terça-feira, 1 de agosto de 2017

Fogos no distrito de Coimbra considerados extintos

Estão em fase de conclusão (extintos, com pequenos focos de combustão dentro dos perímetros) os incêndios que ocorreram em Quiaios Ançã e Arazede, no distrito de Coimbra.
Resultado de imagem para Fogos no distrito de Coimbra considerados extintos
O fogo em Quiaios, concelho da Figueira da Foz,  foi o que mobilizou mais meios, com 253 operacionais, apoiados por 64 veículos e dez meios aéreos, que também combateram as chamas em Ançã (Cantanhede) e Arazede (Montemor-o-Velho).
Às 22:30, uma centena e meia de operacionais e umas 50 viaturas continuam no teatro das operações.
Por volta das 8 noite,  os bombeiros foram chamados para a Rua Direita, em Coimbra, mais concretamente à casa de pasto O Sérgio, onde “ardeu uma panela que tinha ficado ao lume”. O fogo foi combatido pelos Voluntários e Sapadores de Coimbra e não passou da cozinha do estabelecimento.
Estes incêndios ocorrem no dia em que Exército anunciou  que, tendo em conta a melhoria da situação no terreno, desmobilizou alguns dos meios que estavam a dar apoio no combate aos incêndios, mantendo oito patrulhas de vigilâncias em Proença-a-Nova e Mangualde.
Em comunicado, o Exército refere que, desde o dia 17 de junho, “apoiou no terreno, de forma ininterrupta, 48 concelhos de 10 distritos, empenhando 3.252 militares (172 oficiais, 528 sargentos e 2.552 praças) e cinco civis”.
“Considerando a melhoria da situação no terreno, o Exército desmobilizou, em coordenação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, alguns dos seus meios, permanecendo hoje no terreno oito Patrulhas de Vigilância nos concelhos de Proença-a-Nova (três patrulhas) e Mangualde (cinco patrulhas) “, é referido na nota.
No terreno, ao longo do último mês e meio, estiveram a operar 35 máquinas de rasto e 683 viaturas.
Além dos 35 representantes das Forças Armadas, estiveram no terreno 17 grupos de comando, 121 pelotões de rescaldo e vigilância pós-incêndio, 35 destacamentos de engenharia, 139 patrulhas de dissuasão/vigilância, 15 equipas de vigilância e deteção de vítimas, uma equipa de psicólogos, quatro equipas sanitárias e 13 de recuperação de viaturas.

Fonte: Notícias de Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário