quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Agricultores exigem Plano Nacional de Emergência para combater a seca

Resultado de imagem para Agricultores exigem Plano Nacional de Emergência para combater a seca
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) avisa que o país está a definhar devido à seca, uma situação gravíssima e extraordinária. Esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística indicou que a redução da área de cultivo de cereais de inverno atingiu um mínimo histórico - a menor área dos últimos 100 anos.
Um alerta que leva o presidente da CAP a pedir medidas extraordinárias. Em declarações ao Jornal de Negócios, Eduardo Oliveira e Sousa pede um Plano Nacional de Emergência comum a vários ministérios com medidas a curto, médio e longo prazo.
O presidente da CAP refere que as linhas de crédito não resolvem o problema, já que são insuficientes e pouco adaptáveis a situações de emergência.
Eduardo Oliveira e Sousa pede outro tipo de medidas como, por exemplo, ajudas específicas à manutenção de animais e a simplificação das regras da Política Agrícola Comum.
O responsável fala ainda da necessidade de sensibilizar Bruxelas para libertar verbas para ajudas extraordinárias.
A atual situação de seca levou a uma redução da área de cultivo de cereais de inverno para um mínimo histórico dos últimos 100 anos. Já na terça-feira, o presidente da Associação Nacional de Produtores de Cereais explicava à TSF que esta é uma situação "preocupante" para a "soberania alimentar do país".
Agora, também o presidente da CAP considera que esta é uma situação gravíssima extraordinária, sobretudo no interior do país. Oliveira e Sousa refere que o país está a definhar, não só na agricultura, mas também na pecuária.
A 15 de fevereiro, quase 10% do país estava já em seca extrema. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta as regiões do Interior Norte, Trás-os-Montes, a zona de Beja, e do sotavento algarvio como as mais preocupantes.
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário