terça-feira, 8 de agosto de 2017

RECLAMAR SÓ LHE COMPROMETE

João António Pagliosa

O profeta Habacuque era contemporâneo do profeta Isaías. Ambos eram homens de Deus, entretanto, o primeiro só reclamava da situação lamentável em que se encontrava o povo hebreu, do qual fazia parte. Já Isaías era só alegria, louvor e adoração a Deus. Não importasse qual a situação, Isaías nunca reclamou de nada, e sempre se mostrou confiante e entusiasmado, nos sessenta e seis capítulos que compõe seu livro.
Nós nunca devemos reclamar de nada a Deus. Pensando bem, não devemos reclamar de nada a ninguém, e nem tentar explicar algo que saiu errado, ou de forma diferente ao que planejamos. Precisamos assumir nossos erros e principalmente, entender que somos falhos.
Habacuque vivia penosamente e reclamava de sua situação. Isaías vivia satisfeito, para ele não havia tempo ruim, e Deus se agradava dele.
A partir do capítulo 3, Habacuque começa a entender algumas coisas e para de se lamentar, e suas dificuldades começam a desaparecer. Observe que Deus permanece calado, Ele não se manifesta enquanto Habacuque reclama, e é muito provável que seja assim também com você.
Observe leitor, a eloquência da fé do profeta Habacuque expressa em 3:17-19: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; e o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.”
Em resumo, se for necessário atravessar desertos, passar por dificuldades e ter problemas vários, como pessoas sábias, nunca poderemos reclamar, nem tentar explicar aos outros porque estamos atravessando situação difícil. As pessoas que o conhecem não precisam suas explicações. As pessoas que não o conhecem, nunca entenderão suas explicações.
Então prezados, não se preocupem com a opinião dos outros a seu respeito. Cada um de nós sabe de si, e precisa fazer o possível para viver em paz com todos, e só precisamos nos preocupar se estamos fazendo o que Deus quer que façamos. Viver na presença de Deus, sentir na pele que Ele está ao seu lado e se alegra com seu viver, é maravilhoso! É sublime!
Então, aprendendo com Habacuque, nunca lamente nada, nunca reclame de nada! Quando nós nos julgamos infalíveis, nós não precisamos de Deus, e, portanto, não oramos, e então Deus nos castiga, e iremos atravessar desertos.
Quando reconhecemos nossos erros, entendemos nossa pequenez diante de Deus, e então oramos, e Deus transforma toda a nossa vida para melhor.
Jesus Cristo assumiu a nossa culpa e sofreu morte de cruz, para remir nossos pecados e nossas falhas. Enquanto nós não reconhecermos nossas falhas e nossos pecados, continuaremos culpados, e como culpados não herdaremos o céu.
Para muitos, a morte de Jesus na cruz tem sido algo inútil. Para muitos o não reconhecimento de culpa, cerrou as portas do céu, e saiba que Deus não tem pena de ninguém. Mesmo nós, não devemos ter pena de ninguém porque as pessoas passam o que tem que passar, e lamentadores sempre buscam culpados. Mas isso de nada adianta.
Eles só mudarão sua vida, quando transformarem seu lamento em oração.
João Antonio Pagliosa - Engenheiro Agrônomo –
Curitiba, 25 de janeiro de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário