sábado, 3 de setembro de 2016

Portugal precisa de HOMENS...

Resultado de imagem para homens com personalidade
Portugal precisa de HOMENS...
Que não possam ser comprados;
Cuja palavra seja o seu compromisso;
Que ponham o carácter acima da riqueza;
Que possuam opiniões e vontade;
Que sejam maiores que as suas vocações;
Que não hesitem em arriscar;
Que não percam a sua individualidade no meio da multidão;
Que sejam tão honestos nas coisas pequenas como nas grandes;
Que não se comprometam com o erro;
Cujas ambições não se confinem aos seus próprios desejos egoístas;
Que não digam que fazem isto «porque todos o fazem»;
Que sejam fieis aos seus amigos através de todas as circunstancias;
Que não creiam que a astucia, a manha e a obstinação são as melhores qualidades para se triunfar;
Que não tenham vergonha ou receio de se por ao lado da verdade quando ela é impopular, que sejam capazes de dizer «Não» com força, ainda que o resto do mundo diga «Sim».


Joaquim Carlos

Portugal visto por Guerra Junqueiro

Apesar de escrito em 1896 este texto de Guerra Junqueiro não perde actualidade ao caracterizar a sociedade portuguesa, cada vez mais imoral e enferma.
Guerra Junqueiro, 1896.
Texto actualíssimo de Guerra Junqueiro sobre Portugal

 Leiam e vejam se não é verdade:

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.
(...)
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."


Guerra Junqueiro, "Pátria", 1896.


PORQUE DOAMOS SANGUE AFINAL?

Opinião
Dra. Leonor Costa Sardo *

Se fosse possível perguntar a todas as pessoas do planeta o que sentiriam se salvassem a vida de alguém, se ajudassem na cura de uma doença grave, ou até se ajudassem uma mãe a dar à luz, a resposta seria com toda a certeza muito positiva. Saberia cada uma dessas pessoas que o dador de sangue faz tudo isso?

Senão vejamos: sabe-se que a primeira causa de morte das crianças e jovens é o trauma (nomeadamente os acidentes de viação). Estes recrutam cerca de 15% dos recursos totais do banco de sangue. A maior parte destes doentes necessita de transfusões emergentes de grandes quantidades de derivados de sangue, estando em causa quase sempre a sua sobrevivência. Por outro lado o doente oncológico, que precisa de cirurgia para a cura da sua doença, frequentemente necessita de transfusão sanguínea antes, durante e após a intervenção cirúrgica, de forma a que o seu organismo possa resistir a todos os procedimentos. O doente que teve um enfarte e que precisa de realizar um cateterismo ou colocar uma válvula cardíaca artificial, o doente que precisa de colocar uma prótese num joelho…estes e muitos outros dependem da boa vontade de desconhecidos, da motivação que felizmente muitos sentem e que os faz doarem gratuitamente um bem precioso…o nosso sangue.

E porque precisamos dele afinal? Para as células do corpo funcionarem, necessitam de receber nutrientes e oxigénio, e por outro lado de se libertarem dos produtos tóxicos do metabolismo. O sangue é o nosso transportador. Divide-se em vários componentes: glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma, que podem ser transfundidos em diferentes situações para diferentes doentes. O objectivo é melhorar toda a circulação sanguínea, enriquecendo-a nos casos mais simples, permitindo a sobrevivência do ser humano nos casos mais graves, já que sem sangue o coração pára.

Resultado de imagem para doar sangue desenhoDe facto, tendo a medicina transfusional tal importância na vida das pessoas, não poderia existir sem garantir a segurança e qualidade máximas do produto que é doado. Para isso o sangue é submetido a todo um conjunto de exames e testes de compatibilidade no sentido de se minimizarem os riscos associados à transfusão, em particular as reacções alérgicas (exantema, febre, reacção hemolítica aguda, reacção séptica…). O seu uso deve ser racionalizado, passando por uma sequência de procedimentos protocolados de forma a evitar o erro.

O sangue, como quase todas as coisas importantes da vida, só é valorizado quando precisamos dele. Para quem lida com esta necessidade todos os dias, para quem vê a sua importância em muitas decisões difíceis que tem que tomar, aqui está um testemunho sincero e um agradecimento a todos os dadores de sangue do nosso país.

*Médica da Especialidade de Cirurgia Geral
Serviço de Cirurgia
Hospital Infante D. Pedro de Aveiro E.P.E.
Mais informações no site: www.adasca.pt


O que é Burocracia?

Resultado de imagem para O que é Burocracia?
Burocracia é um termo oriundo do latim e do francês que significa escritório. Burocracia significava todas as repartições públicas, na Franca do século XVIII e também  o poder e açcão dos funcionários nos escritórios e qualquer outro ambiente de trabalho.

Burocracia é um conceito relativo ao predomínio desproporcionado do aparelho administrativo no conjunto da vida pública ou dos negócios privados. Consiste num governo exercido por funcionários, apodado de "tirania do funcionário", carente de imaginação. Considera o público como uma massa amorfa, susceptível de ser transformada em números e expedientes. A sua razão de existência baseia-se num esquematismo "correto", meticuloso e fora da realidade. Caracteriza-se especialmente pela sua impossibilidade de se afastar das normas e instruções "seguras" e ortodoxas, já conhecidas e experimentadas.

Burocracia também é empregada de maneira pejorativa, quando diz-se sobre os trâmites de um processo, por exemplo, para se abrir uma empresa, para levar um processo para a justiça, para emitir documentos originais etc. Muitos pensadores afirmam que essa forma de ver a burocracia é característica dos leigos, e indicam que a burocracia moderna é o modo mais eficiente de administração, tanto no domínio privado (numa empresa capitalista, por exemplo) quanto na administração pública.
Resultado de imagem para O que é Burocracia?

Burocracia - Max Weber

Burocracia também faz parte dos estudos do economista alemão Max Weber, que criou a Teoria da Burocracia, para explicar a forma que as empresas se organizam. Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
Weber disse que na burocracia está também concentrado a impessoalidade, a administração, as diferenças de nível social e económico entre as pessoas e um nível de hierarquia. Max Weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.
De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático são:
  • Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos;
  • Funcionários são contratados de acordo com a sua competência técnica e qualificações específicas;
  • Funcionários cumprem tarefas que são de acordo com regras e regulamentos escritos;
  • A remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro;
  • Funcionários devem cumprir regras hierárquicas e códigos disciplinares que fundamentam as relações de autoridade.
  • Resultado de imagem para O que é Burocracia?

Burocracia Estatal e na Administração Pública

Em uma das suas obras, Ludwig von Mises (economista e sociólogo austríaco) deu a entender que na burocracia estatal, não há apreço pela realidade. De um ponto de vista burocrático, um Estado grande e poderoso representa uma vantagem inquestionável. Contudo, segurança e confiabilidade na ação do Estado não necessariamente significam burocracia, que muitas vezes é sinónimo de falta de uniformidade nos procedimentos, lentidão no atendimento e exigências não previstas nos textos regulatórios.


Uma característica distintiva da administração pública burocrática é que há uma clara diferenciação entre o público e o privado, havendo separação entre o político e o administrador público.
Resultado de imagem para O que é Burocracia?

Burocracia no Brasil

O sistema político em vigor no Brasil está intimamente ligado com o conceito de burocracia apresentado por Weber, tendo em conta que tem em vista uma sistema ideal para a regulamentação do Estado, como é previsto no sistema “legal-racional”. No Brasil, a burocracia muitas vezes faz com que muitos processos não sejam concluídos correctamente.
A burocratização, no contexto do estado brasileiro, está relacionada com importantes transformações na estrutura e a forma como a sociedade está organizada. A burocratização no Brasil originou a criação de novas funções e órgão de administração, e dessa forma o mecanismo público sofreu uma transformação muito rápida, tornando-se em um organismo de elevada complexidade. Contudo, o que talvez tenha sido conquistado em eficiência administrativa, tenha sido perdido a nível da eficácia política.

LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM
FAÇA A SUA SUBSCRIÇÃO GRATUITA
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Itália: Jovens recebem 500 euros para gastar em cultura

Resultado de imagem para Itália: Jovens recebem 500 euros para gastar em cultura
O governo italiano aprovou na semana passada a iniciativa "bonus cultura" que vai oferecer a todos os jovens que cumpram 18 anos, em 2016, 500 euros para investir em atividades e produtos culturais.
A oferta chegará a todos os jovens que nasceram em 1998, sejam eles italianos ou tenham autorização de residência no país. O dinheiro poderá ser gasto em museus, pontos arqueológicos, teatros, cinemas, concertos, exposições, feiras, música ou livros.
O sistema criado pelo governo italiano é fácil de usar. Os jovens terão de fazer 'download' de uma aplicação, a 18app, no telemóvel e usar as credenciais de acesso para criar uma conta. Assim que o façam recebem 500 euros na aplicação que poderão usar para fazer inúmeros investimentos até 31 de Dezembro de 2017, data de vencimento da linha de crédito.
As autoridades prometeram que o catálogo de ofertas será extenso, podendo ser possível comprar produtos físicos como livros e discos de música, como também bilhetes de cinema, teatro ou museus. O responsável pela seleção das propostas será o Ministério do Património Cultural Italiano, criador da iniciativa.
No total, o governo prevê que o “bonus cultura” beneficiará 574,593 jovens e o investimento dedicado ao programa será de 290 milhões de euros.
Embora a medida tenha sido aprovada no orçamento de Estado do início de 2016, esta só foi apresentada oficialmente na semana passada e deverá entrar em vigor a 15 de setembro, coincidindo com o início do ano escolar.
Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o Subsecretário do Conselho de Ministros, Tommaso Nannicini, comentou que a iniciativa "envia uma mensagem clara: a de uma comunidade que acolhe a vida adulta, não esquecendo o quão importante é o consumo de cultura para o enriquecimento pessoal e para o fortalecimento do tecido social do país".

Fonte:boasnoticias

Um mês após o incêndio no Andanças, incertezas continuam

© DR

Um mês depois do incêndio que destruiu mais de 400 viaturas num parque de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide (Portalegre), as incertezas quanto ao desfecho deste caso continuam para os lesados e a organização.


"O que nós sabemos por parte da companhia de seguros do festival é que iria pronunciar-se depois de obter informações do Ministério Público. Nós, infelizmente, temos de aguardar, esperar que haja informações oficiais", disse à agência Lusa Catarina Serrazina, da organização do Andanças.

Fonte da Polícia Judiciária (PJ), por sua vez, indicou à agência Lusa que o relatório de investigação ao incêndio que ocorreu no dia 03 de agosto e que destruiu mais de 400 veículos já foi enviado para o Ministério Público, mas escusou-se a revelar mais pormenores sobre o seu conteúdo e respetivas conclusões.

O festival, promovido pela Pédexumbo - Associação para a Promoção da Música e Dança, tem decorrido nos últimos anos numa área de 28 hectares nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, acolhendo milhares de festivaleiros oriundos de todo o país e do estrangeiro.
Pedro Casanova, proprietário de um dos veículos que arderam no incêndio, não esconde a sua tristeza pelo sucedido, ao fim de um mês, lamentando ainda o silêncio e a "falta de respostas" por parte da organização.
"Eu já abati o meu carro, tive de ser eu a pagar a uma empresa para fazer isso tudo, uma vez que tinha seguro contra terceiros. Quanto a eles [organização] não sei de nada. A Pédexumbo não diz nada, não reage, é muito mau", disse o festivaleiro, em declarações à Lusa.
Residente em Portimão, Pedro Casanova recordou que o festival decorreu numa área com "mato selvagem", sublinhando que foi uma "sorte" o incêndio ter ocorrido no parque de estacionamento, pois, se o mesmo tivesse deflagrado na zona das tendas "morria toda a gente".
Vasco Branquinho viajou por sua vez da Parede, em Lisboa, até ao Andanças e também perdeu por completo o seu veículo e alguns bens pessoais, como um computador, e lança algumas críticas relacionadas com o estado do terreno onde os veículos estavam estacionados, sob temperaturas "muito elevadas".
Ao longo das últimas semanas, paulatinamente, os veículos têm sido retirados do parque de estacionamento do Andanças, mas ainda permanecem no espaço cerca de 60 carros.
Fonte da GNR disse à Lusa que todas as viaturas foram "entregues" à custódia da organização do festival e que as mesmas estão identificadas, bem como os respetivos proprietários.
Na altura dos acontecimentos, a GNR informou que o número total de veículos destruídos total ou parcialmente no incêndio foi de 458.
Segundo a Proteção Civil, o incêndio deflagrou pouco antes das 15:00 de 03 de agosto e foi dado como extinto pelas 18:15.
Embora sem ferimentos graves, três pessoas ainda foram assistidas no local, tendo duas delas sido transportadas para o hospital de Portalegre por inalação de fumos.

Fonte da GNR admitiu também à Lusa, na altura, que o fogo teria tido origem numa viatura num parque de estacionamento localizado a "algumas centenas de metros" do recinto do festival. Mas segundo alguns jornais, as causas do incêndio podem estar relacionadas com um cigarro mal apagado.
Foto:noticiasaominuto

Milhares de pessoas manifestaram-se em várias cidades do Reino Unido contra Brexit

A primeira-ministra, Theresa May, que votou para permanecer na UE durante a campanha, disse que "não haveria um segundo referendo"Resultado de imagem para Milhares de pessoas manifestaram-se em várias cidades do Reino Unido contra Brexit
Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Londres, Birmingham, Oxford e Edimburgo contra o brexit. Numa "marcha pela Europa", pediram a manutenção das relações entre o Reino Unido e a União Europeia.
Em Londres, cerca de 2.000 manifestantes marcharam entre Hyde Park e os arredores do parlamento de Westminster, exibindo muitas bandeiras europeias ao som de 'slogans' como "STOP Brexit" ou "Precisamos da UE".
"Metade do país acredita que deixar a União Europeia é uma má decisão. Não queremos deixar a UE, vai contra o curso da história", disse David Hillman, 42 anos, referindo-se ao referendo de 23 de junho, em que 52 por cento dos britânicos votaram para o país deixar a União Europeia.
Entre os manifestantes estava o ator e comediante britânico Eddie Izzard, que, durante a campanha do referendo, interveio várias vezes contra uma saída da UE. "Continuamos a lutar", disse Eddie Izzard.
As manifestações nas várias cidades do Reino Unido acontecem um dia antes do debate no parlamento sobre uma petição on-line para pedir a realização de um segundo referendo, cujo texto conseguiu mais de quatro milhões de assinaturas através da internet.
Mas a primeira-ministra, Theresa May, que votou para permanecer na UE durante a campanha, disse que "não haveria um segundo referendo" e que vai implementar o Brexit, continuando o momento por definir.
O Reino Unido tem dois anos para iniciar o processo de divórcio com a UE.
Lusa

80 bombeiros combatem incêndio em Valongo próximo de habitações

Resultado de imagem para 80 bombeiros combatem incêndio em Valongo próximo de habitações
Mais de 80 operacionais estão a combater um incêndio de grandes dimensões em Valongo, com uma das frentes a dirigir-se a uma zona habitacional, disse à Lusa fonte dos bombeiros no local.

Ao início da tarde os bombeiros de Valongo foram alertados para seis incêndios simultâneos, dois dos quais acabaram por se fundir na zona de Paço, lugar onde está montado o posto de comando.

Uma das frentes do incêndio chegou mesmo a aproximar-se de algumas habitações, tendo ardido apenas um anexo, estando essa situação já controlada.

Pelas 18:15 encontravam-se no local 81 operacionais das corporações de Valongo, Ermesinde, Areosa, Gondomar, Lordelo, Baltar, Rebordosa e Leça do Balio, apoiados por 21 veículos.

Os acessos difíceis estão a dificultar o combate às chamas”, relatou um dos operacionais no posto de comando, segundo o qual uma das frentes está a dirigir-se para um bairro social em Valongo e outra aproxima-se de uma zona industrial.
Junto à zona habitacional foi já preparado um perímetro de combate às chamas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registava, às 18:38, 68 ocorrências ativas, que mobilizavam um total 1.101 operacionais, apoiados por 322 viaturas e 16 meios aéreos, sendo o incêndio no concelho de Valongo o único sob a designação de “ocorrências importantes”.


Lusa

Presidente da República em Setúbal Visita Centro Social de Nossa Senhora da Paz no Bairro da Bela Vista

Protocolo entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Cáritas Diocesana de Setúbal-

Presidente da República em Setúbal<br />
Visita Centro Social de Nossa Senhora da Paz no Bairro da Bela Vista
No próximo dia 5 de Setembro, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República visitará o Centro Social de Nossa Senhora da Paz situado no Bairro da Bela Vista, em Setúbal pelas 14:30 horas.

No início da visita haverá uma sessão durante a qual será assinado um protocolo entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Cáritas Diocesana de Setúbal, com vista ao funcionamento, até ao fim deste ano, do Centro de Acolhimento de Nossa Senhora da Misericórdia, que se destina a receber, temporariamente, mulheres vítimas de violência e mães adolescentes e jovens grávidas em situação de risco.

A casa foi cedida pela Câmara Municipal de Setúbal, ao abrigo de um contrato de comodato, cujo protocolo já foi oportunamente assinado.

A partir do próximo ano o funcionamento será assegurado pelo Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social.

O Presidente da República entrará no Centro Social pelo portão, que dá para o Bairro das Palmeiras, Bairro Cor-de-Rosa, situado a nascente do edifício, dirigindo-se para o salão polivalente, onde decorrerá a sessão.


Fonte:rostos.pt

Póvoa de Lanhoso: Ministro promete reforçar acordos com IPSS’s

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, promete novo reforço dos acordos de cooperação com as IPSS’s do país no Orçamento de Estado de 2017, à semelhança do que aconteceu no orçamento de 2016 - que viu esta área ser contemplada com mais 16 milhões de euros. O compromisso foi ontem assumido pelo membro do governo durante uma “visita de trabalho” à ‘Em Diálogo’ - Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso

Uma visita que serviu para o ministro conhecer mais de perto o trabalho social desenvolvido pela instituição no concelho povoense, onde dá várias respostas à comunidade desde 1998, desde formação aos mais jovens e aos desempregados ao apoio domiciliário e lúdico aos idosos, entre outras acções. 

Recentemente, a instituição viu ser reprovada uma candidatura para a criação de um lar de idosos no concelho da Póvoa de Lanhoso - uma resposta que a própria rede social local sente como uma necessidade premente para corresponder àquilo que os mais idosos precisam neste momento e tanto Clarisse Matos, presidente da ‘Em Diálogo’, como o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, deixaram ‘no ar’ o desafio de em breve o ministro Vieira da Silva poder estar de volta ao concelho mas para “uma inauguração”.

Seja como for, ambos os responsáveis povoenses, fizeram questão de deixar uma palavra de “gratidão” ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, pelos projectos que tem apoiado no concelho povoense - que, no caso do PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais - viu quatro candidaturas aprovadas. “Não podemos esquecer o papel desta economia social, que está sempre presente e que valoriza os recursos locais e que é muitas vezes quando os ventos são mais adversos que mostram o ‘peso’ da acção social”, sublinhou Vieira da Silva, destacando também o trabalho dos profissionais destas instituições.


O ministro Vieira da Silva garantiu mais “estabilidade” para o sector social, apontando para o reforço dos acordos de cooperação no sentido de que as instituições façam o seu trabalho “sem que sejam obrigadas a comercializar a sua actividade, pois essa é uma obrigação pública”.

autor

Marta Amaral Caldeira

Fonte:correiodominho

Hora de Fecho: Star Trek vs Star Wars: Esta é a verdadeira guerra

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CINEMA 
Quase todos preferem “Star Wars” mas, aos 50 anos, “Star Trek” continua a ter um lugar no nosso coração futurista. Porquê? Eis o duelo definitivo.
Luaty Beirão foi detido juntamente com outros sete ativistas em frente a uma prisão em Luanda, quando tentavam visitar um amigo. Foram agredidos pela polícia e falam ao Observador em "tortura".
No livro que lança esta semana, o ex-assessor de Cavaco Silva diz ter descoberto no processo Face Oculta que SMS seus sobre caso PT/TVI foram controlados por próximos de Sócrates. Lemos um excerto.
O ministro da Cultura disse estar "perplexo" com a atitude do diretor do Museu de Arte Antiga, que falou de uma "calamidade" naquela instituição, e adiantou que "para já não" será afastado.
O jovem Rúben Cavaco falou à RTP, pela primeira vez, depois da brutal agressão de que foi vítima, em Ponte de Sor, a 17 de agosto e disse não se lembrar de nada daquela noite.
O primeiro-ministro reiterou que o défice "não só ficará claramente abaixo dos 3% como ficaremos abaixo dos 2,5% que nos fixou a União Europeia". Na sexta-feira a UTAO previu "desafios orçamentais".
Montenegro mostrou ao Expresso fatura das viagens para assistir aos jogos do Euro, mas o documento não tem data. Os três governantes convidados pela Galp continuam a não mostrar provas do reembolso.
Num acórdão de junho, o TC diz que adiantamentos feitos por militantes podem ser "donativos pecuniários encapotados". Há dirigentes com contas da luz em seu nome e que pagam a renda das sedes.
Adolfo Mesquita Nunes acusou o Governo de estar a agir em nome da agenda das esquerdas. E contrariou a ideia de que "a esquerda faz austeridade com o coração a sangrar e a direita com um sorriso".
A tempestade tropical "Gaston" já se tornou numa depressão pós-tropical e não provocou qualquer dano -- nem pessoal nem material -- nos Açores. Prevê-se uma melhoria gradual do tempo ao longo do dia.
Autarquia detetou um possível conflito de interesses no concurso público que estava a decorrer. A intenção continua a ser realizar as obras, mas não se sabe quando. 
Opinião

André Azevedo Alves
O afastamento de Dilma da Presidência sem ruptura com a ordem constitucional vigente não deve ser subestimado, já que a máquina de poder do PT instalada em torno do Estado foi abrangente e meticulosa.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em Portugal, há uma ancestral cultura de irresponsabilidade política, talvez porque se pensa que as eleições são suficientes para punir quem não merece ser reeleito.

Rui Ramos
No Brasil, importa menos o que aconteceu, do que o modo como aconteceu. Dilma não foi derrubada na rua, por soldados ou manifestantes. Caiu onde devia, no Senado. É a diferença que faz a democracia.

Paulo Ferreira
Vamos supor que um governo português recebia o “bónus” fiscal de 13 mil milhões que Bruxelas quer obrigar a Apple a dar à Irlanda. Recusava, preocupado com a imagem no país? Ou gastava à tripa forra?

Miguel Tamen
Dar conselhos requer essencialmente vontade de pôr o próximo no seu lugar; para quem os dá, o lugar natural do próximo é o lugar de quem não sabe que nada sabe.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

PARLAMENTO POUPOU 4,5 MILHÕES EM 2015

 

A Assembleia da República de Portugal teve gastos superiores a 137 milhões de euros ao longo de 2015, um valor que representa uma poupança de mais de 4,5 milhões de euros relativamente a 2014.
Estas contas foram publicadas em Diário da República no passado dia 29 de Agosto e divulgadas peloPúblico.
Os principais gastos do Parlamento prendem-se com o sector dos salários dos seus funcionários, nomeadamente com os deputados, cujos ordenados, incluindo ajudas de custo, foram da ordem dos17,5 milhões de euros em 2015.
Os vencimentos dos demais funcionários do Parlamento e dos gabinetes dos partidos custaram cerca de 15,25 milhões de euros ao Parlamento.
Em subvenções estatais para campanhas eleitorais, os gastos do Parlamento foram superiores a 7,153 milhões de euros e no capítulo das subvenções anuais atribuídas aos partidos, houve gastos de 14,4 milhões de euros.
Os partidos não representados no Parlamento tiveram direito a 343.247 euros.
Quanto a “despesas domésticas”, frisa o Público, gastaram-se cerca de 116.090 euros com a factura daágua, à roda de 675 mil euros com a electricidade e perto de 42.455 euros com o gás.
Os custos com Internet e telefones situaram-se nos 211 mil euros e a alimentação teve gastos de 645 mil euros.
Nos serviços de limpeza dos espaços do Parlamento gastaram-se 808.164 euros.
ZAP