sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Há um tempo para tudo.

João António Pagliosa
Compreendemos nós a dimensão de um sacrifício?
Quando somos alcançados pelo sangue de Jesus, isto é, quando entendemos a dimensão de seu sacrifício, somos então transformados em novas criaturas.
Criaturas novas vivem novos tempos... Elas sabem, elas aprendem que há um tempo para tudo... E Deus, esteja você absolutamente certo disso, Deus tem um plano e um propósito na vida de cada ser humano.
Um plano específico para cada um de nós, a quem ama incondicionalmente.
Ninguém viverá nesta terra eternamente, e a vida terrena é breve como um sopro, e breve como a fumaça que se esvai... É por isso, meus prezados, que há um tempo determinado para tudo acontecer.
Tudo tem um começo e tudo tem um fim, razão muito forte para que vivamos intensamente cada dia. Vida com entusiasmo e alegria... Vida em abundância porque viver o hoje nos conscientiza que o amanhã pode não existir.
Nós desconhecemos o que nos reserva o futuro, porém, o futuro será maravilhoso se nos esforçarmos um pouco mais no tempo presente. E para um cristão, o melhor de Deus ainda está por vir.
O rei Salomão escreveu o livro de Eclesiastes, e no capítulo 3, lemos:
"Tudo tem o seu tempo determinado e há um tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar de abraçar; tempo de guardar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo der estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz".
A sabedoria de Salomão era um dom de Deus, e bons ensinamentos são luz para nossa vida. O livro de Eclesiastes ensina muito, e neste mundo lotado de pessoas ansiosas que querem que tudo aconteça para ontem, sua leitura pode ser um bálsamo suave.
Há muitos obstáculos e percalços em nossos caminho, não obstante a vida é bela demais... Mas, precisamos ser sábios, e em João capítulo 15, aprendemos que árvores precisam ser podadas para darem bons frutos. Assim é também com o homem... Precisamos podar alguns galhos secos e pouco produtivos.
Precisamos podar coisas que vimos fazendo e que não nos edificam, precisamos parar com ações que não nos trazem nenhuma utilidade.
É comum observar pessoas que gastam um tempo enorme nas redes sociais, nos seus celulares com seus gamers e brincadeiras... Perdendo tempo precioso com futilidades, sem se importar com o mundo à sua volta... E vivem crises existenciais, e fecham-se em si mesmas e percebem-se desmotivadas de tudo.
Estas pessoas não estão vivendo os planos de Deus, e elas precisam se reposicionar porque hábitos ruins precisam ser podados.
Em Provérbios 18:24 há um alerta: Este versículo diz que o homem que tem muitos amigos poderá ser levado à ruína. Porém, existem amigos mais chegados e mais íntimos que um irmão.
Então, prezado leitor, elimine aqueles amigos que só lhe dão problemas, aqueles que o desmotivam e que o colocam para baixo.
Coloque-os nos seus devidos lugares, isto é, pode-os. Defenestre-os!
Acredite você que me lê, existem amizades que não devemos fazer questão de leva-las adiante. E certamente, haverão amizades que precisaremos cultivar c om todo esmero e carinho.
Em Provérbios 24:33 compreendemos que é tempo de encerrar o ócio em nossa vida. A ociosidade levará as pessoas à ruína e eu não estou falando apenas em ruína financeira... O ócio acabará com a sua saúde, com o seu entusiasmo, com a sua alegria de viver.
E saúde será sempre a sua maior riqueza!
Viver de bem com a vida exige oração, meditação e contemplação. Exige principalmente a presença de Deus em nossa vida. Exige que
acrescentemos virtudes a nossa fé, porque é o amor em Cristo que nos torna mais dóceis, que nos torna presença sempre festejada.

Toledo, 05 de setembro de 2017

Município de Albergaria-a-Velha investe em viaturas elétricas para reforço dos serviços de limpeza urbana

Os Serviços de Ambiente do Município de Albergaria-a-Velha dispõe, a partir de hoje, de duas viaturas elétricas para limpeza urbana, de forma a reforçar a aposta na melhoria dos serviços de limpeza.

 A aquisição destes veículos implicou um investimento de aproximadamente 90.000 euros, comparticipado em 50% pelo Estado, através do Fundo Ambiental disponibilizado às Autarquias.

Os dois veículos destinam-se à limpeza urbana e à manutenção de jardins, sendo que um está equipado com monda térmica para eliminar plantas daninhas sem utilizar produtos químicos. Está ainda prevista a compra de mais uma viatura elétrica de apoio ao serviço.

 O Município de Albergaria-a-Velha cumpre assim os objetivos inscritos no PAES – Plano de Ação para a Energia Sustentável, aprovado em 2014, que prevê a redução das emissões poluentes e o consumo de energia.

A entrega dos veículos contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, que aproveitou o momento para referir que a aquisição das novas viaturas enquadra-se quer nas preocupações ambientais do município de reduzir a emissão de CO2 e de melhorar a qualidade do ar, quer na aposta de melhorar os serviços de limpeza. 

Apresentação Pública do Centro Cívico de Cortegaça | 8 de Setembro


Novo Parque Desportivo em Figueiró dos Vinhos



Já se encontram a decorrer as obras de requalificação da zona envolvente ao Estádio Municipal com o objetivo de criar um parque verde com equipamentos de lazer e de atividade física.

O Projeto de Requalificação da Envolvente do Parque Desportivo Municipal insere-se no Plano de Acção de Regeneração Urbana de Figueiró dos Vinhos (PARU), aprovado e comparticipado pelo Centro 2020 e pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Europeu (FEDER). Neste sentido, o município apenas terá de comparticipar com 15% do valor total de uma obra que custará 811mil euros.

MERCADOS NUM MINUTO Fecho dos mercados: Euro mantém-se na senda dos ganhos e bolsas sem rumo

O euro continua a ganhar terreno face ao dólar, tendo tocado na actual sessão em máximos de Janeiro de 2015. As bolsas europeias, por outro lado, terminaram o dia sem uma tendência definida.

Fecho dos mercados: Euro mantém-se na senda dos ganhos e bolsas sem rumo
Os mercados em números
PSI-20 subiu 0,54% para 5.101,67 pontos
Stoxx 600 subiu 0,15% para 375, 51 pontos
S&P 500 cede 0,04% para 2.464,14 pontos
"Yield" a 10 anos de Portugal sobe 5,2 pontos base para 2,799%
Euro ganha 0,14% para 1,2040 dólares
Petróleo desce 0,50% para 54,22 dólares por barril em Londres
Ana Laranjeiro
Ana Laranjeiro 08 de setembro de 2017 às 17:27

Bolsas europeias sem rumo
Ontem, Mario Draghi indicou que no próximo encontro do Banco Central Europeu – que se realiza a 26 de Outubro – a autoridade monetária poderá anunciar uma decisão sobre o programa de compra de activos, que está em curso. Isto levou o euro a negociar acima dos 1,20 dólares – valor em que continua – tendo hoje tocado no máximo de 1,2092 dólares o que corresponde ao valor mais elevado desde Janeiro de 2015.


Este comportamento da moeda da Zona Euro pode estar a pressionar as empresas exportadoras e penalizar algumas bolsas europeias. O Stoxx 600 somou 0,15%. Se olharmos para a semana, porém, o índice de referência acumulou uma perda de 0,17%.


Nesta sessão, Lisboa liderou os ganhos (+0,54%), seguida pelo índice milanês (+0,25%). Por outro lado, a praça grega foi a que mais caiu (-0,60%) seguida por Londres (-0,26%).


Do outro lado do Atlântico, as principais praças negoceiam sem rumo, isto numa altura em que os investidores estão a avaliar os prejuízos causados pelo furacão Harvey e numa altura em que o estado da Florida se prepara para a passagem do furacão Irma.


Juros em alta
Os juros da dívida portuguesa estão a subir no mercado secundário, as "yields" a dez anos a avançarem 5,2 pontos base para 2,799%. Esta evolução da dívida nacional tem lugar depois de ontem os juros, exigidos pelos investidores para trocarem dívida entre si, terem recuado, com os sinais dados pela autoridade monetária da área do euro que iria proceder a retirada lenta do programa de estímulos.


Além disso, Portugal vai regressar ao mercado de dívida na próxima semana com uma emissão de dívida a dez anos.
Os juros da Alemanha sobem 0,6 pontos base para 0,312%. O prémio de risco da dívida nacional está nos 243,4 pontos.


Euro continua animado pelas palavras de Draghi
A moeda da Zona Euro continuam a ampliar a sua valorização face ao dólar, estando a subir 0,14% para 1,2040 dólares, depois de ter estado já hoje nos 1,2092 dólares – máximo de Janeiro de 2015. Em termos semanais, a moeda da área do euro regista uma subida de 1,53% (a melhor semana desde a que terminou a 21 de Julho), que contribuiu para a valorização superior a 14% registada desde o início do ano.


Ontem, o presidente do Banco Central Europeu indicado que a autoridade monetária poderá estar pronta para tomar decisões sobre o seu programa de compra de activos em Outubro, o que alimentou os ganhos da moeda face à divisa norte-americana.


Euribor fixam novos mínimos históricos
As taxas Euribor fecharam a semana em queda. E, nos prazos mais longos, renovaram mínimos históricos. A Euribor a três meses, que está em valores negativos desde Abril de 2015, desceu para -0,331%, ligeiramente acima do valor mais baixo de sempre (-0,332%). Já a taxa a seis meses, que serve de indexante em mais de metade dos créditos à habitação em Portugal, caiu para -0,275%, novo mínimo histórico. Também a Euribor a nove e 12 meses caíram para os valores mais baixos de sempre, nos -0,216% e -0,166%.


Petróleo no vermelho
Depois da passagem do furacão Harvey pelos Estados Unidos, mais concretamente pelo estado do Texas – a casa da maioria das refinarias petrolíferas – a vida começa, aos poucos, a retomar a normalidade. Muitas das refinarias estiveram encerradas devido a este fenómeno climatérico mas agora começa já a retomar a sua actividade. Porém, este voltar à normalidade, que deverá aumentar a procura por petróleo, não está a impedir uma queda dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais.


O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, desce 1,81% para 48,20 dólares por barril, acumulando, no entanto, uma valorização semanal de, para já, 1,92%, depois de cinco semanas em queda. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e referência para as importações nacionais, perde 0,50% para 54,22 dólares por barril. Em termos semanais, o petróleo transaccionado em Londres acumula um ganho de 2,81%.


Ouro com queda ligeira
O ouro está a registar uma queda ligeira de 0,18% para 1.346,73 dólares por onça, aliviando assim dos ganhos recentes. Em termos semanais, o metal amarelo regista uma subida de 1,69%.

Fonte; Jornal de Negócios

Irma continua devastador com categoria 4


O furacão Irma baixou para categoria 4 mas continua “extremamente perigoso”. Pelo menos 18 pessoas perderam a vida nas Caraíbas. No fim de semana deverá chegar ao sul da Florida. Segue-se o furacão José que vem com a mesma força devastadora.

Apesar de ter perdido força nas últimas horas - o furacão passou para categoria 4 - o Irma continua com uma força destruidora.

Os ventos sopram a 240 quilómetros/hora e provocaram pelo menos 18 vítimas mortais e mais de 50 feridos nas Caraíbas.

Os efeitos do furacão mais poderoso de sempre no Atlântico, fizeram-se sentir de forma devastadora em Barbuda, onde 95% das casas ficaram destruídas.

O fotografo Martin Carr, que conseguiu chegar até à ilha disse, "é um imenso caixote do lixo, há escombros por toda a ilha. Parece que as casas foram implodidas”.

A Cruz Vermelha considera que 26 milhões de pessoas podem sofrer o impacto do Irma na República Dominicana, Haiti e Cuba.

Depois de ter passado pela República Dominicana, o olho do furacão está a mover-se em direção a Cuba e Bahamas e deverá chegar ao sul da Florida durante o fim de semana.

Os moradores do sul da Florida iniciaram um êxodo em massa para Norte. O governador Rick Scott disse que “a tempestade tem potência para devastar catastroficamente o Estado, todos têm que levar a situação muito a sério”.

Para além da Florida, os Estados da Georgia, Carolina do Sul e do Norte, também decretaram o estado de emergência. As escolas vão estar encerradas pelo menos até à próxima terça-feira. Mais de metade dos voos foram cancelados esta sexta-feira no aeroporto internacional de Miami.

O comandante Randy Bresnik, que está a bordo da Estação Espacial Internacional, tirou esta fotografia a cerca de 400 quilómetros do planeta Terra.

Furacão José atingiu categoria 4
O furacão José não tem parado de ganhar força nas últimas horas. Neste momento já está com categoria 4, numa escala que vai até 5, com ventos na ordem dos 250 quilómetros/hora.

O José encontra-se situado a este das Caraíbas com uma trajetória que deverá passar pela já fustigada ilha de Barbuda.

Fonte: RTP Notícias
Foto: Ricardo Rojas - Reuters

“Comércio em Festa” volta a trazer animação à Mealhada nas noites de sexta e sábado

“Comércio em Festa” volta a trazer animação à Mealhada nas noites de sexta e sábado
A segunda edição do “Comércio em Festa” regressa, já este fim de semana, às principais artérias comerciais da cidade da Mealhada, com música, moda, promoções, campanhas stockoff, feira do livro, degustações e um sorteio de 500 euros em vales de desconto.
Rita Ferro Rodrigues, da SIC, será a apresentadora do desfile de moda que vai dar a conhecer as propostas dos comerciantes da Mealhada, do vestuário aos acessórios, dos cabeleireiros aos artigos de sapataria ou de decoração de lar. O desfile irá acontecer no anfiteatro da Quinta da Nora, pelas 21h30, no próximo sábado (9 de setembro), dia em que os Double Grooves atuarão no palco móvel que percorrerá a cidade. Antes, na sexta-feira, a animação tem início também na Quinta da Nora, com Eletrik Band, seguindo-se depois o placo móvel, como as “Garotas do Ipanema”.
O comércio em festa procura trazer alguma animação às artérias comerciais da cidade e estimular a adesão ao comércio tradicional. Nestas duas noites, os comerciantes são desafiados a serem criativos e a proporcionarem ações diferentes e atrativas aos consumidores, dando a conhecer os seus produtos e procurando estabelecer com os clientes uma relação de proximidade.
Nos dois dias, no palco móvel que vai percorrer as ruas da cidade com música e animação e, no final, há um sorteio cujo prémio ascende a 500 euros em vales de desconto nos mais diversos estabelecimentos: óticas, boutiques, sapatarias, cabeleireiros, talhos, papelarias, bares, esplanadas e restaurantes. A forma de participação é simples: os estabelecimentos têm ao seu dispor cupões que distribuirão aos consumidores. Estes devem passar por, pelo menos, 12 estabelecimentos aderentes para carimbar o seu cupão. O cupão será depois colocado na tômbola que circula no palco móvel, realizando-se o sorteio à meia-noite de sábado.
A iniciativa “Comércio em Festa” faz parte do programa da autarquia “Verão é na Mealhada”, que decorreu nos meses de julho, agosto e setembro, com o duplo objetivo de estimular a economia local e proporcionar alguns momentos de lazer aos munícipes.

CM Mealhada

Ministra Exige a Demissão do CONAC

Na sequência da noticia que surgiu durante o dia de hoje (veja aqui) que garante que Rui Esteves, Comandante Nacional Operacional, se encontra de forma ilegal no cargo, já existem reacções publicas.
A ministra da Administração Interna, Constança urbano de Sousa exigiu a demissão de Rui Esteves.
Veja mais, dentro de instantes no Sexta às 9 da RTP.
Idem BPS

Vitória na 1ª Jornada e Derrota na 2ª Jornada para ambas as equipas portuguesas a disputar a EMF Champions League 2017 – Campeonato Europeu de MiniFootball para clubes

As duas equipas portuguesas a participar na EMF Champions League 2017 – Campeonato europeu de MiniFootball para clubes – disputada em 6x6 em Catez, Eslovénia, entraram a ganhar na prova. Os lisboestas Bonde Sem Freio tiveram a honra de jogar um dos jogos de abertura da prova e bateram os eslovacos Brothers por 2-1. O primeiro golo surgiu logo no pontapé de saída por Amadou Bah. A primeira parte foi controlada pela equipa portuguesa mas equipa eslovaca respondeu no segundo tempo e superiorizou-se conseguiu o empate aos 39 minutos. Mas ao cair do pano a equipa portuguesa conseguiu o golo da vitória através de Evenilton Junior. O actual campeão português da SuperLiga Nacional Futebol 7, L.Lourosa/Florgrade, foi cabeça-de-série no sorteio, tendo defrontado na 1ª Jornada sob chuva intensa os israelitas Zenit Nord, com a vitória a sorrir aos portugueses por 2-0, num jogo cujo domínio foi total pela equipa de Aveiro. Os golos foram marcados pelos internacionais portugueses de MiniFootball Nuno Capela e José Carlos.
Depois de duas vitórias nos primeiros jogos, ambas as equipas portuguesas foram derrotadas nos respectivos jogos da 2ª Jornada.
O Bonde Sem Freio foi o primeiro a entrar em campo defrontando os búlgaros Active Commerce Sofia e até começou bem ao adiantar-se no marcador por intermédio de Wallace, no entanto a equipa portuguesa deixou fugir os 3 pontos na segunda parte, na qual sofreu os dois golos.
No outro jogo, que opôs os campeões nacionais de Portugal e da Polónia, o L.Lourosa/Florgrade foi batido por expressivos 5-1 pelo Dentim Clinic Katowice, tendo chegado a estar a perder por 5-0, com 2 golos sofridos na sequência de pontapés livre outros 2 através de contra-ataque. O golo de honra foi apontado a 5 minutos do fim por Hugo, depois de uma jogada individual.
Nesta EMF Champions League, o apuramento para a fase seguinte consiste num modelo em que os primeiros classificados entram directamente nos 16-avos Final enquanto que os segundos classificados e os 7 melhores terceiros classificados jogarão entre si o play-off de acesso aos 16-avos Final. Tudo está assim em aberto no que diz respeito à passagem à fase seguinte, sendo teoricamente mais difícil a tarefa dos lisboetas Bonde Sem Freio que defrontam amanhã o actual campeão europeu de MiniFootball, Aramis Mad Dogs, da Hungria. Já o L.Lourosa/Florgrade jogará a passagem à fase seguinte com os checos FC Laguna Pardubice.

O que são as luzes misteriosas vistas durante o sismo no México?

Vários utilizadores publicaram vídeos onde mostram as luzes vistas no céu
Quando a terra tremeu no México esta quinta-feira à noite, às 23:50 hora local (05:50 em Lisboa), várias pessoas viram o céu iluminar-se durante breves momentos. Vídeos do sismo de magnitude 8.1 partilhados nas redes sociais mostram estas luzes, enquanto cresce a especulação sobre o que serão.
A costa sul do país foi abalada esta madrugada pelo que será o sismo mais forte do século, segundo o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e o fenómeno estendeu-se aos céus. As misteriosas luzes são conhecidas como "luzes de terramoto" ou ou EQL (do inglês "Earth Quake Ligh).
Embora não exista consenso na comunidade científica sobre a origem destas luzes, os especialistas garantem que não são relâmpagos, e que não são geradas por extraterrestres nem por entidades sobrenaturais.
O serviço geológico norte-americano (USGS) diz tratar-se de um fenómeno luminoso associado a sismos, resultado de "algum processo físico associado à rutura sísmica ou propagação das ondas sísmicas".
As teorias sobre a origem das luzes giram sempre em volta da libertação de energia. "Um terramoto provoca a rutura de uma falha, ao acumular tensão tectónica na zona", explicou Emilio Carreño, diretor do Instituto Geográfico Nacional de Espanha ao El País. "A fricção das rochas pode gerar à superfície correntes elétricas devido ao fluxo de iões que é gerado".
"As luzes dos terramotos não ocorrem só durante o movimento da terra. Também há registo [das luzes] antes e depois do mesmo", continuou Carreño. Há registos históricos de luzes em tons de branco, azul e violeta.
O especialista refere que estas luzes podem indicar a iminência de um terramoto, já que há registos de casos de luzes de terramoto que surgem até quatro semanas antes do sismo.
Um artigo publicado na revista científica Seismological Research Letters em 2014 argumenta que, quando algumas rochas são colocadas sob stress, são ativadas cargas elétricas e as descargas rompem à superfície originado as chamadas "luzes de terramoto". Este estudo afirma que este fenómeno é raro e que as luzes surgem menos de 0,5% dos sismos registados em todo o mundo.
Além deste sismo, com epicentro a cerca de 70 quilómetros a SW da costa de Chiapas, em zona submersa, com uma profundidade de 70 km, o México foi abalado durante a noite por poderosas réplicas - a maior de magnitude 5,7 na escala aberta de Richter. Para já, há registo de 36 vítimas mortais.

Fonte: DN
Foto: Twitter

Novo aeroporto pode estar em construção em 2019

Resultado de imagem para Novo aeroporto pode estar em construção em 2019
Cabe à ANA entregar ao Governo uma proposta final em 2018.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse que o novo aeroporto do Montijo poderá estar em construção em 2019, se a proposta a apresentar pela ANA "cumprir" o memorando assinado entre o Governo e a concessionária.
"É essa a intenção. Não está aprovada uma proposta final. Há uma negociação para fazer entre o Governo e a ANA - Aeroportos de Portugal para salvaguardar os interesses públicos. Se assim for, em 2019 é nossa intenção que o aeroporto esteja em desenvolvimento", afirmou Pedro Marques.
O responsável, que respondia à Lusa à margem da inauguração da fábrica da multinacional francesa Eurostyle Systems Portugal na zona empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo, disse que, "neste momento, o trabalho que está em curso é um trabalho preparatório".
"Os trabalhos devem estar no terreno em 2019 se a proposta que a ANA nos fizer, a proposta final que nos vai ser feita em 2018, com todos os estudos ambientais, estudos de migração de aves, nos termos do memorando que assinámos, for aprovada", referiu Pedro Marques.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas explicou que o memorando assinado entre o Governo e a concessionária "prevê vários passos".
"A ANA tem vindo a trocar documentação técnica com o Governo. Está, entretanto, a concluir os estudos de natureza ambiental que estavam em curso este ano. Apresentará uma proposta final que será negociada, em 2018, como o memorando previa", referiu.
A ANA entregou até agora ao Governo documentação técnica referente à resposta completar ao aeroporto de Lisboa, quando o calendário previa que em agosto a empresa gestora dos aeroportos submetesse uma proposta para uma infraestrutura aérea no Montijo.
Contactada pela Lusa, a ANA informou ter apresentado "à concedente [Estado] informação técnica sobre o projeto", enquanto o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas disse que "o Governo e a concessionária encontram-se numa fase de troca de informação técnica, conforme determina o memorando", sem precisar o conteúdo nem se constituem a proposta que já deveria estar na posse do Executivo.
Segundo o memorando assinado a 15 de fevereiro entre o Governo e a ANA - Aeroportos de Portugal, gerida pela Vinci Airports, foram definidos seis meses - até meados de agosto - para a apresentação de uma proposta para um aeroporto complementar ao de Lisboa na base aérea do Montijo.
Conforme a Lusa noticiou, o acordo prevê que, "no prazo de 180 dias contados da presente data [15 de fevereiro]", seja apresentado "um relatório com a proposta de alternativa da concessionária ao novo aeroporto de Lisboa, baseada no desenvolvimento de capacidade aeroportuária complementar no Montijo".
Na semana passada o Jornal de Negócios noticiou que "ANA falha prazo do aeroporto do Montijo", referindo que a empresa deveria ter entregue proposta ao Governo em agosto, mas só existiu troca de informação técnica.

Fonte: Lusa
Foto: Christian Charisius/Reuters

Tiago Monteiro hospitalizado após acidente em Barcelona

Resultado de imagem para Tiago Monteiro hospitalizado após acidente em Barcelona
O piloto português Tiago Monteiro, líder do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) despistou-se a alta velocidade na curva 1 do Circuito da Catalunha, durante os testes que a Honda está a realizar em Espanha.
Tiago Monteiro foi retirado do Civic e após ser observado no centro médico do Circuito da Catalunha foi transportado para o hospital, consciente e sem quaisquer ossos partidos. Uma ressonância magnética realizada esta sexta-feira não detetou qualquer lesão, mas o piloto portuense foi aconselhado a continuar no hospital durante o fim de semana.
Na segunda-feira, Tiago Monteiro será reavaliado, altura em que se vai decidir se pode ser transferido, de imediato, para o Porto.
O português lidera o Mundial WTCC com 200 pontos, mais 12 que o sueco Thed Bjork e as próximas corridas do campeonato estão marcadas para a China no dia 15 de outubro.

Fonte: JN
Foto: Rui Manuel Freitas / Global Imagens

Minigolfe Clube de Lamego distinguido com Medalha de Ouro de mérito municipal

Resultado de imagem para Minigolfe Clube de Lamego
Minigolfe Clube de Lamego foi no passado sábado, 2 de setembro, distinguido com a “Medalha de Ouro” de mérito municipal pelo presidente da câmara de Lamego Eng.º Francisco Lopes.
Esta distinção é o reconhecimento público pela divulgação e promoção da modalidade na região e pelo trabalho deste clube, ao longo dos seus 38 anos de história, no desenvolvimento do desporto e juventude da cidade.
A cerimónia foi integrada na gala anual de encerramento da época desportiva e das comemorações do 40º aniversário da Federação Portuguesa de Minigolfe, este ano realizada em Lamego, no átrio do Castelo.
Veja todas as fotos da gala aqui.

Fonte: minigolf.pt

Jogos Sem Fronteiras 2017 – Calendarização


Não perca, desde esta sexta-feira até domingo os Jogos Sem Fronteiras 2017 de Mira farão as delícias do público.

O seu apoio é muito importante para todos os participantes.

Compareça!

Calendário dos jogos para as equipas

Hospitais avisados para tratarem ausência de enfermeiros durante a greve como falta

Resultado de imagem para Hospitais avisados para tratarem ausência de enfermeiros durante a greve como falta
Os hospitais foram alertados pela tutela para estarem atentos a "eventuais ausências de profissionais de enfermagem" durante o período da greve que começa segunda-feira, cuja marcação foi considerada irregular pela secretaria de Estado do Emprego.

A greve foi marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE) para o período entre as 00:00 de segunda-feira e as 24:00 de sexta-feira.

Os enfermeiros reivindicam a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com respetivo aumento salarial, bem como a aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros, mas a Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação desta greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.

Apesar disso, os enfermeiros mantêm a greve nacional para a próxima semana, invocando a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.

Na quinta-feira, os hospitais começaram a receber uma circular da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) sobre este protesto, recordando que o mesmo foi irregularmente convocado e a informar que "eventuais ausências de profissionais de enfermagem neste contexto devem ser tratadas pelos serviços de recursos humanos das instituições nos termos legalmente definidos quanto ao cumprimento do dever de assiduidade".

A ACSS refere ainda que "devem os órgãos de gestão dos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Ministério da Saúde providenciar para que o normal funcionamento dos serviços e da prestação de cuidados não sejam postos em causa".
Fonte: Lusa
Foto: Reuters

Hora de Fecho: Avaliador viu a "TV revolucionária" da Yupido

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O revisor oficial de contas que avaliou o aumento de capital da Yupido ficou "maravilhado" com a "televisão" que lhe mostraram. E, perante um "bem desta envergadura", diz que se lembrou de Steve Jobs.
Responsável pelo aumento de capital da Yupido diz que a plataforma de 29 mil milhões "é do outro mundo". Auditor de contas diz que "não há informação suficiente". E tudo se passa em Telheiras.
Sismo foi sentido na costa sul do México durante a madrugada e obrigou a que fosse decretado risco de tsunami -- que já se começou a formar -- em vários países. Já foram registadas 266 réplicas.
Começam a surgir as primeiras imagens do sismo de magnitude 8,4 que esta noite abalou o México e que já levou ao decretar de um alerta de tsunami para mais de 50 países.
O sismo de magnitude 8,4 que abalou esta madrugada o México levou ao levantamento de um alerta de tsunami para mais de 50 países. Perceba como se dão estes fenómenos.
O México foi abalado esta sexta-feira pelo sismo mais forte dos últimos 100 anos. A culpa é dos violentos movimentos das rochas mexicanas. E o facto de o país estar debaixo de terras quase gelatinosas
Marcelo diz que quando vira à direita, "a direita não nota". Em jeito de recado à oposição, o Presidente da República diz que direita não nota porque "está distraída a bater na esquerda".
Está a circular uma lista de colocações no Ensino Superior na internet mas o Governo avisa que é falsa. Os 52.579 alunos que se candidataram na 1ª fase só saberão resultados no domingo.
Martin Manhoff era um espião norte-americano enviado para a União Soviética com a mais moderna das máquinas fotográficas. Mas foi descoberto e teve de deixar o país. Imagens foram conhecidas agora.
"Avenida Q" voltou aos palcos de teatro, agora no Casino de Lisboa. Fomos aos bastidores do espectáculo que é "a Rua Sésamo em esteróides". Mas houve partes que não vimos: ficámos a chorar a rir. 
Opinião

Rui Ramos
O aumento da dívida pública é grave, mas talvez a cínica divisão dos portugueses em grupos de interesse e em "raças" opostas ainda venha a ser reconhecida como a mais nefasta herança deste governo. 

Helena Garrido
A forma como os bancos se têm encolhido na defesa dos seus interesses no caso BES/Novo Banco é um exemplo da ilusão que é o mercado livre. Mesmo o BCP, o mais atrevido, deu só “um murrinho” na mesa.

Maria João Marques
Com tanto blablablá, a CIG proclamou afinal que as raparigas devem ser como os rapazes para terem sucesso. São, na desconsideração das capacidades femininas, iguais aos machistas.

Luís Aguiar-Conraria
Um PS que prefere a actual solução parlamentar a uma maioria absoluta é um PS que desistiu de cumprir o seu programa. É deixar quem defende o essencial do seu programa eleitoral sem ter em quem votar.

Diana Soller
A liderança internacional da China saiu fortemente abalada com a crise da Coreia do Norte. Pequim não consegue controlar o seu aliado mais rebelde.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Cursos extracurriculares para niños que impulsan la ciencia y la tecnología



por Yesica Flores
Para los padres de la actualidad es importante complementar la educación que sus hijos reciben en escuelas con cursos extracurriculares. El reto al que se enfrentan los papás es saber a qué tipo de clases inscribirlos y que contribuyan a su desarrollo personal y escolar.
 “Al momento de seleccionar un curso extracurricular para los niños, los padres deben tomar en cuenta los gustos de sus hijos y que las clases promuevan su empoderamiento y estimulen su imaginación. Es fundamental revisar bien el abanico de cursos que existen, desde los deportivos hasta los tecnológicos, así como considerar que una buena combinación entre ellos suma para que los niños se desarrollen de manera integral”, mencionó Casandra Espejel, Pedagoga de Robotix, organización mexicana pionera en educación tecnológica.
Algunos de los beneficios que tienen las clases fuera del colegio son: conocer mejor los intereses de los menores, mejorar las habilidades sociales y la concentración. Espejel también destacó que “las clases para niños que impulsan el interés en la ciencia y el trabajo en equipo, estimulan las capacidades de observación, análisis y comunicación lo que favorece para su desarrollo”. De acuerdo con ello, estos son los 5 cursos extracurriculares para niños que promueven la ciencia y la tecnología.
  1. Animación
Casa del Lago UNAM es un centro cultural caracterizado por impartir cursos de distinta índole, que van desde las artes hasta la ciencia y tecnología, todo de manera lúdica. Destaca su taller de animación para niños y niñas, utilizando la técnica de stop-motion y el uso de personajes bidimensionales, con el fin de crear sus propias historias y personajes mientras los instruyen en una técnica tan clásica como vigente.
El curso está dirigido a infantes de 6 a 10 años. Dará comienzo el 24 de septiembre y culmina el 10 de diciembre.
  1. Cursos de robótica
En el aspecto más innovador de la tecnología, RobotiX ofrece cursos orientados a diseñar proyectos tecnológicos con base en la mecánica, electrónica y programación, a través de distintos módulos (Beginner, Creator, Maker) en los que los niños desarrollarán todo su potencial lógico-matemático y creativo mientras aprenden sobre tecnología y robótica para descubrir que en estos términos de aprendizaje no hay límites.
Robotix es el movimiento educativo de mayor impacto en América Latina para el empoderamiento de niños y jóvenes a través de la robótica y las tecnologías exponenciales, y gracias a su modelo educativo lúdico, los niños no necesitan ningún conocimiento previo de robótica para poder inscribirse a partir de los 6 años de edad. La duración de cada módulo es de 6 meses y comienzan en septiembre y en febrero de cada año.
  1. Construye tu propio telescopio
Para los niños apasionados por el espacio, ésta es la opción perfecta. La Casita de las Ciencias del Universum imparte este taller en donde se proporcionan los materiales e indicaciones para construir tu propio telescopio, además de las explicaciones necesarias para entender su funcionamiento.
Necesitas consultar el cupo y las fechas antes, pues se realizan dos talleres por semestre, aunque puedes solicitar informes para sesiones privadas. Dirigido a niños y niñas mayores de 12 años.
  1. Radio con Imaginación
Para los interesados en este medio de comunicación, el Centro Cultural de España imparte el taller Radio con Imaginación, donde aprenderán todos los aspectos relacionados con él, como son producción, edición, guión, locución y generación de contenido, con transmisiones en vivo y grabadas por streaming. Se pueden inscribir niños desde 7 hasta 13 años.
  1. México Hacia Marte
El Centro Cultural Digital de la Ciudad de México ofrece este taller con un singular acercamiento hacia la electrónica, pues el objetivo del mismo es crear un sensor que traduzca señales luminosas en sonido. Este singular instrumento servirá, además de para explicar el desarrollo tecnológico actual, para enviar señales sonoras al espacio.
Pueden asistir personas de todas las edades, aunque se recomienda más para niños de 8 a 12 años. El cupo es limitado.
Acerca de RobotiX: Somos el movimiento educativo de mayor impacto en Latinoamérica para el empoderamiento de los niños y jóvenes a través de la robótica y las tecnologías exponenciales como método para detonar un impacto social.