quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Presidente da associação SOL, Teresa Almeida, morreu aos 69 anos

A presidente e fundadora da associação SOL, Teresa Almeida, morreu hoje, aos 69 anos, na sua casa em Lisboa, vítima de cancro, adiantou à Lusa a direção da associação de apoio a crianças infetadas com o vírus da sida.
Pedro Bogarim, amigo de Teresa Almeida e membro da direção da SOL, recorda a presidente e fundadora da instituição como "uma benemérita" que dedicou a vida à "associação pioneira" que criou, a 17 de Dezembro de 1993, "quando a discriminação em Portugal em relação à doença era muito forte".
O trabalho desenvolvido pela SOL junto das crianças passa pela "elaboração e desenvolvimento de projetos de vida para as crianças infetadas e afetadas pelo vírus da sida", fornecendo acompanhamento psicológico e social, promovendo a integração escolar e ajudando no acompanhamento hospitalar.
A associação acompanha também mães, pais e grávidas infetados pelo vírus HIV/sida, e promove ações de sensibilização e informação à população sobre a doença.
O trabalho desenvolvido pela associação SOL sob a liderança de Teresa Almeida foi distinguido pela UNESCO, no ano 2000, e, no ano seguinte, com o Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República.
Em 2003 a SOL conquistou enquanto organização não-governamental o estatuto especial consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.
Antes de fundar e se dedicar à associação SOL, Teresa Almeida exerceu a sua atividade profissional na área da psicologia infantil.
Fonte: Lusa

ERC conclui não haver indícios de violação de direitos fundamentais em caso de notícia da RTP


Referência no feminino ao deputado Alexandre Quintanilha em causa.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deliberou que não se confirmaram "indícios de violação de direitos fundamentais" no caso da notícia da RTP apresentada pelo jornalista José Rodrigues dos Santos sobre novos deputados.
Esta deliberação surge na sequência de um "processo oficioso" aberto pelo regulador a 8 de Outubro, um dia depois de José Rodrigues dos Santos ter feito uma referência no feminino, durante o Telejornal, quando falava do deputado eleito pelo PS Alexandre Quintanilha, a quem foram pedidas desculpas, na altura.
Nesse Telejornal, de 7 de Outubro de 2015, José Rodrigues dos Santos aludiu ao deputado mais velho, de 70 anos, referindo que foi "eleito ou eleita" pelo PS.
De acordo com a decisão, tomada três meses depois da abertura do processo, a 6 de Janeiro, e hoje divulgada, o Conselho Regulador deliberou "pela não confirmação dos indícios de violação de direitos fundamentais e considera improcedentes as queixas anexas ao presente procedimento".
O regulador recomendou "à RTP que pondere o uso das novas plataformas e mesmo dos 'social media' para corrigir os seus erros com maior celeridade, sempre que, como no caso, as circunstâncias o imponham" e lembrou a estação pública da "necessidade de encontrar mecanismos de correcção da informação em arquivo, a qual continua disponível no 'site' do operador".
A 26 de Outubro, o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (CDSJ) considerou tratar-se de "um lapso" resultante "de erros processuais" a referência feita pelo jornalista, depois de ter recebido uma queixa sobre o tema.
"O CDSJ conclui que, de acordo com as explicações apresentadas por José Rodrigues dos Santos, se está perante um lapso, que embora lamentável, resulta de erros processuais decorrentes da evolução do alinhamento do noticiário em causa", de acordo com a deliberação divulgada há um mês.
"Pelo que se delibera que não pode ser incutida a José Rodrigues dos Santos qualquer intenção de fazer uma discriminação de carácter homofóbico ao deputado Alexandre Quintanilha", acrescentou o CDSJ.
A 21 de Outubro, o secretariado da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) considerou tratar-se de "um erro involuntário e induzido", depois de ter ouvido o jornalista.
A polémica levou a que a ERC tenha aberto um processo contra a RTP, explicando que tal se devia "a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos".
Por outro lado, o presidente do regulador dos media, Carlos Magno, não subscreveu a abertura do processo por considerar que este não iria trazer "nada de novo".
Fonte: rtp

Dia 23 de Janeiro das 9:00 horas às 13:00 horas Colheita de Sangue e Registo para Medula Óssea no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Dêem mais sentido à vida
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?


Compareçam, não deixem de convidar os vossos familiares e amigos. O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. O dito mercado dispõe de um elevador, um parque de estacionamento onde os dadores podem estacionar as viaturas, sem que corram o risco de serem multados.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do B.I. ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas. Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem á saúde.

Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, ainda que só sejam válidas nos Centros de Saúde (cuidados primários), através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.
 
O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?

BLOG: LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM
Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133      

Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano 2016 pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt, podendo ser consultado no site indicado acima.
 Localização do Mercado Municipal de Santiago em Aveiro

Inscriçoes Workshop de Cosmetica natural


Inscrições abertos até dia 22/01 (sexta-feira)
Workshop de cosmética natural - e
laboração de um Creme Anti – Celulite, decorrera no Mercado de Santiago no dia 23 de Janeiro (sábado) com inicio as 14.30
Inscrições até dia 22/01 na Associação os Parceiros da Amizade 
Contactos 234347245 / 965273977

Продолжается запись на
Мастер-класс по натуральной косметике -
изготовление Антицеллютного крема
который состоится 23 января (суббота) в 14.30
Записаться можно в Асоциации
Контакты 234347245/969350174



Abono de família atribuído a 1.119.275 crianças em dezembro

O abono de família foi atribuído em dezembro a 1.119.275 crianças e jovens

Dados do Instituto da Segurança Social. Por Lusa O abono de família foi atribuído em dezembro a 1.119.275 crianças e jovens, menos 1.119 face ao mês de novembro e menos 48.525 do que no período homólogo de 2014, segundo dados do Instituto da Segurança Social. Os dados da Segurança Social, atualizados esta quarta-feira e sujeitos a atualizações, indicam uma ligeira quebra de 0,69% no número de beneficiários desta prestação social face a novembro, mês em que foi atribuída a 1.127.018 crianças e jovens. Comparando com o mês homólogo de 2014, em que estavam registados 1.167.800 beneficiários, a quebra foi mais acentuada, com 48.525 crianças e jovens a perderem o direito ao abono de família em dezembro (-4,3%%).


¡Pokémon Shuffle Mobile ya está disponible en el App Store y Google Play!


by Yesica Flores
El popular juego de rompecabezas está ahora disponible en dispositivos móviles.
Madrid 20 de enero de 2016. Aquellos que estén buscando algo divertido que hacer este mes de enero podrán disfrutar con el lanzamiento por parte de The Pokémon Company International del juego Pokémon Shuffle Mobile, el cual estará disponible para descargarse de forma gratuita en el App Store y en Google Play.
pokemon01
Publicado por The Pokémon Company International, Pokémon Shuffle Mobile es un emocionante juego de rompecabezas en el que los fans pueden causar daño a Pokémon salvajes alineando tres o más Pokémon de forma vertical u horizontal. Al superar cada fase, se podrán capturar los Pokémon salvajes a los que se haya vencido. Utilizando Pokémon megaevolucionados, subiendo de nivel a sus propios Pokémon y teniendo en cuenta la afinidad de tipos contra los Pokémon salvajes, los jugadores podrán combatir en diferentes fases desafiantes. Los fans podrán seguir el progreso de sus amigos por medio de Facebook y ayudarles a avanzar enviándoles minividas. En cada una de las fases, el jugador gastará una vida. Una vida completa está, a su vez, compuesta de cinco minividas. El juego Pokémon Shuffle Mobile, con sus más de 150 Pokémon disponibles en el momento del lanzamiento, basándose en complejas estrategias, con controles intuitivos y fascinantes elementos visuales, tiene algo que ofrecer a todos los fans.
The Pokémon Company International ha publicado y lanzado al mercado varias aplicaciones de gran éxito, como JCC Pokémon Online, TV Pokémon y Campamento Pokémon.
Yesica Flores | enero 20, 2016 en 11:32 am | Etiquetas: Pokémon Shuffle Mobile | Categorías: Comunidad Blogger | URL:http://wp.me/p5cUp9-QD

Epson entrega la más amplia gama de colores con videoproyección 3LCD


by Yesica Flores
Esta tecnología propietaria de la compañía utiliza un sistema de paneles de cristal líquido de 3 chips para conseguir imágenes más brillantes que impactan por la calidad, variedad y brillo de sus tonalidades
México, D. F., 20 de enero de 2016- Epson, líder mundial en impresión e imagen digital, anuncia que sus videoproyectores entregan la más amplia gama de colores en el mercado y emiten imágenes en colores más luminosos, gracias a su tecnología 3LCD.
3LCD es una sofisticada e innovadora tecnología de proyección propia de Epson, que utiliza un sistema de paneles de cristal líquido de 3 chips para conseguir imágenes brillantes, con un color muy natural y detalles extremadamente precisos.
Esta innovación le otorga a Epson la capacidad de entregar la más amplia gama de colores de la industria, al desarrollar equipos que emiten más cantidad y variedad de aquéllos que los equipos de la competencia, con la capacidad de reproducirlos con un brillo mayor, lo que resulta en la más alta calidad y por lo tanto, en una más alta definición de la imagen. De esta forma, sus videoproyectores brindan una experiencia al natural, con colores hasta tres veces más brillantes, para lograr imágenes fieles a la realidad.
En su modo más brillante, los proyectores 3LCD brindan hasta el triple de gama de colores que los proyectores DLP de un chip de otras marcas (1). Para comprobar su efectividad, Epson desarrolló diferentes “Modelos de gamas de colores”, impresos en 3D, que despliegan físicamente el espectro total de colores y brillos de cada tecnología de videoproyección, con un alto grado de precisión.
Diseñados para resaltar la diferencia entre el color pretendido y el color real producido, los Modelos 3D demuestran que con una amplia gama de colores, como es el caso de los equipos Epson con tecnología 3LCD, los videoproyectores podrán reproducir más colores, y más brillantes. Mientras que si la gama de un equipo es escasa, como es el caso de los proyectores DLP de un chip, muchos de los colores pretendidos no estarán incluidos en el Modelo, y por lo tanto no podrán ser reproducidos.
Los proyectores Epson se han consolidado como líderes desde que apareció la tecnología 3LCD en el mercado mundial, con una excepcional trayectoria de prestaciones y confiabilidad. Las ventajas de los chips 3LCD también han sido adoptadas por las principales marcas de proyectores, representando al día de hoy la mayor cantidad de proyectores vendidos en el mundo.
Los notables resultados de la tecnología 3LCD, reflejada en modelos que cuentan con la gama de colores más amplios de la industria, son los más fieles testimonios de los avances tecnológicos de Epson, líder mundial en imagen digital.
# # #
[1] En comparación con los proyectores líderes DLP de un chip para empresas y educación, basado en datos de NPD, desde julio de 2011 hasta junio de 2012. La luminosidad del color (salida de luz en color) se midió según la norma IDMS 15.4. La luminosidad del color variará según las condiciones de uso.

Acerca de Epson
Epson es líder mundial en imagen digital e innovación, cuya finalidad es superar las expectativas de los consumidores de todo el mundo a través de sus tecnologías compactas, ecológicas y de alta precisión, con una gama de productos que abarca desde impresoras y proyectores 3LCD para empresas y hogares hasta dispositivos electrónicos y de cristal líquido. Liderado por Seiko Epson Corporation con sede en Japón, el Grupo Epson cuenta con aproximadamente 75,000 empleados distribuidos en 100 empresas de todo el mundo y se siente orgulloso de sus actuales contribuciones al medio ambiente y a las comunidades en las que opera. Mayor información en:http://www.epson.com.mx

Yesica Flores | enero 20, 2016 en 12:00 pm | Etiquetas: videoproyección 3LCD | Categorías: Productos | URL:

Hora de Fecho: Subvenção vitalícia. Números, factos e mitos


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PARLAMENTO 
Foi criada pelo governo de Bloco Central em 1985. Sofreu várias limitações ao longo do tempo, até acabar em 2005. Só os políticos mais velhos ainda têm direito. Porquê a polémica?
MORTE 
O arquiteto Nuno Teotónio Pereira, que faria 94 anos no próximo dia 30, morreu esta quarta-feira. Deixa uma carreira de 60 anos que o tornaram uma das mais destacadas personalidades da arquitetura.
ORÇAMENTO 2016 
Catarina Martins diz que o Orçamento do Estado "será naturalmente o espelho" do acordo entre os partidos à esquerda, avisando que "não há recado nenhum" que possa pôr em causa este entendimento.
PENSÕES MÍNIMAS 
O CDS apresentou um projeto de lei que prevê a atualização das pensões ao nível da inflação - cerca de 1,5%. Isto, dizem, para contrariar "uma falta de justiça social" do Governo socialista.
PRESIDENCIAIS 2016 
O último dos debates serviu qual dos candidatos? Quem esteve melhor e pior? E como fica agora o que resta da campanha? A análise de David Dinis e Helena Pereira, em podcast.
CAMPANHA DIA A DIA 
Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa só começam a campanha desta quinta-feira à tarde, depois do funeral de Almeida Santos. Os outros candidatos mantêm a agenda. Acompanhe aqui.
OE2016 
Costa tem de manter promessas à esquerda (de menos austeridade) para manter o apoio na AR. Mas Bruxelas quer mais cortes. Como se faz a quadratura do círculo com tudo o que está previsto?
ORÇAMENTO DO ESTADO 2016 
O Orçamento do Estado para 2016 deverá dar entrada no Parlamento nos primeiros dias de fevereiro, assim esperam os líderes partidários. Agendamento só ficará definido depois do parecer do CES.
ORÇAMENTO 2016 
Comissão Europeia quer défice nominal de 2,5% em 2016 e uma redução do défice estrutural maior do que dizem as regras. Em causa podem estar cortes entre 600 milhões e 1.000 milhões.
WILLIAM WHITE 
Dívida excessiva cria instabilidade financeira e pode gerar uma avalancha de falências em todo o mundo, avisa William White, economista da OCDE. E pior: agora os bancos centrais não podem acudir.
CRIME 
Manuel Bissopo foi baleado na cidade da Beira, em Moçambique, e encontra-se em risco de vida. O guarda-costas morreu. O secretário-geral da Renamo estava no final de uma conferência de imprensa.
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
A prazo, com a inevitável subida das taxas de juro, voltaremos a chamar uma troika para nos salvar, tal como em 1983 tivemos de chamar novamente o FMI, quatro anos depois do fim do primeiro resgate.

Maria João Marques
Um professor de matemática na universidade disse-me que se aprendia a calcular integrais só depois de se treinar uns 4 mil. Mas as nossas crianças fazem tudo bem à primeira, nada do maçador treino.

Rui Ramos
Marcelo Rebelo de Sousa é mesmo um candidato livre e independente, e é disso que os oligarcas não gostam. Já era o problema que tinham com Cavaco Silva. Ele não precisa deles, e eles não lhe perdoam.

Maria João Avillez
O futuro? Incerto, obviamente. Modesto como resumo e trivial como conclusão. Mas as coisas são os que são e a complexidade e a simultaneidade que marcam os dias de Espanha, não permitem sequer apostas

Júlio Miranda Calha
António de Almeida Santos foi um político dotado de uma cultura superior, uma personalidade incontornável da nossa democracia, e da nossa República que deixa uma indelével marca no panorama nacional.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Que es el código QR y cómo usarlo para tu empresa


by Yesica Flores
Todos hemos visto por todos lados, en revistas, en internet, en periódicos, en tiendas físicas, en posters esos códigos cuadrados, y siempre nos piden que los escaneemos. Si bien muchas personas ya estan altamente familiarizadas con los códigos QR y la forma en la que se utilizan, todavía existen muchas personas que no saben que son, para que funcionan y cuál es el potencial para su empresa y tener un código QR.
Que es el código QR
De forma más simple y entendible, el código QR es igual que un código de barras, y este código almacena información específica sobre algo, pudiendo ser información sobre tu sitio web, algun producto o algo muy particular sobre tu empresa.

Los códigos QR se empezaron a usar en la autos, pero poco a poco se extendió su uso a otras industrias, principalmente el de la tecnología y poco a poco se hizo tan popular que restaurantes, películas y cualquier persona tiene un código QR para que los usuarios los escaneen con su smartphone y pueda recibir información sobre ese producto en particular.
También hay otra gran funcionalidad que tienen los códigos QR y muchas personas están usándolos para ofrecer información personal y es el motivo por el cual en tarjetas de presentación se está integrando el código QR, para no desperdiciar espacio con información sobre datos personales, mejor se escanea y se manda automáticamente esa información a tu celular.
La forma de lectura de los códigos QR es mediante escáner o la cámara del celular y siempre hay que contar con una conexión a internet para abrir los enlaces que siempre traen anexos el famoso código QR.
Hablando de una utilidad para tu empresa o negocio, el código QR puede hacer que tus potenciales clientes se enteren de información útil y la guarden en su smartphone con solo un click.
En la web existen muchos generadores de códigos QR, cómo este.

Yesica Flores | enero 20, 2016 en 8:00 am | Etiquetas: Que es el código QR | Categorías: Bloggers | URL:http://wp.me/p5cUp9-QA

Entrega IRS: Site das Finanças está a induzir contribuintes em erro

A informação no Portal das Finanças está desatualizada.


  ECONOMIA MINISTÉRIO
HÁ 4 HORAS
POR NOTÍCIAS AO MINUTO                                                                                                                                      
O site oficial da Autoridade Tributária (AT) está a induzir os contribuintes em erro, ao apresentar informação desatualizada sobre a data de entrega do IRS.

O site oficial da Autoridade Tributária (AT) está a induzir os contribuintes em erro, ao apresentar informação desatualizada sobre a data de entrega do IRS.
Na página ‘Questões Frequentes’ pode ver que o prazo se mantém entre março e maio, variando conforme seja feito em papel ou via internet, quando uma das novidades deste ano é que as datas são idênticas para os dois formatos, noticia a TSF.
O Ministério das Finanças confirma esta falha na secção do Portal e promete corrigir a informação.
Saiba então que os contribuintes que apenas tenham rendimentos de trabalho dependente (categoria A) e/ou pensões (categoria H) têm então de 15 de março a 15 de abril para entregar a declaração. Para os outros, o prazo vai de 16 de abril a 16 de maio.
O ministério apresenta então um documento atualizado de 11 páginas, que se encontra disponível no site da AT, para esclarecer todas as dúvidas dos contribuintes.

Diana Ratao · 
Não me parece que a informação esteja errada..

Faq IRSDeclaração Rendimentos
01-1205 Quem está obrigado a apresentar a declaração de irs? (33)
02-1206 Quem está dispensado de apresentar a declaração de irs? (34)
03-1207 Quantas declarações de irs devem ser apresentadas? (35)
04-1911 Qual o prazo para apresentar a declaração de irs? (36) Nova Faq
O prazo para apresentar a Declaração de IRS difere em função da natureza dos rendimentos.

CATEGORIAS A e H:...Ver mais
António Murillo Oeiras Lopes · 
Works at Reformou-se
O Estado em que isto ficou,até 03 .10.2015
Gosto · Responder · 1 h
João Oliveira Martins
O que nos vale é que o "sol" nasceu no dia 04 .10.2015.
Gosto · Responder · 1 h
António Costa Gomes · 
João Oliveira Martins E estou convencido que veio para ficar... como o toyota...
Gosto · Responder · 36 min
Domingos Araújo Santos · 
E não é só no IRS! Também na comunicação dos contratos de arrendamento. A AT quer impôr aos contribuintes o regime actual do artigo 60º do CIS a contratos aos quais se aplica o regime anterior. Isto é, pela via administrativa, "pretende" retroagir a Lei. E nenhum orgão, designadamente, o Provedor de Justiça "mexe uma palha" - o que é um claro sintoma de que se "tapam uns aos outros". Apesar de nas pomposas propagandas partidárias se oporem! Não foi para isto que os "Salgueiros Maias" puseram em risco a sua própria vida ao participar no 25 de Abril - é triste!
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Autocarro embate numa habitação e causa 17 feridos

Dezassete pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, sem gravidade num acidente com um autocarro que se despistou na localidade de Vale da Perra, freguesia de Atouguia, no concelho de Ourém, disse fonte da Proteção Civil.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém disse à Lusa que do acidente, ocorrido cerca das 9.05 horas, não resultaram feridos graves, tendo quatro pessoas recusado mesmo transporte para o hospital.
Segundo informações do CDOS, o autocarro circulava numa estrada municipal e embateu contra uma habitação.
No local estão os bombeiros de Ourém, Fátima, Batalha, Minde, Mira d' Aire, Torres Novas e Caxarias, as viaturas de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Tomar e de Torres Novas (do Centro Hospitalar do Médio Tejo) e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Leiria, para onde deverão ser encaminhados os feridos, disse a fonte.
Fonte: Lusa

360º - Um debate a zeros; um problema (grande) com Bruxelas

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

Um ataque a uma universidade no Paquistão fez já 21 mortos. Dois dos atacantes talibãs foram abatidos pelas forças de segurança, mas a operação ainda não acabou. O artigo está aqui em atualização.

Em Espanha, a esquerda contorna obstáculos. O número dois do Ciudadanos admitiu abster-se, viabilizando um governo PSOE e Podemos, dizem o El Confidencial e El Mundo. Uma sondagem conforta Rajoy: se for a eleições ganha maior vantagem.

Morreu o realizador italiano Ettore Scolarealizador do icónico "Feios, Porcos e Maus". Scola trabalhou com os maiores atores italianos da época e foi contemporâneo dos grandes cineastas do cinema clássico de Itália.

O Sporting está praticamente fora da Taça da Liga, depois de ter perdido em Portimão. O Tiago Palma fez a crónica, perguntando "para quem correm estes homens?". Horas antes, o Benfica tinha vencido por 1-0 o Oriental, com um relvado amigo.

As presidenciais
O último debate não marcou diferenças. Na RTP, lado a lado, todos os candidatos estiveram contra as subvenções dos políticos - e até contra a decisão do TC. Todos estiveram contra a corrupção. E todos se mostraram a favor das medidas do novo Governo. Assim, alguém ganhou o último debate? O melhor é correr os momentos chave, no liveblog que fizemos noite fora.

A campanha ontem ficou marcada pela devolução da subvenção dos políticos - sobretudo pela surpresa de o pedido de fiscalização ter sido subscrito por Maria de Belém. A candidataexplicou-se assim.

E sendo ela a candidata do dia, o Miguel Santos escreveu sobre as duas faces de MariaUma questão de maquilhagem, explica-nos ele.

Com a campanha a chegar ao fim, nós insistimos em valorizar as eleições presidenciais - puxando-o para o voto no domingo.
Hoje, a Liliana Valente publicou este Quando eles mudaram a Presidência, contando - um a um - os momentos em que Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco foram mais longe no exercício do cargo.O legado dos Presidentes é este.

A Helena Pereira, por seu lado, fez isto: Da moda ao Air Force One. Nove curiosidades sobre a Presidência. Tem bandeira própria, a sala do Conselho de Estado não tem rede, o avião presidencial já deixou passageiros em terra. Curioso? É só clicar.

E, afinal, quais são os símbolos que representam a República portuguesa? Nada como passar os olhos pela fotogaleria, para não se envergonhar nas conversas dos próximos dias.

Hoje, dia do funeral de Almeida Santos, a campanha volta a estar a meio gás - o que não nos trava o liveblog onde acompanharemos os passos que os candidatos derem. Aqui.
 
Informação relevante
Centeno e Bruxelas, separados por quanto? Os jornais económicos têm números diferentes - mas em todo o caso, números grandes - para quantificar quanto o ministro das Finanças tem que cortar para satisfazer as exigências da Comissão Europeia. Serão 600 milhões ou mil milhões de euros? O Edgar Caetano explica a diferença dos números.

E como é que isto se resolve? O Negócios arrisca uma resposta: só à custa de empresas, ricos e IVA. Chega?

Vem isto, claro, no contexto do Orçamento para 2016. E depois de António Costa ter admitido, em on, que Bruxelas está a pedir mais medidas ao Novo Governo. E também depois de Jerónimo de Sousa vir avisar que o acordo assinado não pode ser posto em causa. Costa terá anotado a frase: “Se existir uma destruição desses conteúdos de posição conjunta, naturalmente teremos um problema”.

Do Bloco, também não vêm sinais confortáveis
: o partido avançou com projetos de lei para combater a precariedade e os falsos recibos verdes, tema que o acordo PS/BE entregava a um grupo de trabalho - que ainda não foi constituído. O PS garante que na próxima semana o problema se resolve. A história está aqui contada pela Rita Dinis.

Em sentido contrário, o PS admite levar à concertação social uma medida que caiu nas negociações com a esquerda: a redução da TSU para quem contrate sem termo, anota o Económico.

Para já, do Novo Governo, o que sabemos são as 25 prioridades incluídas nas Grandes Opções do Plano, entregues já ao Conselho Económico e Social. Há pormenores, não novidades. Mas entretanto há uma novidade fora do documento: os cortes de pensões no Metro e Carris vão ser repostos já no OE 2016, diz o Negócios.

No caso Bial, ontem veio a boa nova de que um dos voluntários teve alta hospitalar. Nós por aqui, acrescentámos dois textos que valem a pena: Já no caso do Hospital de São José, ontem foi dia de audições no Parlamento, onde se ouviu a responsável pelo Centro Hospitalar Lisboa Central garantir que o médico "tomou a decisão certa" - apesar de tudo ter acabado na morte de David Duarte. A Marlene Carriço acompanhou tudo e sintetizou aqui a informação.

Hoje no DN, fala-se de outro problema no SNSO IPO do Porto vai passar a revistar pacientes e funcionários, depois de muito material ter sido roubado. Há muito quem conteste.

Da Saúde para a Educação, mais um puxão de orelhas ao novo ministro por causa dos exames. O Conselho Nacional de Educação diz que provas de aferição a meio de um ciclo não fazem sentido.

Assunção Cristas dá uma entrevista à Renascença, dizendo isto: “Para destruir como está a destruir, não é nada desejável” que Governo termine mandato. Pode ler ou ouvir aqui.

A fechar, um caso na manchete do Público: o novo chefe de gabinete do secretário de Estado do Conselho de Ministros é um jurista apanhado nas escutas do processo dos vistos gold. O arguido António Figueiredo estava a ajudá-lo a conseguir um lugar de chefia no Estado. A polémica e as respostas do nomeado estão sintetizadas aqui.

Os nossos Especiais

Quem foi afinal o último estalinista? Cunhal ou Carrillo? Mais um volume da biografia de Cunhal e uma nova biografia de Carrillo dão-nos duas visões bem distintas desses ícones comunistas, a primeira mais simpática, a segunda mais cáustica. O José Manuel Fernandes fez a leitura comparada.

As ideias de Bill Gates. E o que ele fez com elas até se tornar multimilionário. O fundador da Microsoft foi um inovador no mundo dos negócios e agora faz o mesmo no mundo da filantropia. Um livro tenta perceber o essencial do pensamento estratégico de um dos mais ricos do mundo. Aqui fica um aperitivo.

O sortudo a quem dois azares puseram um rótulo. Mete as equipas a jogar, mas não ganha títulos nem tem mão nos jogadores. Uma "aberração completa" e um "rótulo do mais mentiroso possível", disse um dia José Peseiro, novo treinador do FC Porto. O Diogo Pombo quis tirar a dúvida a limpo e explica aqui que Peseiro é um treinador "democrático" - e o que isso quer dizer em campo.

Notícias surpreendentes

Adeus revistas escondidas: depois de a Playboy ter acabado com as mulheres nuas, agora é a vez de a Penthouse passar à edição digital. Mulheres despidas em cima da banca de jornais será uma visão cada vez mais rara.

O tradição já não é o que era? Talvez não seja bem assim. Quem disse que a Playboy vai perder charme quando vestir as coelhinhas, talvez possa olhar para estes cartazes e mudar de ideias: eram assim os cartazes eróticos dos anos 20.

Rara, também, é a ousadia da Carolina Santos. Curiosa sobre o que acontece num speed dating, com "um monte de ideias pré-concebidas e uma série de perguntas por responder", inscreveu-se numa sessão. E conta tudo na primeira pessoa.

Uma coisa é certa: se a Carolina tivesse lido antes este artigo, talvez as coisas tivessem mudado de figura. É que o penteado do momento não é para meninos (também é para mulheres e samurais)Ora veja.
Nós por aqui, não prometemos samurais, mas não hesitamos em continuar na moda. Esperamos aqui por si, com toda a informação de que precisa, também com alguma ousadia.

O que lhe desejo é um dia bom, produtivo e animado.
Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa