sexta-feira, 28 de julho de 2017

Jornalistas precisam “conhecer e respeitar” as regras de cada país, defende Augusto Santos Silva

Depois de uma equipa da SIC ter sido impedida de entrar na Venezuela, ministro dos Negócios Estrangeiros apela aos jornalistas para “conhecerem e respeitarem” as regras para entrarem em outros países.

A necessidade de informar não deve ser superior às regras de entrada nos países. A Venezuela e outros países em conflito podem ser para os jornalistas uma fonte rica de informação, mas segundo Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, “conhecer e reconhecer” as regras de entrada de cada país é fundamental.
“Eu gostaria de aproveitar para chamar a atenção para a necessidade de os jornalistas que entendam deslocar-se em trabalho a qualquer país se conformarem, conhecerem e respeitarem as regras de entrada nesse país”, disse o ministro numa conferência de imprensa citado pela Lusa.
As palavras surgiram depois de uma equipa da estação televisiva SIC ter tentado entrar na Venezuela, e ter sido obrigada a regressar para Portugal, por não possuir uma acreditação válida, de acordo com uma fonte diplomata em declarações à agência Lusa.
José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, também apelou aos profissionais, explicando que é necessário ser feito um pedido de autorização com antecedência a embaixada da Venezuela, para trabalhar no local.
De acordo com a SIC, em declarações à Lusa, o jornalista e o repórter foram considerados “inadmissíveis no território”.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário