segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Condomínio mais caro. O novo Orçamento. E Angola a voto

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Há 10 militares desaparecidos e cinco feridos, na sequência da colisão de um navio de guerra americano com um petroleiro, no estreito de Malaca, junto a Singapura. É o segundo acidente do género envolvendo um navio da marinha americana em poucos meses, anota o The New York Times.
O ataque em Barcelona foi preparado durante seis meses, sem nunca levantar suspeitas, conta esta manhã o El Mundo. Numa casa em Alcanar, a polícia catalã encontrou material para fabricar bombas, enormes quantidades de gás e indícios de contactos feitos com o Daesh. Nenhuma autoridade parece ter registo de radicalização anterior dos terroristas. O imã da cidade é o principal suspeito da sua rápida conversão, conta a Ana Fonseca Pereira.
Por cá, um erro obrigou a isolar a área internacional do Aeroporto de Lisboa. O desembarque de passageiros de um voo proveniente de Dacar, Senegal, não foi feito segundo as regras e o SEF decidiu agir preventivamente. No fim, tudo acabou por correr bem.
Domingo foi mais um dia negro no combate aos fogosum piloto morreunuma queda de um helicóptero; e ao final do dia havia mais de 4200 operacionais, apoiados por 1196 meios terrestres e 27 meios aéreos a combater 114 incêndios. Esta manhã, é em Porto de Mós que a maioria dos meios se concentra. O dia ainda é dealto risco em 15 distritos.
E foi também mais um dia de futebolo FC Porto redescobriu um goleador, oBraga chegou-se à frente e o Boavista continua sem pontuar. Lá fora, Neymar já rende ao PSG e o Chelsea acertou o passo, depois de uma entrada em falso.

No Público hoje

A nossa manchete é sobre alojamento local, explicando que os proprietários vão ter que pagar mais condomínio - preço de um acordo do PS com o Bloco de Esquerda. A São José Almeida explica.
Contamos-lhe também que o Orçamento volta de férias com greves à porta.Só Mário Centeno tem a chave para resolver os dois problemas. Na semana darentrée política do PS, António Costa aposta tudo na preparação dos fundos europeus(mas tem mais umas cartas para jogar).
Quando falamos de rentréefalamos também do regresso às aulasAs famílias vão poder gastar menos com compras - e a explicação é mais simples do que parece.
Na economia, há uma entrevista que nos abre pistas para o que aí vem: "É inevitável que o Lone Star e a Altice vendam o Novo Banco e a PT", diz Leonardo Mathias, ex-secretário de Estado da Economia numa conversa com a Cristina Ferreira.
Mas sobretudo queria chamar-lhe a atenção para as eleições em Angola. São já depois de amanhã e temos já vários textos publicados para perceber melhor o que está em jogo. Aqui vai uma síntese:
Do fim-de-semana há ainda uma série que não deve perder. Chama-se "a justiça em Portugal é “mais dura” para os negros" e é a primeira de uma série sobre o racismo em Portugal que a Joana Gorjão Henriques nos vai trazer ao longo do próximo mês. Racismo à portuguesa, sim: um em cada 73 cidadãos dos PALOP está preso - dez vezes mais do que a proporção que existe para os portugueses. 

Verão que é de ler...

O texto do Jorge Almeida Fernandes sobre a "batalha pela alma da América" - aquela onde Trump mostra uma neutralidade que não podemos, ninguém pode, aceitar.
A reportagem que descobriu uma vaga de imigração da elite brasileira em direcção a Portugal, com negócio atrás.
A entrevista à primeira reitora, mulher, da Universidade Católica. Sobre o que é ser minoria, sobre o difíceis que são hoje as relações humanas, sobre amar os outros como a nós próprios e sobre as utopias. No P2 Verão.
Não termino sem lhe dizer em Portugal vamos ver a Lua a mordiscar o Sol, avisando que é preciso ter cuidado com o olhar. Até porque o melhor do eclipse só se vai ver na América, a melhor solução é mesmo recorrer às tecnologias.
Chegou a hora de me despedir:
aqui fica um abraço nosso, o link em que nos pode encontrar e o desejo de sempre: tenha um dia (mesmo) feliz.

P.S. Ontem morreu Jerry Lewis, o multifacetado e talentoso humorista, realizador, argumentista, cantor, dançarino e actor norte-americano. Lewis dedicou toda uma vida a fazer-nos rir (e a mim deixa-me particular saudade, porque passei muitas horas da minha infância a ver os filmes dele com os meus avós). Aqui fica a nossa homenagem. Vai-nos fazer falta este humor anárquico e infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário