES cap. II: Manuel Pinho recebeu 315 mil euros; o que diz o defensor do rendimento básico incondicional; e outras casas de horror

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
O casal que mantinha os 13 filhos amarrados à cama e não os alimentava vai ser hoje ouvido por um tribunal da Califórnia. Talvez revele mais pormenores sobre esta história que está a chocar os EUA e o mundo e esclareça o muito que ainda falta saber: há quanto tempo mantinha os filhos acorrentados? Qual a justificação? Porque não viam os avós os netos há vários anos? Alguém da família tinha conhecimento do que se estava a passar?


O polémico programa SuperNanny vai manter-se na SIC, com o segundo episódio a ser emitido no próximo domingo à noite. A confirmação foi dada ao JN por responsáveis da televisão. A produtora também confirmou que as famílias filmadas são pagas: recebem mil euros.

Nas notícias da manhã, nota para um possível regresso e um provável adeus. O i diz (ou confirma o que muitos já esperavam) que António Capucho vai voltar a filiar-se no PSD com a liderança de Rio; e em entrevista ao Público e à RRMarinho e Pinto afirma que  o seu "prazo está a chegar ao fim", mas tem tempo para criticar o caso Manuel Vicente: "Não é um angolano qualquer!".

E há mais um cântico de claques a gerar polémicao do Sporting no Dragão.

Outra informação importante 
Depois dos médicos, agora são os professores que ameaçam com novas greves. O líder da Fenprof, Mário Nogueira, diz que não admitem "uma postura negocial que é ditatorial" por parte do Governo. E a pressão da esquerda ao Governo cresce...

Mas dos médicos também há mais novidades: a Ordem propõe acabar com as baixas de três dias. Argumenta que isso pode descongestionar urgências e centros de saúde.

O grande fogo de Pedrógão Grande tem mais 7 arguidosEntre eles estão três autarcas e as empresas EDP e Ascendi. Está também confirmada que a origem do fogo foi uma descarga elétrica. Ainda sobre fogos, o Governo vai criar "cabras sapadoras" para limpar a floresta.

Já a tragédia na Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha fez mais uma vítima, é a nona.

Há mais duas Raríssimas, que é como diz mais duas IPSS com contas e métodos sob suspeita. Uma investigação da SIC revelou a forma como a Associação Unitária de Reformados, no Seixal, fazia cobranças aos doentes e empregava familiares do presidente. Nos Açores, a Sábado noticiou que a ex-presidente da Arrisca ganhava mais de 4.600 euros por mês.

O CDS foi a correr repor a foto de Ribeiro e Castro na história dos congressos depois das acusações de "revisionismo histórico". O ex-líder fala num "remendo contrariado!", mas garante que Assunção Cristas não tem nada a ver com o erro.

Outro erro corrigido: uma gaffe de António Costa 'teve' em destaque nas redes sociais. Mas o tweet foi apagado rapidamente.


O banco está sob pressão para angariar quase mil milhões em produtos de poupança da Associação Mutualista este ano. Segundo denúncias ao Públicoos funcionários são instigados em propor esses investimentos aos clientes, sem sublinhar que não são depósitos.

14 "pontos de acesso" para compensar o fecho de 22 lojas do CTTFoi este o anúncio que a empresa fez ontem, depois de um dia de mais protestos contra os encerramentos em vários locais afectados. Mas faltam esclarecer muuuuuuuitos detalhes.

Ora aí está a desvalorização que se esperava: a moeda virtual bitcoin caiu para menos de 10 mil dólares, menos 50% do que já valeu. Contudo, em Portugal, os lucros com estas moedas estão isentos de impostos, por falta de regulamentação.


Finalmente uma boa notícia para Theresa May e o seu BrexitO parlamento britânico aprovou a lei para a saída do Reino Unido da União Europeia, concluindo a última etapa de um percurso tumultuoso. Mas Jean Claude Junker diz que a porta da UE se mantém aberta a um recuo.

Na Catalunha, o Parlamento já tem presidente, mas até ter Governo vai demorarRoger Torrent, da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), foi o eleito para substituir Carme Forcadell. Resta saber quem será aprovado como presidente da região na investidura marcada para dia 31: o El Paísgarante que Puigdemont está a fazer manobras de bastidores para garantir o poder aos independentistas.

Os nossos especiais

Rutger Bregman é um dos defensores do rendimento básico incondicional. Em entrevista ao Edgar Caetano, o autor de "Utopia para Realistas" explica qual a fórmula que defende e porque a defende: "Devemos eliminar os intermediários e dar dinheiro diretamente às pessoas", largar as "ideias obsoletas", sem "preconceitos", nem "o paternalismo da esquerda".

A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre o que deve fazer o líder da oposição: "Se o PSD fizer escolhas mais adequadas à nossa realidade e às suas circunstâncias em vez de alinhar na semi-ficção do país das maravilhas onde garantem que vivemos já estará a ser diferente. E melhor". 
  • Helena Garrido escreve que o problema orçamental está longe de estar resolvido: "Mais uma vez não estamos a aproveitar os bons ventos da economia para criar um Estado forte e de qualidade nos serviços que presta por ser financeiramente sólido".
  • Paulo Tunhas escreve sobre a necessidade de  "Desimportantizar os caraoqueiros": "O pensamento-karaoke funciona como obstáculo a que se procure entender o que se passa à nossa volta. Os caraoqueiros estão-se, de resto, nas tintas. Só querem caraocar mais alto do que os outros".

Notícias surpreendentes
Vamos ao cinema? O destaque das estreias da semana vai para o filme italiano de Luca Guadagnino, "Chama-me pelo Teu Nome". O Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas mas também outras tantas alternativas.



Quanto a comer e dormir, ficam duas sugestões (uma delas não muito acessível)A nova loja e restaurante vegano do apresentador João Manzarra, que já abriu em Lisboa; e a suite de hotel mais cara do mundo, onde se paga 48 mil euros por noite, que fica no Mónaco.

  
Para o resto das notícias, é só passar pelo ObservadorHoje seguiremos atentamente o primeiro encontro entre Rui Rio e Passos Coelho, na passagem de pasta da liderança do PSD, e também a abertura do ano judicial, que vai juntar pela primeira vez depois da polémica da não renovação de mandato, o Presidente Marcelo, a ministra Van Dunem e a PGR Joana Marques Vidal.

Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário