quarta-feira, 26 de julho de 2017

360º - Quem são as 64 vítimas de Pedrógão. E ainda duas versões muito diferentes sobre o incêndio de hoje: “fogo descontrolado” ou “manhã tranquila”?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Foi seguramente coincidência - só pode. Ontem, pouco depois das 21h, a Procuradoria-Geral da República decidiu revelar a lista com os nomes das vítimas de Pedrógão Grande - afinal, a informação já não era tão importante, mas tão importante que precisasse absolutamente de estar protegida pelo segredo de justiça. A decisão não está, de certeza, relacionada com a polémica política. Mas convinha que, já agora, o Ministério Público explicasse quais os motivos de investigação criminal (atenção: de investigação criminal) que levaram a esta confusa sucessão de decisões.

São 64 as vítimas oficiais. E o Observador conta como foram as circunstâncias da morte de cada uma delas.Para que não haja esquecimento.

O Ministério Público está também a investigar outras duas mortes, para perceber se devem ser incluídas na lista oficial. Uma é a de Alzira Carvalho da Costa, que morreu atropelada quando tentava fugir do fogo. A outra é a de José Rosa Tomás, que ficou ferido e morreu um mês depois da tragédia - tudo indica que já teria problemas respiratórios.

Ontem à noite, o Presidente da República decidiu ir novamente para a frente de fogo, desta vez em Mação. E deixou uma frase certeira: "Em ditadura, lembro-me há 50 anos, era possível haver tragédias e nunca ninguém percebia bem quais eram os contornos das tragédias porque não havia um Ministério Público autónomo, juízes independentes e comunicação social livre. Em democracia há tudo isto".

Foi uma noite difícil. Em Mação, foram evacuadas dez aldeias e o presidente da Câmara falou em "situação muito grave". Em Setúbal, o fogo ameaçou casas e obrigou à evacuação do Hotel do Sado.

Sobre o que se passa esta manhã, há duas visões muito diferentes, uma da porta-voz oficial e outra de um autarca no terreno:

  • No briefing da manhã, Patrícia Gaspar, comandante da Proteção Civil, afirmou que a situação “está mais tranquila, mais estabilizada” em comparação com o dia de ontem, apesar de algumas situações estarem a “inspirar cuidado”;
  • Já o vice-presidente da Câmara de Mação, também esta manhã, em declarações à RTP, disse que “o incêndio continua completamente descontrolado”.

A fúria do vice-presidente da Câmara de Mação foi mais longe. António Louro denunciou o facto de as autoridades locais estarem há 16 anos a pedir ajuda ao poder político sem sucesso. "Houve ministros que não fizeram o seu trabalho, houve gente que não soube dar resposta. E o resultado está aí."

Em França, também está a ser difícil combater o fogo.Esta madrugada houve várias evacuações no sul do país, com a retirada de dez mil pessoas.


Informação relevante
A polémica das matrículas com moradas falsas continua, sem que o Ministério da Educação consiga dar resposta ou acalmar os pais. Ontem, depois de a PSP ser chamada ao Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, a Inspeção Geral da Educação decidiu abrir um inquérito para apurar a existência de “irregularidades". Em 2016, o Provedor de Justiça recebeu 36 queixas relacionadas com o tema.

Afinal, o que é que se passa com as matrículas? Quais os critérios de prioridade para colocação dos alunos? Quem pode ser encarregado de educação? Temos oito perguntas e respostas para perceber a polémica.

Há casos que parecem de anedota. O Observador conta o caso de Pedro Gonçalves, que pôs um produto à venda no OLX e recebeu uma proposta insólita: uma mãe ofereceu-lhe dinheiro para ele aceitar ser o falso encarregado de educação da sua filha, para que a criança pudesse inscrever-se na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre.

Há uma nova queixa de violência na esquadra de Alfragide. O Ministério Público está a investigar o caso de um homem de origem cabo-verdiana que terá sido agredido por agentes em fevereiro. A notícia é do DN.

A polémica de Tancos voltou ontem ao parlamento. E temos de admitir que o que se ouviu não foi tranquilizador:
  • O chefe das Forças Armadas deu explicações confusas. O General Pina Monteiro afirmou primeiro que um dos equipamentos mais perigosos que foi roubado, os lança-granadas foguete, não podia ser "utilizado operacionalmente", mas depois garantiu que o material "não é obsoleto". No final, compreensivelmente, os deputados disseram estar “cheios de dúvidas”.
  • Helena Fazenda, a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, que dirige a Unidade de Coordenação Anti-Terrorismo, revelou que soube do assalto a Tancos pelas notícias, quase 24 horas depois de o assalto ser detectado.

O défice aumentou 264 milhões de euros na primeira metade do ano. Justificação do governo: o aumento dos reembolsos antecipados de impostos como o IRS e o IVA. A despesa cresceu 1,6%, um ritmo superior ao da receita.

Lisboa vai ter um dos maiores hubs de empreendedorismo da Europa. Vão ser 35 mil metros quadrados no Beato e, para além de empresas, haverá restaurantes e até alojamentos. A Web Summit e a Mercedes já mostraram interesse em instalar-se lá.

O Senado americano votou para iniciar um debate formal sobre o programa de saúde Obamacare, mas foi chumbada — incluindo com votos contra de vários republicanos — uma proposta alternativa defendida pelo Presidente Trump.

O republicano John McCain voltou ontem ao Senado para participar na votação, escassos dias depois de lhe ser diagnosticado um cancro no cérebro, e fez um discurso impressionante. Fez uma autocrítica colectiva: "Suspeito que os historiadores vão concluir que todos conspirámos para o nosso declínio, seja por ações deliberadas ou por negligência". E atacou os populistas: “Parem de ouvir as declarações bombásticas dos que falam muito na rádio, na televisão e na Internet. Que vão para o diabo!".


Os nossos Especiais

O atual e o antigo presidentes do grupo parlamentar do PSD estão na mira da Justiça. O Ministério Público pode vir a pedir o levantamento da imunidade de Hugo Soares e de Luís Montenegro (além do de Luís Campos Ferreira) no âmbito do caso Euro'2016/Olivedesportos, que investiga a oferta de bilhetes para jogos do campeonato europeu de futebol.


A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve "Sexo forçado no tribunal": "Não sei que idade têm os juízes, nem a juíza que votou favoravelmente este acórdão, mas, seja qual for a sua idade, envergonharam Portugal que foi, mais uma vez, e muito bem, condenado pelo TEDH".

Maria João Marques escreve "O machismo militante da histeria anti xenofobia": "Os que gritam xenofobia perante a mais leve crítica a certas comunidades onde os maus tratos a mulheres são inerentes à cultura que tanto defendem, fizeram a sua escolha: apoiar a opressão de mulheres".

Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandespergunta: "Qual é o verdadeiro problema com os ciganos?".


Notícias surpreendentes
O projeto do chef Ljubomir Stanisic, na Comporta, chama-se Sem PortaÉ um restaurante, um ringue e uma horta, escreve o Tiago Pais.

O segundo Sky Bar de Lisboa fica no Hotel Tivoli Oriente, no Parque das Nações. Há cocktails de assinatura, sushi de fusão e "finger food". O Mauro Gonçalves conta todos os detalhes.

A Microsoft ia matar o Paint, mas ele ressuscitou ao fim de umas horas. A versão clássica (haverá uma 3D) estará disponível gratuitamente na Loja Windows.

Está com algum dinheiro no banco? Então talvez queira experimentar um destes 11 destinos - são alguns dos mais caros do mundo. Há noites de hotel a 500 euros e viagens de 120 mil euros.

Ao longo do dia, vamos seguir com atenção o que se passa com os fogos. Vá passando por aqui.
Até já.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário