terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Um alerta: escolas estão a trocar amianto por materiais inflamáveis

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
A noite foi boa? Vamos isto?  

A Noruega fechou mais uma porta ao Reino UnidoSegundo o The GuardianOslo terá ameaçado rever as suas relações com a UE caso seja alcançado um acordo sobre o "Brexit" que garanta o acesso do Reino Unido ao mercado comum.
A Roménia ficou sem primeiro-ministro pela 2ª vez em sete meses. Mihai Tudose perdeu a confiança política do seu próprio partido, depois de uma disputa com uma sua ministra.
A estrela olímpica de ginástica foi vítima de abusos sexuaisSimone Biles é a quarta atleta olímpica americana a acusar o antigo médico da selecção de ter cometido abusos sexuais. Larry Nassar foi já condenado a 60 anos de prisão por posse de pornografia infantil. 
O Estoril-Porto foi interrompido por uma bancada a cair. Parece mentira, mas é verdade: ao intervalo do jogo do campeonato, os apoiantes dos "dragões" que estavam atrás de uma das balizas foram encaminhados para o relvado, por razões de segurança. Agora, a Liga de Futebol quer retomar o jogo hoje - mas o Porto não está para isso.

O que marca o dia

Um alerta na nossa manchete: as escolas estão a substituir amianto por materiais muito inflamáveis. A Clara Viana explica melhor: "As coberturas com amianto estão a ser trocadas em muitas escolas por painéis que têm um material combustível da mesma família do que foi utilizado na Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha, Tondela, onde um incêndio matou no sábado oito pessoas e fez ainda 32 feridos, 18 deles em estado grave". É preciso ler aqui, para ver se vamos a tempo de evitar mais tragédias. E também rever o que ainda nem sabemos sobre o que se passou em Tondela.
Associação Zero acusou o Governo de manipular dados da reciclagem,declarando como recicladas quase 270 mil toneladas que foram para aterros. Com isso, a Agência Portuguesa do Ambiente terá recebido mais dinheiro e mostrado melhor desempenho do que a realidade mostra.
Vêm aí mais incentivos para reduzir o uso do plástico. Uma das ideias que o Governo está a estudar é, digamos, 'inovadora': um prémio para quem devolva sacos de plástico, em compras feitas pela internet - segundo conta a TSF.
Há precários à espera de concurso a serem enviados para casa. O alerta vem dos sindicatos da função pública e chega sem que exista uma data, ainda, para a abertura dos concursos que vão integrar estas pessoas nos quadros do Estado - uma promessa do Governo que demora a concretizar. A notícia é do DN.
O Metro de Lisboa quer andar mais depressa. A empresa pública está a estudar a possibilidade de aumentar a velocidade máxima de circulação de 45 km/h para 60 km/h, para aumentar “a regularidade” dos comboios e reduzir o risco de atrasos na operação, avança o Jornal de Negócios.
O Montepio anda a vender gato por lebre. Melhor dizendo, está a vender produtos da mutualista sem distinção clara face a depósitos, conta a Rosa Soares, no dia em que o ECO põe em causa o valor real do banco
Angola está a preparar sanções contra as nossas empresasUma penalização às exportações, pelo que diz o Negócios, será o preço a pagar pela independência do nosso sistema judicial (e a prova de que mudou menos em Luanda do que parece). 
O PS quer magistrados a entregar declaração de património. É uma das propostas entregues ontem, propondo maior transparência no Estado (incluindo no Parlamento), aqui contadas uma a uma pela Leonete Botelho. E onde os socialistasabrem a porta da AR e do Governo ao lobby profissional. Agora falta saber o que acha o novo PSD destas ideias. 
Rui Rio não será politicamente correcto - "mesmo que isso choque a corte lisboeta", avisam os seus apoiantes. Para já, conta a Margarida Gomes, isso passa por ficar pelo Porto, a ouvir pessoas e a preparar a sua equipa (provavelmente, alguns passarão por esta lista).  
Há um programa da SIC que está longe do politicamente correcto. E provavelmente muito longe do aceitável. Chama-se "Furacão Margarida", é um programa que expõe crianças que se portam mal. E já tem queixas na ERC e na Ordem dos Psicólogos. No Observadoros especialistas reagem assim

Outras leituras

Uma história de Sociedade:
Os youtubers são uma má influência para os nossos filhos? Esqueçam os jogadores de futebol, os cantores ou os apresentadores de televisão. A nova geração, quando crescer, quer ser youtuber, quer ter muitas visualizações e ganhar muito dinheiro. Impossível? Não. As crianças e os adolescentes vêem que já há quem, pouco mais velho do que elas, tenha casas e carros melhores do que os dos seus pais - com um trabalho que parece ser divertido. Alguns pais mostram-se preocupados. E já há uma polémica a deixar um rasto de indignação. Será caso para isso, Bárbara Wong? 

Um alerta da ciência
O sal em excesso provoca danos no cérebro. É isso: para além do que já sabíamos, também as nossas funções cognitivas e neurovasculares são afectadas pelo excesso de sal na comida que ingerimos. Um estudo publicado na revista NatureNeuroscience mostra como o processo é desencadeado, desde o intestino delgado até ao cérebro. A boa notícia é que o processo é reversível, anota a Andrea Cunha Freitas.

Uma dúvida do mundo:
Ainda é possível reunificar a Coreia? O objectivo de reunificar a península existe desde o fim da II Guerra Mundial, mas o que isso implica tem significados diferentes a Sul e a Norte do Paralelo 38. Depois de seis décadas separadas, a integração das Coreias seria um empreendimento único na História mundial. Será, assim, razoável aquela pergunta que Donald Trump já fez? O João Ruela Ribeiro procura as respostas.

E uma análise da História:
História e Holocausto — Estudar o passado, conhecer os assassinos. Entre os anos 1940 e 60, os estudos sobre o Holocausto caracterizaram-se pela demonização e psicopatologização dos envolvidos. Uma corrente historiográfica mais recente, inaugurada por Hannah Arendt e Raul Hilberg, tem centrado a investigação nos carrascos e nos seus motivos - e põe a descoberto o grupo de perpetradores enquanto burocratas e assassinos de secretária, explica-nos Irene Flunser Pimentel, a duas semanas do Dia Internacional da Memória do Holocausto. 

A agenda do dia

Regressam as negociações na função pública sobre o descongelamento das carreiras. De olhos postos em Mário Centeno, o Conselho das Finanças Públicas analisa a evolução do Orçamento até ao terceiro trimestre de 2017 - no mesmo dia em que o Tribunal de Contas explica as suas preocupações face ao que viu no Orçamento anterior - o de 2016. Também no Parlamento estará o Ministro da Defesa, para falar sobre o exército comum europeu.
Hoje será também o funeral das vítimas da tragédia de Tondela. E dia para a Câmara de Lisboa discutir a devolução da taxa de Protecção Civil, chumbada pelo TC.
Lá por fora, no Canadá, ministros de vários países discutem formas de convencer a Coreia do Norte a abandonar as suas armas nucleares - mas com a China de fora. Mais perto de nós, o Governo checo pode cair, com o primeiro-ministro acusado de fraude no uso de dinheiro europeu.
Em cima disto tudo virá o que nunca conseguimos prever - mas que vamos com certeza acompanhar por aqui. O meu desejo é que seja bom - e não começou nada mal. Ora veja quem vai voltar a Portugal.
Tenha um dia produtivo e feliz, de sorriso rasgado.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário