terça-feira, 8 de agosto de 2017

Hora de Fecho: Matrículas: porque se mantém o critério da morada?

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Todos os anos a mesma coisa. Pais que "falsificam moradas" para conseguir lugar para os filhos em escolas de renome. Fala-se em alterar a lei, mas porque nunca ninguém o fez? E será que alguém pediu?
Basílio Horta entrou no Carpool Autárquicas do Observador e deu uma volta por Sintra, onde se recandidata. Mais de uma hora de trajeto sem batidas. Choques frontais só mesmo com Marco Almeida.
A presença de um 'drone' nas proximidades do Aeroporto de Lisboa obrigou, domingo, dois voos a abortarem a aterragem, tendo um deles divergido para o Aeroporto do Porto.
Um trabalhador morreu esta terça-feira na sequência de uma explosão num paiol de uma fábrica de pirotecnia em Azões, Vila Verde, Braga. A morte foi confirmada pelo presidente da autarquia.
Presidente da República já promulgou o pacote legislativo sobre a reforma da floresta, mas avisa que há "reparos" a assinalar a todos os diplomas, menos ao diploma relativo ao cadastro florestal.
Presidente promulga diploma que cria um registo central das pessoas singulares que são os beneficiários últimos das participações em empresas e fundações.
"A vida não está nada fácil", dizia um banqueiro em 2014, queixando-se da taxa extraordinária sobre o setor. Três anos depois, as queixas continuam.
O PSD quer a eliminação do adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis. O deputado social-democrata Duarte Pacheco considera o imposto um ataque às "poupanças", ao "investimento" e à "classe média".
A CDU apresentou candidaturas para as eleições autárquicas de 1 de outubro a 304 dos 308 municípios, de acordo com dados fornecidos pela coligação esta terça-feira.
É a etapa mais famosa da Volta a Portugal. Bruno Vieira do Amaral conta as histórias de quem subiu ao Monte Farinha: as rivalidades, o doping e as ajudas do público.
Segurem os chapéus: o vento ainda vai durar mais uns dias. A culpa é de um anticiclone na Irlanda e de uma depressão na Península Ibérica. Portugal está na mira das ventanias. Mas é tudo normal. 
Opinião

Maria João Avillez
Fui-me apercebendo que, se não me lembro de os meus pais se terem “ocupado” desta forma dos meus filhos, foi simplesmente porque não era, como hoje é, (quase) urgente fazê-lo. Era-se avó doutra forma.

Laurinda Alves
Eu, mulher e mãe, sentiria tanta repugnância em gerar um filho que não fosse meu como em desembaraçar-me dele no fim. Tudo isto é anti-natural. Tudo é artificial e, desculpem lá, tudo cheira a negócio

Paulo de Almeida Sande
Execro quem, sem “nuances” nem decoro, viola os princípios básicos da democracia e do respeito dos direitos das pessoas, sobretudo o direito a um julgamento justo e conforme às regras da comunidade.

Alexandre Homem Cristo
Não faltam exemplos internacionais de soluções para as matrículas. Só que o nosso obstáculo de raiz não é a falta de alternativas; é mesmo a falta de vontade. Como se vê, isso não mudará tão depressa.

Ruth Manus
Como se faz para olhar de frente para aqueles que conhecem a nossa podridão sem nenhum tipo de constrangimento? Como se faz para não se importar com nada,e seguir em frente com os nossos objectivos?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário