sábado, 21 de outubro de 2017

Manhã de sábado: O dia em que Rajoy vai aplicar a "bomba atómica"

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Este sábado, o Conselho de Ministros vai aprovar as medidas a implementar na Catalunha ao abrigo do artigo 155 da Constituição. Nas ruas esperam-se milhares. Como vai acabar o braço de ferro?
O Conselho de Ministros de Espanha está reunido este sábado para aprovar as medidas a serem aplicadas na Catalunha ao abrigo do artigo 155 da Constituição, que pode retirar a autonomia à região.
Marcelo Rebelo de Sousa deu este sábado posse aos novos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, no Palácio de Belém.
Ex-empresário de futebol é suspeito de ter comprado apartamento numa das torres de Trump, em Nova Iorque, para neta do presidente do Congo Brazzaville. Imóvel terá custado 7,1 milhões de dólares.
Várias pessoas foram feridas no centro de Munique por um homem cujos motivos se desconhecem, para já. O suspeito continua em fuga e está a ser procurado pelas autoridades.
O fiscalista Manuel Faustino diz que há aspetos no trabalho independente que "não têm tradução em papéis e em faturas". As alterações propostas para o regime simplificado são "uma aberração jurídica".
Ordem dos Engenheiro diz que tem recebido muitas interpelações e garante: José Sócrates "não está, nem nunca esteve, inscrito na Ordem dos Engenheiros". Sócrates diz que há campanha de maledicência.
Há fotos de Marcelo com as vítimas dos incêndios na revista Time. E no El Mundo. E em vários sites internacionais. A forma como o Presidente se tem emocionado é notícia. E é, sobretudo, imagem.
A fiscalização às baixas por doença vai ser melhorada e haverá novos critérios de controlo para melhorar o combate à fraude. O Governo diz que não está satisfeito com os resultados nesse combate.
Fabrizio Miccoli, ainda se lembra dele? O pequeno grande avançado italiano que passou por Juventus, Benfica e Fiorentina foi condenado a três anos e meio de prisão por extorsão agravada.
As páginas centrais da Playboy de novembro vão mostrar uma modelo transgénero. A escolha recaiu sobre a francesa Ines Rau. A modelo já recebeu a distinção "playmate" da revista. 

Comer/Ver/Fazer

O rei dos simuladores de corridas de automóveis está de regresso, num ano em que a competição é muito apertada. O Rubber Chicken traz-nos a avaliação de Gran Turismo Sport. 

Dias mais curtos, temperaturas a descer e o sofá a pedir atenção. O outono está aí e o Observador reuniu oito sugestões para que o receba de forma aconchegante em casa. 

Esta animação levou cinco anos a fazer, foi inteiramente pintada à mão, dá vida aos quadros de Van Gogh e explora uma tese alternativa sobre a sua morte. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

O Festival Literário de Óbidos arranca já esta quinta-feira, com uma programação extensa que promete voltar a tornar a vila literária numa gigantesca festa do livro. Veja o que não pode perder. 

Mudou a academia de sítio e acrescentou-lhe um salão de beleza, em Lisboa. Inês Mocho, a maquilhadora que é fenómeno do YouTube, quer apostar em força na formação, mas não larga as câmaras por nada. 

Um dos projetos mais populares da National Geographic inaugura hoje no Porto. O fotógrafo quer que o mundo olhe nos olhos dos animais e perceba que é urgente salvar as espécies em perigo de extinção. 

Eurico de Barros escolheu 11 filmes muito variados e todos a não perder, de entre os muitos que vão passar nos onze dias do 15.º Doclisboa. O festival começa no dia 19 e prolonga-se até ao dia 29. 

A rede social já disponibilizou a ferramenta "shop now" para marcas americanas. Mas até chegar ao resto do mundo, há outras apps que permitem fazer compras no Instagram, incluindo a portuguesa Suffix. 

A exposição "Num Jardim Feito de Tinta", no Museu Gulbenkian, em Lisboa, faz a ponte entre o Barroco e a obra da portuguesa que nos deu a conhecer um tempo já esquecido, reinventando-o. 



Opinião

Rui Ramos
Houve quem tivesse notado que nenhum outro presidente da república fora tão duro desde o general Eanes. Mas o ponto é que também nunca um chefe de governo foi tão frouxo na sua resposta ao presidente.

Helena Garrido
António Costa é responsável por políticas que queremos e por isso a tragédia dos incêndios é também um peso para a nossa consciência. Fomos nós que escolhemos abandonar aquelas pessoas.

Diana Soller
Que o percurso de Newt Gingrich nos sirva de lição para que não se cometam erros que se mascaram de vitórias no imediato, mas podem ter consequências importantes no médio-longo prazo.

Cristina Soutinho
Agora que se discute o orçamento de Estado, fica o apelo ao governo, aos partidos políticos e ao setor privado e empresarial para que apoiem as políticas nacionais direcionadas para a infância.

Paulo Tunhas
Há uma explicação para o grotesco. Costa ocupa simultaneamente dois cargos. Primeiro, é sócio-gerente da empresa Geringonça. Depois, é primeiro-ministro de Portugal. A ordem aqui não é arbitrária.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário