sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Aviso à População – Perigo de Incêndio Florestal (Medidas de Prevenção)

AVISO À POPULAÇÃO
PERIGO DE INCÊNDIO FLORESTAL
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL

Resultado de imagem para Aviso à População – Perigo de Incêndio Florestal (Medidas de Prevenção)

1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 4 de agosto, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) prevê-se a continuação do tempo quente e seco e uma intensificação do vento nas próximas 72 horas, destacando-se:
- As temperaturas máximas com valores a variar entre os 36-40ºC, nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro, e entre os 30-35ºC, nos distritos de Bragança, Braga, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém e Lisboa. As temperaturas mínimas com valores de cerca de 20ºC no Alentejo interior e no sotavento algarvio.

- Hoje, vento moderado (até 25 km/h) de noroeste, sendo temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, sendo moderado a partir da tarde, e por vezes forte (até 40 km/h) com rajadas até 60 km/h no litoral a sul do cabo
Carvoeiro e nas terras altas do Centro e Sul.

- Entre amanhã e segunda-feira, o vento será moderado (até 30 km/h) de quadrante Norte/Noroeste, soprando moderado a forte (até 45 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 65 km/h, em especial durante a tarde.Durante o período noturno, o vento rodará para nordeste sendo moderado a forte, nas regiões do Norte e Centro, em particular nas terras altas.
- Os valores de Humidade Relativa (HR) serão de 20 - 30% nas regiões do interior do Continente, numa faixa que pode estender-se até ao litoral na região Sul, com recuperação noturna na generalidade do território (> 75%), exceto no distrito de Faro (35 - 65%), durante a noite de sexta-feira para sábado.
- Na noite de sábado para domingo, haverá recuperação noturna da HR acima dos 70% em grande parte do território e entre 35 - 65% nos distritos de Bragança, Porto, Viseu, Castelo Branco, Portalegre e Faro.
Os índices de risco de incêndio irão manter-se nas classes de “muito elevado” a “máximo” nas regiões do Algarve e nas regiões do Norte e Centro, com exceção do litoral.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
– Tempo quente e seco. Vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido (a):
– Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
– Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
– Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
– Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da
internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.


ANPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário