domingo, 16 de julho de 2017

Colheita de sangue Dia 19 de Julho entre as 15 e as 19,30 horas no posto Fixo da ADASCA em Aveiro



SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita

Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017





Ainda existem vagas para esta excursão.


Ílhavo: Festival do Bacalhau 2017

Programação musical
Resultado de imagem para Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré
O Festival do Bacalhau regressa de 9 a 13 de agosto ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, completando, este ano, uma década de edições com as mais fantásticas experiências com o fiel amigo como mote.
Depois de jantar, todas as noites há um “digestivo musical”, que é servido gratuitamente. José Cid é o primeiro a pisar o palco, no dia 9 de agosto, prometendo um aluvião de clássicos, embora com um banho contemporâneo, sem perder o fôlego a alguns dos temas mais recentes. É que José Cid tem dois discos novos nas mãos: um, “O Clube dos Corações Solitários do Capitão Cid” é um tributo aos The Beatles nos cinquenta anos de Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band; o outro, “Vozes do Além”, dá música a poemas de Frederico García Lorca, Natália Correia e Sophia de Mello Breyner. Mário Mata e Gonçalo Tavares são os convidados especiais deste espetáculo no Festival do Bacalhau.
Na segunda noite, Jorge Palma sobe ao palco com quatro décadas de canções na bagagem. Em 2016, Palma festejou os 25 anos do glorioso “Só”, mas tem estado sempre bem acompanhado. Neste espetáculo no Festival do Bacalhau, Vicente Palma, Pedro Vidal, Nuno Lucas e João Correia são os elementos da banda, composta por guitarra acústica e piano, guitarra eléctrica, baixo e bateria que lhe dá música.
Na noite de sexta-feira, é a vez de Miguel Araújo, que se popularizou a solo com temas como “Os Maridos das Outras” “Fizz Limão” ou “Capitão Fantástico”. Em 2017, o cantor chega ao Festival do Bacalhau com um novo disco, lançado em maio, que começa a dar os primeiros passeios este verão.
Deolinda Kinzimba e a Filarmónica Gafanhense é uma combinação improvável, mas que promete momentos de elevada ascensão musical no penúltimo dia de Festival do Bacalhau. Deolinda Kinzimba, vencedora do último concurso “The Voice”, junta a sua poderosa voz ao portentoso potencial da Filarmónica Gafanhense. No Jardim Oudinot, além da sua primeira música original, “Primeira Vez”, vão soar canções das grandes divas 
que a inspiram e com quem partilha tons que parecem humanamente impossíveis de atingir. A Filarmónica Gafanhense irá fazer-se valer do seu impactante instrumental, numa fusão de talento que promete resultar num dos concertos mais marcantes do Festival do Bacalhau.
A 13 de agosto, é Virgul quem dá o concerto de despedida do festival. Depois do fim dos Da Weasel, o performer e entertainer estreou, em 2016, o seu primeiro single a solo: “I Need This Girl” combina house, pop, tropical, e faz o público viajar entre a Jamaica e o Algarve, o Caribe e Miami ou o Hawai e o Rio de Janeiro, com paragens obrigatórias por Porto Rico, Luanda ou Haiti.
Além das tasquinhas de bacalhau e dos concertos, durante cinco dias, de manhã à noite, há inúmeras ações a decorrer para toda a família, entre sessões de showcooking, degustações, workshops, artesanato, visitas ao Navio Museu Santo André, desportos náuticos, a Corrida Mais Louca da Ria, a Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a Volta ao Cais em Pasteleira. No Cais das Brincadeiras, há também um vasto programa de jogos e atividades a pensar nos mais novos.

CMÍlhavo

Hora de Fecho: "Percebi que o meu pai ia morrer. Ele não"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
É médico mas nunca viu doentes. Estuda o cancro há 40 anos, mas gosta é de dar aulas. Egoísta, medroso e com mau feitio, assim se descreve, entre sorrisos, o patologista Sobrinho Simões.
Lobos, dragões e leões. O jogo dos tronos aproxima-se do fim e a sétima temporada pode dar pistas sobre o futuro de Westeros. Mas o verdadeiro perigo vem do norte e esse torna-se cada vez mais real.
O Observador faz a pré-publicação do livro de J.D. Vance, uma autobiografia que é também um retrato da América industrial branca, a América que, devastada, se virou para Donald Trump.
Os cabeças de cartaz Deftones fizeram-se sentir, dentro e fora do palco. Mas o estilo foi muito além das t-shirts pretas no último dia do Super Bock Super Rock.
São homens, mantêm-se fiéis aos clássicos da moda masculina e, quando saem à rua, seja em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo, fazem parar o trânsito. Afinal, o que é ser dandy?
O incêndio de grandes dimensões que deflagrou na madrugada deste domingo já está em fase de resolução, mas entretanto o helicóptero despenhou-se na barragem de Vila Chã.
Os problemas físicos de Cilic não ajudaram à festa, mas Federer voltou a ser FedEx e arrasou por completo na oitava vitória em Wimbledon. Os 'velhos' são os novos campeões da moda no desporto. Porquê?
Fernando Pimenta começou o dia com um oitavo lugar na final de K1 500 metros mas guardou forças para se destacar no K1 5.000 metros: mais uma medalha no Europeu, agora de prata.
Vice-presidente da bancada do PSD diz que Ferro Rodrigues é "incomparavelmente" pior presidente da AR que os seus antecessores. E que violou separação de poderes, ao desvalorizar Galpgate.
O autarca diz que nunca se descreveria como "menino de ouro" do PS e não assume, sem o rejeitar, o desejo de ser líder do partido e do Governo: "O futuro será o que for".
Fonte do CDOS garantiu ao Observador que não estiveram em perigo habitações nem pessoas uma vez que o incêndio, que teve duas frentes ativas, aconteceu numa zona de mato. 
Opinião

Helena Matos
Em meados de Junho no tempo em que tudo corria bem rebentou a crise da deputada cigana. Depois aconteceram Pedrogão e Tancos e o caso da deputada cigana foi encerrado. Agora é a vez de Gentil Martins 

João Marques de Almeida
“2017” não é, claramente, “2016” O estado de graça de Costa acabou-se. Regressado das férias, cometeu um erro enorme: para relativizar o roubo das armas de Tancos, traiu o Presidente da República.

Alberto Gonçalves
Embora sem descurar a habitual concentração de intrujices, descaramento e prepotência, existem sinais nítidos de que o PS decidiu deixar-se de meias medidas e começar a gozar abertamente com o pagode.

José Miguel Cardoso Pereira, Francisco Cordovil, Tiago Oliveira, Paulo Fernandes, Henrique Pereira dos Santos e Pedro Bingre do Amaral
Propostas de seis especialistas para atenuar o problema dos incêndios em Portugal, umas mais restritas e de custo limitado, outras que exigem alterações profundas ao modo como o país está organizado.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A Igreja católica foi a única instituição que apoiou e defendeu os polacos no seu processo de libertação do comunismo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Centro Histórico​ de Coimbra

imagem não exibida
As estreitas ruas, becos e escadas medievais cheias de pequenas lojas tradicionais tornam a Baixa de Coimbra única e cheia de vida. É aqui que, desde o início da história da cidade, se aposta no comércio, no artesanato e na tradição, numa relação íntima com o poético rio Mondego.   #Portugal #MaisPortugal 
Fotos de Cidônio Rinaldi
Coimbra, Portugal

LIVRE ARBÍTRIO E SEXUALIDADE

João António Pagliosa

Livre arbítrio é faculdade que DEUS nos deu gratuitamente, e é indubitavelmente, a causa de destruição e perdição de muitos seres humanos. A maioria das pessoas não tem noção da responsabilidade de usarmos com sabedoria nosso livre arbítrio, e frequentemente ventos mais fortes ou tentações mais sérias, tem modificado o plano de DEUS na vida de pessoas; e isso as leva a ruína em muitas áreas, sempre função de uma fé frágil e pouco consistente.

Se você não esmurrar sua carne para se santificar, isto é, não frear e manter sob controle seus desejos físicos, como chegará a DEUS?

A sexualidade nos foi dada pelo Criador, com o fim de procriação e por isso nossos órgãos são complementares. A união carnal homem-mulher é um ato abençoado por Deus quando realizado dentro do casamento, entretanto a revolução sexual ocorrida a partir da década de sessenta, alicerçada principalmente com o advento da pílula anticoncepcional, deixou o mundo como o diabo gosta, ou seja, criaturas de DEUS muito propensas a fazer sexo livremente, já que a gravidez pode ser evitada.

Os meios de comunicação informam amiúde as vantagens de uma sexualidade mais aberta, com liberdade e responsabilidade e consideram o sexo para menores saudável e normal. E se usar camisinha há segurança!

É o que se propala aos quatro ventos.

As tentações de cada homem e de cada mulher são enormes, no que tange a sexo, afinal DEUS nos criou assim. Mas é por isso que necessitamos nascer de novo a cada dia e colocando o nosso livre arbítrio alinhado com a palavra de DEUS. Deus nos mostra onde precisamos mudar.

Ao ler Isaías 66:3, percebe-se que nosso livre arbítrio é indomado, isto é, ora é santo, ora é pecador. Por isso entendo que nossa alma é híbrida porque num momento atende os desejos da carne, e em outro atende os desejos do espírito.

Nosso irmão mais velho, Jesus Cristo, foi fantástico porque ele abriu mão de seu livre arbítrio e esvaziou-se de si mesmo para se tornar servo, para que o seu livre arbítrio estivesse alinhado aos desejos do PAI. Jesus é um exemplo a ser seguido e por isso sou cristão.

Em Atos 14:16, DEUS permite que todos andem nos seus próprios caminhos. Ele se cala e nada pode fazer diante de nossas decisões, pois não pode quebrar princípios que Ele próprio instituiu. Assim temos liberdade para seguir o caminho do bem ou do mal.

Os nossos jovens com freqüência se questionam: Por que não podemos fazer sexo, se fizermos com segurança e formos responsáveis? Os próprios pais, supostamente antenados com o mundo moderno, facilitam a iniciação sexual de seus filhos considerando que isso será bom para eles. Será?

Em Filipenses, capítulo 2, versículos 5 a 11, percebemos que nas tentações que nos afligem, precisamos socorro de Jesus e é mister o clamor e a intercessão do Espírito Santo, para nos ajudar a direcionar nossa vontade debaixo da sua vontade. Portanto, se não nos esvaziarmos de nossa vontade e não vivermos em espírito, jamais alcançaremos a
glória do céu.

Aprendi a dizer: ”Nada e nem ninguém, me fará perder o céu!” È uma questão de fé e como a fé navega pelas palavras, precisa ser alimentada com oração, e com a leitura da Bíblia, que é nosso manual do fabricante.

Como DEUS permite que façamos o que queremos, creio que o único método seguro para viver uma vida sexual saudável é ensinar nossos jovens que necessitam assumir uma postura de abstinência sexual até o casamento.

Embora não seja tarefa fácil, este é o ensinamento de todo cristão que segue a palavra de DEUS.

E não se trata de repressão sexual, mas sim de mostrar o momento certo de realizá-lo.

Deus não quer preguiçoso em sua obra e sem batalhas, sem lutas, sem desertos, sem dores, sem fé, sem perdão, sem amor.

E sem Jesus no coração, não haverá salvação. E nas horas difíceis, recorra ao Espírito Santo. Ele sempre estará presente para ajudá-lo.

Saiba lidar com sabedoria a opção de escolha que você tem nas mãos, pois nada escapa aos olhos de Deus.

DIA DOS AVÓS | Dia 26 de julho de 2017 junte-se a nós para festejar o Dia do Avós. Esperamos por si!

Dia 26 de julho de 2017
junte-se a nós para festejar o Dia do Avós.
Esperamos por si!


Games of Thrones no Divã : Personagens são avaliados de acordo com a Psicologia.

Nesse domingo dia 16/07 estreia a Sétima temporada de Games of Thrones .

Os psicólogos Travis Langley (autor de “Psicologia em ‘Game of Thrones’” e “A Psicologia de Batman”), Janina Scarlet (autora de “Psicologia em ‘The Walking Dead’” e psicóloga que usa a cultura geek como elemento de terapia comportamental em seus pacientes), Erin Currie (“Psicologia em ‘Doctor Who?’”), Jenna Busch (“Psicologia em ‘Star Wars’”) e Matt Munson (“Psicologia em ‘Star Trek’”), descrevem em detalhes todas as paranoias que encantam os fieis espectadores. 




Cersei Lannister — Traumatizada  

Ela definitivamente tem uma conexão com a família. Ela protege seus filhos com tudo o que tem ao alcance. Talvez não do melhor jeito. Ela tem sérios problemas de confiança. E ela tem um trauma de que ninguém fala. Em famílias reais, o casamento forçado causa sérios danos. Casar-se com alguém que você nem conhece e ainda por cima ser apaixonada por outro é barra. Em um ponto ela diz pro marido que o amava no começo, mas que ele sempre amou outra. Isso na cabeça de uma adolescente que, segundo ela, tentou fazer o casamento funcionar e foi tratada como lixo. Há sinais claros de abuso emocional. Ela nunca aprendeu compaixão em sua família. E o único homem que a vê como pessoa é seu irmão — algo que eles levaram um pouco longe demais —, até seu filho a traiu. Sem comentar que ela perdeu todos os seus filhos e luta agora para ser a rainha dos setes reinos.


Joffrey Baratheon — Inseguro  
“Ok, ele é mau, mas eu prefiro dizer que ele é um produto de seu meio. Louco, certo? Mas sendo um rei absolutista, ele acha que pode tudo, inclusive atirar em uma prostituta. Talvez ele não seja mau, mas alguém que se obriga a ser mau, porque temos que considerar que lhe foi dado muito poder e ele é um adolescente cujas ideias ainda não foram formadas”, disse Matt Munson, que foi retrucado imediatamente: “Não, ele gosta daquilo além da medida.” Janine Scarlet diz que o rei carrasco tinha uma necessidade enorme de provar para si mesmo que tinha poder. “Embora ele pareça ter muita autoestima, é claro que ele não tem nenhuma. Pessoas que precisam o tempo todo humilhar as pessoas têm uma tendência à violência. Toda vez que ele ouve que os Lannisters perderam uma batalha, ele precisa descontar em alguém. Ele não suporta qualquer tipo de derrota. Ele é muito inseguro.” Graças a Deus ele se foi e não deixou saudades.


Melisandre — Má e manipuladora  
Segundo a psicóloga Janina Scarlet, Melisandre é a personagem que pode ser considerada má porque ela manipula as pessoas a ponto de fazê-las queimarem em uma fogueira os próprios filhos. E quando você começa a pôr fogo em crianças, é porque você cruzou a linha.

Mindinho — Psicopata ?

Mindinho é um cara que vive em um mundo cheio… daquele tipo de gente. E seu mecanismo de sobrevivência é fazer aquilo que ele faz. Então, para ele, ele não é um psicopata, ele apenas está jogando o jogo de maneira que não seja morto, o que é um desafio naquela sociedade (embora ele tenha uma das principais características da psicopatia, que é a completa falta de empatia pelo outro).

Ramsay Bolton— Maquiavélico e psicopata  

A definição de maquiavelismo, segundo a psicologia, é uma pessoa que tem um grande carisma e influencia as outras a segui-lo por meio de truques ou de charme. Alguém manipulador. Além disso, a pessoa tem um senso de posse e poder. Tyrion Lannister poderia ser um deles, mas a conclusão da mesa foi a de que Ramsey preenche todos os requisitos. E como preenche ! E mais: sua falta de empatia e o prazer em torturar suas vítimas apenas confirma a tese de sua psicopatia.

Walder Frey — O pior  
Na opinião de Erin Currie, não há ninguém pior em “Game of Thrones” que Walder Frey, o arquiteto do massacre que deixou dez entre dez fãs da série totalmente sem chão — episódio conhecido como “O Casamento Vermelho”, onde morreram Rob e Catelyn Stark. “Ele é o tipo de cara que não tem a menor compaixão por quem não lhe proporcione poder. Ele não é do tipo que suja as mãos, mas é bem narcisista e acha que o mundo gira ao seu redor.”

Arya Stark e Brienne de Tarth — As boas  

Apesar de ter matado muita gente e ser manipuladora, Arya não pode ser considerada uma psicopata, porque duas de suas principais características são a empatia e o senso de Justiça. Ver o pai ser morto daquele jeito mexe com sua cabeça, mas ela reconhece o que tem que fazer e como fazer para defender aqueles que foram vítimas. Outra que se encaixa na mesma categoria é Brienne de Tarth, por sua nobreza, seu código de ética, e o fato de ela não buscar o poder e não vilipendiar aqueles que são mais fracos que ela.

Jon Snow e Sam Tarly — Os bons  

No time dos homens, também entra na categoria dos bons o bravo Jon Snow. Ele se sacrifica por todos, arrisca a própria vida para salvar gente que ele mal conhece e junta os bravos para livrar pessoas injustiçadas. Junto a ele, Sam Tarly, que supera sua covardia ao defender outros, além de ser muito nobre. “Eles são os mais corajosos da série”, avalia Janina Scarlet.

Jaime Lannister — O renascido  

Embora tenha começado a série empurrando uma criança da janela de uma torre, Matt Munson considera que ao ter tido sua mão decepada, o personagem passou por uma morte simbólica que o transformou em um homem melhor. “Ele é o personagem que está crescendo e se transformando, o que não é uma boa ideia em se tratando de ‘Game of Thrones’, porque sabemos que os bons fatalmente acabam mortos nesta série.”

Tyrion Lannister — O sábio  


Embora tenha tido muitos problemas de autoestima, após a morte de seu pai e o afastamento de sua família, quanto mais assistimos, mais vemos sua evolução de um homem cínico a um empático aos outros. Além disso, desde a segunda temporada, vê-se como ele foi uma ótima mão do rei, inclusive tendo livrado Porto Real do ataque marítimo de Stannis Baratheon. E agora sua participação se intensifica ao lado de Danaerys. O que faz nos questionar se ele se voltou contra a sua família e de fato se encontrou ou tem algo escondido em sua personalidade.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica 

Eu, Psicóloga: De acordo com Freud, assistir Game of Thrones é saudável para nós?

Além da sua trama intrigante e relato de personagens que cativam o público, Games of Thrones conta ainda com uma boa dose de pessoas brutalmente torturadas, cenas sexuais explícitas e violentas,  morte de personagens que amamos sem a menor cerimônia de forma brutal. 


Então a pergunta que não sai da minha mente é como um seriado que mostra cenas tão escuras, brutas e violentas se tornou algo tão popular em uma sociedade que evita falar e ver qualquer tipo de comportamento descrito acima?

Sendo bem direto ao assunto, acredito que Freud diria que Game of Thrones é realmente bom para a nossa psique, bem como para o funcionamento saudável da nossa sociedade. Como assim? Basta darmos uma pequena olhada em três pontos da sua teoria : o modelo estrutural da nossa psique, sua teoria sobre os sonhos e a forma como Freud descreve o conflito que existe entre os impulsos no indivíduo e a maneira que esse reprime para viver bem em sociedade  em seu livro O mal estar na civilização.

1- O modelo estrutural da nossa Psique

"Eu sou Daenerys Targaryen e tomarei o que é meu com fogo e sangue".

Em 1923, em seu texto O Ego e o Id, Sigmund Freud apresentou a sua teoria referente ao modelo estrutural da nossa Psique. Freud afirma que são três a estruturas do nosso aparelho mental. Cada uma delas cuidaria de algum aspecto da nossa personalidade e regeria nossa interação com outras pessoas. São considerados conscientes e inconscientes e agem de forma integrada e em conjunto determinando o nosso comportamento.

O Id é regido pelo “princípio do prazer”. Profundamente ligado a libido, está relacionado a ação de impulsos  considerado inato. Está localizado na zona inconsciente da mente, sem conhecer a “realidade” consciente e ética, agindo, portanto apenas a partir de estímulos instintivos, o que lhe atribui a característica de amoral. É responsável pelos nossos impulsos mais primitivos: as paixões, a libido, a agressividade. O id (“isso”, em alemão) está conosco desde que nascemos , mas seus desejos são frequentemente reprimidos.

O ego é a parte consciente da mente. É regido pelo “princípio da realidade”, sendo o principal influente na interação entre sujeito e ambiente externo. É um componente moral, que leva em consideração as normas éticas existentes e atua como mediador entre id e superego. Essa parte é aquela que mostramos aos outros. Fortalecido pela razão, o ego está “preso” entre os desejos do id (tentando encontrar um jeito adequado de realizá-los) e as regras ditadas pelo superego.

O Ego está tentando ativamente encontrar uma maneira de satisfazer o que realmente queremos do nosso Id, dentro das restrições do que a sociedade considera aceitável através do Superego. Um Ego de funcionamento saudável é aquele que é capaz de encontrar um meio feliz entre os dois. Segundo Freud, basicamente, somos todos pervertidos,  violentos e com uma tendência escura para o mal, e passamos a maior parte do tempo tentando nos esconder atrás de uma máscara bonita.

O Superego também chamado de “ideal do ego”, tem a função de conter os impulsos do id.  Considerado hipermoral, segue o “princípio do dever” e faz o julgamento das intenções do sujeito sempre agindo de acordo com heranças culturais relacionadas a valores e regras de conduta. O superego é, então, componente moral e social da personalidade. Suas regras sociais e morais não nascem com a gente: nós as aprendemos na sociedade para que possamos conviver nela corretamente.

Então, o que tudo isso tem a ver com Game of Thrones? Bem, ao assistirmos a série, estamos realmente encontrando uma maneira socialmente aceitável de satisfazer nosso Id. Vemos muitas lacerações, decapitações e sexo nesta série. Às vezes, de uma forma assustadora, nessa ordem exata. As coisas que geralmente são consideradas como tabu (pelo menos na cultura ocidental) tornam-se socialmente aceitáveis até certo ponto ​​quando lançadas no contexto da arte e da literatura. E não apenas aceitável, mas torcemos pela morte das personagens e que essa morte venha da forma mais cruel possível! Ou sou a única honesta aqui?

 O sexo e a violência nos seriados provocam muita controvérsia entre os críticos da mídia ( mais recentemente com a série Os 13 Porquês) , especificamente aqueles que dizem que violência e sexo na mídia são influenciadores no comportamento desviante. Freud, contudo, pensa o contrario e afirma que esses comportamentos vistos e que são apresentados nos seriados não são  exatamente influenciadores por dizer, mas sim , terapêutico. Como? Vamos caminhar mais um pouco através da sua teoria sobre análise de sonhos.

2- Os sonhos são a “estrada real” para o nosso inconsciente

Os Sonhos, para Freud, são uma maneira do psiquismo de “realização de desejos” –  os sonhos são tentativas por parte do inconsciente para resolver um conflito de algum tipo, seja algo recente ou algo do passado mais distante (mais tarde em “Além do Princípio do Prazer”, Freud discute alguns tipos de sonhos que não parecem ser de realização de desejo).  Como os conteúdos do inconsciente são muitas vezes perturbadores, existe um “censor” que não permite que esses conteúdos sejam manifestados conscientemente. No entanto, quando dormimos, a vigília do “censor” é reduzida, embora ainda permaneça atenta: assim, o inconsciente deve distorcer e deformar o sentido da sua informação para conseguir que ele passe pela censura. Os sonhos para Freud são “o caminho real para o inconsciente”.

Desse modo, para Freud na maioria das vezes o que sonhamos não é o que parece ser, mas sim algo distorcido e mais profundo que precisa então de interpretação para ser compreendido. Essa distorção decorre principalmente dos mecanismos de condensação (síntese de ideias/conteúdos com pontos em comum, fusão de ideias/afetos/desejos semelhantes com objetivo de desfocar o verdadeiro objeto) e de deslocamento (substituição de um objeto latente por um de seus fragmentos constituintes).  Assim todo sonho tem um conteúdo latente e um conteúdo manifesto. O conteúdo manifesto é aquele que nos lembramos, o enredo, a história do sonho, já o conteúdo latente é aquele que está por trás do manifesto, é o conteúdo verdadeiro e censurado e, portanto, o objetivo da interpretação do analista é o de encontrar e tornar consciente o conteúdo latente.

Além disso, Freud afirma que o sonho que temos no dia é usado como um mecanismo de defesa para aliviar algumas tensões do id que enfrentamos. Para ele, enfrentar algum conflito no campo da fantasia ou do sonho é tão real quanto experimentar a realidade. Por exemplo: se você fantasiar ou sonhar que está batendo em alguém que você não gosta, através dessa experiência você terá aquilo que chamamos de catarse e com isso será menos provável que você vá até a pessoa de fato e bata dela. A catarse traz alívio emocional, mesmo que de fato não aconteça.

Tudo isso junto, coloca as coisas em um contexto interessante, em termos de como a Psicologia funciona para nós ao vermos um filme ou um seriado que traduz e retrata algum conflito inconsciente que temos. Se aquilo que está sendo passado na tela, vai de encontro a algo reprimido e a algum conflito interno ficamos imersos no conteúdo, o que nos coloca em uma espécie de estado de sonho, em catarse, onde nossos desejos reprimidos são realizados.

Isso explica o porque de em cenas de morte de personagens nos encolhemos no sofá, ficarmos tristes e até choramos, sentimos raiva e defendemos nossos personagens preferidos com unhas e dentes. É assim que Games of Thrones nos ajuda a satisfazer nossos desejos mais pervertidos e violentos do Id, porque assim como nos sonhos, você está experimentando esses desejos de forma indireta. E então ao sentirmos essas coisas estamos fazendo uma espécie de catarse, liberando assim energia psíquica de forma saudável.

Nesse momento você pode estar ai se perguntando : “ Bom, eu nunca quis torturar alguém ou , não sinto prazer nisso, na verdade, eu me sinto chocado e desconfortável ao assistir a essas cenas de tortura e sexo! É óbvio que meu id não está recebendo qualquer satisfação.”

Bom, Freud com certeza iria te responder: “ Então, pergunte a você, porque você ainda assiste a esse seriado e gosta tanto? A verdade é que ao assistir e gostar do seriado você pode não se imaginar fazendo aquelas torturas e o sexo de forma consciente, mas seu inconsciente se fosse permitido ter acesso de forma clara, seria talvez, muitas cenas de Games of Thrones que veríamos. Ei, não me bata! Na verdade quando você nega dessa forma os seus desejos, é uma forma saudável que o seu ego está fazendo para protege-lo de despertar esses desejos inconscientes e sair para a prática. Assim como o seu ego censura os seus sonhos.

3- O mal estar na civilização

Segundo Freud, nossa agressividade é parte integrante da natureza humana, e a civilização (cultura), é a força que sufoca essa agressividade. Ou seja, o que causa a ansiedade e as neuroses, entre as pessoas, é justamente esse controle que a civilização impõe sobre nossos desejos e para resolvermos isso, devemos nos libertar da sociedade e de suas cadeias civis.

Quando Joffery toma o trono, ficamos revoltados com sua tirania, o que acabou resultando em grandes conflitos e na guerra dos tronos. A revolta que foi gerada em Westeros ilustra como nos sentimos diante de uma sociedade (Governo) que nos reprime e oprime. É nesse momento que a nossa natureza humana se identifica. Mesmo os "bons" que tentam agir de forma civilizada,  ficam cegos pela conquista do poder e da vingança e diante disso  as espadas entram em cena, sangue é derramado e a violência é liberada.

É justamente por isso que torcemos pelos nossos protagonistas. Eles liberaram e lutam pelos nossos desejos e vontades mais íntimas e inconscientes que só podem ser realizadas em nossos sonhos ou na tela da Televisão.

Concluindo, se Freud estivesse vivo, ele aplaudiria Game of Thrones de pé e seria um grande fã. Ele veria o seriado como uma maneira aceitável de celebrar e liberar nosso Id. Game of Thrones nos dá uma saída para toda a energia borbulhante que está guardada nas partes mais escondidas da nossa psique. O seriado então, de certa forma nos impede de partimos para a ação, além de nos distrair da nossa frustração com a nossa sociedade atual.

Quem diria que Game of Thrones poderia até prevenir ansiedade e neuroses? Definitivamente a série tem  o selo de aprovação de Freud como algo essencial para a nossa saúde mental.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica

16 de julho — Nossa Senhora do Carmo

prc_nossa-senhora-do-carmo

Crónica de Dom Guéranger sobre a origem do Escapulário do Carmo

No século XII, como consequência do estabelecimento do Reino Latino de Jerusalém, muitos peregrinos da Europa vieram se juntar aos solitários da santa montanha do Carmelo, na Palestina, aumentando-lhes assim o número. Pareceu bom dar à sua vida, até então mais eremítica que conventual, uma forma que fosse mais de acordo com os hábitos ocidentais. Foi quando o Legado Aimeric Malafaida, Patriarca de Antioquia, os reuniu em uma comunidade sob a autoridade de São Bertoldo, a quem foi dado pela primeira vez o título de Prior Geral. Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém e igualmente Legado Apostólico, completou, nos primeiros anos do século seguinte, a obra de Aimeric, concedendo uma Regra fixa à Ordem, que começou a se expandir em Chipre, na Sicília e nos países de além-mar, favorecida pelos príncipes e pelos cavaleiros, de volta da Terra Santa.
Logo depois, tendo Deus abandonado os cristãos do Oriente aos castigos merecidos por suas faltas, tornaram-se tais, nesse século de adversidades para a Palestina, as represálias dos sarracenos vitoriosos, que uma assembleia geral, realizada no Monte Carmelo, sob os auspícios de Alain le Breton, decretou a emigração total dos religiosos, não deixando para cuidar do berço da Ordem senão alguns poucos sedentos de martírio. No preciso momento em que ela se extinguia no Oriente (1245), Simão Stock foi eleito Geral, no primeiro Capítulo do Ocidente, reunido em Aylesford, na Inglaterra.
Na noite do dia 15 para 16 de julho do ano de 1251, a graciosa Soberana do Carmelo confirmava a seus filhos, por um sinal externo, o direito de cidadania que Ela lhes havia obtido nas novas regiões para as quais os havia conduzido seu êxodo. Senhora e Mãe de toda a Ordem religiosa, Ela lhes conferia de suas próprias e augustas mãos o escapulário, parte do vestuário que caracteriza a maior e mais antiga das famílias religiosas do Ocidente. São Simão Stock [foto acima: o santo recebendo o escapulário], no momento em que recebia da Mãe de Deus essa insígnia, enobrecendo-a ainda pelo contato de seus dedos sagrados, ouviu a própria Virgem Santíssima dizer: “Todo aquele que morrer dentro deste hábito não sofrerá de maneira nenhuma as chamas eternas”.
Nossa Senhora do Carmo
A Rainha dos Santos manifestou-se posteriormente a Jacques d’Euze, que o mundo iria saudar em breve como novo Papa sob o nome de João XXII. Anunciava-lhe Ela sua próxima elevação ao sumo pontificado, e, ao mesmo tempo, recomendava-lhe publicar o privilégio de uma pronta libertação do purgatório, que Ela havia obtido de seu divino Filho para seus filhos do Carmelo: “Eu, sua Mãe, descerei por misericórdia até eles, no sábado que se seguir à sua morte, e a todos que encontrar no purgatório livrá-los-ei e levá-los-ei à montanha da eterna vida”. São as próprias palavras de Nossa Senhora, citadas por João XXII na bula em que ele disto deu testemunho, e que foi chamada Sabatina em razão do dia designado pela gloriosa libertadora, no qual Ela exerceria o misericordioso privilégio.

A munificência de Maria, a piedosa gratidão de seus filhos pela hospitalidade que lhes dava o Ocidente, a autoridade, enfim, dos sucessores de Pedro, tornaram logo essas riquezas espirituais acessíveis a todo o povo cristão, pela instituição da Confraria do Santo Escapulário, que faz seus membros participarem dos méritos e privilégios de toda a Ordem do Carmo.
Quando o Papa Bento XIII, no século XVIII, estendeu a festa do dia 16 de julho para a Igreja inteira, ele, por assim dizer, nada mais fez do que consagrar oficialmente a universalidade do fato de que o culto da Rainha do Carmelo havia conquistado quase todas as latitudes do orbe.(*)
____________

Dom Guéranger (1805 – 1875)
Dom Guéranger (1805 – 1875)

(*) D. Prosper Guéranger, L’Année Liturgique – Le temps après la Pentecôte, Maison Alfred Mame et Fils, Tours, 1922, tomo IV, excertos das pp. 149-153.













Fonte: ABIM