quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Dia com gente muito irritada e algumas animações

P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Olá bom dia.
Hoje há muita gente muito irrritada com muita coisa: Donald Trump está irritado com a Coreia do Norte, os médicos estão zangados com o Governo, José Mourinho está triste com a ausência de videoárbitro e Isaltino Morais está furibundo com o Tribunal. Lá mais para a frente também há espaço para boas notícias, pelo que se impõe dar alguma ordem às histórias:

Irritações

Donald Trump está irritado com a Coreia do Norte porque ontem ficou a conhecer-se um relatório que aponta para um cenário que muitos temiam: a Coreia do Norte tem bombas nucleares para os seus mísseis balísticos e isso põe em causa a segurança do mundo. A isto o presidente americano respondeu a avisar que não quer voltar a ser ameaçado, e em troca ameaçou os norte-coreanos. Estes não se ficaram e já anunciaram um possível alvo, mesmo ali a jeito: a ilha de Guam, que fica no meio do Pacífico e tem uma base mmilitar americana bastante activa.
Da manchete do PÚBLICO de hoje ficamos a saber que os médicos estão zangados com o Governo, porque este diz que a remuneração dos médicos já aumentou muito, como conta a Alexandra Campos. A consequência é a ameaça de uma nova greve face à possibilidade de ter médicos com mais de 55 anos a fazer urgências.   
Isaltino Morais está irritado com o tribunal e com o actual presidente da Câmara de Oeiras Paulo Vistas: Com o tribunal porque a sua candidatura foi recusada e com Paulo Vistas porque é o seu adversário na corrida à câmara de que foi presidente antes de ter estado preso por fraude fiscal e branqueamento de capitais.
Também danado está Criolo, um dos músicos brasileiros mais inovadores, que conversa com o Nuno Pacheco sobre os políticos que há anos roubam o Brasil e o rap.

Animações

Abrindo o capítulo das boas notícias, temos o aumento de quota de mercado portuguesa nos principais mercados europeus - e ao contrário do que se poderia esperar esse aumento das exportações não se deve só ao turismo. O trabalho do Sérgio Aníbal e do Luís Vilalobos confirma que o aumento se verifica nos dez maiores parceiros comerciais da Europa. 
A partir de Londres, o Marco Vaza conta a história de superação de Zamzam Farah. A menina somali que se fez mulher em Londres tem muito para inspirar quem enfrenta dificuldades para atingir o que pretende.
Também vale a pena conhecer a história agitada da José Maria da Fonseca, numa encruzilhada entre a tradição e a modernidade que faz dela uma empresa de referência na área. 
Já a Marcela Monteiro decidiu resumir os setenta e cinco anos de Caetano Veloso em sete canções, o que será sempre injusto mas ao mesmo tempo delicioso.
O P3 fala do movimento Transformers, que é uma boa ideia para animar comunidades e promover o voluntariado em Portugal e por isso também merece entrada directa para esta categoria.
Já no princípio da mahã chega a notícia de um atropelamento em Paris a um grupo de seis soldados. Ainda é cedo para perceber o que aconteceu, pelo que sugiro que vá acompanhando toda a actualidade connosco aqui. Eu volto amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário