sábado, 12 de agosto de 2017

Instagram. Fazer Live com amigos vai ser possível. Dois portugueses já testaram | Instagram. Fazer Live com amigos vai ser possível. Dois portugueses já testaram

Instagram prepara nova funcionalidade para a rede usada por 700 milhões. Luís Mileu foi um dos convidados a testar o Live com um amigo: o DV
live-with-2-up-en
Luís Mileu nem queria acreditar quando abriu o e-mail e viu o remetente: Instagram. Era um dos poucos escolhidos a nível mundial pela rede social para testar uma nova funcionalidade que nos próximos meses vai ser disponibilizada para os mais de 700 milhões de seguidores: fazer um Live com um amigo.

“Falámos depois umas duas vezes por telefone em que lhes disse que eu não seria o utilizador mais indicado porque uso muito pouco os lives. Mas como gosto de desafios, acabei por aceitar”, conta o fotógrafo, que em 2015 foi um dos 60 convidados pelo Instagram a expor em Nova Iorque, na Photoville. E decidiu convidar para essa experiência um outro amigo: o Dinheiro Vivo.

“Estamos a testar com uma pequena percentagem de utilizadores numa série de países para assegurar que funciona bem em diferentes redes e terminais”, adianta um porta-voz do Instagram. “A capacidade de entrar em direto com um amigo vai ser implementada a nível global nos próximos meses”, continua. “Não podemos partilhar mais detalhes nesta fase. Queremos ter tempo para testar numa variedade de condições para assegurar que conseguimos ter a experiência certa.”

Quarta-feira, 13h10: Luís Mileu inicia um direto através da sua conta do Instagram. O alerta chega aos mais de 55 mil seguidores. Até aqui nada de novo face à funcionalidade Live lançada em novembro no Instagram. A novidade? Quem inicia o live pode convidar um amigo com conta na rede. Resultado? O ecrã fica partido em dois, podendo ser mantida uma conversa entre duas pessoas, como se estivessem cara a cara. “Foi estranho para mim porque raramente apareço e nunca fiz um live em modo selfie”, admite o fotógrafo. “Achei interessante o facto de estares a conversar e poderes acompanhar os comentários e interagires com eles, responderes ou poderes mudar para outro utilizador enquanto estás neste modo.” É ainda dada a opção de guardar o live ou descartá-lo.

“Abre-te naturalmente uma janela maior para o contacto com a tua comunidade” no Instagram, Luís Mileu 

A funcionalidade vai estar também disponível para os negócios. “As marcas e influenciadores podem envolver os seus clientes e fãs de uma nova maneira convidando-os a juntarem-se ao seu vídeo em direto”, admite o porta-voz do Instagram. Mais de 700 milhões de pessoas usam a rede social todos os meses e 400 milhões vão lá diariamente. “Há mais de 15 milhões de perfis de empresas no Instagram que estão a usar a plataforma para se ligar com os clientes de uma forma autêntica e com significado”, assegura.

A nova funcionalidade é mais um adicional na plataforma que há precisamente um ano lançou o Stories. “Mais de 250 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias. Os negócios estão a retirar valor deste formato. No mês passado, cerca de 50% dos negócios no Instagram produziram uma. Uma em cada cinco destas histórias criadas por negócios recebe uma mensagem direta”, adianta o porta-voz da rede social. O Stories também ajuda a agarrar os utilizadores mais tempo na rede social. “Pessoas com menos de 25 anos despendem em média mais de 32 minutos por dia no Instagram, enquanto aqueles com 25 anos ou mais despendem mais de 24 minutos por dia.”

Fazer um live com um amigo “abre-te naturalmente uma janela maior para o contacto com a tua comunidade”, considera Luís Mileu. “Há muitos fotógrafos que fazem pequenas apresentações pelo Live, agora podem responder em direto com a comunidade que os está a seguir. Acho muito interessante poderes, de repente, estar a partilhar um assunto com alguém que admiras”, continua. “Já para não falar nos criadores de conteúdos para as marcas, agências de meios, publicidade, jornalistas, bloggers, etc. para quem, acredito, também possa vir a ser mais uma ferramenta importante”, refere. “Com muito lixo agregado a isto, mas faz parte.”

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário