quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Eu, Psicóloga | 14 manias mais comuns dos brasileiros



Aquele quadro pendurado na parede torto para um lado incomoda ou não incomoda? 

Um quadro – uma poltrona, uma mesa, um bibelô etc etc etc – torto incomoda muita gente. Especificamente falando, mais de um terço dos brasileiros têm mania de arrumação e ficam irritados quando alguma coisa está fora do lugar. Uma pesquisa recente da PUC do Rio Grande do Sul entrevistou 15.490 brasileiros e descobriu nossas manias mais comuns. Veja quais são (e sinta-se menos um peixe fora d’água):

1. Não mexa, não toque

37,6% dos entrevistados se irritam se alguém muda de lugar coisas que já foram arrumadas.

2. Tudo no lugar

32,4% se incomodam se os objetos não estão devidamente arrumados em seus lugares.

3. Acumuladores

31,7% das pessoas evitam jogar coisas fora.

4. Espírito de porco

30,2% pensam coisas desagradáveis das pessoas. Têm mania de desconfiar dos outros, por exemplo.

5. Macaquinhos na cabeça

28,3% dos participantes da pesquisa não conseguem controlar seus pensamentos. (Um remédio simples para esses seria começar a praticar meditação).

6. Nos seus míiinimos detalhes

25,9% querem que as coisas fiquem arrumadas em uma determinada ordem. Todas as camisas brancas, todas as azuis, todas as rosas agrupadas dentro do guarda-roupas, por exemplo.

7. Será que eu desliguei o forno?

24,1% das pessoas verificam as coisas mais vezes do que o necessário. Tipo olhar três vezes se mandou mesmo aquele e-mail para a pessoa certa.

8. Quase uma superstição

13,2% dos entrevistados acreditam que há números bons e números ruins. O seu número “da sorte”, qual é?

9. Colecionadores

13% dos participantes da pesquisa disseram colecionar coisas de que não precisam. Eles são diferentes dos acumuladores: enquanto esses últimos juntam de tudo, os colecionadores acumulam coisas de um determinado gênero (como milhares de clips, por exemplo).

10. Tranquei a porta?

Dentre os que verificam demais as coisas, há um grupo com uma mania especial: a de portas, janelas e gavetas. 10,7% dos pesquisados verificam repetidamente esses três itens.

11. Mania de limpeza

Todo mundo sabe que lavar as mãos previne diversas doenças – como infecções alimentares e gripe, para citar somente duas. Mas 9,1% dos participantes da pesquisa exageram, e lavam as mãos muito mais vezes do que o necessário.

12. Turma do gás

Também há os que têm mania de verificar o gás, a torneira e os interruptores de luz: são 9% dos mais de 15 mil entrevistados, que insistem em dar uma segunda (e terceira, talvez quarta e até quinta) checada se desligaram e fecharam tudo certinho.

13. Os micróbios!

A gente sabe que precisa tomar aquele banho depois de fazer uma trilha no meio do mato, tomar uns tombos e se sujar todo de terra. Porém, 7,2% dos voluntários da pesquisa precisam de mais do que isso. Eles se lavam constantemente, porque sempre acham que estão contaminados.

14. Eca, pessoas

5,9% dos voluntários confessou não gostar de tocar em objetos quando sabem que ele já foi tocado por outras pessoas antes. Se elas estavam pensando em notas de dinheiro ou nos ferros de se segurar no metrô/ônibus, bem, não dá pra dizer que elas não tenham alguma razão.

Se você se identificou com alguma dessas manias, pode ficar tranquilo – você não está sozinho! Mas, atenção: essa mania atrapalha alguma coisa na sua vida? Você deixa de fazer alguma coisa, briga com as pessoas, rende menos no trabalho por causa dela? Se sim, é hora de procurar um médico, pois sua mania pode estar se transformando em um transtorno.

Eu, Psicóloga | 9 Perguntas de Autoconhecimento que você precisa responder



Fazer todas estas perguntas é, antes de tudo, uma oportunidade real, de aqui e agora, mergulhar profundamente em si mesmo e começar a adquirir maior autonomia sobre sua vida, seus resultados e sua história. Ao dispor das respostas, você terá mais chances de definir claramente os seus objetivos e, com isso, traçar planos de ações mais efetivos para realizá-los.


1. Quem eu sou na essência?

Quais são seus sentimentos, emoções, medos e motivações? Do que você gosta e não gosta? Em quem se inspira? Qual frase melhor te define? Quais seus livros preferidos? Quais são seus sonhos?

2. O que verdadeiramente me faz feliz?

Como é quando se sente feliz? O que faz você sentir-se pleno e realizado? Quando se sente em paz e equilibrado?

3. Qual o meu propósito de vida?

O que te faz levantar todos os dias? Pelo que você trabalha, luta, vive e dedica as suas energias? Nossa missão de vida é a guia de todos os nossos passos e realizações.

4. Quais os meus dons, talentos e habilidades?

O que eu tenho de melhor? O que me destaca dos demais? No que eu sou diferenciado, especial? Eu utilizo estas habilidades ao meu favor? Eu as conheço verdadeiramente?

5. Quais são os meus pontos de melhoria e como trabalhá-los?

Quais os comportamentos e atitudes sabotam meus resultados? Qual o meu plano de ação para eliminar ações que prejudicam minha carreira e relações pessoais? O que estou fazendo, verdadeiramente, para melhorar isso? Quero realmente mudar?

6. Onde e como eu quero estar daqui a 5,10, 20 anos?

Como eu desejo ser conhecido daqui a 20 anos? Quero estar no Brasil ou em outro país? Como eu quero ser visto pelos meus filhos? Qual será a minha renda? Estarei trabalhando para os outros ou em minha empresa?

7. Quais são as minhas principais conquistas até aqui?

Do que eu posso me orgulhar? O que eu fiz por mim, por minha família e sociedade que são dignos de reconhecimento? Terminei minha graduação, especialização? Tive meu primeiro filho? Comprei meu carro, minha casa própria? Realizei um grande sonho?

8. Como as pessoas ao meu redor me veem?

Sou respeitado, querido e amado por minha família? Eles reconhecem meus esforços para termos um futuro melhor? Sou visto como alguém solidário, prestativo e humano ou como uma pessoa egoísta e mimada?

9. Qual legado eu quero deixar para o mundo?

Como eu quero que as pessoas se lembrem de mim quando eu não estiver mais aqui? Por mim ou pelos meus feitos? Quero que me amem e me respeitem pelo que sou ou pelo que tenho? O que eu deixarei para minha comunidade? Como meu trabalho e minhas atitudes contribuirão para um mundo melhor?

Pai Natal chega a Carregal do Sal a 9 de dezembro

É no Mercadinho de Natal 2017 que o Pai Natal chega a Carregal do Sal… E não vem sozinho!
O velhote de fato encarnado e barbas brancas e farfalhudas, vai deixar a sua casinha no meio da neve e dos glaciares da Lapónia e deslocar-se à vila sede do Concelho, onde é esperado no largo junto ao Julgado de Paz, no dia 9 de dezembro, pelas 15horas!
No saco, o Pai Natal traz surpresas para oferecer às crianças! E, com ele virá animação, boa disposição, algodão com arte e… o espírito de natal!
Não percas a chegada do Pai Natal a Carregal do Sal!
No dia 9 de dezembro, às 15horas, no Mercadinho de Natal, contamos contigo para lhe dar as boas-vindas!

Concerto organístico de Natal em Torres Vedras


Ciclo de Órgão de Torres Vedras chega ao fim com concerto de Natal

O Ciclo de Órgão de Torres Vedras chega este ano ao fim no próximo dia 10 de dezembro com o concerto “Um Natal na Misericórdia”.

Este concerto, que se realizará pelas 16h, na Igreja da Misericórdia,fará alusão aos repertórios de Advento e Natal. Terá como intervenientes o coro masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, bem como alguns agrupamentos vocais e instrumentais desta instituição de ensino oficial de Torres Vedras.

O respetivo programa é composto por corais de Advento e Natal de tradição luterana, de compositores alemães e holandeses dos séculos XVII e XVIII, passando por temas gregorianos e medievais de tradição cristã e algumas canções sacras alusivas ao presépio de J. S. Bach.

A entrada para este espetáculo é gratuita.

Câmara Municipal de Torres Vedras

Até 6 de janeiro Exposição Nasceu um menino… Mostra de presépios de cortiça na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede foi inaugurada no passado dia 5 de dezembro e se mantêm até ao próximo dia 6 de janeiro, a exposição Nasceu um menino – Mostra de presépios de cortiça, constituída por trinta e cinco presépios de autoria do artesão Samuel Machado.

As representações da natividade elaboradas por este artista são essencialmente presépios e outras miniaturas alusivas ao Natal, executados com mestria e imaginação, predominantemente com cortiça provenientes de rolhas de garrafas e outros materiais como cartão, tecido, madeiras e barro, totalmente reciclados para o efeito.

Sobre Samuel de Oliveira Machado
Samuel de Oliveira Machado é licenciado em Animação Socioeducativa e possui uma pós-graduação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo.
Conta com um percurso profissional de mais de dez anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como monitor de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária, hortas pedagógicas e artes plásticas.
Reciclar com cortiça é um projeto de artesanato que Samuel Machado iniciou em 2014 e que convida a olhar para a reciclagem de rolhas de cortiça de uma forma criativa e inovadora. A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente trabalhadas de forma manual. A esta, juntam-se o como cartão, a madeira, a esferovite e outros tantos materiais recicláveis que dão origem a elementos decorativos que podem ser utilizados nas mais diversas instalações.

Desde o início do projeto que as obras criadas por Samuel Machado têm percorrido o país e sido apresentadas em várias exposições e feiras de artesanato. 

Descentralização de competências em destaque no Congresso da Associação de Municípios que tem lugar em Portimão

O pacote de transferência de competências para as autarquias que o Governo tem vindo a preparar vai estar em destaque no decorrer do XXIII Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza em Portimão no próximo Sábado, 9 de Dezembro.
O tema deverá ser abordado no arranque dos trabalhos pelo 1º ministro, António Costa, e depois vai estar em destaque num dos pontos da ordem de trabalhos. Os contornos finais do processo estão a ser aguardados com muita expectativa pelos presidentes de Câmara, tendo, muitos deles, nos seus discursos de tomada de posse mostrado grande interesse em receber novas poderes.
No entanto, querem ver dissipadas as dúvidas que ainda persistem sobre as contrapartidas financeiras que acompanham essas competências e este é o fórum em que esperam obter toda a informação.
O congresso tem lugar ao longo de todo o dia no Portimão Arena e, para além deste tema, os autarcas vão também debater matérias como as finanças locais, o próximo quadro comunitário de apoio e eleger os novos órgãos sociais da associação.
A sessão de encerramento contará com a intervenção do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Fonte: O Algarve Económico 

Pais Natal Motard 2017

Programa:
Sábado dia 9/12/17
Inicio:
 9:00h concentração praça da República
Caravana Motard com a visita e distribuição de apoio nas instituições
Comunidade São Francisco de Assis
APPACDM
 Centro Social Da Adémia
Fim : 
13:30h Almoco/convivio durante a tarde no Centro Social da Adémia

35 Centros de Cultura e Desporto de Aveiro apoiados pela Fundação INATEL | “Reconhecer – Gala de Reconhecimento Social 2017"

35 Centros de Cultura e Desporto de Aveiro apoiados pela Fundação INATEL

Numa cerimónia que decorreu esta terça-feira no Teatro da Trindade, a Fundação INATEL atribuiu distintos prémios aos selecionados dos projetos sociais da entidade, bem como apoios a mais de 300 Centros de Cultura e Desporto filiados da instituição, com o intuito de promover as suas atividades junto das comunidades locais.

Esta terça-feira, o Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa, recebeu a cerimónia “Reconhecer – Gala de Reconhecimento Social 2017”, um evento que pretende reconhecer publicamente o mérito de cidadãos e entidades coletivas que se destacaram no domínio social, assim como atribuir apoios aos selecionados de projetos sociais da Fundação INATEL.

O “Programa de Apoio ao Associativismo”, promovido pela INATEL, reuniu em palco representantes de Centros de Cultura e Desporto de todo o país apoiados com verbas destinadas ao desenvolvimento das suas atividades nos planos do domínio cultural, desportivo e social das regiões e comunidades em que se inserem.

35 associações do distrito de Aveiro receberam apoios da pela instituição, sendo elas: Casa do Povo de Arouca; Casa da Gaia - Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe; Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar; Tuna Musical de Anta; Associação e Cultural São Bernardo; Associação Desportiva de Nariz; Grupo de Danças e Cantares Tradicionais de Rio Meão; Grupo de Bandolins de Esmoriz; Grupo Regional Da Pampilhosa Do Botão " Danças e Cantares do Cértoma"; Coral Polifónico de Aveiro; Rancho Folclórico As Ceifeiras da Gafanha da Encarnação; Rancho Folclórico Nossa Senhora da Nazaré; Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Provisende; Casa do Povo de Ílhavo; Rancho Folclórico "Cravos E Rosas" de Santa Maria De Ul; Grupo Etnográfico Terras de Cambra; Grupo Folclórico De Santo António De Vagos; Grupo Dde Cantares Santa Eulália; União Recreativa Os Amigos da Terra; Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas (Acrap); Banda Musical de Arouca; Sociedade Musical Santa Cecília; Centro de Cultura e Desporto Real Atlético Clube; Rancho Regional Da Vila de Lobão; Iarte - Associação Para o Desenvolvimento Cultural e Artístico; Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses; Rancho Folclórico do Baixo Vouga; Grupo Etnográfico e Cénico Das Barrocas, Cidade de Aveiro; Juventude de Sanguedo; Associação Academia de Música e Artes de Rio Meão; Grupo Cultural Semente; Grupo Típico "O Cancioneiro De Águeda"; D'Orfeu Associação Cultural; Rancho Folclórico Rio Novo do Príncipe e Clube Macinhatense.

Através do projeto “Ajudar’17”, a Fundação INATEL, destacou o mérito de entidades coletivas, individuais e de voluntariado pelo trabalho desenvolvido no âmbito da ação social, formal e informal, em benefício de outros, reconhecendo-se os projetos: da Plataforma PAJE - Apoio a Jovens (Ex)acolhidos – Associação (no âmbito coletivo),  de José Raúl Fonseca Händel de Oliveira (no âmbito individual) e da Associação Nuvem Vitória (no âmbito do voluntariado).

Já através do “Prémio CCD 2017”, foi galardoado o trabalho da Associação D'Orfeu, da Casa do Povo de Lavre e da H2O - Associação de Jovens de Arrouquelas, todos Centros de Cultura e Desporto associados da INATEL, que se destacaram pelo seu papel no contexto de atividades de responsabilidade social, promovendo atividades artísticas e projetos socioculturais junto das comunidades locais.

A Fundação INATEL apoiou, através da recolha de fundos do projeto “Mealheiro Solidário”, o cidadão António Gil Garrido, com o intuito de criar um conjunto de condições que pudessem contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, atenuando os efeitos mais negativos das suas limitações sociais e económicas.
No mesmo evento, prestou-se reconhecimento público à voluntária Andreia Condesso, com base no maior número de horas prestadas ao serviço do projeto “Conversa Amiga”, uma linha de atendimento telefónico não profissional da Fundação INATEL, iniciativa dirigida a todos os que não têm com quem conversar, permitindo que o façam contactando os voluntários da linha.

Já o Orfeão de Gondomar, Centro de Cultura e Desporto da Fundação INATEL, foi homenageado por completar 100 anos de existência.

A Operação Nariz Vermelho recebeu um prémio de mérito pelo trabalho desenvolvido, aproveitando o momento em palco para um número de improvido com o público presente, à boa maneira dos Doutores Palhaços.

Durante o evento, houve ainda lugar para momentos musicais protagonizados por Luísa Sobral, Pedro Mestre; pelo Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e pela Banda Plástica de Barcelos, momentos artísticos que, de acordo com a INATEL, reforçam a importância das tradições, da cultura e da música portuguesas, bem como a importância do associativismo coletivo existente nas diferentes regiões do país.

Através dos respetivos apoios, a Fundação INATEL pretende reconhecer o contributo dos agentes associativos para a melhoria das condições de vida de pessoas em situações de maior vulnerabilidade social, promovendo o espírito de solidariedade e responsabilidade social junto das comunidades e potenciando o envolvimento da sociedade civil no encontro de instrumentos para a melhoria do bem-estar comum.

U-Bike a pedalar pela mobilidade sustentável


O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) apresentou esta terça-feira, 5 de dezembro, à presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, uma das bicicletas que integram a frota do projeto U-Bike.
O vice-presidente do IPL, Rui Pedrosa, apresentou o projeto U-Bike, que vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas aos estudantes e colaboradores das escolas e centros de investigação do Instituto, no âmbito da candidatura apresentada à operação U-Bike Portugal, realizada em consórcio com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. 

O projeto pretende promover a mobilidade sustentável junto da comunidade académica, e envolve um investimento total de 659.895,98 euros, co-financiado (85%) pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.   

A cedência das bicicletas aos utilizadores terá em conta períodos de longa duração (seis ou 12 meses). Quanto aos critérios de atribuição, será tido em conta o número de quilómetros percorridos por mês que cada um se compromete efetuar, o tipo de transporte normalmente utilizado nas deslocações entre casa e escola/trabalho, e também se o utilizador é estudante ou colaborador do Politécnico de Leiria.

Além das 220 bicicletas elétricas, serão também disponibilizados postos de amarração com carregamento para as bicicletas em todos os campi e nos restantes edifícios associados ao Politécnico de Leiria, como as residências e centros de investigação. O número total de postos de amarração, bem como a sua distribuição geográfica, será equivalente ao de bicicletas a distribuir, e todos os postos de amarração permitirão efectuar o carregamento gratuito das bicicletas por parte dos utilizadores.

Seis anos de prisão para condutor que atropelou mortalmente peregrinos

Resultado de imagem para Seis anos de prisão para condutor que atropelou mortalmente peregrinos
O condutor que em 2015 atropelou mortalmente cinco peregrinos e que deixou outros quatro feridos foi hoje condenado a seis anos de prisão efetiva, determinou o coletivo de juízes do Tribunal de Coimbra.

O jovem de 26 anos era acusado de cinco homicídios por negligência e quatro ofensas à integridade física por negligência, face ao acidente, em 2015, que provocou cinco mortos e quatro feridos, de um grupo de cerca de 80 peregrinos que se deslocava de Mortágua em direção a Fátima.

Era ainda acusado de um crime de condução perigosa de veículo rodoviário.

O acidente aconteceu em Coimbra, por volta das 03:45, a 02 de maio de 2015, um sábado, quando o automóvel do arguido se despistou à saída de uma curva, no IC2.

De acordo com a acusação a que a agência Lusa teve acesso, o Ministério Público entendeu que o jovem atuou "de forma leviana, imprudente e desatenta", sublinhando que a recolha de amostra de sangue feita ao condutor duas horas depois do acidente revelou uma taxa de alcoolemia de 0,9 gramas/litro de sangue (g/L) e a presença de substâncias psicotrópicas (droga).
Lusa

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel

Resultado de imagem para Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel
Os Estados Unidos passam a ser o único país do mundo a reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Esta é uma decisão que "há muito já deveria ter sido tomada", disse momentos antes do anúncio formal. "Muitos presidentes disseram que iam fazer qualquer coisa e não fizeram nada", acrescentou, numa referência à intenção manifestada por vários dos seus antecessores de mudar a embaixada.
A comunidade internacional nunca reconheceu Jerusalém como capital de Israel, nem a anexação da parte oriental conquistada em 1967.
Israel considera a Cidade Santa a sua capital "eterna e reunificada", mas os palestinianos defendem pelo contrário que Jerusalém-leste deve ser a capital do Estado palestiniano ao qual aspiram, num dos principais diferendos que opõem as duas partes em conflito.
Os países com representação diplomática em Israel têm as embaixadas em Telavive, em conformidade com o princípio, consagrado em resoluções das Nações Unidas, de que o estatuto de Jerusalém deve ser definido em negociações entre israelitas e palestinianos.
TSF

“Fomos muito inábeis”, reconhece Costa sobre mudança do Infarmed para o Porto


Descentralização marcou início do debate quinzenal. PSD acusou Costa de não se conseguir entender com parceiros de esquerda

O debate quinzenal desta quarta-feira, com a presença do primeiro-ministro no plenário, está a ser marcado pela transferência do Infarmed para o Porto e a questão da descentralização. O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, acusou António Costa de tentar assim dar uma "esmola" à cidade do Porto, com Costa a refutar essa ideia e a dizer que a decisão faz parte de uma estratégia mais ampla para "valorizar o Porto".

O primeiro-ministro reconheceu ainda que o Governo falhou na forma como comunicou a intenção de deslocalizar o Infarmed. “Se há coisa que manifestamente tenho de reconhecer, é que nisto o Governo foi muito inábil, porque decidir uma coisa boa e apresentá-la como uma coisa má, é inábil”, disse.

A isenção do IMI para pessoas e empresas que foram afetadas pelos incêndios deste ano, proposta que foi feita pelo PSD no âmbito do Orçamento do Estado mas acabou chumbada, também foi trazida à discussão. Costa defendeu que o chumbo permitiu que fossem as assembleias municipais a decidir sobre essa isenção, acusando o PSD de tentar esvaziar de competências os municípios portugueses.

Outro ponto quente na discussão entre Soares e Costa foi o recuo do PS na questão da taxa sobre as energias renováveis, recuo que fez com que o BE acusasse o PS de deslealdade. O primeiro-ministro, negando dar "ordens a um grupo parlamentar", declarou: "A minha opinião é que essa medida não devia ser aprovada porque é uma prioridade a redução da tarifa energética, mas deve ser compatível com objetivo da prioridade à produção das renováveis e estabilização das regras contratuais.Portugal não deve dar sinal à comunidade internacional e investidores internacionais de alteração unilateral das regras".

Hugo Soares apressou-se a retaliar, lembrando que Costa foi "citado num semanário" - o Expresso, na edição de sábado assado - a dizer que tinha dado esta ordem de alteração do voto, uma vez que o PS começou por aprovar a norma, tendo depois pedido a sua avocação e mudado o sentido de voto. "Já não tem nem o apoio do BE nem do PCP. Mas compete-lhe a si entender-se com os seus parceiros até ao fim desta legislatura", concluiu o social-democrata.
expresso

#MeToo. Elas quebraram o silêncio, e por isso são a personalidade do ano para a TIME

A revista norte-americana TIME elegeu como Pessoa do Ano 2017 o movimento que desvendou dezenas de casos de assédio sexual e violação.
A TIME chama-lhes "The Silence Breakers" (As que quebraram o silêncio, em português). Na capa figuram Susan Fowler, Adama Iwu, Ashley Judd, Taylor Swift e Isabel Pascual. Não são só elas, mas também são elas "as vozes que lançaram um movimento". Este ano a revista norte-americana decidiu eleger como Pessoa do Ano 2017 todos aqueles que denunciaram as dezenas de casos de assédio sexual e violação nos círculos públicos, de Hollywood à política.
Esta distinção é o reconhecimento a um movimento social que haveria de ficar conhecido como #MeToo e que representa todas as pessoas, na sua maioria mulheres, que trouxeram à praça pública a discussão sobre assédio e abuso sexual.
A TIME compara o movimento ao "inquietante mal-estar da frustração e da repressão entre esposas do pós-guerra e donas de casa identificadas por Betty Friedan há mais de 50 anos", mas com diferenças. Sim, também "nasce de um sentimento de confusão muito real e potente", mas, no entanto, "não tem um líder, nem um único princípio unificador".
A hashtag #MeToo (adaptada rapidamente para outras línguas - #BalanceTonPorc, #YoTambien, #Ana_kaman), ofereceu até hoje um 'guarda-chuva' de solidariedade para que milhões de pessoas avançassem e contassem as suas histórias", pode ler-se na peça que revista TIME publica no site e em que introduz o movimento.
Os casos agora revelados surgem em avalanche, com novos relatos quase diários, mas o problema é antigo. "As mulheres tiveram chefes e colegas de trabalho que não só atravessaram 'fronteiras', mas que nem pareciam saber que existem limites", escreve a publicação, que salienta que o medo de retaliação ou de perder o seu trabalho permitiu que as histórias de assédio e abuso sexual permanecessem nos bastidores.
"Estas que quebraram o silêncio começaram uma revolução de recusa, reunindo força, dia a dia e, nos últimos dois meses, a sua raiva coletiva estimulou resultados imediatos e chocantes: quase todos os dias, CEOs foram demitidos, magnatas derrubados, ícones desonrados. Em alguns casos, foram cobradas acusações criminais", sublinha a TIME.
A hastag #MeToo foi criada há mais de uma década pela ativista Tarana Bruke. Mas foi nos últimos meses, quando vários homens, mundialmente conhecidos, como Kevin Spacey, Harvey Weinstein ou Louis C.K., enfrentaram acusações de abuso e assédio sexual que a hashtag se popularizou e serviu de megafone para que várias pessoas denunciassem histórias de abusos.
O presidente americano Donald Trump, Pessoa do Ano para a TIME em 2016, ficou em segundo lugar na classificação, seguido pelo seu homónino chinês, Xi Jinping, informou a revista.
Lusa

Anunciado novo local para o festival “Marés Vivas” em Gaia

O Festival "Marés Vivas", em Vila Nova de Gaia, já tem novo local para a edição em 2018.
O festival gaiense deixa a praia do Cabedelo e desloca-se cerca de 500 metros, para a antiga Seca do Bacalhau.
O anúncio da nova localização foi feito há momentos, em conferência de Imprensa. A organização revelou, também, os primeiros nomes para a edição 2018: os norte-americanos Goo Goo Dolls e os irlandeses Kodaline.
JN

Avião “ataca” com sementes zonas destruídas pelos incêndios

Um avião Dromader M-18 que é utilizado no combate aos incêndios florestais, mas também na agricultura vai estar envolvido nos próximos dois dias numa "operação" que pretende evitar a erosão dos solos dos espaços que foram dizimados pelas chamas.
O aparelho vai descarregar numa área de cerca de 50 hectares nos concelhos de Gouveia, Mangualde, Nelas, Oliveira do Hospital, Seia e Tondela centenas de sementes de gramíneas e leguminosas que foram oferecidas por duas empresas.
É sobretudo nas encostas, os sítios de menor acesso e onde existe maior risco de derrocadas, que serão largadas estas autênticas "bombas de sementes". Os locais foram escolhidos pelos municípios envolvidos.
A sementeira não é uma técnica nova em Portugal. Já foi utilizada em Braga e S. Pedro do Sul, com sucesso. A iniciativa vai continuar no próximo ano e poderá ser alargada a outros territórios.
O projeto "Semear Portugal por Via Aérea" é uma ação conjunta do movimento cívico "Replantar Portugal", da Take C'Air Crew Volunteers, da Quercus e da empresa de serviços aéreos Avitrata.
TSF

CANTANHEDE: Trail do Sarilho é já no Domingo

A Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense (ASSSCC), com o apoio do Município de Cantanhede e outros parceiros, vai realizar no dia 10 de Dezembro de 2017, pelas 9 horas, o Trail do Sarilho/Cantanhede 2017.
O evento será composto por um Trail com 29 km de distância (Trail K29), por um Trail com 19 km (Trail K19), por um Mini Trail com 12 km (Mini Trail K12), por uma Caminhada também com 12 km de extensão e por um Kids Trail. As provas irão percorrer caminhos de vinhas, floresta, “Horst” de Cantanhede, com início e fim no Pavilhão do Marialvas.
O Trail K29 fará parte do Circuito Distrital de Trail (ADAC) – Trail Longo.
ESCALÕES KIDS TRAIL:
Benjamins A M/F (8 e 9 anos): 1.200 metros
Benjamins B M/F (10 e 11 anos): 2.200 metros
Infantis M/F (12 e 13 anos): 2.200 metros
Iniciados M (14 e 15 anos): 4.200 metros
Iniciados F (14 e 15 anos): 3.000 metros
Juvenis M (16 e 17 amos): 6.000 metros
Juvenis F (16 e 17 amos): 4.200 metros

LOCALIZAÇÃO:
DISTRITO:
Coimbra
DATA:
Domingo, 10 Dezembro, 2017 - 09:00
DISTÂNCIA:
29.00 km
19.00 km
12.00 km

Câmara Municipal de Cantanhede aprovou orçamento de mais de 24,5 milhões de euros

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, com seis votos a favor, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2018, documentos previsionais que e que irão agora ser sujeitos à apreciação e votação da Assembleia Municipal, no seu próximo plenário, em 18 de Dezembro. Foi na reunião camarária de ontem, 5 de Dezembro, que o executivo liderado por Helena Teodósio votou favoravelmente um programa orçamental que ascende a 24.558.804 euros, verba que, segundo a presidente da Câmara, “ao corresponder a uma variação de menos 2,5% em relação ao de 2017, reflete um esforço de consolidação orçamental sem deixar de se manter em linha com os valores de anos anteriores”.
No texto introdutório, a autarca refere que o documento foi elaborado “com especiais cuidados, até porque vivemos um período em que se adensam as dúvidas sobre se o cenário macroeconómico vai evoluir tão favoravelmente como nos últimos tempos”, adiantando que as propostas de investimento – traduzidas no valor de 10.120.493 euros para despesas de capital – “dão resposta aos objetivos estabelecidos para 2018 e estão alinhadas com os fundamentos de políticas enunciadas para um horizonte temporal de médio e longo prazo”.
Helena Teodósio considera que trata de um orçamento que, além de deixar transparecer clareza nas opções, rigor na avaliação custos inerentes e realismo na ponderação dos recursos disponíveis, evidencia também a ambição de responder a novos desafios, o que passa por tirar o melhor proveito possível das oportunidades geradas pelo quadro comunitário de apoio em vigor”.
A este respeito, Helena Teodósio destaca os 3,3 milhões de euros provenientes do financiamento da União Europeia para as obras de regeneração urbana previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), montante que não representa a totalidade da receita a arrecadar por essa via, porquanto só no orçamento de 2019 será refletida outra parte da comparticipação relativa aos cerca de seis milhões de euros a investir em Cantanhede nesse âmbito. Do ponto de vista do investimento, as obras do PEDU são as mais relevantes do orçamento para 2018 e contemplam a criação de uma rede ciclável na cidade, a requalificação urbana das ruas dos Bombeiros Voluntários, D. Afonso Henriques e Marquês de Pombal, a reabilitação de imóveis como o antigo edifício da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, a Casa das 3 Marias, a antiga Escola Conde Ferreira e o Mercado Municipal, bem como na recuperação das habitações de carácter social no Bairro Vicentino.
Por outro lado, sublinha a presidente da Câmara, “são também relevantes os investimentos orientados para a crescente qualificação das condições do processo ensino/aprendizagem em toda a rede educativa, com destaque para as obras de beneficiação e modernização da Escola EB1/Jardim de Infância Cantanhede Sul e da Escola EB 2,3 de Marquês de Marialva, em Cantanhede, as quais contam também com financiamento comunitário.
Segundo a líder do executivo camarário, a autarquia aposta igualmente na valorização da base económica, através da dinamização dos fatores que favorecem a instalação de empresas, e estão ainda previstos importantes investimentos a realizar no âmbito de parcerias com as Juntas de Freguesia, "ao abrigo de acordos de transferência de competências que oferecem evidentes vantagens na gestão e otimização dos recursos, sem esquecer o apoio às associações e outras entidades em matéria de despesas de capital”.
Aspeto que surge enfatizado é o que diz respeito ao controlo da despesa corrente, porquanto o orçamento acomoda o aumento de vários encargos, entre os quais os decorrentes do descongelamento das carreiras dos funcionários e também da evolução dos preços dos bens de consumo que suportam a atividade camarária, particularmente os combustíveis e a energia. Num contexto destes, sublinha Helena Teodósio, “não pode deixar de ser valorizado o facto de as despesas correntes previstas apresentarem uma variação de apenas mais 0,38% relativamente ao orçamento de 2017, o que adquire ainda mais significado se tivermos em conta de que há uma poupança corrente materialmente relevante, no valor de 4.827.446 euros"

DECO alerta contra endividamento descontrolado em vésperas do Natal


Há um alerta da DECO que deve reter agora que o Natal está à porta: cuidado com as campanhas "agressivas" dos bancos que potenciam o endividamento pouco responsável.

A associação de defesa do consumidor diz que voltaram as campanhas censuráveis e garante que os clientes têm recebido propostas de crédito por e-mail sem que as tenham pedido.
RTP

Exposição Nasceu um menino… Mostra de presépios de cortiça na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede foi inaugurada no passado dia 5 de Dezembro e se mantêm até ao próximo dia 6 de Janeiro, a exposição Nasceu um menino – Mostra de presépios de cortiça, constituída por trinta e cinco presépios de autoria do artesão Samuel Machado.
As representações da natividade elaboradas por este artista são essencialmente presépios e outras miniaturas alusivas ao Natal, executados com mestria e imaginação, predominantemente com cortiça provenientes de rolhas de garrafas e outros materiais como cartão, tecido, madeiras e barro, totalmente reciclados para o efeito.
Sobre Samuel de Oliveira Machado
Samuel de Oliveira Machado é licenciado em Animação Socioeducativa e possui uma pós-graduação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo.
Conta com um percurso profissional de mais de dez anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como monitor de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária, hortas pedagógicas e artes plásticas.
Reciclar com cortiça é um projeto de artesanato que Samuel Machado iniciou em 2014 e que convida a olhar para a reciclagem de rolhas de cortiça de uma forma criativa e inovadora. A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente trabalhadas de forma manual. A esta, juntam-se o como cartão, a madeira, a esferovite e outros tantos materiais recicláveis que dão origem a elementos decorativos que podem ser utilizados nas mais diversas instalações.
Desde o início do projeto que as obras criadas por Samuel Machado têm percorrido o país e sido apresentadas em várias exposições e feiras de artesanato.


Homem apanhado a tentar afogar mulher condenado a seis anos de prisão

Situação foi filmada em abril por um homem que passeava junto à margem do rio Águeda
Resultado de imagem para Homem apanhado a tentar afogar mulher condenado a seis anos de prisão
O homem que a 7 de abril abril foi apanhado a tentar afogar a mulher no rio Águeda foi hoje condenado a seis anos de prisão efetiva.
O caso foi denunciado por um indivíduo reformado que passava nas margens do rio e se deparou com a situação. Alertado pelos gritos da mulher, assistiu, segundo descreveu nas redes sociais, ao "ato mais cruel" que vira nos seus 60 anos de vida.
O transeunte conseguiu ainda fotografar "o momento de aflição da mulher" enquanto "era agarrada por este monstro pelo pescoço com toda a força para de baixo de água". Perante a ameaça de que chamaria a GNR, o agressor acabou por largar a mulher, a qual acabou por ir para uma casa de acolhimento.
O agressor foi detido quatro dias depois, tendo afirmado que nunca teve a intenção de a matar. Perante o coletivo de juízes, o arguido contou que os dois estavam a descarregar lenha da bateira, quando se desentendeu com a mulher, de 63 anos, porque não estava satisfeito com a forma como o trabalho "estava a render".
"A dada altura, a bateira fugiu-me, escorreguei para cima dela e caímos os dois para a água. Entretanto, puxei-a para fora", relatou o arguido, afirmando que nunca lhe passou pela cabeça "fazer-se o que se consta", o que foi desmentido pelo homem que gravou a alegada tentativa de homicídio com o telemóvel.
O homem, que aguardou julgamento em prisão preventiva, estava acusado de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, um de violência doméstica, um de resistência e coação sobre funcionário e outro de detenção de arma proibida.
O Tribunal de Aveiro considerou que o homem era culpado dos crimes de que estava acusado, condenando-o a cinco anos de prisão, por um crime de homicídio qualificado na forma tentada, um ano e meio, por um crime de violência doméstica, um ano e três meses por um crime de resistência e coação sobre funcionário e seis meses por um crime de detenção de arma proibida.
Em cúmulo jurídico, foi-lhe aplicada uma pena única de seis anos de prisão.
O arguido foi ainda condenado nas penas acessórias de proibição de contactos, incluindo a proibição de se aproximar a menos de 1000 metros da residência e local de trabalho da assistente, e interdição do uso e porte de armas, pelo período de quatro anos e meio.
O homem terá ainda de pagar uma indemnização de dez mil euros à mulher.
Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente disse que o tribunal deu como provado que o arguido "agiu com a intenção de maltratar fisicamente e psicologicamente a assistente e, por outro lado, com a intenção de lhe tirar a vida".
Durante o julgamento, o arguido disse que se tratou de um acidente e que caiu sobre a mulher, negando ter tido intenção de a matar, uma tese que não convenceu o coletivo de juízes.
"As declarações da assistente revelaram-se minuciosas e coerentes e não deixaram ao tribunal qualquer duvida de que o arguido praticou as agressões e tentou afogá-la na água do rio", disse a juíza presidente.
A magistrada referiu ainda que o depoimento da mulher mostrou-se consistente com o relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal e com o relato da testemunha que observou o que aconteceu.
O tribunal decidiu que o arguido deve aguardar os ulteriores termos do processo em prisão preventiva.
O arguido já respondeu em dois inquéritos por violência doméstica sobre a esposa, com quem está casado há 36 anos, um dos quais foi arquivado e outro foi alvo de suspensão provisória.
Lusa