quarta-feira, 5 de julho de 2017

“VOUGUINHA” CENTENÁRIO É O NOVO SERVIÇO TURÍSTICO DA CP

Resultado de imagem para “VOUGUINHA” CENTENÁRIO É O NOVO SERVIÇO TURÍSTICO DA CP
Comboio Histórico na Linha do Vouga
Uma composição recentemente restaurada, formada por três carruagens de madeira dos primeiros anos do século XX, percorre, todos os sábados, até 30 de setembro, a Linha do Vouga, entre Aveiro e Macinhata do Vouga, numa viagem turística singular.
Trata-se do novo comboio histórico da CP – Comboios de Portugal, o único de via estreita no país, que inclui um programa de animação a bordo e degustação de produtos regionais.
Para este serviço foi essencial o minucioso trabalho de recuperação de três carruagens datadas das primeiras décadas do seculo XX, pela EMEF (Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário do Grupo CP), que se encontravam desativadas há várias décadas.  Uma delas, de 1908, foi fabricada na Bélgica, outra na Alemanha, em 1925, e a terceira foi construída em Portugal, no ano de 1923, pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto.
A composição será puxada por uma locomotiva diesel de 1964, que também conserva todas as características originais da sua época.
As viagens convidam a reviver o ambiente do passado, naquela que é a única linha de via estreita em Portugal e um dos mais belos trajetos ferroviários do nosso país. O passeio é ainda animado por um grupo de cantares tradicionais e os turistas são convidados a degustar a bordo produtos da região, como pastéis de Águeda e espumante da Bairrada.
O Comboio Histórico do Vouga resulta de uma parceria entre a CP, a Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, que se empenharam conjuntamente na sua concretização. À CP competirá realizar o comboio de acordo com o calendário definido, enquanto a Câmara Municipal de Águeda fica responsável por toda a componente logística e cultural do programa. A cargo da Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga estará a negociação com produtores locais para oferta e venda de produtos regionais.
 O Comboio Histórico do Vouga tem partida da Estação de Aveiro às 13H40 e chegada, no regresso, às 19H08. Pelo meio da viagem, é possível visitar a cidade de Águeda, além de visitar o Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga.
Este passeio tem o custo de 29,50 euros para adulto e 16 euros para crianças (dos 4 aos 12 anos) e pode ser comprado conjuntamente com a viagem no Comboio Histórico do Douro, beneficiando de uma redução de 25 por cento em cada trajeto (54 euros no total).
A CP oferece ainda 30 por cento de desconto em qualquer viagem de longo curso (Alfa Pendular, Intercidades e Regional) com destino e origem na estação de Aveiro, para quem comprar bilhete em simultâneo com o Comboio Histórico do Vouga, e ainda o preço único de 2 euros na ida e volta nos comboios Urbanos do Porto.
Os bilhetes podem ser adquiridos na rede de bilheteiras da CP, através da bilheteira online ou pela Linha de Atendimento: 707 210 220.

 A LINHA DO VOUGA
Construída no início do século XX, a “Linha do Vale do Vouga” foi, desde o seu início, considerada um dos mais importantes investimentos na região, quer do ponto de vista social quer económico. As características geográficas da zona dificultaram a obra, obrigando à construção de uma via com um perfil bastante acidentado e sinuoso, com curvas e contracurvas cujo raio, nalguns casos, não ultrapassa os 90 metros. Foi esse o motivo principal que conduziu à opção pela bitola métrica e está na origem do nome pelo qual ficou também esta linha conhecida: “Linha do Vale das Voltas”.
Trata-se do único troço ferroviário português de via estreita em exploração (bitola métrica: é a denominação que se dá às ferrovias cuja bitola seja igual a 1.000 mm, sendo, portanto, mais estreita que a bitola internacional).
O primeiro troço da Linha do Vouga, entre Espinho e Oliveira de Azeméis, entrou ao serviço em 21 de dezembro de 1908 e o Ramal de Aveiro foi inaugurado em 8 de setembro de 1911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário