sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

360º - Salários milionários da Ordem dos Contabilistas investigados; mais dúvidas e contradições no caso Raríssimas; e o que é a neutralidade da rede?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... os dois últimos grandes escândalos nacionais estão a a ser investigados pelo Ministério Público. 

No caso dos ordenados astronómicos pagos na Ordem dos Contabilistas (entre eles os 1500 euros mensais por três reuniões anuais recebidos por Rui Rio), a PJ fez buscas há um anoHouve uma queixa por ilegalidades no pagamento dos ordenados do então bastonário Domingos Azevedo (já falecido) e do presidente da Assembleia Geral, Manuel dos Santos (eurodeputado do PS), que acumulavam com compensações extra por terem perdido as subvenções vitalícias. Um recebia 14 mil euros (10+4); o outro 5 mil (3+2).


No caso da Raríssimas, é a ex-vice-presidente quem está (há mais tempo) a ser investigada. Joaquina Teixeira, a mulher que a ex-presidente da Associação diz que lhe montou uma "cabala", foi alvo de um processo-crime por alegadas irregularidades nas contas da delegação Norte, cujas conclusões foram entregues à justiça por Paula Brito e Costa.

Mas este escândalo teve vários outros desenvolvimentos e novas dúvidas ao longo do dia e noite de ontem: 


Outra informação importante 
Começo com tecnologia. Os EUA aprovaram a neutralidade da rede de Internet, o que significa que as operadoras vão poder vender pacotes que permitem o acesso a apenas alguns conteúdos e não a todos, como é norma. Afinal, o que é isto da neutralidade e a net fica em risco? O Manuel Pestana Machado fez um explicador com as 10 respostas essenciais.

Sigo para astronomia. A NASA descobriu um Sistema Solar com oito planetasÉ o maior encontrado por uma agência espacial e só foi possível vê-lo graças à Inteligência Artificial da Google. É muito cedo para saber se pode albergar vida, mas é o mais parecido com a Via Láctea e abre portas a um futuro de novas descobertas.

Voltando aos temas mais quotidianos, o FC Porto passou aos quartos de final da Taça de Portugal depois de golear o V. Guimarães por 4-0A Força esteve com Aboubakar, mas o verdadeiro Jedi é outro, escreve o Bruno Roseiro na crónica. Foi o 200º jogo de Sérgio Conceição.

A atualização da inflação vai traduzir-se em aumentos nas pensões e no subsídio de desemprego já em janeiro.As reformas sobem entre 3,7 e 55 euros; o subsídio passa a variar entre 428,9 e 1.072 euros.

No PSD, foi cancelado o primeiro debate entre Santana e Rio marcado para amanhã na TVI depois do debate aceso que ambos têm mantido sobre... debates, diz o Público. Já o JN revela a (tradicional) corrida ao pagamento de quotas: só no últimos mês, foram 13 mil os militantes a pagar.

Ainda dos jornais da manhã, a boa notícia de que as infeções hospitalares baixaram em Portugal (Público); e a má de que o SEF arquivou uma auditoria com indícios de corrupção e vistos ilegais(DN).

Foi anulada a acusação do Banco de Portugal a Ricardo Salgado e Amílcar Pires. Mas o supervisor vai recorrer da decisão do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão.

Já se sabe quem vai substituir Félix Morgado no Montepio. É Nuno Mota Pinto, filho do antigo primeiro-ministro Carlos Mota Pinto e ex-quadro do BPI.

Nota ainda para o processo disciplinar contra a professoraresponsável pela fuga de informação no exame de Português do 12º ano.

E para mais uma benesse do Governo à Função Pública.Há tolerância de ponto no dia 26, apesar do fim de semana prolongado de Natal.

O negócio do dia (ano?) foi a venda de parte da 21st Century Fox à Disney. Valeu 44,5 mil milhões a Rupert Murdoch e a CNN diz que discutiu o tema com Trump. OFinantial Times tem uma boa análise. 

Na Catalunha, a uma semana das eleições, as sondagens continuam a dar todas uma região (quase seguramente) ingovernável. As últimas são do El País, do El Mundo e do catalãoEl Periódico

Os nossos especiais

O centenário da tomada do poder por Sidónio Pais, o presidente-rei que fascinou Pessoa, foi o tema do Conversas à Quinta. Foi um cometa na I República, um líder carismático que criou o sidonismo, dizem José Manuel Fernandes, Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama. Mas poderia ter antecipado o fascismo se não tivesse sido assassinado?

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o escândalo Raríssimas: "Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações".
  • José Manuel Fernandes também escreve sobre o Raríssimas: "A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve também sobre o tema: "Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado".
  • Diana Soller escreve sobre o Brexit: "Esperemos que o executivo britânico se reorganize depressa. Ainda que o divórcio tenha tido até agora pouco de litigioso, uma das partes põe paus na engrenagem. E nas separações todo o cuidado é pouco".
  • Paulo Tunhas escreve sobre as declarações de António Costa: "António Costa acha que “este ano foi particularmente saboroso para Portugal”. Houve, é verdade, os mortos dos fogos, houve Tancos, houve o caso da Raríssimas. Mas que importa isso?"
Notícias surpreendentes
No boxe-espetáculo, há um dilema para MayweatherVai gozar os 300 milhões que ganhou no combate do século com Conor McGregor ou arrisca fazer mais mil milhões em 3/4 combates no octógono da UFC?

O ciclista Chris Froome desculpou-se com os inaladores de asma para justificar o controlo de doping positivo. Já houve outras defesas bem mais caricatas: medicamentos para aumentar o pénis, sexo a mais, café português ou carne contaminada.

Não é bem uma lista de sugestões de Natal, mas dá boas prendasO vinho verde vai estar em grande em 2018.


Estão escolhidas as melhores das melhores para a National Geographic. São estas as 36 fotografias de Natureza do ano. E são lindas. 

Entre escândalos e histórias fantásticas se fez a semana. Mas desconfio que teremos muito mais notícias e boas leituras no fim de semana (que até vai ser frio). Basta-lhe passar pelo Observador

Uma boa sexta-feira e bons dias de descanso
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário