domingo, 23 de julho de 2017

Portugal e Timor: um mundo económico por desbravar

Energia e ambiente, telecomunicações e tecnologias de informação são setores que os dois países querem desenvolver nos próximos anos.
As relações económicas entre Portugal e Timor-Leste ainda são um mundo por desbravar. Timor-Leste é o 104.° cliente de Portugal e o 161º como fornecedor de Portugal. Já Portugal está na sexta posição como cliente de Timor-Leste e oitavo como fornecedor, de acordo com dados atualizados da AICEP.
Entre as exportações de Portugal para Timor-Leste estão máquinas e aparelhos, produtos alimentares e pastas celulósicas e papel. No inverso, entre os principais produtos importados, encontra-se o café, têxteis e aparelhos elétricos.
A AICEP – Portugal Global está empenhada no desenvolvimento das relações comerciais com aquele país, tendo promovido uma missão empresarial a Timor-Leste em 2015 com o objetivo de reforçar as relações económicas bilaterais entre os dois países. Nessa ocasião, o presidente da AICEP inaugurou a delegação da agência naquele país.
Nessa missão estiveram em foco os setores das infraestruturas, energia e ambiente, saúde, telecomunicações, tecnologias de informação e comunicações, defesa, media, editoras, formação, turismo e hotelaria, indústria de alimentação e bebidas e consultoria.
O país tem a sua economia assente nos rendimentos estatais provenientes da extração de hidrocarbonetos, sobretudo do setor petrolífero, que tem sido a alavanca de Timor para o desenvolvimento económico.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário