quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Rastreio Nacional da Voz na ULSNA

Resultado de imagem para Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz
Realizou-se nos dias 31 de Julho e 01 de Agosto no Centro de Saúde de Portalegre o Rastreio Nacional da Voz. Este resulta de uma iniciativa conjunta da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), do Ministério da Saúde e da Unidade da Voz do Hospital Egas Moniz.

O Rastreio realizado pela Dra. Clara Capucho, otorrinolaringologista  (Diretora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz), pela Enfermeira Joana Nobre (Coordenadora da UCC Ammaya e Responsável de Enfermagem da UCSP Portalegre), e com o apoio do Dr. Luis Sampaio (Vice Presidente da GDA), destinava – se a todas as pessoas que quisessem avaliar o estado da sua voz, com especial enfoque naquelas pessoas que dela necessitam para o exercício da sua atividade profissional.

Nos dois dias foram avaliadas  56 pessoas, sendo 40 do sexo feminino e 16 do sexo masculino, mormente adultos. Dos avaliados contam-se fumadores, 4 artistas, 2 jornalistas e várias outras pessoas que têm na voz a sua ferramenta de trabalho, é o caso dos enfermeiros, professores e formadores.

Das avaliações efetuadas, através de laringoscopia às cordas vocais, foram encontradas maioritariamente patologias benignas, e poucas as que requerem vigilância e ou outro estudo mais pormenorizado.

Colaborou a ULSNA, EPE com esta iniciativa acreditando que é através do desenvolvimento destas atividades de promoção da saúde que é possível detetar precocemente diversas patologias desconhecidas pelos cidadãos e simultaneamente sensibilizar a população para as mesmas.

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário