terça-feira, 16 de janeiro de 2018

360º- Os alertas, queixas e polémicas do programa Supernanny; o susto do maior sismo dos últimos 20 anos; e duas reportagens tocantes de Tondela

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a nova polémica nacional passou a girar em torno do programa da SIC SuperNanny. O formato internacional, que estreou este domingo à noite, já foi alvo de várias críticas lá fora. Por cá, mereceu uma avalanche de processos e de alertas. A Ana Cristina Marques falou com vários especialistas e todos condenam o reality show que expõe crianças com quem os pais têm dificuldades em lidar. Mas também dizem que há falta de apoio para estas famílias

As reações críticas começaram logo após a emissão do programa. A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens falou em “elevado risco” para as crianças expostas e vai ouvir os pais da menor filmada. A Unicef e o Instituto de Apoio à Criança condenaram o programa e a ERC recebeu várias queixas. A psicóloga clínica Teresa Paula Marques, a super-ama que "treina" as crianças "difíceis", defende-se, mas não tem o apoio da Ordem.


O Estoril-FC Porto foi interrompido ao intervalo por problemas de segurança na bancada quando os portistas perdiam por 0-1. As fotos das fissuras na estrutura impressionam (estão na Tribuna e no Record) e terão assustado os dragões. Ainda não se se sabe quando serão jogados os segundos 45 minutos, mas há vários cenários... Até lá o Sporting continua líder. 

Das outras notícias da manhã, nota para os trabalhadores precários à espera de concurso que estão a ser enviados para casa(manchete do DN) e para os incentivos fiscais que o Governo está a preparar contra o consumo de plástico (notícia TSF): enquanto a Zero acusa os dados da reciclagem de estarem a ser manipulados e o Público conta que o amianto está a ser substituído por materiais inflamáveis nas escolas.

O julgamento da Operação Fizz, que quer colocar o ex-vice presidente angolano Manuel Vicente no banco dos réus, começa dia 22. Segundo o Negócios, o caso está a ameaçar as exportações de Portugal para Angola; e segundo o i, ojuiz aceitou as denúncias do procurador acusado de corrupção que envolvem Proença de Carvalho e Carlos Silva.

Outra informação importante 
O PS apresentou ontem as suas propostas para a transparência em funções públicas. Não há qualquer nota sobre pedidos de convites VIP a clubes por parte de ministros, mas os três projetos de lei prevêem a proibição de prendas acima de 150 euros também para deputados (entre elas bilhetes para o futebol), prisão para o enriquecimento injustificado, obrigatoriedade de declaração de rendimentos para magistrados e autarcas, limitação dos deputados-advogados e controlo dos lóbis.

O PSD parece ter uma fixação com a palavra Diabo. Agora foi Manuela Ferreira Leite a usar a palavra que perseguiu Passos Coelho numa expressão que, tal como a suspensão da Democracia, também a vai perseguir durante muito tempo. Foi neste conselho a Rui Rio: "Acho que ao PSD lhe fica muito bem se vender a alma ao diabo para pôr a esquerda na rua". Já Costa, surpresa!, prefere dizer que o entendimento com Rio será mais fácil que com Passos.

As regras de segurança na Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha estavam ou não a ser cumpridas? Especialistas dizem que as portas com barras de segurança não eram obrigatórias, porque as obras são de 92. Também não há certezas quanto à obrigatoriedade de ter extintores. (mais abaixo, já lhe falo das excelentes reportagens que temos sobre as tragédias de Tondela).

Se está a pensar viajar pela Ryanair, fique atento às novas regras sobre a bagagem: são ainda mais restritivas

A Grécia aprovou um pacote de reformas para poder receber mais uma parcela do resgate financeiro. Alexis Trsipras ficou sob polémica ao endurecer as condições para convocar greves e limitar os subsídios familiares

O Papa está de regresso à América latina para visitar o Chile. Mas a visita decorre debaixo de protestos contra os abusos sexuais na igreja


Simone Biles, a mais famosa ginasta dos Estados Unidos, também confessou ter sofrido abusos sexuaisdo ex-médico da seleção. É um testemunho chocante em oito parágrafos.


Os nossos especiais

Em Vila Nova da Rainha sobram as histórias de quem sobreviveu à tragédia e de quem não conseguiu fugir ao fogo na Associação Recreativa. A Rita Dinis e o João Porfírio contam a sorte diferente de Odete e Máxima, parceiras no torneio de sueca. Uma salvou-se graças ao casaco que deixou para trás e porque o filho a puxou por entre o emaranhado de corpos. A outra ficou lá, presa no fundo das escadas fatais.

Lembra-se de Manuel Nascimento? Assim pelo nome talvez não, mas seguramente recordará o homem a chorar copiosamente dentro de um carro, confortado por Marcelo que o abraçava. A foto tornou-se um símbolo dos fogos de outubro. Três meses depois, a Rita Dinis e o João Porfírio reencontraram o sr. Manuel. Ele recorda o conselho do Presidente para ter coragem, mas diz que está sozinho, não tem ninguém que o oiça e que o que mais lhe custa é lembrar-se.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre as eleições do PSD: "O PSD ameaça deixar de concorrer com o PS, para passar a ser um rival do PCP e do BE, como um pequeno lóbi parlamentar da governação socialista. Mas a vida não será mais fácil entre os pequeninos".
  • José Manuel Fernandes também escreve sobre o rumo a tomar pelo PSD: "A missão da oposição à direita do PS é mostrar que há outro caminho para Portugal, menos refém das clientelas do Estado. Não é apenas ambicionar substituir o Bloco e o PCP como parceiros menores do PS".
  • Paulo Sande escreve sobre o acordo de governo na Alemanha e o eixo franco-alemão: "Se dentro de algum tempo – fins de Fevereiro, início de Março – houver um novo governo Merkel de coligação com Schulz, a Europa e a União Europeia terão uma nova oportunidade de renascer".
  • Laurinda Alves escreve sobre a sabedoria dos mais velhos: "No dia em que o mundo parar para escutar a sabedoria dos mais velhos, como esta Orquestra e este público pararam para ouvir Pressler tocar, seremos muito mais felizes".
Notícias surpreendentes
O documentário sobre a coroação de Isabel II revelou novos detalhes sobre o dia em que se tornou rainha de Inglaterra. O peso da coroa, as damas de honor tipo Spice Girls e o coche muito pouco confortável estão entre as histórias só agora conhecidas.

Notícias tristes do mundo da música: morreu a cantora Madalena Iglésias e a vocalista dos The Cranberries.

Notícia feliz para os entusiastas dos U2a banda irlandesa toca em Lisboa a 16 de setembro.

E notícia que pode causar ansiedade aos fãs de 'A Guerra dos Tronos': a protagonista, Emilia Clarke, ficou chocada ao ler o final.

Acabo com uma fotogaleria que pode dar grande ajuda aos mais desastrados na cozinha, mas também dar jeito aos que se acham uns experts. São 33 truques para melhor cozinhar, uns revelados pelos grandes chefs, outros dos tempos das nossas avós.

Como pode ver, além de notícias, reportagens, entrevistas e análises, também temos alguns conselhos úteis. É só mais uma razão para ler o Observador 

Uma boa terça-feira, feliz e produtiva

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário