terça-feira, 8 de agosto de 2017

Bombeiros da Sicília Ateavam Fogos para Receber Pelas Chamadas de Emergência

Operacionais já reconheceram estar envolvidos na fraude, que lhes rendia dez euros por cada ocorrência. Justiça italiana apenas pôs o comandante em prisão domicilária.
Quinze bombeiros voluntários foram inquiridos, na província siciliana de Ragusa, em Itália, por suspeitas de atearem incêndios, fazendo chamadas de emergência falsas, de modo a serem pagos pelas intervenções.
O esquema consistia em atear fogos, normalmente de pequenas dimensões, e simular pedidos de ajuda para serem chamados ao local.
De acordo com a BBC, os bombeiros recebiam dez euros por hora, sempre que se deslocavam ao teatro de operações.
Os suspeitos utilizavam os próprios telemóveis para fazer as chamadas de emergência falsas, embora também o tenham feito com telefones de amigos e familiares.
O mesmo telefone e identidades diferentes
As investigações começaram quando as autoridades notaram que o número de intervenções feitas por alguns elementos da corporação tinha registado um aumento brusco e anormal.
Segundo a BBC, a polícia italiana analisou as chamadas de emergência e detetou alguns erros cometidos pelos bombeiros envolvidos na fraude: os mesmos telefones chegaram a ser usados várias vezes, mas tinham sido dados, nomes diferentes.
O comandante da corporação foi o único elemento que ficou em prisão domiciliária, já que os crimes remontam a um período entre 2013 e 2015.
A imprensa local refere que a maioria dos 15 bombeiros admitiu ter participado na fraude que lesou o estado italiano.
Fonte: tvi24 - Idem BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário