quarta-feira, 26 de julho de 2017

Hora de Fecho: Fogo e evacuações em Mação: "Não te deixo sozinho"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Como foram evacuadas 20 aldeias rodeadas pelo fogo em Mação. E como uma mulher de 80 anos se recusou a deixar o marido sozinho, depois de a Protecção Civil lhe dizer: "Não há bombeiros quase nenhuns".
O incêndio que lavra em três frentes em Mação já atingiu a aldeia de São João das Matas e está a ameaçar algumas habitações. Há reacendimentos noutras zonas do país.
O vice-presidente da Câmara de Mação diz que o "o incêndio continua completamente descontrolado". A comandante da Proteção Civil, por sua vez, fala numa manhã "mais tranquila".
Rui Silva, presidente destituído da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, negou a alegada detenção esta quarta-feira em Pedrógão Grande por "usurpação de funções".
A PGR divulgou os nomes das 64 vítimas de Pedrógão Grande e confirmou estar a investigar mais dois casos. Há uma família de nove pessoas, muitas crianças, jovens ginastas e vizinhas entre os mortos.
Dez pessoas foram levadas para o hospital devido a uma intoxicação com um produto tóxico, numa empresa de resíduos hospitalares em Vialonga.
Em três simples "tweets", o Presidente dos EUA informou que não vão ser aceites "indivíduos transgénero" nas forças armadas. Porquê? Acarretam "custos médicos" e causam "perturbação".
Lucas Sebastião da Fonseca, o Matateu para uns e a oitava maravilha para outros, nasceu há 90 anos. O seu legado é eterno, contam-se pelos golos dele e também pelas histórias da filha Argentina.
Em 2014, 20 avós juntaram-se para tricotar peças muito à frente. Nascia A Avó Veio Trabalhar, um projeto de empreendedorismo social que, com o tempo, revelou ser algo mais: uma segunda vida.
Tampas de canetas que salvam vidas, truques para as colheres de pau, a outra utilidade dos encostos dos bancos dos automóveis e outros segredos dos objetos que usamos todos os dias.
Um jantar com a dupla romântica de "Titanic" vai ser leiloado esta quarta-feira à noite, numa gala em Saint-Tropez. O objetivo é angariar fundos para a Fundação Leonardo DiCaprio. 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Não sei que idade têm os juízes, nem a juíza que votou favoravelmente este acórdão, mas, seja qual for a sua idade, envergonharam Portugal que foi, mais uma vez, e muito bem, condenado pelo TEDH.

Maria João Marques
Os que gritam xenofobia perante a mais leve crítica a certas comunidades onde os maus tratos a mulheres são inerentes à cultura que tanto defendem, fizeram a sua escolha: apoiar a opressão de mulheres

Rui Ramos
Pedrógão Grande já é a maior vergonha desta democracia. Um mês depois, ninguém explicou, ninguém pediu desculpa, ninguém se demitiu, e o Estado nem sequer resolveu as dúvidas sobre o número de mortos.

Alexandre Homem Cristo
O debate já não é se deve ou não haver escolha. Ela existe nas escolas públicas, mas de forma ilegítima e só para alguns. A questão é se se a quer alargar a todos, a começar pelos mais desfavorecidos.

João Carlos Espada
Uma proposta de três livros tranquilos que partilham a confiança na civilização europeia e ocidental e na legitimidade do sentimento nacional, conceitos sob fogo das patrulhas “politicamente correcto”
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário