terça-feira, 25 de julho de 2017

360º - Procuradoria admite divulgar lista de mortos de Pedrógão, mas antes quer fazer cruzamento de nomes

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
John McCain volta hoje ao Senado, apenas uma semana depois de lhe ter sido diagnosticado cancro no cérebro.O regresso dá-se num dia agitado, com duas votações importantes:

  • Uma delas dá início à discussão sobre o fim do Obamacare (que deixa Trump satisfeito);
  • A outra pretende impôr novas sanções à Rússia (que deixam Trump furioso).
Jared Kushner, genro de Donald Trump, garante que "não conspirou" com o governo russo durante a campanha eleitoral. Ouvido no Senado, Kushner garantiu também que esteve na agora célebre reunião de Donald Trump Jr. com uma advogada russa para obter informações prejudiciais a Hillary Clinton, mas que chegou atrasado e achou tudo tão desinteressante que até mandou uma mensagem à secretária a pedir que lhe telefonasse para ter uma desculpa para deixar a sala.

Amanhã, é a vez de o filho mais velho do Presidente, Donald Trump Jr, e de o antigo diretor de campanha de Trump, Paul Manafort, serem ouvidos no Senado por causa da reunião com a advogada russa.

De qualquer forma, Kushner tem um novo problema:uma investigação do Guardian diz que o genro de Trump esteve envolvido num negócio imobiliário com um milionário com ligações à Rússia e que a transação foi investigada por suspeitas de lavagem de dinheiro.


Informação relevante
É uma notícia do Observador: a Procuradoria-Geral da República admite divulgar em breve a lista das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande. Porém, antes de tomar a (pelos vistos) grave e séria decisão de levantar o segredo de justiça para uma informação tão básica como esta, a PGR fará um cruzamento dos nomes existentes com os das várias listas informais que têm sido divulgadas. Mais um detalhe da notícia do Pedro Jorge Castro: o processo da suposta 65.ª vítima do fogo passará a ser conduzido pela magistrada responsável pelo caso dos restantes 64 mortos.

O caso transformou-se numa enorme confusão, com o Governo a atirar responsabilidades para o Ministério Público, com o Ministério Público a não saber explicar de forma convincente as razões para a manutenção do segredo de justiça e com os deputados do PSD a usarem como arma política uma lista alternativa sem credibilidade nem fundamento.

Por falar em PSD: o novo líder parlamentar dos social-democratas fez ontem um ultimato grave ao Governo, dizendo ao primeiro-ministro que tem 24 horas para divulgar a lista oficial de nomes. O prazo termina hoje às 17h43. Se não acontecer nada, o que é que o PSD faz?

Mais um dia, mais um problema com o SIRESP: ontem à noite, o sistema de comunicações teve falhas durante duas horas e os bombeiros precisaram de recorrer a outras redes. Ou seja, foi mais um dia normal.

O Governo acaba de reconhecer os incêndios que atingiram o centro do país em junho como uma catástrofe natural e ativou um apoio de 10 milhões de euros. A informação consta de um despacho suplementar do Diário da República, publicado ontem.

Lembra-se de o Governo ter justificado a chamada "lei da rolha" com o facto de os serviços centralizados terem maior capacidade de informar adequadamente os cidadãos? Pois, parece que não é em assim. A 16 de julho, um comandante distrital de operações de socorro informou que um helicóptero que combatia o fogo em Alijó tinha caído. Logo a seguir, o Ministério da Administração Interna garantiu que se tratara apenas de uma aterragem de emergência. E a Proteção Civil falou em “toque no chão de forma controlada”. Agora, um relatório oficial desmente estas versões suaves e mostra as fotos do helicóptero destruído.

Depois do episódio André Ventura, o CDS já tem um candidato substituto para a Câmara de Loures. Pedro Pestana Bastos diz agora querer ter mais votos do que o candidato do PSD.

Os problemas com as matrículas nas escolas públicas já envolve a polícia. Depois da polémica no Filipa de Lencastre, ontem foi a vez do Pedro Nunes. A PSP teve que ir acalmar os pais. A notícia é do Público.

Os enfermeiros  suspenderam a greve de zelo, o protesto e a greve total que estava prevista para 31 de julho.Motivo invocado: o Governo quer negociar. No caso dos especialistas em saúde materna e obstétrica, haverá também aquele detalhe de a Procuradoria-Geral da República ter considerado que esses profissionais podem ser responsabilizadoscivil e disciplinarmente.

O Novo Banco vai lançar uma oferta de aquisição sobre 36 emissões de dívida sénior. A operação será feita a preços de mercado - e em cash.


Os nossos Especiais

O astronauta russo Mikhail Kornienko passou 340 dias seguidos no espaço. Há dias, esteve em Portugal a falar com estudantes e contou ao Observador como é viver tanto tempo lá em cima. E diz que o futuro é em Marte: “Estamos há demasiado tempo no planeta Terra”.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre os fogos: "Pedrógão Grande já é a maior vergonha desta democracia. Um mês depois, ninguém explicou, ninguém pediu desculpa, ninguém se demitiu, e o Estado nem sequer resolveu as dúvidas sobre o número de mortos".

Paulo de Almeida Sande escreve sobre Lisboa: "De dentro do vidro, conservada em formol, Lisboa deixa-se contemplar por hordas de turistas míopes. E se eles não logram ver a alma da minha cidade bem-amada, é porque ela se mudou para os subúrbios".


Notícias surpreendentes
O Festival da Eurovisão em 2018 vai mesmo ser em Lisboa, no Meo Arena. O evento acontecerá entre o fim de abril e o começo de maio.

A "capital mundial do sexo em público" fica em Cap D’Agde, França. Há sexo nas praias e nas discotecas, à frente de toda a gente. Todos os anos, milhares de turistas chegam da Bélgica, da Alemanha e da Holanda (além dos franceses).

Há 12 produtos íntimos que as mulheres ainda pedem em voz baixa nas lojas e farmácias. Quem o garante é a Helena Magalhães, que fez a lista.

Vão ser reveladas as “gravações dinamite” de Diana. O Channel 4 comprou as gravações ao professor de dicção da princesa de Gales. Nelas, Diana fala sobre o casamento e sobre a sua vida sexual. 

O MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, tem uma nova exposição dedicada à moda. "Items: Is Fashion Modern?" mostra 111 peças que marcaram o design nos últimos 100 anos. Está lá a t-shirt branca, as sabrinas e as calças de ganga.

Atire-se então a mais uma terça-feira (de trabalho ou de férias). Por aqui, vamos continuar a dar-lhe todas as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário