sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Calor extremo: 11 países europeus em alerta

Resultado de imagem para Calor extremo: 11 países europeus em alerta
Residentes e turistas estão a ser alertados devido ao calor extremo, naquela que é a onda de calor mais longa desde 2003.
Não é só em Portugal que as temperaturas estão a subir. Há 11 países da Europa central e do sul com avisos em relação ao calor extremo, naquela que é a onda de calor mais longa desde 2003. Residentes e turistas estão a ser alertados que o calor veio para ficar e poderá ainda piorar.
Itália, Suíça, Hungria, Polónia, Roménia, Croácia e Sérvia estão em alerta vermelho, de acordo com o site europeu Meteoalarm. Espanha, França ou Bulgária têm alertas laranja, enquanto Portugal está na categoria seguinte – amarela – tal como a República Checa ou a Finlândia.
 Em Portugal, a previsão é que as temperaturas ultrapassem os 30 graus no fim de semana. Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado ou limpo e temperaturas acima dos 35 graus Celsius nas regiões do Interior e no sotavento algarvio, disse a meteorologista Madalena Rodrigues.
O IPMA emitiu alertas amarelos por causa de tempo quente para os distritos de Setúbal, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Guarda até domingo.
A temperatura recorde registada na Europa aconteceu em 1977, em Atenas, na Grécia. Apesar de desta vez o calor ainda não ter chegado a esse ponto, as temperaturas estão entre 10 a 15 graus mais altas que a média nesta altura do ano. Esta quinta-feira, o recorde foi atingido em Córdoba, em Espanha e na Catania, em Itália, onde se registaram 42 graus.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário