quarta-feira, 5 de julho de 2017

Campo de Férias 2017 com 467 participantes

A edição de 2017 do Campo de Férias do Município de Albergaria-a-Velha arrancou ontem com 467 participantes. Na sessão de abertura, que decorreu no Pavilhão de Albergaria-aVelha, esteve presente o Executivo Municipal, tendo o Presidente da Autarquia, António Loureiro, desejado que todos se divertissem nas mais de 20 atividades que irão decorrer ao longo da primeira quinzena de julho.  

O Campo de Férias tem lugar entre 3 e 14 de julho e é dirigido a crianças e jovens entre os seis e os 16 anos, que frequentam os estabelecimentos de ensino do Concelho. Os participantes estão integrados em 13 grupos, cada um orientado por um professor de Desporto, havendo ainda 58 monitores a acompanhar as atividades.

 Jogos desportivos e aquáticos, idas à praia, cinema, canoagem, orientação, equitação, artes performativas, expressão plástica, a maratona empreendedora e uma visita ao Zoo de Santo Inácio são algumas das ações que irão decorrer ao longo da quinzena. Entre as novidades deste ano está o 360º Dome, uma estrutura imersiva que faz os participantes “entrarem” na história projetada à sua volta. Outra novidade é a “Caravana Valores do Desporto”, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Ética no Desporto e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude que visa sensibilizar os mais novos para o fair-play e os valores que deverão estar associados à prática desportiva.

A valorização do património natural do Concelho também estará em destaque no programa de atividades. Na Pateira de Frossos, os participantes irão “À Procura dos Animais Esquecidos” e, na freguesia de Ribeira de Fráguas, os mais velhos poderão fazer a subida do Rio Fílveda.

 A Câmara Municipal tem desenvolvido o Campo de Férias numa perspetiva de inclusão social, permitindo que crianças e jovens oriundos de famílias economicamente carenciadas possam desfrutar das atividades a preços reduzidos ou até gratuitamente. Este ano, a Autarquia dá mais um posso na igualdade de oportunidades para todos, criando condições para o acolhimento de crianças com necessidades educativas especiais. Para sensibilizar os participantes para a diferença, haverá uma ação de Desporto Adaptado em que será possível experimentar as modalidades desenvolvidas para indivíduos com limitações físicas ou mentais. A edição de 2017 do Campo de Férias conta com a participação de dez crianças com necessidades educativas especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário