domingo, 23 de julho de 2017

Inspectora das Finanças nas listas do Swissleaks audita as PPP

Filomena Martinho Bacelar foi reconduzida internamente ao longo dos últimos dois anos como chefe de equipa da Inspecção-Geral de Finanças (IGF).

De acordo com o jornal Público as duas últimas decisões de manter Filomena Bacelar com estas responsabilidades, já em 2016 e 2017 depois de o caso estalar na praça pública, “têm gerado interrogações em surdina na IGF, pelo receio de ver comprometida a imagem da própria instituição”.A entidade que auditou “apagão” dos offshores no fisco reconduziu inspectora apanhada no Swissleaks, com funções de topo no controlo financeiro de contratos de concessão, escreve o diário.
Quando o nome da inspectora apareceu associado às listas do Swissleaks, revelado pela TVI no dia 12 de Março de 2015 através do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI), a IGF considerou que o assunto era “do foro familiar sem relação com a sua actividade profissional”.
Nessa altura foi pedido um inquérito externo a que a então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, deu seguimento. No entanto, tal como o Público já tinha noticiado em julho de 2016, coube à Procuradoria-Geral da República (PGR), que entendeu não haver razões para afastar a inspectora, algo que a IGF reafirma.

Fonte: jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário