quinta-feira, 27 de julho de 2017

Câmara Municipal requalifica Praça Fernando Pessoa e vias circundantes

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai proceder à requalificação urbana da Praça Fernando Pessoa, no centro da cidade, e intervir nas duas principais vias que nela convergem – a Rua Professor Egas Moniz e a Rua 25 de Abril. A intervenção, a ter início na próxima semana, vai englobar um investimento de 805 mil euros, com um prazo de execução de 180 dias.

 A Praça Fernando Pessoa apresenta, atualmente, infraestruturas públicas obsoletas e desajustadas às funções que nela existem. Com a intervenção, pretende-se criar uma imagem de modernidade, onde o espaço público se apresente “como tabuleiro de desenvolvimento das ações de partilha e encontro de pessoas”, favorecendo a permanência e o usufruto do local.

Valorizando a sua condição de espaço central, a Praça Fernando Pessoa vai ficar num nível superior em relação às vias circundantes, sendo o acesso feito por rampas. Haverá um nivelamento de piso em toda a área e o espaço de interação social será melhorado com o alargamento dos passeios, em especial na zona das galerias comerciais, que passarão a ter uma largura de sete metros. Para além de favorecer a melhor circulação de peões, a nova área permitirá a implantação de esplanadas, dinamizando o comércio local.

  Na Rua Professor Egas Moniz e na Rua 25 de Abril, a zona de circulação vai ser nivelada com a substituição dos lancis nos passeios por guias ao nível do piso. As zonas de estacionamento serão também niveladas e privilegiarão a colocação transversal dos veículos. Com o novo reordenamento da área, estão previstos cerca de 134 lugares de estacionamento.

Em termos de mobiliário urbano, destaca-se a introdução de floreiras em locais estratégicos e a colocação de bancos de jardim e papeleiras mais modernas. Haverá ainda a estruturação dos espaços verdes, com a introdução de novas espécies, com copa e raízes de tamanho adequado, que não prejudiquem o equilíbrio do espaço.

 Esta obra, cofinanciado a 85% por fundos comunitários no âmbito do Programa Centro 2020, é, de acordo com o Presidente da Autarquia, António Loureiro, “uma necessidade urgente pois permitirá solucionar um problema que se arrasta há vários anos, nomeadamente, as águas pluviais, assim como permitirá requalificar uma das zonas onde vivem mais pessoas e onde existe mais comércio e serviços, melhorando desta forma a qualidade de vida de todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário