quarta-feira, 19 de julho de 2017

Opinião: “(A ANPC) Perdeu o Controlo Sobre as Situações e Está Tomada Pelo Desespero”

Bem nada de novo, afinal a “nova filosofia” tem muito pouco de nova e como tal recorre a “técnicas” do tempo da outra senhora! Também não será certamente nenhuma novidade este tipo de comportamento, vindo de quem vem…

Mas é dos livros (aqueles antigos e bafientos) que quando se começa a perder todo o controlo sobre as situações e se é tomado pelo desespero a reacção é tentar (reforço a palavra, tentar) controlar o que se diz e o que se sabe…

Quem não se lembra do “cómico ” Ministro da Informação Iraquiano e as suas celebres conferências de imprensa…
O que este pessoal se esquece é que hoje em dia num pais como Portugal é impossível controlar a “informação”, as redes sociais, os filmes em directo as Tv’s, etc, tornam inglória qualquer tentativa de o fazer, e tal como o referido Ministro Iraquiano, os que tentam controlar a “coisa” vão ser expostos ao ridículo…

Também é dos livros sobre Comunicação (lembro um muito bom da minha amiga e professora Gisela Oliveira que têm por titulo “Prevenir, Socorrer, Comunicar”) que quando exercemos este tipo de comportamentos de condicionamento sobre os Jornalistas, estamos a bater com um pau muito curto num ninho de vespas….

Mais ridículo é que em alguns TO´s os PMEPC estão activados e como tal os Directores dos mesmos tem toda a legitimidade de falar à Imprensa enquanto Director do Plano e enquanto Presidente de Câmara eleito pelo povo…
Depois dizer que na realidade o CONAC pode impedir os seus funcionários (CODIS e 2ºCODIS) de falar, pois são seus subalternos, já não pode exercer tal acção sobre um Comandante de Bombeiros que esteja a exercer a função de Comandante das Operações de Socorro (COS).
Resumindo, esta desesperada acção reflete o estado de como as coisas estão ali para os lados de Carnaxide e de certo modo, na minha opinião, deu inicio ao fim do ciclo da “nova filosofia”…
Fonte: BPS

Eu, Psicóloga: Tem dificuldade para dormir? Estudo mostram 10 possíveis causas para isso acontecer



Rolar de um lado para o outro da cama e, apesar do cansaço, ver o tempo passar sem conseguir pregar o olho. Se você se vê nessa situação com frequência, pode estar entre os 10% da população adulta que sofre de insônia, o distúrbio do sono mais comum.

A condição é definida como a dificuldade de pegar ou manter o sono por ao menos três noites por semana, acompanhada de problemas durante o dia. Quem sofre de insônia tende a ficar cansado e irritadiço durante o dia, além de ter dificuldades de concentração e dor de cabeça.

Um estudo divulgado pela revista New Scientist ( edição 05/04) , afirma que a causa da insônia pode ser conexões falhas no cérebro. A radiologista Shumei Li, de um hospital em Guangzhou, na China, e sua equipe descobriram que, nos cérebros das pessoas com insônia grave – dificuldade de dormir por mais de um mês –, as regiões do hemisfério direito ligadas à memória, ao aprendizado, ao olfato e à emoção estavam mais mal conectadas do que as de uma pessoa saudável.

A equipe também descobriu que quem sofre de insônia tem conexões mais fracas na chamada substância branca do cérebro, região que regula a consciência, o estado de alerta e o sono.

"Este estudo nos leva um passo adiante no entendimento da insônia e um passo mais próximos de um potencial tratamento", afirma Max Wintermark, radiologista de Stanford, afirmando ainda não ser possível comprovar a relação entre as conexões cerebrais e o distúrbio do sono.

As causas da insônia são identificáveis em apenas 50% dos casos, segundo a Universidade de Maryland. No entanto, alguns fatores são frequentemente associados ao distúrbio:

1. Computador

Trabalhar demais no computador resulta num excesso de estímulo cerebral. Ficar focado na tela, sobretudo perto da hora de dormir, pode tornar mais difícil pegar no sono.

2. Atividade física

É verdade que um estilo de vida sedentário pode levar à insônia. Mas se o exercício físico for praticado de quatro a seis horas antes de ir para a cama, ele pode atrapalhar o sono.

3. Cafeína, álcool e drogas

Ingerir cafeína, álcool, drogas recreativas em excesso ou certos medicamentos, como estimulantes e remédios para pressão, afeta o sono. Cigarro também pode causar inquietação. Ao mesmo tempo, parar de fumar pode causar insônia temporária.

4. Depressão

A depressão costuma afetar o sono. Cerca de 80% das pessoas com depressão têm dificuldade de pegar no sono, segundo a pesquisa . Ao mesmo tempo, muitas vezes quem sofre da doença dorme demais.

5. Doenças neurológicas

Além da depressão, condições psiquiátricas e neurológicas, como ansiedade, síndrome das pernas inquietas, mal de Parkinson e Alzheimer, podem levar à insônia. A causa pode ser tanto alterações nas regiões cerebrais que afetam o sono como medicamentos usados para tratar as doenças.

6. Stress

O stress é uma das causas mais comuns da insônia. Um acontecimento traumático ou preocupações com as finanças, o trabalho ou a família costumam tirar o sono. Trabalhar em turnos noturnos ou mudar de escala constantemente também afeta o relógio biológico.

7. Hormônios

Alterações hormonais durante o ciclo menstrual podem influenciar o sono. Geralmente se tem problemas para dormir durante a menstruação, e o sono melhora na metade do ciclo, com a ovulação. Entre 30% e 40% das mulheres na menopausa também sofrem de insônia. No geral, as mulheres têm mais chance de serem acometidas pelo distúrbio do sono do que os homens.

8. Dor crônica

Males como refluxo, fibromialgia, artrite e outras síndromes de dor crônica podem afetar a qualidade do sono. De acordo com um estudo de 2015 da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, 36% das pessoas com dor crônica disseram dormir bem ou muito bem. Entre as pessoas sem dores, a taxa sobe para 65%.

9. Idade avançada

Alterações biológicas associadas ao envelhecimento, assim como condições médicas decorrentes da idade e efeitos colaterais de medicamentos contribuem para a insônia.

10. Ronco

Se você ronca ou tem um parceiro que ronca, isso pode ser um grande problema. Barulhos imprevistos podem impedir que você pegue no sono ou fazer com que você acorde no meio da noite. O melhor é recorrer a um protetor de ouvidos.

Debora Oliveira
Psicóloga Clinica

OS COMUNISTAS DE PLANTÃO E SUAS IDEOLOGIAS MIRABOLANTES

João António Pagliosa
Em 1913, Vladimir Lênin, considerado o pai do comunismo, (um sistema governamental totalitário e ateísta), elaborou as ideologias
socialistas que resumo abaixo, para um comparativo com o que vivemos no Brasil, pelo menos nos dezesseis últimos anos.

Antes, permito-me esclarecer que a maioria do povo brasileiro não se dá conta de toda esta enxurrada de imoralidade que objetiva destruir nossas instituições mais fortes, e que sustentam nossa débil
democracia. A saber: a família, o estado de direito, o bem público, a religião, as forças armadas, nossas lideranças civis, políticas, e eclesiásticas.

Ninguém pode ser ingênuo, e acreditar que este mar de vergonha e corrupção que assola o país, não tem nada a ver com sua vida, com seu negócios, com sua liberdade, com sua qualidade de vida, com seu futuro e com o futuro de seus filhos e netos.

Veja as ideologias de Lênin:

1-Corromper os jovens e dar-lhes total liberdade sexual.

Eu considero que o governo vinha se esmerando em esculhambar esta importante questão. Em nome da irresponsável liberdade, estimulavam o pecado, a pornografia, o sexo mercantilizado, em total detrimento à moral e aos bons costumes.

2-Controlar todos os meios de comunicação.

Qualquer brasileiro minimamente racional entende o quanto os insanos petralhas, nos governos Lula e Dilma, batalharam para cercear a liberdade de imprensa.

Neste ponto preciso parafrasear Thomas Jefferson, que em 1787, declarou:”Se tivesse que decidir entre um governo sem jornais e ter jornais sem um governo, eu não hesitaria nem por um momento antes de escolher a segunda opção.”

Agora veja o que disse Lênin, em 1912:
”Dar à burguesia (povo) a arma da liberdade de imprensa é facilitar e ajudar a causa do inimigo. Nós não desejamos um fim suicida, então não a daremos.”

O italiano Antonio Gramsci (1891-1937) foi comunista ferrenho, e o maior ideólogo da censura à imprensa, e sabedor que a revolução pelas armas é inviável, sugeriu que os governos totalitários precisariam se impor envenenando a cultura de seus povos, envenenando o pensamento das pessoas e do país, estraçalhando sua própria linguagem e suas instituições mais nobres.

3-Dividir a população em grupos antagônicos e incitá-los a discussões sobre temas sociais.

Como temos visto acontecer estas questões, nos últimos anos. E o governo conta com providencial ajuda da mídia, que deveria estar no meio de toda esta confusão informando a veracidade dos fatos. Mas, não o faz... A mídia parece jogar contra, com excesso de ideologias nefastas e carência de pragmatismo. Muito lamentável!

4-Destruir a confiança da população e seus líderes políticos e militares e eclesiásticos.

Depois de tanta impunidade e de tanta manipulação de bens alheios, onde milhões de brasileiros perderam seu trabalho e a crença na justiça e nos seus homens públicos, vemos finalmente a Justiça agir com prudência e sabedoria e iniciar o engaiolamento de corruptos de carteirinha.

Nossos políticos, depois de tanta farra, começam a entender que não estão acima da lei. A condenação de Lula, é um ato que há muito os homens honestos desejavam...

5-Esbanjar dinheiro público, desacreditar o país interna e externamente e causar pânico e desconforto na população por meio do aumento da inflação.

Lembra você quanto dinheiro brasileiro foi "doado" para nações e republiquetas de ditadores esquerdistas/populistas? Quantas obras faraônicas em países vizinhos, com nosso país com sua infraestrutura sempre capenga.

Os governos Lula e Dilma quase quebraram a Petrobrás, e o BNDES e os Bancos Estatais iam pelo mesmo caminho... Se não houvesse um impeachmnet !

6-Elogiar e “brigar” pela democracia mas assumir o poder sem qualquer escrúpulos.

Vê como agem nossos governantes? Falam de uma forma e agem no sentido diametralmente oposto. Mentem descaradamente, como se fossemos incapazes de raciocinar e não tivéssemos nenhuma memória.

7- Promover greves, mesmo a ilegais, inclusive nas indústrias e
setores vitais para engessar o país.

As estranhas e repentinas ondas de greves que assolaram o país bem recentemente, precisam ser refletidas...

8-Promover distúrbios e contribuir para que as autoridades constituídas, não as coíbam.

O MST e o Vila Campesina são exemplos eloquentes. A CNBB, idem. Agora, só agora, os bispos da CNBB se tocaram sobre a situação crítica da Venezuela... Que vergonha!

9-Cooperar com a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes.

10-Desarmar a população e confiscar as armas, impossibilitando
qualquer resistência.

Felizmente o povo brasileiro votou NÃO ao referendo de 2005 que queria desarmar as pessoas de bem. Ficaria fácil demais para qualquer
bandido...

Curitiba, 19 de julho de 2017

Apresentação Editorial - Alteração de Localização | Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede

Estando inicialmente prevista a sessão de apresentação para os Jardins do Museu da Pedra do Município de Cantanhede, mas considerando as previsões climatéricas adversas para a noite de amanhã, 20 de julho, informa-se que a apresentação do livro “A Educação, a Cultura e o Desporto”, 6.º volume da coleção “Construir a Memória da Região de Cantanhede” da autoria do Prof. Manuel Cidalino Madaleno, realizar-se-á no Auditório do Centro Paroquial S. Pedro, Cantanhede.

Orçamento Participativo 2017 vai comtemplar seis projetos

O Município de Albergaria-a-Velha vai concretizar os seis projetos mais votados no Orçamento Participativo (OP) 2017, mais três do que na primeira edição de 2015/2016. O aumento do número de projetos contemplados deve-se não só ao reforço do montante disponível para o OP – mais 20 mil euros do que na anterior edição, num total de 120 mil euros – mas também ao valor inferior de cada um dos projetos, o que permite abranger mais iniciativas apresentadas pelos munícipes.

  Durante o mês de junho, foram disponibilizados na plataforma digital op.cm-albergaria.pt 20 projetos para votação que abrangeram todo o território concelhio. O projeto mais votado foi o “EsterelizAnimal”, uma iniciativa que visa esterilizar cerca de 100 gatos e cães que se encontram abandonados, contribuindo para o controlo do número de animais na rua. Os outros projetos englobam a valorização turística e educativa da Pateira de Frossos, a criação de uma rede de transportes urbanos no Concelho (ALBUS), o desenvolvimento de laboratórios de aprendizagem móveis para as crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, a criação de um circuito de manutenção na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha e a disponibilização de uma parede de Arte Urbana.

Quatro dos projetos selecionados são transversais a todo o Concelho, havendo um que contempla a freguesia de São de Loure e Frossos (valorização turística e educativa da Pateira de Frossos) e o outro a freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior (circuito de manutenção na Zona Industrial). A apresentação pública dos projetos vencedores terá lugar no dia 24 de julho, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

  António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, explica que “o Orçamento Participativo veio aproximar a gestão autárquica dos munícipes, assegurando o envolvimento dos particulares na defesa dos seus interesses e reforçando o papel dos cidadãos na construção de uma sociedade civil mais forte.”

Na segunda edição do Orçamento Participativo foram submetidas 43 propostas, quer através da plataforma digital, quer através das Assembleias Participativas realizadas nas atuais e antigas sedes das juntas de freguesia. Após a análise técnica dos serviços camarários, foram selecionados 20 projetos para votação, sendo contemplados os seis projetos mais votados. 

Apresentação Pública Da Área De Reabilitação Urbana De Cabanas De Viriato

Vai realizar-se hoje, quarta-feira, dia 19 de julho, pelas 21h30, na sede da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, a apresentação pública da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Cabanas de Viriato.

Após o processo de delimitação da ARU da vila de Carregal do Sal, a Câmara Municipal de Carregal do Sal prosseguiu o processo de delimitação das ARU com a delimitação das ARU de Cabanas de Viriato e de Oliveira do Conde.
As ARU são um extraordinário motor de incentivo à reabilitação de prédios degradados com benefícios ao nível do IMI, do IVA, do IMT, no IRS, na Derrama e outros incentivos municipais definidos pela Câmara Municipal e aprovados na Assembleia Municipal e que passam por Simplificação de Procedimentos, Reduções, Isenções e Comparticipações.

Venha conhecer a ARU de Cabanas de Viriato. Compareça. Informe-se.

LISBOA Stone Crushers Traz Skate, Arte e Cultura Para a Baixa Lisboeta

LISBOA STONE CRUSHERS 2017 TRAZ SKATE, ARTE E CULTURA PARA A BAIXA LISBOETA A 27, 28 E 29 DE JULHO


Porque nem só de skate vive o homem, o Lisboa Stone Crushers quer por em evidência a veia artística intrínseca à modalidade, com exposições e com a estreia europeia do documentário “Devoted”, do realizador francês Lucas Beaufort.
O Lisboa Stone Crushers é skate, mas também é arte e cultura. A primeira edição deste campeonato internacional de skate nas vertentes “Street” e “Vert”, que decorre a 27, 28 e 29 de julho na baixa lisboeta, vai trazer a Portugal nomes sonantes da modalidade, mas vai também dar foco à vertente mais artística deste estilo de vida, com uma exposição a ter lugar na Underdogs Public Art Store + Montana Lisboa, e com a estreia europeia do documentário “Devoted”, realizado pelo (também skater) francês Lucas Beaufort. Um filme que retrata os media de skate, num tributo a quem tem dedicado a sua vida a captar e transmitir a essência da modalidade. Jornalistas, fotógrafos, skaters e marcas estão documentados no filme, que se apresenta em 3 períodos: anos 90, entre 2000 e 2016 e em uma antevisão dos media da especialidade, para os próximos 10 anos. A estreia do “Devoted” vai ter lugar no Cinema Ideal, na sexta-feira, dia 28, e tem entrada livre (limitada à lotação da sala).
A exposição na Underdogs Public Art Store + Montana Lisboa reúne obras de diferentes artistas convidados a intervir em tábuas de skate, e abre ao público às 18 horas no dia 27, data  que marca o arranque da primeira edição do Lisboa Stone Crushers, que ainda durante essa tarde recebe os skaters para uma sessão de treinos no Half-Pipe, no Marquês de Pombal.
É já no final do mês de julho que o LISBOA Stone Crushers vai trazer para a Praça do Marquês de Pombal um Half-Pipe com 350m2 de área e cerca de 7 metros de altura, onde alguns dos melhores skaters mundiais vão mostrar as mais espetaculares manobras em cima de um skate., num evento que vai estender-se também ao Martim Moniz e ao Parque Eduardo VII.
O Lisboa Stone Crushers é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa, Entre Mercúrio e Marte e The Boardr, com o patrocínio da Element Skateboards, DC Shoes, Dakine, Ericeira Surf & Skate, Dickies , Protec, Surge e Emoções2. A SIC Radical é a Televisão Oficial. A Rádio Oficial é a Antena3. Parceria de media Vice e Sapo. Com o apoio Brand Digital, Todos, Until We Film, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Junta de Freguesia de Avenidas Novas e Turismo de Lisboa. E o apoio à produção de Santa Cecília e Keybusiness.

Acreditações para Imprensa
RSVP até sexta-feira, 21 de julho para o email cristinagerardo@gmail.com 


Anexos:
Cartaz Lisboa Stone Crushers - Cultura e Arte - Créditos Ilustração: Lucas Beaufort
Cartaz Lisboa Stone Crushers - Geral
Cartaz “Devoted”  
PR#1 Lisboa Stone Crushers traz a Lisboa alguns dos melhores skaters mundiais
PR#2 Skate_Art_LisboaStoneCrushers
Programa Lisboa Stone Crushers

Site

About the vídeo-documentary “Devoted”
Teaser:

Materiais de Comunicação

Promo vídeo LISBOA Stone Crushers

Créditos Promo vídeo:
Director
Pedro F Costa
DOP
Luís Moreira
Production Company
DPFC
Música: Slow J “Sonhei para Dentro”
Álbum: “The Art of Slowing Down” 

Facebook – LISBOA Stone Crushers 2017


Liga de Amigos Secção Bombeiros Freixianda | Colheita de Sangue

A Liga de Amigos da secção dos Bombeiros Freixianda vai realizar uma colheita de sangue na Secção de Bombeiros da Freixianda no dia 7 de Agosto (2ª Feira ) entre as 9h e as 13h.
Organização da iniciativa solidária está da Liga de Amigos dos Bombeiros da Secção de Freixianda, conta com o apoio Instituto Português do Sangue | Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra.
Colaboram ainda a União de Freguesias de Freixianda , Ribeira do Fárrio e Formigais.

Dar Sangue é Salvar Vidas !

Jorge Santos

Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede | Cortejo Alegórico e Cavalhadas - S. Tomé Ançã 2017 |

VIVA A ALEGRIA E CONVÍVIO SAUDÁVEL DO POVO

Suicídios na juventude. Por quê?

Paulo Henrique Américo de Araújo

Baleia azul

No vocabulário de expressões modernas surgiu mais uma novidade: o jogo da “Baleia Azul”.

Ao contrário do que o nome “Baleia Azul” sugere, não há inocência por detrás de tal brincadeira. Ela pode até levar um jovem ao suicídio, caso a vítima aceite os desafios propostos por um desconhecido online, controlador do jogo.
No mês de maio último, a polícia encontrou alguns adolescentes à beira de uma rodovia no Distrito Federal1. Chorando de desespero, eles procuravam cumprir a última etapa da “baleia azul”: atirar-se na frente de um ônibus em alta velocidade!
Baleia azul
Em outros casos, não houve tempo de salvar a vítima.

A onda do macabro jogo é provavelmente passageira e parece que vai saindo “de moda”. Mas um assunto de maior vulto relaciona-se diretamente com ele. Por que adolescentes suicidam-se cada vez mais?

Calculando a dimensão do problema

Segundo recente artigo da BBC Brasil2, um estudo baseado em dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, revela dados preocupantes. A primeira informação: considerando toda a população brasileira, entre 1980 e 2014, houve um aumento de 60% na taxa de suicídios.
Quanto aos dados relativos à população jovem, o mesmo artigo reproduz o que diz o estudo: “Em 1980, a taxa de suicídios na faixa etária de 15 a 29 anos era de 4,4 por 100 mil habitantes; chegou a 4,1 em 1990 e a 4,5 em 2000”. Já no período entre 2002 e 2014, a taxa subiu de 5,1 para 5,6 por 100 mil habitantes. O estudo conclui: “Assim, entre 1980 a 2014, houve um crescimento de 27,2%” na taxa de suicídios, considerando a mesma faixa de idade.
Para se ter uma ideia mais concreta do que tais números representam, a mesma pesquisa mostra que em 2014, houve, somente no Brasil, 2.898 suicídios de jovens de 15 a 29 anos.
Insisto, pois a questão se impõe: por que tantos jovens acabam com a própria vida?
É importante fazer notar, antes de tudo, que o artigo citado tenta fornecer algumas respostas à pergunta acima, usando declarações de diversos sociólogos e psicólogos. Segundo esses especialistas, “o problema é normalmente associado a fatores como depressão, abuso de drogas e álcool, além das chamadas questões interpessoais, violência sexual, abusos, violência doméstica e bullying”.
De fato, podemos encontrar tais causas por detrás dos suicídios. Contudo, o que impele um jovem a usar drogas, por exemplo, ou o que ocasiona sua depressão? Qual é a raiz da violência doméstica?

A falta da noção do sofrimento na vida

Baleia azul
O mais fundo do problema reside, sem dúvida, na decadência moral generalizada do mundo contemporâneo. Essa decadência afeta diretamente a constituição da família. Se a família se desfaz, é inevitável a propensão do jovem para as drogas e a violência, de um lado; e sua menor capacidade, por outro lado, de suportar as dificuldades quotidianas, cujo desfecho pode ser a depressão.

Há mais um fator, ignorado pelo artigo da BBC: o mundo contemporâneo oferece sem cessar múltiplos divertimentos e prazeres. Sendo a juventude o grupo que mais deveria se “beneficiar” deles, a lógica conclui que, quanto mais jovem, maior o desejo de aproveitar a vida e, portanto, mais afastada a hipótese de suicídio.
Contudo, não é o que ocorre na prática. E aqui fica desmascarada uma grande ilusão de nossos dias: quanto mais gozo da vida, mais felicidade. Se assim fosse, deveria haver menos suicídios, sobretudo entre os jovens.
Volto ao jogo da “Baleia Azul”. Supostamente, jovens conectados à internet têm diante de si possibilidades ilimitadas de entretenimento. Diversões fáceis e constantes, sempre mais almejadas. No banquete frenético de diversões aparece outra: um jogo de desafios cada vez mais ousados. O último deles termina em suicídio.
Assim, a saturação dos prazeres leva à frustração, a qual, por sua vez, provoca a busca intensa de novidades e entretenimento. Diversões, festas e jogos em demasia… decepção, desespero, suicídio!
E não adianta dizer que os suicídios atingem jovens das classes baixas ou com menos oportunidades na vida. O artigo mencionado demonstra que jovens considerados de elite, como estudantes de medicina, pertencem também às estatísticas de suicídio. E não nos esqueçamos do grande número de viciados em drogas entre a juventude das classes mais altas.
Revela-se aqui uma das maiores causas do suicídio juvenil: a hipertrofia dos prazeres — incentivada pela grande mídia e pela pedagogia moderna, como o ensino da chamada Ideologia de Gênero —, que além de rejeitarem e negarem a ideia do sofrimento e, por conseguinte, do pecado, criam um circuito de ilusões na mente dos jovens. O pecado leva a outro pecado, e como consequência surge o fantasma dos problemas de consciência, sofrimento interior… suicídio!

A admirável lição de Santa Teresinha

Baleia azul
O que fazer diante dessa constatação? Talvez uma rápida lição de santidade deite um pouco de luz nessas sombras.

Abro a famosa História de uma Alma, autobiografia de Santa Teresinha do Menino Jesus, e leio o seguinte trecho sobre sua juventude: “Tudo, ao redor de mim, era alegria e felicidade; eu era festejada, acariciada, admirada, numa palavra, [...] minha vida foi semeada só de flores… Confesso que esta vida tinha encantos para mim”3.
A “pequena santa” de Lisieux reconhece os atrativos e os prazeres da juventude. Mas logo adiante — algo negado à juventude moderna — vem a reflexão serena e coerente: “Aos dez anos o coração deixa-se facilmente fascinar, por isso considero uma grande graça não ter ficado em Alençon; os amigos que tínhamos aí eram muito mundanos, [...] Não pensavam bastante na morte e, no entanto, a morte veio visitar um grande número de pessoas jovens, ricas e felizes, que conheci!!!”.
Eis aí uma lição a ser ensinada aos jovens de hoje. Os momentos de felicidade são transitórios e muitas vezes ilusórios. A vida não se constitui só de prazeres. E estes devem ser moderados e regulados segundo a moral. É necessário ter diante de si as dificuldades e os sofrimentos de todos os dias. Saber enfrentá-los reverte-se em eficaz remédio contra a frustração, o desespero, e, por fim, o suicídio.

 Fonte: ABIM
______________
Notas: 
  1. http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39672513
  2. Manuscritos autobiográficos, 2ª edição, Cotia – SP, 1960, p. 100.

Ordem dos Médicos abre processo a Gentil Martins

Médico causou polémica ao afirmar que homossexualidade "é uma anomalia"
Resultado de imagem para Ordem dos Médicos abre processo a Gentil Martins
A queixa formal enviada à Ordem dos Médicos, devido às declarações polémicas do cirurgião Gentil Martins sobre a homossexualidade, esta foi reencaminhada para o Conselho Disciplinar do Sul, de acordo com o Expresso, que cita fonte oficial do organismo.
Resultado de imagem para Ordem dos Médicos abre processo a Gentil MartinsEste conselho funciona, dentro da Ordem dos Médicos, como um tribunal e de forma independente. O organismo espera agora a decisão do Conselho Disciplinar do Sul para depois se pronunciar.
O cirurgião defendeu na entrevista à revista do Expresso que a homossexualidade constitui "uma anomalia", "um desvio da personalidade". "Como os sadomasoquistas ou as pessoas que se mutilam", comparou. O médico garantiu que quando tem de tratar estas pessoas o faz "como a qualquer doente", mas realçou que não aceita promovê-la.
Manifestando-se contra a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo e contra o aborto, o médico católico praticante, foi também bastante crítico em relação a Cristiano Ronaldo, que recorreu a barrigas de aluguer para ter três filhos.
"Considero um crime grave. É degradante, uma tristeza. O Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito, mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém ", disse, defendendo que "toda a criança tem direito a ter mãe".
Fonte: DN
Foto: JORGE AMARAL/GLOBAL IMAGENS

“Crochet Veste com Arte” em Vila Nova de Cerveira



Desfile único a nível nacional com 60 peças de vestuário em crochet
12 trajes alto-minhotos e 1 vestido de noiva
Dia 22 de julho, 21h30, Auditório Municipal


Vila Nova de Cerveira vai ser palco de um desfile único a nível nacional, integrado no projeto de sucesso “O Crochet Sai à Rua”, iniciado em 2014.
Centenas de cerveirenses dedicaram centenas de horas a tricotar uma coleção de vestuário exclusivamente em crochet e que vai ser apresentada publicamente num desfile denominado ‘O Crochet Veste com Arte em Cerveira’.
A exclusividade do evento afirma-se pela criação de 12 trajes regionais alto-minhotos e na apresentação de um ‘romântico’ vestido de noiva, trabalhos minuciosamente idealizados e concretizados em crochet pelas juntas de freguesias e IPSS’s do concelho. A coleção fica completa com vestidos, casacos, artigos de praia e acessórios diversos, da autoria de cerveirenses que se juntaram ao projeto.
Não há palavras que consigam expressar fielmente a autenticidade e a beleza das peças criadas, com os detalhes a serem verdadeiramente valorizados quando apreciados ao vivo.
Em complementaridade à ‘passerelle’, onde 30 jovens modelos vão desfilar, o evento demarca-se por momentos de dança, música, animação, e muitas surpresas.
Desde 2014, Vila Nova de Cerveira afirma-se na arte secular do crochet, com o lançamento d’ ‘O Crochet Sai à Rua’, um projeto comunitário de ornamentação das ruas e edifícios públicos durante o período de Verão.
Pela forte adesão da comunidade e pelo feedback de milhares de turistas que visitaram o concelho, o evento regressou em 2016, num formato idêntico na sua essência, mas mais abrangente na envolvência da comunidade e das associações locais, com sucesso garantido.
Chega 2017, e como forma de brindar seja os turistas já fidelizados pelo evento seja cativar novos públicos, o Município de Vila Nova de Cerveira aceitou a proposta da comunidade e assim surge ‘O Crochet Veste com Arte em Cerveira’, agendado para o próximo dia 22 de julho, às 21h30, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Por se tratar de um evento sem antecedentes a nível nacional, vimos pelo presente auferir o interesse do vosso programa neste evento.

UCC Ammaya representa ULSNA na feira de São João

No mês passado, por ocasião da Feira de S. João, em Évora, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, através da Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya, participou neste evento ocupando o stand da Administração Regional de Saúde do Alentejo, durante o dia 28, com intervenções de educação para a saúde dirigidas a crianças e adultos (visitantes), no âmbito da temática "Cuidados com a exposição ao Sol".

Foram simulados 2 ambientes diferentes (praia e campo), de modo a ser possível realizar-se um jogo onde crianças/adultos escolheram os objetos que levariam consigo para a praia ou para o campo num dia de sol e calor. A equipa de enfermagem da UCC Ammaya validou junto dos participantes se os objetos estavam adequados ou não, explicando o porquê, nomeadamente no que se refere aos protetores solares adequados, alimentação, hidratação e vestuário adequado. No final do jogo, os participantes puderam tirar uma foto (com os seus próprios dispositivos móveis) com algumas frases e adereços relacionados com os cuidados com a exposição ao sol.
No sentido de sedimentar a informação, os participantes receberam um folheto sobre os cuidados com a exposição ao sol (elaborado pela DGS) e umas amostras de protetores solares (para crianças e para adultos) que a UCC Ammaya conseguiu junto de representantes da indústria farmacêutica.
Desta forma, a equipa da UCC Ammaya procurou sensibilizar as crianças e os adultos sobre os cuidados a ter com a exposição ao sol, de modo a termos uns verdadeiros Heróis do Verão!

ULSNA



Portugal perdeu com Espanha na estreia

A resistência portuguesa frente a Espanha durou 23 minutos, quando Vicky Losada colocou la rojaa vencer por 1-0 em Doetinchem. Amanda Sampedro ampliou para 2-0 aos 42'
Resultado de imagem para Portugal perdeu com Espanha na estreia
A seleção portuguesa de futebol feminino perdeu diante de Espanha, por 0-2, na histórica primeira partida de sempre para as futebolistas lusas em fases finais de grandes competições.
Em jogo da 1ª jornada do Grupo D do Campeonato da Europa, Vicky Losada colocou as espanholas em vantagem, aos 22 minutos. Amanda Sampedro acentuou a diferença aos 42'.
Portugal jogou com: Patrícia Morais; Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa e Dolores Silva; Vanessa Marques, Tatiana Pinto e Suzane Pires (Melissa Antunes, 71'); Ana Leite (Carolina Mendes, 59'), Cláudia Neto e Diana Silva (Laura Luís, 85').
Na próxima jornada, a seleção nacional defronta a Escócia, dia 23, às 17.00. No outro jogo enfrentam-se Inglaterra e Espanha.

Fonte: DN
Foto: TWITTER @UEFAWOMENSEURO

As Festas de São Tomé estão quase a iniciar!

Mais dois dias e as Festas de Mira farão a alegria de milhares de pessoas.
Artistas com nome garantido no panorama discográfico nacional, stands, tasquinhas e muitas outras atrações estarão a receber gente da terra, de outras terras e ainda, gente que vem de muito longe para "matar saudades" daquilo que Mira tem de melhor: o seu mar, a sua floresta, a sua gastronomia e a sua reconhecida hospitalidade!
Quem vier a Mira vai querer voltar. É impossível não se apaixonar por este lugar...
Veja, aqui, as imagens dos preparativos para as Festas de São Tomé
Francisco Ferra