domingo, 23 de julho de 2017

Apoio a associações: Bloco exige saber quais não foram informadas

5 h
Apoio a associações: Bloco exige saber quais não foram informadas
A candidatura do Bloco de Esquerda reuniu com a direção da ADASCA (Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro). A associação denunciou que não foi contactada no processo de atribuição de apoios financeiros no âmbito do programa municipal de apoio ao associativismo. Aquando da votação, a autarquia tinha informado que tinha contactado através de ofício as associações do concelho. Verifica-se agora que tal não corresponde à realidade.
Face a este novo dado, o Bloco de Esquerda exige esclarecimentos por parte da Câmara Municipal de Aveiro. É necessário conhecer quais as associações que não foram notificadas relativamente ao programa de apoios e que por esse motivo foram excluídas do processo.
O Bloco lamenta igualmente a forma como os apoios tem sido entregues em final de mandato num processo que considera eleitoralista e de aproveitamento político.
A candidatura do Bloco pretende um processo constituinte e participado para a criação de mecanismos e regulamentos objetivos de apoio às associações que garantam a transparência e a independência das associações face ao poder político.
O Bloco de Esquerda está ainda preocupado com o facto da autarquia cobrar taxas às iniciativas da ADASCA quando esta deveria estar isenta.
A candidatura do Bloco reconhece o trabalho essencial e solidário que esta associação desenvolve. É assim inadmissível que a associação tenha sido ignorada e esquecida neste processo.
Comentário: foram enviados dois e-mails tendo como destinatários o Sr. presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Eng. Ribau Esteves, e Dr. Miguel Capão Filipe, Vereador da Saúde, sem que até à data tenha surgido uma resposta.
No texto da Acta onde consta a lista das associações que foram contempladas com apoios financeiros, está escrito que "todas as associações foram informadas", o que não corresponde à verdade na medida em que a ADASCA não tida nem achada, o que não deixa de ser estranho.
J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário