Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) inaugurou hoje (24 de abril) uma exposição composta por 45 brinquedos de mola, modelados por utentes da instituição, que constituem a série “Figuras Assustadoras”, que ficará patente na Quinta da Conraria nos dias úteis até 11 de maio, sempre no horário 10H30-12H00.
Desta forma, os visitantes poderão não só conhecer estas esculturas/brinquedos, mas também os seus autores, que frequentam a Sala O2 do Centro de Atividades Ocupacionais da Associação, bem como a dinâmica do trabalho realizado espaço.
Esta manhã, foram já muitos os que quiseram marcar presença na inauguração e descobrir as pequenas cabeças com faces aterradoras, escondidas em pequenas caixas de madeira, cada uma com o nome do seu criador. Com uma grande presença de público externo, mas também de diretores, colaboradores e outros utentes da APCC, a ocasião serviu ainda para mostrar outros trabalhos desenvolvidos na Sala O2, como as pinturas e monotipias já reveladas numa exposição no final do ano passado.
Esta iniciativa está integrada no projeto SOCRIN - SOCIALMENTE, CRIATIVO e INCLUSIVO, implementado pela APCC em 2017, em que, com a coordenação do professor Antonio Valente, se trabalha a transformação das mentes dos utentes da Sala O2 e se procura contribuir para a sociabilização deste grupo de pessoas, sendo o convite à sociedade também importante para abraçar este projeto.
Aquela sala é frequentada por pessoas empenhadas em trabalhar, com ou sem adaptações, e mostrar as suas atividades sociais, criativas ou lúdicas, numa perspetiva ordenada do saber fazer. Desta forma, cultiva-se o processo inclusivo, que é apoiado e fomentado pela APCC, através da apresentação de trabalhos artísticos ou produtos manifaturados.