sábado, 12 de agosto de 2017

Mundo | Centenas de supremacistas brancos manifestam-se em Charlottesville

Manifestantes gritavam fases como "as vidas brancas importam" e "os judeus não nos vão substituir"

Centenas de manifestantes nacionalistas e supremacistas brancos reuniram-se na sexta-feira à noite na Universidade da Virgínia, para protestar contra a remoção de uma estátua de um general das forças da Confederação (na guerra civil norte-americana). Um protesto maior chamado "Unite The Right" está marcado para este sábado.

O presidente da câmara local considerou a manifestação racista - "uma parada covarde de ódio, preconceito, racismo e intolerância", disse Mike Signer - e houve várias pequenas ações contra esta manifestação, o que gerou um clima de tensão em Charlottesville. Um grupo de estudantes com uma faixa contra a "supremacia branca" acabou por ser rodeado pelos manifestantes, de tochas em punho, e os confrontos entre os dois grupos obrigaram à intervenção da polícia.

Os nacionalistas gritaram frases como "os judeus não nos vão substituir", "não nos vão substituir" ou "as vidas brancas importam", esta última uma referência ao movimento Black Lives Mattter, contra a violência policial contra negros.

Segundo o Washington Post, a manifestação era constituída quase exclusivamente por homens brancos na casa dos 20 e 30.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário