sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Município de Albergaria-a-Velha vai produzir energia elétrica em cinco edifícios municipais


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha está a instalar cinco Unidades de Produção para Autoconsumo de Energia Elétrica (UPAC’s) no Edifício dos Paços do Município, no Cineteatro Alba, no Centro Cultural da Branca, na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha e na Piscina Municipal de São João de Loure.

  A intervenção, que engloba um investimento superior a 70 mil euros, vai permitir captar e transformar a radiação solar em energia elétrica para consumo nos edifícios e a venda da energia não consumida à rede elétrica nacional, com uma potência total instalada de 60,685kW. Por ano, espera-se poupar mais de 13 mil euros na fatura elétrica dos cinco edifícios e evitar a emissão de 31 385 kg de dióxido de carbono (CO2). O retorno do investimento deverá acontecer num prazo de cinco anos.

A instalação de UPAC’s insere-se no Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), que concretiza o compromisso assumido aquando da adesão ao Pacto de Autarcas Europeus e visa a superação das metas traçadas pela política energética da União Europeia em matéria de redução das emissões de CO2, através de um aumento da eficiência energética e de uma produção e utilização mais limpa da energia. Durante o mandato, o executivo já investiu 479 850 euros em medidas de sustentabilidade energética, tendo o Município recebido 99 890 euros em apoios a fundo perdido.

  É possível salientar outras ações desenvolvidas pelo Município no âmbito do PAES. Após a substituição de lâmpadas ineficientes por tecnologia LED nas Piscinas Municipais de Albergaria-a-Velha, Branca e São João de Loure e no Pavilhão Municipal de Albergaria-aVelha, a Autarquia está a instalar 300 lâmpadas LED no Edifício dos Paços do Município, que permitirão reduzir a fatura da eletricidade em mais de 70 por cento.

A sustentabilidade e a eficiência estão também a ser implementadas na frota automóvel do Município, com o abate de seis veículos a gasóleo e a aquisição de três viaturas elétricas. O investimento, superior a 120 mil euros, vai ser comparticipado pelo Fundo Ambiental, uma linha de incentivos criada pelo Governo para apoiar a substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos. Outras medidas ambientais de desenvolvimento sustentável implementadas no Concelho incluem a introdução de tecnologia LED na iluminação pública no centro da cidade, a instalação de redutores de caudais nos vários equipamentos municipais e a colocação de uma cobertura isotérmica na Piscina Municipal da Branca.

De acordo com António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, “este investimento junta-se a outros que o município tem vindo a realizar nos últimos anos, sendo a sustentabilidade e eficiência energética uma das apostas e prioridades do executivo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário