terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Comunicado da Plataforma Nacional Independente de Dadores de Sangue e Medula Óssea sobre a questão do Plasma


Comunicado nº3

Esta Plataforma, vem acalmar os dadores de sangue e solicitar-lhes que continuem a fazer as suas doações como habitual.

Não restam duvidas que a nódoa que acaba de sair em noticiários, sobre a possível corrupção existente sobre o plasma sanguíneo, vem afectar o já frágil sistema da dádiva e criar desconfiança nos dadores.

Temos a certeza que no terreno iremos ouvir comentários de suspeição sobre o aproveitamento do sangue que os dadores doam voluntária e graciosamente, mas que uns (alguns) espertos se aproveitam para tirar dividendos.

A situação do Plasma Sanguíneo tem sido abordada ao longo dos anos nas Convenções Nacionais de Dadores de Sangue, sem que as entidades responsáveis tenham resolvido a situação que acaba por vir a público.

Lamenta esta Plataforma que a solidariedade dos dadores de sangue (oitocentos mil a doar sangue para dez milhões de habitantes) esteja a ser aproveitada para negociatas.

O sangue doado não é comercializado assim como os seus derivados, mas sim aproveitado na totalidade gratuitamente para os doentes, (isto não está a acontecer).

Esperamos que algum alto responsável venha à Comunicação Social dar as informações consideradas necessárias aos dadores de sangue e à sociedade em geral.

Esta Plataforma exige isso mesmo, informar urgente os dadores para que a normalidade e a confiança voltem a ser base de trabalho para uma melhoria da dádiva.

Reiteramos, aos Dadores de Sangue solicitamos mais uma vez que não deixem de doar, os doentes precisam do vosso sangue.

Viana do Castelo 13 de Dezembro de 2016
P’lo Presidente da Direcção
José Passos

P’lo Vice- Presidente da Direcção
Joaquim Carlos


VAGOS: NATAL(I)A TERRA DO PAI NATAL

cartaz_natal_vf
Irá decorrer, de 18 a 23 de Dezembro de 2016, o evento “Natal(i)A Terra do Pai Natal”, uma iniciativa do Município de Vagos com a organização e gestão do Museu do Brincar.
Este ano, o Natal será ainda mais divertido porque haverá, em permanência, animação garantida com inúmeras atividades dirigidas a toda a população, desde os mais pequenos aos “graúdos”.
Estas atividades são dinamizadas pelas várias empresas e associações do concelho e asseguram uma diversidade para todos os públicos de forma transversal e inovadora.
Um dos momentos altos do “Natal(i)A Terra do Pai Natal”  é a chegada e desfile do Pai Natal, logo no primeiro dia do evento! A Casa do Pai Natal é um elemento indispensável de conhecer, onde carrosséis giram sem parar!
No “Natal(i)A Terra do Pai Natal” pode, ainda, encontrar jogos tradicionais para todas as idades, a extraordinária roulotte “la belle” que encantará todos, música variada, personagens mágicas, kiosk photobooth para registar este momento especial, um calígrafo notável com uma surpresa a revelar, exposições temáticas, pipocas e algodão doce para dar mais gosto a este evento, não esquecendo as pinturas faciais que moldam os sonhos, a dança permanente, os mimos de Natal e lojinhas para todos os gostos.
Contamos com a presença de todos, convidando a participar neste evento especial idealizado ao pormenor para que os sonhos se tornem realidade.
As entradas, nas diversas atividades, são gratuitas.
Junte-se a nós e entre no verdadeiro espírito de Natal!
Até onde queremos ir?

Programa:
18 de Dezembro de 2016
14h – Chegada e desfile do Pai Natal
15h – Abertura oficial da “NATAL(I)A Terra do Pai Natal
16h – Atelier de Natal com a participação da empresa Ferneto de Vagos
17h – Teatro Para Todos com a participação da Companhia Start-Teatro
21h – Concerto de Natal com a participação do Coral Polifónico de Stª Cecília Calvão e da Orquestra Ligeira de Vagos
19 de Dezembro de 2016
14h e 21h - Teatro Para todos com a participação do Teatro e Marionetas de Mandrágora
20 de Dezembro de 2016
14h – Teatro Para Todos com a participação da Companhia Start-Teatro
21h – Bailado com a participação da Escola de Ballet Primeira Posição
21 de Dezembro de 2016
14h – Teatro Para Todos com a participação da Companhia Start-Teatro
18h 30m – Teatro de Sombras com a participação do Teatro Costa Verde
21h – Poesia de Natal
22 de Dezembro de 2016
14h – Dança com a participação da Escola de Ballet Primeira Posição
19h – Teatro Para Todos com a participação da Companhia Start-Teatro
21h – Concerto de Harpa com a participação de Eduardo Martins
23 de Dezembro de 2016
14h – Teatro Para Todos com a participação do Saltimbanco da Charneca
21h – Canto Lírico com a participação do Essemble Vocal Feminino Oringo
22h – Desfile de Encerramento
 ______________________________________

Tiago Bettencourt estará em Pombal

tiago
O músico Tiago Bettencourt estará a atuar no Teatro-Cine Pombal no dia 17 de Dezembro.
As informações necessárias poderão ser obtidas através dos contatos na imagem abaixo:
Mira Online
Mira Online | Dezembro 13, 2016 às 6:24 pm

Qué podemos aprender de los líderes digitales



por Yesica Flores
Por José Luis Sánchez*
Al inicio de 2016, las empresas más representativas de la era digital reportaban un alto valor en el mercado. Google, Facebook y Amazon se estimaban entonces en 420 mil, 311 mil y 297 mil millones de dólares, respectivamente.
Lograr semejante valor les ha llevado relativamente poco tiempo, si se les compara con empresas tradicionales. Por ejemplo, Google lleva operando 18 años mientras que Facebook lo ha estado haciendo desde 2004.
Estas organizaciones, al igual que muchas otras compañías digitales, se aventuraron al mercado con una nueva mentalidad y un innovador modelo de negocio que las llevaron a incursionar en áreas disruptivas en su momento, como no depender de instalaciones físicas, aprovechar la explosión de la banda ancha, ser pioneros en el uso de la nube, colaborar y echar mano del software abierto.
Asimismo, han estado más dispuestas a asumir riesgos y a equivocarse, a diferencia de las grandes organizaciones, en las que existen estructuras muy duras, donde la información no fluye bien y no están inclinadas a arriesgarse.
Para que las empresas tradicionales logren la transformación digital que exigen los nuevos tiempos, deberían observar muy de cerca las acciones que están realizando sus primas digitales para prosperar, elevar su valor e innovar a velocidades nunca antes vistas.
En particular, el uso de software abierto ha sido uno de los diferenciadores clave: las organizaciones de nueva generación que lo utilizan pueden responder más rápidamente al entorno de negocio, desarrollar las aplicaciones y funcionalidades nuevas en un tiempo relativamente corto.
Para las compañías establecidas, la propuesta de valor del open source es ayudarlas con tecnologías y procesos, que puedan ir de la idea a la aplicación en el menor tiempo posible. Para ellas es vital tener la capacidad de generar innovaciones e inyectarlas en su organización, algo en lo que el código abierto puede contribuir de manera fundamental.
De hecho, quedarse igual que como estaban hace 20 años no es una opción. De hacerlo, alguien más llegará a revolucionar su industria y van a quedarse rezagados, viendo pasar a los ganadores.
Las compañías tradicionales tienen ante sí la tarea de hacer convivir dos mundos al mismo tiempo. Por un lado, gestionar su infraestructura legada que es la que soporta el core de su negocio y todos los sistemas críticos. Por otro lado, aprovechar una arquitectura abierta que les brinde el dinamismo y la velocidad para responder a los cambios en el mercado y así ofrecerle a sus clientes innovaciones más expeditas que mejoren su experiencia en todos los niveles (comercio electrónico, tiendas, promociones, logística, etc.).
Es cierto que tendrán que seguir dedicando gran parte de su presupuesto – alrededor del 80% – para mantener sus sistemas legados, los cuales marchan a un paso firme pero lento. Y, sin duda, tendrán que aprovechar los recursos restantes para habilitar un nuevo entorno abierto que les brinde la versatilidad para competir en un mundo que no se detiene y que exige reacciones inmediatas.
Las empresas digitales nativas han recorrido un largo camino, y lo han hecho en muy poco tiempo y con éxito de mercado. Las compañías tradicionales tienen la oportunidad de aprender de toda esa experiencia y tomar lo mejor de la innovación y de la capacidad de crecimiento que ha sido el distintivo de la transformación digital.
José Luis Sánchez es Director General de Red Hat México.
Yesica Flores | diciembre 13, 2016 a las 1:52 pm | Etiquetas: líderes digitales

ONU alerta para condições deploráveis em que vivem muitos portugueses

Peritos das Nações Unidas querem legislação mais apertada.Resultado de imagem para ONU alerta para condições deploráveis em que vivem muitos portugueses
Peritos das Nações Unidas alertaram hoje para as condições deploráveis em que vivem muitos portugueses e instaram o Governo a criar legislação que obrigue as entidades locais a "cumprirem os direitos humanos" à água, saneamento e "habitação condigna".
Os relatores especiais sobre o direito a uma habitação condigna, Leilani Farha, e sobre os direitos humanos relativos ao acesso à água potável e saneamento básico, Léo Heller, terminaram hoje uma visita que fizeram a Portugal, a convite do Governo, para verificar em que medida estão a ser respeitados os direitos humanos relativos à habitação, água e saneamento. Os peritos manifestarem hoje, em conferência de imprensa em Lisboa, a sua preocupação quanto ao impacto da crise económica e da política de austeridade nestes setores e alertaram para a situação das pessoas mais vulneráveis, incluindo os "novos pobres", pessoas que foram empurradas para a pobreza em consequência das medidas de austeridade.
Fonte: Lusa
Foto: Foto Almeida Cardoso 

MAIS DE 1.000 PAIS NATAL EM DESFILE PELA CIDADE DE POMBAL NO PRÓXIMO DOMINGO

Mais de 1.000 Pais Natal são esperados no desfile que animará as ruas da cidade de Pombal, no próximo domingo, dia 18 de Dezembro, para aquele que pretende ser um dos maiores e mais participados desfiles de sempre.
Confirmadas estão já as presenças de várias instituições de solidariedade, coletividades, filarmónicas, grupos e clubes de todo o concelho, cujos associados/utentes prometem desfilar pelas ruas da cidade com o tradicional adereço de Pai Natal (o chapéu vermelho).
A iniciativa de cor, música e animação arranca às 15 horas, no Largo da Biblioteca Municipal, com a chegada do Pai Natal à cidade, que se faz deslocar numa charrete.
O desfile fará uma “paragem” em frente ao Tribunal, local onde cada grupo poderá mostrar as suas performances alusivas ao Natal.
A Câmara Municipal convida toda a população a associar-se a este desfile, bastando para isso trazer um dos adereços típicos de Pai Natal.

Loja do Cidadão inaugurada em Anadia

Resultado de imagem para Loja do Cidadão inaugurada em Anadia
A rede dos Espaços do Cidadão, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS), e é uma peça chave na estratégia do Governo para a modernização e simplificação administrativa.
O Espaço do Cidadão (EdC) funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online. A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com autarquias locais e os Correios de Portugal (CTT), entre outras entidades públicas ou prestadoras de serviços desta natureza.
Neste EdC é possível a realização dos seguintes serviços:

Autoridade para as Condições do Trabalho:
Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros;
Queixas e denúncias (com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo);
Aquisição de livros e publicações à ACT;
Formulários, minutas, simulações e pedidos de esclarecimento de dúvidas.

ADSE:
ADSE Direta - Dados pessoais, cuidados de saúde com limites no regime livre, documento único de cobrança, acesso a prestadores convencionados, conta corrente do regime livre;
Pedido / renovação de CESD;
Pedido 2ª via de cartão de benificiário (com ou sem alteração de dados);
Emissão de declaração para efeitos de complementaridade;
Consultas de conta corrente;
Alteração de Nome / IBAN / Morada;
Entrega de documentos de despesa.

Agência para a Modernização Administrativa:
Portal do Cidadão:
- Pedido de alteração de morada;
- Confirmação de alteração de morada do Cartão de Cidadão;
- Pedido de certidões de registo civil, predial e comercial.

Chave Móvel Digital:
- Registo, alteração PIN, cancelamento e desbloqueio.
Orçamento Participativo Portugal:
- Orçamento Participativo Portugal – Informação;
- Orçamento Participativo – Submeter proposta.

Autoridade Tributária e Aduaneira:
- Senhas de Acesso – 1.ª vez e recuperar;
- Cadernetas Prediais - Obter;
- IRS - Obter comprovativo de entrega de declarações e certidão de liquidação;
- Obter Certidão de dívida e Não dívida;
- Imposto Único de Circulação (IUC) - Obter documento de pagamento;
- Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) - Obter documento para pagamento;
- Dívidas Fiscais - Obter documento para pagamento;
- Coimas - Obter Documento para pagamento;
- E-Fatura - Consulta, recolha, validação e receitas médicas;
- Quitação de Rendas;
- Comunicação anual de rendas recebidas - Modelo 44.

Caixa Geral de Aposentações:
Requerimento de pensão de sobrevivência;
Pedido de reembolso de pensão de despesas de funeral;
Pedido de subsídio de morte;
Requerimento de subsídio de funeral;
Requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício;
Requerimento de aposentação de ex-subscritor;
Requerimento de contagem de tempo de ex-subscritor;
Alteração de dados pessoais;
Requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimentos e situações equiparadas.

Direção-Geral do Consumidor:
Receção de reclamações;
Pedidos de informação;
Encaminhamento para a rede de apoio ao consumidor endividado.

Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas:
Certidões paroquiais.
Instituto do Emprego e Formação Profissional:
Candidatos - Netemprego - (Re)inscrição para emprego, apresentação a ofertas de emprego, gestão da inscrição para emprego, registo de CV;
Candidaturas eletrónicas - Netemprego - Consulta e gestão de processos, “download” de documentos, submissão de candidaturas;
Entidades - Netemprego - Alteração de dados de entidade, gestão de oferta de emprego, registo de entidade e obtenção de login, registo de oferta de emprego.

Inspeção-Geral das Atividades Culturais:
Averbamentos e certidões do registo de propriedade intelectual;
Registo de obra;
Registo de nome literário / artístico.

Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana:
Porta 65 - Submissão candidaturas.
Instituto da Mobilidade e dos Transportes:
Alteração de morada, revalidação, 2º Via (duplicado) e substituição da carta de condução;
Averbamento do grupo 2 (restrição 997) na carta de condução.

Instituto da Segurança Social:
Segurança Social Direta;
Informação genérica;
Atendimento por marcação.

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras:
Marcação de renovação da autorização de residência;
Marcação de renovação do Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares);
Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito, curta duração ou estada temporária);
SAPA - Pré-agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional.

Serviços Partilhados do Ministério da Saúde:
Cancelar pedido de consulta;
Registar agregado familiar para poder realizar marcação de consultas e pedidos de medicação para familiar;
Colocar pedido de isenção de taxas moderadoras;
Fazer pedido de renovação de receita crónica;
Alteração/cancelamento do pedido de isenção de taxas moderadoras - Reclamação;
Marcar consulta;
Alteração/cancelamento do pedido de isenção de taxas moderadoras - Histórico;
Alteração/cancelamento do pedido de isenção de taxas moderadoras - Pedido;
Listar autorizações de renovação de receita crónica;
Consultar os pedidos de receita submetidos no eAgenda;
Pesquisa Prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS,...);
Partilha de informação com o SNS;
Serviços Informativos;
Lista de espera para cirurgia - eSIGIC;
Consultar - Lista de pedidos de consulta;
Consultar - Lista de Médicos aderentes ao programa oral cheques-dentista;
Serviço do SNS - Reclamação/Elogio/Sugestão.



Campanha “Calendário Solidário” dos Bombeiros de Freixianda

campanha-solidaria
A Liga de Amigos da Secção de Bombeiros de Freixianda, no concelho de Ourém, está a proceder à distribuição de calendários de parede durante todo o mês de Dezembro e inicio de Janeiro. O objetivo é desejar as boas festas á população da sua área de atuação e, ao mesmo tempo, angariar alguns donativos para equilibrar as contas da associação.Este calendário tem também alguns contatos úteis da União de Freguesias de Freixianda , Ribeira do Farrio e Formigais.
Além do quartel da Freixianda, a distribuição dos calendários está a ser feita em estabelecimentos comerciais e edifícios públicos da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, bem como na União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos.
Nos locais de distribuição haverá um “mealheiro” onde cada pessoa poderá fazer o donativo que bem entender.
Se quiser receber calendários no seu estabelecimento entre em contacto connosco!

Locais aderentes:
– Bombeiros Freixianda
– Freixicontages , Lda
– União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais
– Caixa de Leiria – Balcão de Freixianda
– Tzg Talhos
– Nacsegur Mediação de Seguros – Freixianda
– Acácio Marques Gomes – Bombas da Galp
– Café Manuel Trouxa – Póvoa
– Tecmore Eletrodomésticos – Freixianda
– Café Restaurante Lena Boiça – Aldeia de Sta Teresa
– Superfreixianda Supermercado
– Pastelaria Sonho Meu – Rio de Couros
- Pastelaria Sonho Meu – Freixianda
– Talho e Café Joaquim Carvalho Marques – Rio de Couros
– Fárrius Bar – Fárrio
– Restaurante Palmeiras – Malaguarda
– Café Central – Freixianda
– Churrasqueira “O Mendes” – Freixianda
– Pastelaria Padaria Alurcana – Freixianda
- Café Bar “Mokas” – Lagoa do Grou
- Supermercado Murgano-  Freixianda
Apoios : União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais e Matriribeira – Materiais de Construção, Lda
Mira Online | Dezembro 13, 2016 às 7:10 pm 

Bombeiros(6ªs Jornadas): Riscos Naturais – Cheias e Inundações

bomb
O BPS apoia mais uma edição das Jornadas dos Bombeiros Voluntários de Aveiro “Velhos”.
Este ano as jornadas têm como tema subordinado os “Riscos Naturais” – Cheias e Inundações.
O Centro de Congressos de Aveiro irá assim receber mais uma vez uma manhã de trabalhos subordinados ao tema.
Alterações climáticas, principais factores para a ocorrência de cheias e resgate em águas bravas serão os 3 principais temas em análise e debate durante o evento.
Podem inscrever-se por email através do jornadas@bombeirosaveiro-velhos.com ou por fax através do número 234 377 091. Na inscrição deve constar o Nome, o número de cartão de cidadão, o NIF e a instituição ao qual pertence.
As jornadas tem um valor simbólico de 5 euros. Consulte todas as informações adicionais no cartaz acima ou saiba mais no evento criado para o efeito no Facebook (ver aqui)
Mira Online | Dezembro 13, 2016 às 7:04 pm 

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO, QUEDA DE NEVE E VENTO

Resultado de imagem para AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO, QUEDA DE NEVE E VENTO
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica: De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na madrugada de quarta-feira, 14 de Dezembro, prevê-se a ocorrência de precipitação que poderá ser temporariamente forte (com valores de 10 a 12 mm/h, para um acumulado de cerca de 30 mm em 12 horas), em especial no litoral, durante o período entre as 3 horas e as 9 horas da manhã. Ainda na quarta-feira prevê-se a ocorrência de neve na Serra da Estrela na cota dos 1200 a 1400 metros, o que se poderá manter durante o dia de quinta-feira, 15 de Dezembro. Prevê-se que no final do dia de hoje, 13 de Dezembro, o vento do quadrante Sul intensifique no litoral e nas terras altas, e que durante a manhã de quarta-feira possam ocorrer rajadas (cerca de 85 km/h) no litoral, enfraquecendo depois de intensidade durante a tarde e rodando para o quadrante norte/nordeste. Para a madrugada de quinta-feira, prevê-se uma situação análoga à madrugada de quarta-feira, com possibilidade de ocorrência de precipitação forte e intensificação do vento, situação que tende a aliviar durante o dia de sexta-feira.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos: – Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo; – Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; – Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; – Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; – Danos em estruturas montadas ou suspensas; – Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis; – Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte; – Possíveis acidentes na orla costeira; – Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente: – Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; – Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve ou a formação de lençóis de água nas vias; – Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; – Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve; – Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; – Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; – Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais; – Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; – Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Hora de Fecho: "Os robôs são um alerta para a humanidade"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
TECNOLOGIA 
Investigadora de topo em inteligência artificial, Manuela Veloso é professora na Carnegie Mellon University, nos EUA, cofundadora do RoboCup e a mulher portuguesa que está a revolucionar a robótica.
O antigo Presidente da República Mário Soares está em observação no Hospital da Cruz Vermelha desde esta madrugada, por "agravamento do seu estado geral". Não há um diagnóstico definitivo.
O ex-presidente do INEM e da ARS de Lisboa, Luís Cunha Ribeiro, foi detido esta terça-feira por indícios de corrupção no caso conhecido como "máfia do sangue". Há ainda outros três arguidos.
Ex-ministra das Finanças diz que regulador deve ser a primeira linha de intervenção em caso de incumprimento. Ferreira Leite lembra que há 13 anos, a Caixa era sólida e o BPN era um banco "pujante".
Os acionistas do BPI aprovaram a venda de 2% do Banco de Fomento de Angola à operadora Unitel, por 28 milhões de euros.
O BPI anunciou que foi autorizada pelo Banco Nacional de Angola a transferência para Portugal dos dividendos do Banco de Fomento Angola (BFA) relativos ao exercício de 2015, de 36,9 milhões de euros.
Donald Trump escolheu Rick Perry para liderar o Departamento de Energia. Em 2011, o ex-governador do Texas garantiu que queria fechar esse departamento — mas não se lembrava do nome.
O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou esta terça-feira que o diretor-executivo de Exxon Mobil, Rex Tillerson, será o próximo Secretário de Estado. Em 2013, foi condecorado por Putin.
A menos de duas semanas do Natal, continuamos a resolver os dilemas do sapatinho. Estas 20 sugestões dão para o namorado, o melhor amigo, o irmão, o neto ou o filho.
A revista Love criou um calendário de advento com as mulheres mais sexy do mundo. A portuguesa Sara Sampaio representa o dia 13 e a modelo russa Irina Shayk o dia 2 juntamente com... o seu futuro bebé
"Querido Pai Natal, eu fui um anjo o ano todo", garantem as modelos da Victoria's Secret que voltaram a ganhar asas para desejar, em vídeo, um feliz Natal e bom ano novo ao som de “Santa Baby”. 
Opinião

Rui Ramos
A polarização, a demagogia, e a irresponsabilidade atribuídas ao "populismo" não são, como agora nos querem fazer crer, exteriores ao actuais sistemas políticos. São parte desses sistemas.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Para Deus não há acasos e, por isso, foi providencial que o prelado do Opus Dei, D. Xavier Echevarria, falecesse ontem, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, aos 84 anos, em Roma.

Paulo Trigo Pereira
O futuro das nossas cidades dependerá em grande parte da visão que tivermos para elas, dos princípios que defendermos e da eficácia e coordenação das políticas públicas que adoptarmos para os alcançar

Laurinda Alves
Os filhos emigrados dão-nos lições todos os dias. Aprendemos a perder medos, a confiar mais e a treinar a liberdade interior. A abertura a que a geração Erasmus é obrigada exige de nós o nosso melhor.

José Conde Rodrigues
Com “piratas” e “palhaços”, o circo chegou à política. Esta, que já era para muitos um mero espetáculo ou paródia para entretenimento das massas, alcança agora o cume da trágico-comédia.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa