terça-feira, 3 de outubro de 2017

PJ causa ‘rombo’ de 20 milhões de euros a rede internacional de tráfico de cocaína


A Polícia Judiciária (PJ) desenvolveu uma operação, no decorrer da qual apreendeu, na madrugada de Sábado, 400 quilos de cocaína, que estavam a ser transportados, por via marítima, para Portugal.

Pelas contas da coordenadora de investigação criminal da PJ, Rosa Mota, e tendo em conta o elevado grau de pureza da droga em causa, se tivesse sido comercializada teria rendido, seguramente “20 milhões de euros.” Foram ainda detidos, e ficaram em prisão preventiva, os dois tripulantes da embarcação, de nacionalidades montenegrina e italiana, um dos quais já tinha antecedentes de tráfico de droga.

Falando aos jornalistas, em Portimão, em conferência de imprensa para revelar os resultados desta operação, aquela responsável revelou que a rede de tráfico a que pertencia a droga tem ligações à América Latina e às Caraíbas, de onde vinha este carregamento, mas também contará com elementos em Portugal e noutros países da Europa.

No âmbito desta operação, foi pedida a colaboração da Força Aérea que, ao longo de cerca de uma semana, seguiu a embarcação em causa, revelou o seu porta-voz, tenente-coronel Bernardo da Costa.

Um papel importante teve, também, a Marinha, que disponibilizou os meios para se proceder à abordagem, a qual ocorreu ao largo dos Açores. Segundo o porta-voz da Marinha, Pedro Coelho Dias, os dois tripulantes do barco que transportava a cocaína “não estavam armados” e não ofereceram resistência.

A PJ vai continuar as suas investigações, de forma a tentar deter outros elementos ligados à rede e contribuir para a sua desarticulação. Esta operação contou, também, com o envolvimento de forças de investigação inglesas e italianas.

Fonte: O Algarve Económico

Açores: Voto de Congratulação aos Bombeiros

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores enviou à Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e ao Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais o Voto de Congratulação aprovado relativo ao “serviço de socorros e emergência prestado pelas associações humanitárias de bombeiros voluntários nos aeroportos dos Açores, geridos pela SATA Aeródromos e pela ANA SA.”

Editorial | Apoio financeiro concedido pela Câmara Municipal de Aveiro às associações deu frutos

Resultado de imagem para eidicio do municipio de aveiro
Tudo indica que o valor das eleições autárquicas já passou, as promessas escritas nos folhetos já não são para serem levadas a sério, agora vamos aguardar para ver como Tomé, aquela figura bíblica que duvidava de tudo e de todos. Ele lá tinha as suas razões.

Apesar de tudo, o certo é que o apoio financeiro que Câmara Municipal concedeu a algumas associações deu garantidamente frutos, nem sequer nos damos ao trabalho de analisar mais ao pormenor. O tempo é demasiado precioso. 

Todas as que foram apoiadas de forma directa ou indirecta têm fontes de receitas, sendo que a Associação de Dadores de Sangue do Concelho – ADASCA não lhe assiste qualquer fonte de receitas, a não ser um mísero apoio que o IPST lhe confere uma vez por ano, o mesmo que através da equipa de verificação de contas analisa duas vezes ao ano as mesmas.

Não deixa de ser estranho a forma como a ADASCA foi discriminada, até parece que não existe, ou, existe há meia dúzia de meses, quando na verdade, em breve completa 11 anos de  intensa actividade em prol da comunidade necessitada de componentes sanguíneos. Este é o País (ou Concelho) que temos decorridos 43 anos após 25 de Abril, fazendo parte do passado a fraternidade e igualdade.

Quando o senhor presidente da Câmara Municipal se sente discriminando em relação aos apoios financeiros atribuídos pelo governo central esfrega as mãos de satisfação? Ou quando vê os projectos apresentados indeferidos sem argumentos aparentemente sólidos fica feliz? Vem de imediato a público manifestar a sua indignação...

Por fim, de onde veio os milhares de euros que foram distribuídos por algumas associações? Não foi o resultado dos impostos que todos pagam ou das taxas municipais? Vontade de recorrer a outros adjectivos não me falta, mas, a minha consciência, os valores morais e éticos que me assitem impedem-me de o fazer.

Vamos aguardar para ver se a mão esquerda emenda o erro da mão direita. Uma questão de tempo, assim aja boa vontade. Por fim fica uma observação: o que é que um presidente de Câmara não pode fazer?

Vivemos numa cidade de amigos, amiguinhos, de grupos e grupinhos, de arranjos e arranjinhos, em que uns são mais iguais do que outros, pena é que essas diferenças não funcionem nos impostos municipais. Com papas e bolos se enganam os tolos, já diziam os meus avós.

J. Carlos
Director


Dia 4 de Outubro das 15 horas às 19,30 horas é dia de colheita de sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Querem mais datas? Mais oportunidades? Vão criar dadores em estufas?

Alerta aos dadores de sangue de Aveiro e arredores. Só se lembram de vós para esticar os braços, mas, quando foi necessário assinar baixos assinados, como ainda tantas diligencias para a reposição da isenção das taxas moderadoras nos hospitais públicos, como caso do Estatuto do Dador onde estavam os tais agora interessados em vós? Em promover mais brigadas?

A comunidade e os doentes têm as costas largas, como o tampo das secretárias de quem toma estas decisões.

A confirmar-se a informação que nos foi transmitida pela Dra. Isabel Lobo, actual Directora do CST de Coimbra, a ADASCA vai no próximo ano de 2018 realizar cerca de 109 sessões colheitas de sangue. Assim sendo, temos correspondido aos anseios dos colegas dadores, é para isso que a ADASCA existe, foi fundada, e não para alguém andar a tirar proveito indevido de nós.

Mais informações no site www.adasca.pt


Editorial | As caras lindas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra em Aveiro

Idalécio Cação relembrado na Biblioteca de Cantanhede

Idalécio Cação, escritor gandarez falecido em finais de 2016 será relembrado este sábado, pelas 16:00 horas na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Um sarau de leitura que contará com as participações do Cantemus - Coro Juvenil do Município de Cantanhede e da Tuna dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Cantanhede será o mote para que o escritor seja homenageado da forma que mais gostaria: com o hábito da leitura!
Compareça e tenha um fim de tarde agradável...
Francisco Ferra

Intel presenta la línea de procesadores Intel Core de 8a generación para equipos de escritorio, con el mejor procesador para videojuegos



 

por Yesica Flores
 Los nuevos procesadores brindan un rendimiento superior con 25% de incremento en la velocidad de imágenes (frame rate) de generación en generación. 
  • Los nuevos procesadores desktop Intel® Core™ de 8a generación y el chipset Intel® Z370 son ideales para jugadores de videojuegos, creadores de contenido y fanáticos del overclocking con una variedad de procesadores "K" desbloqueados[i].
  • La línea incluye el nuevo procesador Intel® Core™ i7,  el mejor procesador para videojuegos de Intel[ii], así como también el primer procesador Intel® Core™ i5 de 6 núcleos y el Intel® Core™ i3 de 4 núcleos.
  • Rendimiento superior con 25%[iii] de incremento en la velocidad de imágenes (frame rate) en comparación con los procesadores Intel Core de 7a generación, para mejores experiencias en videojuegos y hasta 65% de incremento de velocidad en la edición[iv] para creación de contenido, en comparación con una máquina lanzada al mercado tres años atrás.
03 de octubre de 2017, Santa Clara, California – Intel anunció esta semana que su nueva línea de procesadores de escritorio Intel Core de 8a generación estará a la venta a partir del 5 de octubre de 2017. La nueva línea de procesadores desktop está diseñada para aquellos jugadores de videojuegos, creadores de contenido y fanáticos del overclocking que requieren un rendimiento superior. Desde Intel Core i3 hasta Intel Core i7, estos procesadores brindan un rendimiento superior para lo que viene, abriendo la puerta a un nuevo nivel de experiencias más rápidas, sencillas e inmersivas.

Esta nueva línea presenta el primer procesador desktop Intel Core i5 de 6 núcleos y el primer procesador de escritorio Intel Core i3 de 4 núcleos. La línea ofrece una amplia variedad de opciones de rendimiento para los consumidores con los procesadores “K” desbloqueados1, que brindan una máxima flexibilidad de ajuste en cada nivel y hasta 40 carriles PCIe 3.0 en la plataforma para una expansión del sistema en gráficos, almacenamiento y E/S. Estos procesadores son compatibles con las placas madre basadas en el nuevo chipset Intel Z370.

Más Información: Intel Core de 8a Generación (Comunicado de Prensa) | Procesadores de Escritorio Intel Core (Descripción del Producto) | Procesadores de Escritorio Intel Core (Información General del Producto).

El modelo estrella de este conjunto de productos – Intel Core i7-8700K – es el mejor procesador desktop para videojuegos de Intel2. Tiene una máxima frecuencia turbo por núcleo de 4,7 GHz, la mayor de Intel, gracias a la tecnología Intel® Turbo Boost 2.0, la cual convierte a este modelo en un potente procesador de alto rendimiento tanto para aplicaciones de un hilo como de múltiples hilos.
“Estamos enfocados en brindar a la comunidad de aficionados la máxima experiencia en equipos desktop, desde un rendimiento superior hasta una plataforma que puede cubrir todas las necesidades”, comentó Anand Srivatsa, Gerente General de Dekstop Platform Group de Intel. “Nuestros procesadores de escritorio Intel Core de 8a generación brindan increíbles mejoras y ofrecen, especialmente a los jugadores de videojuegos, una experiencia incomparable”.
Potencia, fluidez e intensidad en videojuegos
Los usuarios podrán disfrutar de una experiencia potente y fluida jugando videojuegos. En comparación con los procesadores Intel Core de 7a generación, los usuarios podrán obtener hasta 25% más de imágenes por segundo3 en videojuegos populares, tales como: Gears of War* 4. A medida que los videojuegos se expanden hasta incluir un público social mientras se juega, el rendimiento en un marco de múltiples tareas es indispensable y es por eso que las funciones de videojuegos + transmisión + registro son ahora dos veces más rápidas[v] en comparación con una máquina lanzada al mercado tres años atrás.
Avanzada creación de contenido
Ahorre tiempo y genere más contenido. La línea de procesadores Intel Core de 8ageneración convierte a Intel en la marca favorita por su velocidad, precisión, potencia, compatibilidad de formato, consumo y creación de gráficos de alta calidad. Los videos 4K de 360° pueden editarse fácilmente – con un incremento de velocidad de hasta 32%[vi]en comparación con la generación anterior – y puede también editarse contenido con un incremento de velocidad de hasta 65%en comparación con una PC de 3 años de antigüedad.
Mejor Overclocking1
El rendimiento es esencial para el overclocking. Los procesadores “K” desbloqueados1Intel Core de 8a generación alcanzan niveles superiores a los de las generaciones anteriores. Intel ha agregado nuevas características para mejorar la experiencia, tales como: overclocking por núcleo, relación máxima de memoria de hasta 8.400 MT/s, control de latencia de memoria en tiempo real, controles de ajuste PLL extendidos, entrega de energía mejorada y actualizaciones de las aplicaciones Intel® Extreme Tuning Utility e Intel® Extreme Memory Profile.
Plataforma Optimizada
Para la plataforma, el nuevo chipset Intel Z370 brinda una mejor entrega de energía, la cual es necesaria para que los nuevos procesadores de 6 núcleos puedan alcanzar su máximo rendimiento, así como también una óptima entrega de energía general para el overclocking y enrutamiento de memoria. Más de 50 diseños nuevos de placas madre y sistemas estarán disponibles con diversos proveedores líderes.
Inicie videojuegos y cargue proyectos multimedia en forma más rápida. Agregue memoria Intel® Optane™ a la computadora con un procesador Intel Core de 8a generación para obtener una capacidad adicional y acelerada de respuesta del sistema, hasta 2,1 veces más rápida[vii] en comparación con un equipo de 5 años de antigüedad sólo con HDD.
Los procesadores de desktop Intel Core de 8a generación estarán disponibles a partir del 5 de octubre de 2017.

Acerca de Intel
Intel (NASDAQ: INTC) amplía los límites de la tecnología para hacer posibles las experiencias más increíbles. Más información acerca de Intel y el trabajo de sus más de 100.000 empleados puede encontrarse en newsroom.intel.com e intel.com.
[i] Si se altera el voltaje o la frecuencia del reloj, se puede dañar o disminuir la vida útil del procesador y de otros componentes del sistema, como así también reducir la estabilidad y el rendimiento del sistema. La garantía del producto puede perder su validez si el procesador se utiliza fuera de los límites de sus especificaciones. Solicite más información a los fabricantes del sistema y los componentes.

[ii] Según las mediciones realizadas en base a un muestreo de títulos de videojuegos AAA utilizando el modo de prueba de los videojuegos y midiendo las imágenes por segundo (FPS) en el procesador Intel Core i7-8700K.

[iii] Según las mediciones realizadas en base a la carga de trabajo de Gears of War* 4 – en modo de prueba – comparando al procesador Intel® Core™ i7-8700K (6 núcleos/12 hilos) con el procesador Intel® Core™ i7-7700K (4 núcleos/8 hilos).
[iv] Según las mediciones realizadas en base a la carga de trabajo de Photo Editing Adobe Photoshop Lightroom comparando al procesador Intel® Core™ i7-8700K (6 núcleos/12 hilos) con el procesador Intel® Core™ i7-4790K (4 núcleos/8 hilos).
[v] Según las mediciones realizadas en base a un escenario de videojuegos con múltiples tareas de  Playerunknown’s Battleground (PUGB) – en modo de prueba – comparando al procesador Intel® Core™ i7-8700K (6 núcleos/12 hilos) con el procesador Intel® Core™ i7-4790K (4 núcleos/8 hilos).
[vi] Según las mediciones realizadas en base a la carga de trabajo de Video 4K Adobe Premier Pro comparando al procesador Intel® Core™ i7-8700K (6 núcleos/12 hilos) con el procesador Intel® Core™ i7-7700K (4 núcleos/8 hilos).
[vii] Según las mediciones realizadas en base a la prueba de capacidad de respuesta de SYSmark* 2014 SE (Segunda Edición) comparando al procesador Intel® Core™ i5-8400 (6 núcleos/6 hilos) más la memoria Intel Optane de 16GB con el procesador Intel® Core™ i5-3470 sin la memoria Intel® Optane™.

Configuraciones
8a Generación: Procesador Intel® Core™ i7-8700K, PL1=95W TDP, 6 núcleos y 12 hilos, Turbo hasta 4.7GHz, Gráficos: NVIDIA* GTX 1080Ti, Memoria: 2x8GB, Almacenamiento: Intel SSD Serie 545 240GB, Sistema Operativo: Windows* 10 RS2-.
Generación 1: Procesador Intel® Core™ i7-7700K, PL1=91W TDP, 4 núcleos y 8 hilos, Turbo hasta 4.5GHz, Gráficos: NVIDIA* GTX 1080Ti, Memoria: 2x8GB, Almacenamiento: Intel SSD Serie 545 240GB, Sistema Operativo: Windows* 10 RS2-.
3 años de antigüedad: Procesador Intel® Core™ i7-4790K, PL1=84W TDP, 4 núcleos y 8 hilos, Turbo hasta 4.4GHz, Gráficos: NVIDIA* GTX 1080Ti, Memoria: 2x8GB, Almacenamiento: Intel SSD Serie 545 240GB, Sistema Operativo: Windows* 10 RS2-.
5 años de antigüedad: Procesador Intel® Core™ i5-3470, PL1=77W TDP, 4 núcleos y 4 hilos, Turbo hasta 3.6GHz, Gráficos: Intel HD Graphics 2500, Memoria: 2x8GB, Almacenamiento: Western Digital HDD Black 1TB, Sistema Operativo: Windows* 10 RS2-.

Hora de Fecho: Catalunha independente? Perguntas & Respostas

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Puigdemont pediu esta segunda-feira que o conflito em Espanha fosse mediado por estrangeiros. Mas, embora esteja disponível para negociar, não põe de lado uma declaração unilateral da independência.
Ao fim da manhã já havia 52 estradas fechadas. Manifestantes contra a repressão policial do governo central construíram barricadas até nas linhas de caminho-de-ferro. Escolas não estão a funcionar.
Os trabalhadores precários da administração pública abrangidos pelo Código do Trabalho, entre os quais os das empresas públicas, vão ter a sua situação regularizada até 31 de maio de 2018
O Governo aprovou a satisfação de eventuais compromissos que decorram da venda de 75% do capital social do Novo Banco. A decisão consta da resolução do Conselho de Ministros.
O presidente norte-americano, Donald Trump, classificou como um homem "muito, muito doente" o atirador que no domingo matou 59 pessoas e feriu centenas de outras num festival de música em Las Vegas.
A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu esta terça-feira o prémio Nobel da Física a três investigadores da colaboração LIGO/VIRGO ligados à observação das ondas gravitacionais.
Não basta ser bonito: tem de ser intemporal. E inigualável. O crítico Stephen Bayley enumerou os 20 objetos de design que mudaram o mundo moderno. Vai do antigo soutien até ao incontornável iPhone.
A pouco tempo de inaugurar o seu novo restaurante, o chef francês vai participar num jantar a quatro mãos na Quinta do Arneiro. O chef João Silva, cozinheiro da casa, vai compor a dupla.
José tinha 16 anos e queria um iPhone. Os pais disseram que não. Vendeu tralha que tinha e comprou um. Depois, vendeu-o com lucro. Cinco anos depois, vende centenas por mês e vai abrir a primeira loja
Um casal russo matou 30 pessoas desde 1999 e suspeita-se que as possa ter comido. Faziam tutoriais de como cozinhar carne humana e terão mesmo vendido pastéis feitos com os corpos das vítimas.
Cinco minutos. Cristiano Ronaldo e Rio Ferdinand à conversa. Manchester, Madrid, talento, trabalho, futebol. Com a participação especial de Cristianinho. 
Opinião

Rui Ramos
Passos Coelho representa na política portuguesa aqueles que não se querem adaptar ao domínio do governo pelos ex-ministros de José Sócrates. Vai um PSD pós-Passos desistir dessa causa?

Laurinda Alves
Enquanto o PSD não se reorganizar, os cidadãos que não se revêem neste governo podem contar com Assunção Cristas, que não só revelou fibra política, como tem armas para o combate e gosto neste combate

João Marques de Almeida
Rui Rio não me convence. Não desejo ver à frente do PSD alguém que aspira ser número dois de Costa. Um PSD liderado por ele vai competir com o PCP e com o BE para ver quem é o aliado do PS no governo.

Maria de Fátima Bonifácio
Fernando Medina foi apanhado em flagrante delito; revelou que era feito da mesmíssima massa do comum dos mortais quando confrontados com cifrões sedutores. Os lisboetas não se importaram nada com isso

Paulo Trigo Pereira
Existe um efeito nacional no voto local, que se traduz num prémio (positivo ou negativo) em relação à maioria dos candidatos. É esta grelha de análise que permite ler e aprender com os seus resultados

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Governo avança com sistema de cotação para travar preço da madeira queimada


Resultado de imagem para Governo avança com sistema de cotação para travar preço da madeira queimada
A medida estava prevista para entrar em vigor no próximo ano, mas foi antecipada e “vai funcionar já este ano”, visando “responder à questão da transparência do mercado e estabilização de preços”, diz o secretário de Estado das Florestas.

O Governo vai avançar com o sistema simplificado de cotações de mercado de produtos florestais para travar o preço da madeira queimada e lançar uma linha de crédito a que pode recorrer quem cumprir o preço mínimo.

“É muito importante saber a evolução das cotações de mercado, particularmente da madeira queimada”, afirmou à agência Lusa o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, que hoje lançou o sistema simplificado de cotações de mercado de produtos florestais.

A medida estava prevista para entrar em vigor no próximo ano, mas foi antecipada e “vai funcionar já este ano”, visando “responder à questão da transparência do mercado e estabilização de preços”, anunciou o governante no final de uma reunião com a Plataforma de Acompanhamento das Relações nas Fileiras Florestais (PARF).

No que toca à transparência do mercado, o Governo pretende avançar “brevemente com legislação para a obrigatoriedade de entrega da declaração de corte ou arranque de árvores e espécies florestais destinadas à comercialização e autoconsumo para transformação industrial”.

A lei estabelecerá a obrigatoriedade da comunicação prévia “das espécies florestais a cortar, das áreas, quantidades, localização e do destino do próprio material lenhoso”, o que, segundo o secretário de Estado, permitirá “um maior controle e uma maior transparência do ponto de vista do mercado”.

Na reunião, Miguel Freitas divulgou ainda a criação de uma linha de crédito de três milhões de euros para apoiar a indústria de armazenagem de produtos florestais e “garantir o preço à produção”, limitando a possibilidade recorrer ao crédito “aqueles operadores que garantam um preço mínimo”.

O preço mínimo vai ser discutido na sexta-feira, numa reunião com agentes da fileira do pinho, devendo sair do encontro um preço de referência a especificar na portaria que irá regular a linha crédito.

No encontro com a PARF, o secretário de Estado divulgou ainda que o Governo vai reforçar o papel das organizações de produtores no que toca à comercialização de madeiras.

“Hoje não existe nenhuma organização que faça comercialização de produtos florestais em Portugal”, disse à Lusa, adiantando que o ministério vai reduzir “os valores mínimos de produção comercializada necessária para a constituição e reconhecimento dessas organizações de produtores”.

O Governo está ainda “a trabalhar num conjunto de boas práticas no sentido de poder agir bem, preservando os recursos naturais, nomeadamente o solo e água”.

Nesse sentido foi já criada uma estação piloto de áreas ardidas, em Castanheira de Pera, cuja ação [ao nível da formação] vai ser alargada “aos restantes concelhos que tiveram grandes incêndios”, com formação sobretudo ao nível dos salvados, com incidência na “extração de madeira queimada e a proteção da floresta contra a erosão do solo”.

Medidas anunciadas numa altura em que, segundo Miguel Freitas, “todos os incêndios a nível nacional estão cobertos pela estabilização de emergência”, com uma verba superior a 25 milhões de euros.

Na primeira fase de candidaturas foram disponibilizados 13,2 milhões de euros para a zona do Pinhal Interior, a que o Governo acrescentou agora 12,5 milhões de euros para as restantes áreas ardidas do país.

Lusa

Actividade operacional semanal da GNR Destacamento de Coimbra


O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 26 de setembro a 2 de outubro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 13 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • Seis por condução sob o efeito do álcool;
  • Dois condução sem habilitação legal.

  1. Apreensões:
  • Cinco doses de haxixe;
  • Seis pés de cannabis.
  • Uma caçadeira 12 mm;
  • 11 cartuchos.

  1. Trânsito:
Fiscalização: 576 infrações detetadas, destacando-se:
  • 320 por excesso de velocidade;
  • 23 por falta de inspecção periódica obrigatória;
  • 18 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Sinistralidade: 79 acidentes registados, destacando-se:
  • Um morto;
  • Três feridos graves;
  • 38 feridos leves.

  1. Fiscalização Geral: 12 autos de contraordenação:
  • Oito no âmbito da legislação da protecção da natureza e do ambiente;
  • Quatro no âmbito da legislação policial.

  1. Ações de sensibilização:
  • Duas no âmbito de Idosos em Segurança, tendo sido sensibilizados 62 idosos;
  • Duas de âmbito escolar, tendo sido sensibilizados 69 alunos/encarregados de educação/professores.

Nobel da Física para cientistas que registaram ondas gravitacionais

Foram os primeiros a comprovar a teoria das ondas gravitacionais, elaborada por Albert Einstein.
O Prémio Nobel da Física de 2017 foi atribuído a três cientistas que registaram pela primeira vez ondas gravitacionais, ondulações do espaço-tempo, antecipadas há um século por Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Geral. O alemão Reigner Weiss e os norte-americanos Barry Barish e Kip Thorne foram os vencedores anunciados esta terça-feira, em Estocolmo, pela Academia Real das Ciências da Suécia.
Os três astrofísicos partilham o Prémio Nobel da Física pelos seus contributos decisivos para a observação de ondas gravitacionais, que abrem uma nova janela para o conhecimento do universo.
Estes cientistas são responsáveis pelo Observatório de Interferometria Laser de Ondas Gravitacionais (LIGO, na sigla inglesa), que tem como principal missão observar ondas gravitacionais de origem cósmica.
O júri do Prémio Nobel destacou os seus "contributos decisivos" para a observação de ondas gravitacionais, que são considerados um avanço fundamental na investigação que vem confirmar o que antecipou Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Geral.
Descoberta abalou mundo científico
Os três cientistas foram fundamentais para a primeira observação de ondas gravitacionais em setembro de 2015. Quando a descoberta foi anunciada vários meses depois foi considerada uma descoberta que abalou o mundo científico.
As ondas gravitacionais são ondulações extremamente fracas no tecido do espaço e do tempo, geradas por alguns dos eventos mais violentos do universo.
As ondas foram detetadas pelos laureados na sequência de uma colisão de dois buracos negros a cerca de 1,3 mil milhões de anos-luz de distância.
Rainer Weiss recebe metade do montante do Prémio Nobel, no valor total de quase um milhão de euros, e Thorne e Barish dividirão a outra metade.
Os três físicos tinham sido este ano distinguidos com o Prémio Princesa das Astúrias para a Investigação Científica e Técnica.
Rainer Weiss, que nasceu em Berlim, Alemanha, trabalha no MIT -- Instituto Tecnológico de Massachusetts, enquanto Barry Barish e Kip Thorpe, ambos nascidos nos Estados Unidos, trabalham no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).
Lusa / TSF

Congresso Associação Portuguesa de Imprensa Inscreva-se até 10 Outubro e pague €12



Defesa da floresta Período crítico de incêndios prolongado até 15 de outubro

A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta, que prevê a proibição de lançar foguetes e fazer queimadas e fogueiras nos espaços florestais, foi prolongado até ao dia 15 de outubro, devido às condições meteorológicas.

Segundo uma portaria assinada pelo secretário de Estado das Florestas, o prolongamento do período crítico e a respetiva adoção de medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, deve-se a “circunstâncias meteorológicas excecionais prováveis para a primeira quinzena de outubro".

Durante o período crítico de incêndios, é proibido, nos espaços florestais ou agrícolas, “fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés”.

Votação até 10 de outubro Cinco propostas admitidas ao OP 2017


Termina às 12h00 do dia 10 de outubro o prazo de votação do Orçamento Participativo 2017, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, havendo a possibilidade de escolha entre cinco propostas apresentadas pelos cidadãos.

Este ano, volta a ser disponibilizada a votação por SMS, modalidade que agiliza a votação e pretende incentivar e promover a participação. Este meio de votação é gratuito e basta enviar uma SMS para o número 4343 com o texto “OPMG P[número da proposta escolhida]”.

O participante deve, apenas, estar inscrito no sítio da Internet do Orçamento Participativo da Marinha Grande, com o campo respeitante ao número de telemóvel, devidamente preenchido.

Permanecem ativas a votação eletrónica no sítio da Internet do Orçamento Participativo (www.orcamentoparticipativo.cm-mgrande.pt), a participação mediada na Câmara Municipal e a efetuada através de depósito do voto em urna nas Juntas de Freguesia da Moita e de Vieira de Leiria.

Independentemente da forma de votação, apenas é permitido um voto por pessoa.

São convocados a participar nessa votação não apenas aqueles que apresentaram propostas, mas também os maiores de 18 anos que vivem, estudam ou trabalham no nosso concelho.

Todas as informações relativas ao OP 2017 estão disponíveis em http://www.orcamentoparticipativo.cm-mgrande.pt/.

A lista das propostas admitidas ao Orçamento Participativo 2017 é a seguinte:

Proposta 1
PATINÓDROMO (PISTA DE PATINAGEM DE VELOCIDADE DA ZONA CENTRO) - FREGUESIA DE MARINHA GRANDE
Descrição: Construção do 1.º patinódromo (Pista de Patinagem de Velocidade) da Zona Centro do País, junto aos Pavilhões da FAE, tendo este espaço as condições ideais para receber e acolher várias equipas e famílias, em campeonatos a organizar no concelho da Marinha Grande. 
Proponente: Neuza Cristiana Silva Rosa 
VOTAÇÃO POR SMS para o número 4343 com o texto OPMG P1

Proposta 2
DOG PARK - PARQUE CANINO - FREGUESIA DE MARINHA GRANDE
Descrição: Construção, no Parque das Bernardas, de um parque para cães, destinado ao seu exercício e socialização com outros da mesma espécie, sob a supervisão de seus proprietários. 
Proponente: Tânia Felício 
VOTAÇÃO POR SMS para o número 4343 com o texto OPMG P2

Proposta 3
REQUALIFICAÇÃO DA ZONA DE LANÇAMENTOS NO EXTERIOR DO ESTÁDIO MUNICIPAL/ PARQUE DAS BERNARDAS - FREGUESIA DE MARINHA GRANDE
Descrição: Transformação da atual área de lançamento do peso num centro de lançamentos, através da construção de equipamentos desportivos complementares: círculo para lançamento do peso; setor de tartan para lançamento do dardo; corredores de aceleração em tartan para aquecimento; caixa de areia e a terraplanagem e marcação dos respetivos setores, bem como a construção de uma arrecadação para o material desportivo. 
Proponente: Ana Paula Domingues André 
VOTAÇÃO POR SMS para o número 4343 com o texto OPMG P3

Proposta 4
REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO DESPORTIVO COMUNITÁRIO DA COMEIRA E RECONVERSÃO DE ARRUAMENTO EM ESPAÇO VERDE PÚBLICO - FREGUESIA DE MARINHA GRANDE
Descrição: Cobertura e requalificação do espaço do polidesportivo anexo à escola para prática desportiva e conversão do arruamento existente entre a coletividade e a escola em espaço pedonal - espaço verde, com vista a garantir a articulação e a ligação entre a coletividade e o espaço escolar de forma segura e destinada a outro tipo de usos.
Proponente: Carlos Domingos Franco
VOTAÇÃO POR SMS para o número 4343 com o texto OPMG P4

Proposta 5
REQUALIFICAÇÃO DA ZONA DE RECREIO DA ESCOLA BÁSICA DAS TRUTAS - FREGUESIA DE MARINHA GRANDE
Descrição: Requalificação da zona de recreio da escola básica das Trutas com a execução de telheiro entre o portão de acesso e o edifício escolar e a reparação do pavimento nesta área, de forma a evitar a acumulação da água das chuvas; fecho do alpendre existente, com estruturas que permitam a sua abertura parcial, de forma a garantir uma área abrigada para as crianças brincarem quando o tempo está mau; colocação de toldo, realização de marcações para práticas desportivas e respetivos equipamentos (aplicação de balizas e cestos)no campo de jogos.
Proponente: Ana Maria Lopes do Caminho
VOTAÇÃO POR SMS para o número 4343 com o texto OPMG P5

Fotocópias ao Cartão de Cidadão podem dar multas de 750 euros

A nova regra entrou esta semana em vigor apesar de haver muitos serviços que continuam a exigir a fotocópia do CC

São muitos os serviços que continuam a pedir a fotocópia do cartão de cidadão, mesmo depois de ter sido publicado em junho deste ano, em Diário da República, a proíbição de reprodução do documento identificativo.

No entanto a medida só entra em vigor esta segunda-feira, juntamente com as outras alterações previstas, referentes a validade, custo e renovação. A partir de agora "é interidta a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular, salvo nos casos expressamente previstos na lei ou mediante decisão de autoridade judiciária", pode ler-se no diploma cirado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.

O objectivo da medida é evitar a usurpação de identidade dos cidadãos. Para quem não cumprir as novas regras poderá estar sujeito a uma multa entre 250 e 750 euros. No entanto é possível o titular autorizar a reprodução do seu Cartão de Cidadão, mediante um documento escrito.

Fonte: Jornal I

Programa EMPREENDE JÁ Até 30 de novembro de 2017

O Programa “Empreende Já”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, IP), tem os seguintes objetivos:
- apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social;
- bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.
2.ª Edição de Candidaturas
Esta 2.ª Edição é implementada através de duas ações distintas:
  • ação 1 que se traduz no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
  • ação 2 que apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho, criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.
Os jovens empreendedores terão, durante 6 meses:
- Uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS (Indexante de Apoio Social);
- 250 h de formação e 30 h de tutoria;
- Seguro de acidentes pessoais.

Os que passarem para a ação 2:
- Recebem 10.000,00 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada;
- Comprometem-se a manter a entidade em atividade durante 2 anos.

O Empreende JÁ é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.
Prazo de candidatura
  • até ao dia 30 de novembro de 2017.
O PROGRAMA EMPREENDE JÁ | Legislação enquadradora
O Regulamento n.º 467-A/2017, de 25 de agosto, consubstancia-se no AVISO N.º POISE -20-2015-28 ‘Empreende Já — Rede de Perceção e Gestão de Negócios’, e define as regras e os procedimentos do Programa.
DESTINATÁRIOS: Jovens que, à data de candidatura, reúnam as condições previstas no artigo 3.º da Portaria n.º 308/2015 de 25 de setembro.
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.