terça-feira, 25 de julho de 2017

ADIG VISITOU AS OBRAS DA BACIA DE CONTENÇÃO DE LIXIVIADOS E ETAR


O Presidente e mais 4 elementos da Direção da Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha -ADIG, foram recebidos, no dia 24 de Julho de 2017, pelos Engenheiros da Administração do Porto de Aveiro e da Cimpor, para apreciarem, no terreno, as obras da Bacia de Contenção de Lixiviados e a Estação de Tratamento.
O sistema de drenagem das águas lixiviantes, da zona onde é descarregado o Petcoke, é composto por 2 subsistemas absolutamente iguais e simétricos.
Uma valeta, coberta com uma grade, envolve a zona do petcoke e recolhe as escorrências de águas lixiviantes, que drenam para uma cisterna, que tem 2 bombas elevatórias. Nesta cisterna estão definidos 4 níveis de líquido. O nível mais baixo põe a 1.ª bomba a funcionar e, à medida que sobe, arranca a 2.ª. Se, excecionalmente, atinge o 4.º nível (75% da capacidade total deste depósito), o sistema dispara um alarme sonoro, que dá a indicação de haver problemas.
Estas águas contaminadas são bombeadas para 2 grandes tanques assentes no solo do Porto Comercial. Cada um deles está subdividido em dois, o 1.º faz a decantação das águas lixiviantes, passando para o 2.º a parte sobrenadante, mais limpa. Esta 2.ª divisória tem uma camada de areia que vai filtrar as águas, já anteriormente decantadas, que depois serão devolvidas à natureza.
É o finalizar dum processo que resultou na proteção das águas da Ria e em complemento às medidas já adotadas na movimentação do Petcoke, na melhoria da qualidade do ar ambiente. Agora é suficiente continuar a manter os métodos de carga e descarga já em uso.
É mais uma prova de que o diálogo pode, naturalmente, levar a resultados frutíferos, para bem das pessoas e da Natureza.
E não é com autarcas que tomam atitudes negativas, como aquelas que os Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia tomaram, que as nossas gentes vão melhorar a sua condição de vida.
Foi com o trabalho da nossa Associação e dos habitantes e do contributo da APA e da Cimpor, que a Gafanha da Nazaré passou a ter melhor meio ambiente e os gafanhões podem orgulhar-se de entregar aos seus filhos e netos uma Terra mais saudável.

HRocha

Comentário: A persistência é como a ciência, mais tarde ou mais cedo dá sempre resultado.

J. Carlos



Nenhum comentário:

Postar um comentário