sexta-feira, 28 de julho de 2017

360º- Depois do Galpgate o Huaweigate: políticos do PSD foram à China pagos pela marca de telemóveis; a 'huge' derrota de Trump; e os incêndios, claro

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... em Espanha, um acidente com um comboio em Barcelona fez 48  feridos, cinco deles graves. O maquinista não parou a tempo e embateu no topo da estação de Francia, no centro da cidade.

Na Venezuela, o segundo dia de greve geral deixou cinco mortos, a proibição de novas manifestações (com pena de prisão) e a ameaça de que quem não votar domingo será despedido. Ah, para quem não saiba, as eleições para a Constituinte visam dar ainda mais poder ao governo de Maduro.

Nos EUA, Trump sofreu uma 'huge' derrota. Com um decisivo voto de John McCain, três senadores republicanos 'dissidentes' travaram mesmo a revogação do Obamacare. A CNNtem um relato da votação dramática da 'skinny bill' ('lei fininha') noite dentro, que até incluiu cânticos de vergonha ao vice Mike Pence, e a que o New York Times chama em editorial "teatro do absurdo". No Twitter, o presidente apressou-se a escrever que "desapontaram o povo americano".

Mas Trump ainda tem muito que escrever hoje. O Senado decidiu também aplicar mais sanções à Rússia contra a sua vontade; e o seu novo diretor de comunicação, AnthonyScaramucci, está já sob polémica, depois de usar aquilo a que chama "linguagem colorida", mas que a maioria traduz para obscena

Por cá, são ainda os incêndios que dominam a atualidade:

O fogo de Nisa é aquele que concentra as atenções, já que obrigou a evacuar aldeias e a cortar estradas. Vamos continuar a acompanhar ao minuto a situação preocupante que desde domingo já fez 55 feridos. O liveblog do dia já está aberto.

Outra informação importante 
Há um novo caso de viagens pagas a figuras da políticaUm ano antes do Galpgate, a Huawei pagou viagens à China ao vice-presidente da bancada do PSD, ao presidente da junta da Estrela e a um vereador social-democrata em Oeiras. Pormenor: eles admitem-no e acham que não há qualquer problema. O Rui Pedro Antunes conta os detalhes do novo escândalo, o Huaweigate.

André Gustavo, o publicitário que fez a campanha de Passos Coelho e era consultor do PSD, foi detido no Brasil. O mesmo aconteceu com o ex-presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, que tinha voo (só de ida) marcado para Portugal. As detenções da justiça brasileira acontecem depois de denúncias (via 'delação premiada') de responsáveis da construtora Odebrecht no processo Lava Jato. Gustavo e Bendine são suspeitos de lavagem de dinheiro e obstrução à investigação.

Ao El País, o advogado da Odebrecht denunciou mesmo um esquema que, segundo ele, corrompeu mais de mil pessoas em todo o mundo, com especial enfoque na América Latina.

A ministra da Administração Interna foi ao Parlamento falar do SIRESP. Constança Urbano de Sousa teve de confirmar que em Mação o sistema de comunicações voltou a falhar... três vezes.

O assalto de Tancos parece também cada vez mais um sketch humorístico. Depois da secretária-geral do SIS ter dito que soube do roubo pelas notícias, o chefe das secretas disse que ele também. Apesar disso, equacionou o cenário de terrorismo.

Houve mais uma votação em que a esquerda que apoia o governo votou ao lado do PSD e CDS: no chumbo dos três nomes propostos para a ANACOM. Detalhe: vinham os três da ex-PT.

Notícia ainda para os lucros do BCP: depois das rescisões, o banco teve um resultado positivo de 90 milhões de euros nosprimeiros seis meses do ano.

Do dia é a desistência de Avelino Ferreira Torres da corrida autárquica: o histórico de Marco de Carnavezes que concorria a vizinha Amarante alega razões de saúde.

Na lista dos mais ricos do mundo da Forbes, por umas horas apenas houve um novo líder: o fundador da Amazon, Jeff Bezos, destronou o fundador da Microsoft, Bill Gates. Mas o sucesso durou pouco. 

No Europeu de futebol feminino, acabou o sonho portuguêsMais um golo e a história teria sido outra: em vez de grandes, as nossas jogadoras seriam enormes. Fica para a próxima. 

Já na Liga Europa, os clubes portugueses mantém a esperança. Braga e Marítimo empataram fora na primeira mão da terceira pré-eliminatória e tudo vai agora decidir-se em Portugal.

Esperança também para os portistasMais um jogo de preparação e mais uma goleada prometedora do FC Porto.

Ainda no futebol, depois "daquela" conferência de imprensa de Inácio, sabia-se que a saída do treinador do Zamalek estava por horas. Assim foi. Mas pelo meio ainda houve um espécie de sequestro que obrigou à intervenção da embaixada.

Os nossos especiais


A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre "Quem tem medo da politização": "Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo". E, em vídeo, questiona se "podemos confiar num Estado em que ninguém é responsável?".
  • Diana Soller escreve sobre a Venezuela: "O barril de pólvora venezuelano pode explodir. E como é visto por quase todos – de um lado ao outro do espectro político – como um jogo de tudo ou nada, a cada dia joga-se o destino de um povo".
  • Miguel Tamen escreve sobre a "liberdade de impressão": "Na maioria dos casos, as outras pessoas não costumarem ficar impressionadas com as nossas opiniões; ocupadas com o que haverão de dizer, não mostram no geral interesse por aquilo que nós temos a dizer".
Notícias surpreendentes
Há mais três nomes sonantes para o Web Summit de novembro. Al Gore, antigo vice-presidente dos EUA, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, cofundador da rede social Reddit, são as estrelas convidadas.


No basquetebol, fez 25 anos que o Dream Team se passeou nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Onde andam agora Jordan, Magic ou Bird? São empresários, técnicos, dirigentes, donos de franquias. Entraram em filmes. E dois caíram na bancarrota.

Vamos a sugestões? Para quem gosta de boa música, o  Jazz em Agosto começa hoje e o Rui Neves, o diretor artístico do festival, apresentou o cartaz ao Tiago Pereira; já o terraço da Pollux, na Baixa de Lisboa, tem uma nova vida e uma vista de tirar a respiração: ora veja.

Para ver é também esta fotogaleria. Porque as suas protagonistas quiseram mostrar. A última foi Rihanna. Falo dealguns dos decotes mais vertiginosos da história.

Costumo despedir-me com outro tipo de fotos. Mas esta imagem fantástica do João Porfírio que mostra a beleza trágica dos fogos não podia ser mais apropriada para lançar um dia que vai continuar marcado pelos incêndios. As notícias estarão, como sempre, no Observador

Bom fim de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário