quinta-feira, 27 de julho de 2017

Um aviso do Bloco ao Governo/ Costa faz de Marcelo um escudo


P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
Mais uma noite no Senado, mais uma derrota para TrumpSete republicanos juntaram-se aos democratas e voltam a impedir revogação do Obamacare, apesar da maioria republicana. Horas antes, o Presidente tinha disparado três tweets e, com isso, impedido os transgénero de serem militares. Invocou para isso os custos de saúde mas, azar dos Távoras, o Washington Post teve acesso a dados que mostram isto: as Forças Armadas gastam cinco vezes mais em Viagra do que com militares transgénero (o que eu gosto da imprensa livre!)
Para a Venezuela veio um aviso: os EUA incluíram mais 13 dirigentes chavistasna lista das sanções; e a diplomacia europeia exigiu "medidas urgentes" para travar a escalada de violência no país (ver aqui). O primeiro dia da segunda greve geral resultou em mais duas mortes, diz o El Pais.
Benjamin Netanyahu ameaçou expulsar a al-JazeeraE justificou a ameaça com a cobertura que a cadeia televisiva fez da tensão vivida em locais sagrados de Jerusalém, anota o The Guardian.
Mudando de assunto, anote esta promessa da Tesla: fazer do modelo 3 o automóvel eléctrico para as massas. A apresentação do carro está marcada para esta semana.
No mundo do futebol, há notícias de uma vitória à tangente do Benfica e de uma invenção de Jesus que pôs o Sporting a perder por 3. 

As últimas notícias 
Quatro dias depois, Costa tranquiliza e dá lições (citando Marcelo). A sequência foi assim: o Presidente foi ao incêndio e lembrou a ditadura que escondia informação. Depois, Costa foi à Protecção Civil, passou recados a partidos e aos media. E avisou que virão outros incêndios. Se Marcelo criticou, ninguém enfia a carapuça - nem a direita, nem a esquerda. A síntese do controlo de danos políticos está aqui, explicada por mim e pela Maria Lopes. Esta manhã, no DNMarcelo volta a dizer coisas: para uns e para outros. E já que o Presidente falou da ditadura, fica uma pequena correcção: sr. Presidente, a ditadura tentou esconder, mas não conseguiu.
Quanto aos incêndios que estão activos, o que lhe posso dizer é que são muitos - e difíceis. Na reportagem que escreveu em Mação, o Camilo Soldado só descobriu devastação e muitos lamentos ("Estava tudo tão bonito", lá no concelho que era modelo de reabilitação florestal). Há até bombeiros de férias chamados ao combate. Esta situação no terreno leva o especialista Pedro Almeida Vieira a dizer isto, aqui no PÚBLICO: "Não é só azar, é também muita aselhice". Hoje, a palavra será dada à ministra da Administração Interna, que vai ao Parlamento explicar-se. Aqui estão 10 perguntas (e mais uma prova dura) para Constança.
Tudo isto leva o Bloco a fazer um aviso"Há aqui um problema comunicacional do Governo”, diz Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco na entrevista PÚBLICO/Renascença desta semana. Mas o que mais preocupa o Bloco já é o próximo Orçamento“Estamos ainda mais atrasados do que estávamos em 2016”.
Se o Bloco pressiona, também, com uma resposta sobre a Alticeo PS diz-lhe que não. Cabe à ACT fazer cumprir a lei no caso dos despedimentos da PT, respondem os socialistas.
Já o PSD, lançou uma nova dúvidao Governo estará a facilitar o controlo estrangeiro da REN? (via Jornal de Negócios).
Entretanto surge um novo desafio ao Governoé sobre propinas mal calculadas - e com o INE a admitir que há um método mais adequado para as fixar (que baixa o seu valor).
Na Educação há uma novidade surpreendenteos sindicatos "autorizam" colégios a reduzir salários caso estejam em apuros (mas não a Fenprof, claro).
Ao contrário, na tranquila Autoeuropaos trabalhadores entregam um abaixo-assinado contra os horários propostos pela gestão.
Falando em dinheiroos milionários portugueses estão mais ricos (com a família Amorim no topo da lista).
E, falando em milionários, registe isto: os fluxos para as offshores que saíram da “lista negra” continuam no radar do fisco, conta o Pedro Crisóstomo.

Textos onde parar

1. A data da morte do carro de motor a gasóleo e a gasolina está anunciada para 2040: o Governo britânico fixou para aí o dia em que deixam de poder ser vendidos automóveis que usem estes combustíveis, com o objectivo de os fazer desaparecer completamente das estradas britânicas nos dez anos seguintes. Seguindo os passos de França, que também tem um plano e a mesma data. A verdade, como explica a Clara Barata, é que a indústria já está bastante avançada. As cidades e as políticas é que ainda estão a preparar-se.
2. Os homens do mundo ocidental estão a perder espermatozóides. Em apenas 40 anos, a contagem de espermatozóides de homens no mundo ocidental caiu mais de 50%, revela um estudo publicado na revista Human Reproduction Update. E já estamos perante um problema de saúde pública, avisam os investigadores. As causas ainda não são certas, mas a Teresa Firmino e a Andrea Cunha Freitas explicam as pistas da ciência. 
3. O bibliotecário informal. Quando nasceu, a sua casa já estava carregada de livros. Dedica boa parte do seu tempo livre à História, sobretudo à de Mafra e do seu palácio-convento, cuja biblioteca conhece como poucos. Também se deixou fascinar pela astrologia e pela alquimia, porque, diz, o mundo não se explica de uma vez só. O nome é José Medeiros - e ninguém como a Lucinda Canelas para nos contar a história da vida deste historiador (muito pouco) amador.

Agenda do dia
  • Hoje há contas para todos os gostos: as do BCP e da EDP, mas também da REN, Cofina e Impresa;
  • É o último dia para a EDP rever o preço que se dispõe a pagar na OPA que lançou sobre a sua participada, a EDP renováveis (mas não é provável que o faça);
  • A ministra da Administração Interna vai à Assembleia, explicar sobretudo o caso do SIRESP (mas com a situação dos incêndios a gerar outras dúvidas e perguntas);
  • Sobre Tancos falará o chefe das secretas, também no Parlamento. Provavelmente com a porta fechada a jornalistas;
  • A selecção feminina joga hoje contra a Inglaterra, no terceiro jogo da fase de grupos do europeu de futebol (é difícil, mas era tão bonita mais esta vitória...) 

Só mais um minuto...

... para lhe poder dar esta novidade: está a chegar a nova série do criador de Os Simpsons. Diz a Joana Amaral Cardoso que é para adultos, tem fadas e demónios, álcool e sexo. “Em última análise, Disenchantment será como continuar a rir num mundo cheio de sofrimento e de imbecis, apesar do que os anciãos, feiticeiros e outros idiotas nos dizem”, explica Matt Groening num comunicado divulgado agora pelo Netflix. Eu, que já me sentava à frente da televisão umas horas a beber os Simpsons mais antigos, já tenho lugar marcado no sofá.
Se preferir uns minutos mais calmos, aqui está uma bela opção: escolher a melhor foto de Portugal deste ano. O concurso está aberto e das 36 mil fotografias inscritas ficaram seleccionadas estas sete obras-primas sem tripéAnd the winner is...
Por aqui ficamos, sempre à distância de um clique. Passe por cá, mas sobretudo aproveite o dia. Eu volto amanhã,
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário