terça-feira, 8 de agosto de 2017

Histórias de eleições, imigrantes e emigrantes, dinheiro que parece fácil

P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Olá bom dia.
Faz hoje um ano que o Funchal começou a ser varrido pelo fogo, em cinco dias de de terror que consumiram um quarto da área do município. O Márcio Berenguer fez as contas todas e relata que metade das famílias ainda vive em casas provisórias e que a aplicação dos muitos donativos recebidos tem decorrido a bom ritmo

A saber

As listas para as autárquicas fecharam ontem e agora já não há espaço para surpresas, pelo menos nos nomes, onde se encontram vários governantes actuais. O que há é quase 200 queixas de cidadãos e partidos, que vão obrigar a Comissão Nacional de Eleições a trabalho extra e a atenção redobrada.  
Já no que toca a imigrantes e por causa das mudanças legislativas de ontem, a Joana Gorjão Henriques foi fazer as contas a quem foi expulso nos últimos dez anos: as 229 expulsões pela práticas de crimes não se vão repetir, porque a lei já não permite. Ao mesmo tempo, com um estudo do INE fica a saber-se que a segunda geração de emigrantes tem uma taxa de emprego de 96%.  
A nossa manchete de hoje fala da actividade financeira ilegal que tem abrangido captação de poupanças e e empréstimos sem enquadramento legal - é um fenómeno que disparou mais de duzentos por cento entre 2015 e 2016, como conta a Rosa Soares. Sobre a despesa, o Diário de Notícias conta que o Estado já está a gastar ao nível de 2010, graças a uma subida de 25% nos contratos públicos firmados por este Governo.
Hoje vale a pena estar atento ao que se passa no Quénia, onde a votação já decorre nas presidenciais. Há medo de novos conflitos étnicos mas também há esperança, porque o Quénia continua a ser uma promessa adiada de sucesso que ainda aguarda a possibilidade de se cumprir. Já no Médio Oriente, uma aliança inesperada une a Árabia Saudita, o Bahrein, o Egipto, os Emirados Árabes e... Israel. Essa aliança visa apenas e só extinguir a Al-Jazeera, que se assume cada vez mais como uma vítima da falta de cultura democrática da região.
Já a Teresa Serafim conta uma história da globalização: uma mosca dos cadáveres que é natural da América do Sul foi encontrada na Europa e, ao que parece, chegou por via marítima através da China.

A entender

Quando o fecho de um restaurante serve para contar a história de uma família que cruza as raízes fascistas com um nascimento antes do tempo e muita realeza a ser alimentada com luxo, é porque há aqui matéria que merece atenção. O João Pedro Pincha conta a história do La Gondola com mestria própria de um Chef de excepção. 
 A Ana Teresa Pereira perdeu-se no sopé da Serra da Gardunha para encontrar os cinco habitantes do Monte dos Carvalhos, que fazem da vida sustentável uma arteapoiada nos visitantes e voluntários que por ali passam.
Para contar uma história diferente, e em inglês, siga até este pequeno documentário da Scientific American sobre os humanos que estão aos poucos a tornar-se cyborgs - colocando implantes para ultrapassar limites biológicos e promover a derradeira fusão entre o homem e a máquina que até há pouco tempo estava no domínio da ficção científica.
Sem ficções mas com ciência, tecnologia e muitas outras áreas do saber, estamos sempre a dar notícias. Sempre aqui. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário