quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

360º - "Massacre" na Síria. Agitação no PSD. E polémica no Vaticano: o Papa Francisco está a vender a Igreja ao regime chinês?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A Coreia do Norte cancelou um encontro com Mike Pence em cima da hora, nos Jogos Olímpicos de Inverno. Segundo parece, Kim Yo-jong, a irmã de Kim Jong-un, não gostou de algumas declarações do vice-Presidente americano.

Pressionado depois do último massacre numa escola, Donald Trump decidiu proibir a venda dos "bump stocks", um acessório que transforma uma arma semiautomática em automática, permitindo disparar de forma contínua sem tirar o dedo do gatilho.

“Isto é uma guerra? Não, é um massacre”. Na Síria, morreram mais de 90 pessoas, incluindo 20 crianças, em menos de 24 horas em Ghouta oriental, em resultado dos bombardeamentos pelas forças de Al Assad. A UNICEF emitiu um comunicado em branco, apenas com uma nota de rodapé onde explica que já não tem palavras para descrever o que está a acontecer no país.


Mais informação importante
No PSD, há muita coisa a acontecer:
  • De manhã. Rui Rio continuou a sua aproximação ao PS e foi ontem a São Bento falar com António Costa. Os socialistas aceitam conversar, desde que o PCP e o BE também se sentem à mesa, e até sugeriram dois temas: a descentralização, que já tem um pacote legislativo quase fechado, e o próximo fundo comunitário de apoio, que é um tema clássico de Bloco Central. Quanto à Segurança Social e à Justiça, que realmente doem, não vai haver nada para já.
  • À tarde. Rio reuniu a sua nova comissão política, mas decidiu não convocar o ainda presidente do grupo parlamentar, que segundo os estatutos deveria estar presente. Hugo Soares falou em “desrespeito institucional grave”, enquanto Rui Rio diz que o líder da bancada está “demissionário”;
  • Também à tarde. Fernando Negrão, candidato a líder parlamentar, revelou a sua lista de direção. Tem dois vices de Hugo Soares, uma ex-ministra do Governo-relâmpago de Passos, um líder distrital, uma deputada da Madeira e o desconhecido coordenador de Economia;
  • À noite. Depois da reunião da comissão política, Rio falou aos jornalistas para dizer que os casos Salvador Malheiro e Elina Fraga não o incomodam: "Estou habituado a isto, é assim que funciono bem, em ambientes de tensão".
  • Também à noite. Quando acabou de falar, Rio disse que Elina Fraga estaria disponível para responder a “todas, todas, todas” as perguntas. Mas, na realidade, a nova vice-presidente só respondeu a quatro e, ao fim de cinco minutos, abandonou a sala. Antes, fez uma exposição sobre a auditoria à sua gestão na Ordem e ao inquérito no Ministério Público.

O vice-presidente da Comissão Europeia Jyrki Katainen garante que o encontro que teve com Durão Barroso foi um encontro de amigos e que não houve qualquer tentativa de fazer lóbi pelo Goldman Sachs. Horas antes, fonte próxima de Barroso tinha dito ao Observador que a acusação de que o ex-presidente da Comissão tinha feito lóbi era “uma invenção” e uma “sacanice”. A Aliança para a Transparência do Lóbi e a Regulação Ética fez uma queixa junto da Comissão Europeia.

Na saúde, há agitação. Os sindicatos dos médicos e dos enfermeiros admitem marcar greves. Os próximos dias vão ser decisivos para ver o que acontece.

No julgamento do caso Manuel Vicente, o Ministério Público pediu para ver todos os mails trocados entre o advogado Paulo Blanco e o banqueiro Carlos Silva. Além disso, a defesa de Blanco diz que Orlando Figueira ocultou um encontro com Proença de Carvalho.

O caso SuperNanny chegou ontem a tribunal, com uma família e um dos pais a revogarem o consentimento relativo aos direitos de imagem das crianças. Ficou também a saber-se que o contrato assinado permitia o uso das imagens no estrangeiro.

A investigação sobre o negócio fantasma da Chic By Choice foi o texto mais lido de ontem no Observador. Neste vídeo, pode ver como foram os tempos de glória antes da crise.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social falou sobre o delirante caso Bruno de Carvalho. A ERC garantiu que “se manterá atenta” a quaisquer violações da lei.

Rúben Semedo, o internacional Sub-21 português do Villarreal, voltou a ser detido ontem em Espanha (foi a terceira vez em quatro meses). Está acusado de agressão, detenção ilegal e roubo. Foi divulgado o vídeo do momento em que é levado pela polícia.


Os nossos Especiais

O Papa Francisco está a vender a Igreja ao regime chinês? Sem relações diplomáticas desde 1951, Vaticano e Pequim tentam uma reaproximação, mas o custo pode ser demasiado alto. Dois bispos "clandestinos" terão de sair e o Papa é acusado de ceder às exigências do regime comunista. O João Francisco Gomes conta os detalhes da história.

Já está disponível mais um episódio da rubrica em vídeo "O meu fracasso antes do meu sucesso". Nuno Sebastião, da Feedzai, uma das 50 melhores fintech mundiais para a Forbes, conta: “Andámos um ano nos EUA sem vender nada. Bolinha”.


A nossa Opinião

Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandespergunta: "Até quando vamos tolerar os excessos no futebol?"

Maria João Avillez escreve "O PSD mudou para melhor?": "Um mínimo de seriedade face ao PSD reclama um mínimo de benefício da dúvida. Não se sabe é onde ir buscar o empolgamento. O das manhãs do início de uma nova aventura política".

Eu também escrevo sobre o PSD, em "O que Rio pode realmente aprender com Sá Carneiro""Sá Carneiro tentou várias vezes fazer acordos de regime com o PS: em 1976, em 1977, em 1978 e em 1979. Ao perceber que o PS nunca aceitaria negociar, virou-se para o CDS e ganhou com maioria absoluta".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Em casa de Ferraz, competitividade de pau": "Declarações como as de Ferraz da Costa, do Fórum para a Competitividade, dão a entender que uma parte dos empresários continua viciada em baixos salários. Estava na altura de serem mais competitivos".

Maria João Marques escreve "Foguetório empresarial":"Não há nada que irrite mais o português médio que o arrojo e a ousadia alheia. O atrevimento, as ambiciosas ideias de uns têm o condão de iluminar o conformismo dos restantes, o que ninguém leva a bem".


Notícias surpreendentes

O objectivo é resumir um filme numa canção. É isso que Robin Urdang, a supervisora musical do filme “Chama-me pelo Teu Nome”, que concorre ao Óscar de Melhor Canção Original, tentou fazer. Em conversa com o Tiago Pereira, diz que tem "o melhor trabalho do mundo".

Hugo Oliveira é Minus e Mr. Dolly, uma espécie de "2 em 1" do hip hop. Agora que saiu o novo álbum, "Man With a Plan", ele falou com o Gonçalo Correia.

A Rainha de Inglaterra estreou-se na Semana da Moda de Londres. Isabel II assistiu na primeira fila a um desfile do estilista Richard Quinn.

Bae é a nova catedral das sapatilhas no Porto. Tem dois andares de concept store e um museu. Ora espreite.

Se não gosta de ginásios, conheça os grupos de treino ao ar livre. Não há espelhos, nem música, nem telemóveis, mas há muita motivação na mesma.

São as 20 imagens vencedoras do concurso de fotografia para grávidas "Birth Becomes Her". Mostram a violência do parto e a alegria do nascimento.

Se esta newsletter não foi suficiente e precisa de mais informação, já sabe que estamos aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário