sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Marcelo trava euforia. “Em economia não há milagres”

Presidente da República diz que é preciso continuar a trabalhar, em reacção às previsões do Banco de Portugal.
Presidente da República diz que é preciso continuar a trabalhar, em reacção às previsões do Banco de Portugal.
A revisão em alta da previsão de crescimento da economia portuguesa é uma boa notícia, mas é preciso cuidado com o deslumbramento e euforia, alerta o Presidente da República.
“As pessoas disseram: ‘se é preciso dar um exemplo de milagre, é o milagre português’. Não nos deslumbremos com milagres, porque não há milagres”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas em Aveiro.
“O milagre deu muito trabalho e vai dar muito trabalho no próximo ano, no ano seguinte, porque não temos a certeza de que o crescimento económico vai ser o mesmo deste ano, lá fora e cá dentro, ninguém sabe se os Estados Unidos têm medidas proteccionistas ou não, ninguém sabe se a Europa vai conseguir manter este ritmo. Nós somos uma economia muito aberta. Não é razão para no plano económico e financeiro não estamos felizes, é razão para olharmos com cuidado. A euforia nunca é boa conselheira”, sublinhou o chefe de Estado.
O Banco de Portugal melhorou esta sexta-feira as suas previsões para o crescimento económico e para o desemprego.
Aponta para um crescimento de 2,3% para o próximo ano, acima da meta de 2,2% fixada pelo Governo.
O organismo liderado por Carlos Costa refere ainda que a expansão da economia portuguesa trará benefícios também ao nível da redução do desemprego, que deverá quebrar a barreira dos 8%, alcançando valores de 2008.
Fonte: RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário