terça-feira, 1 de agosto de 2017

A dívida pública, um acampamento, dois líderes à deriva e uma família sustentável

P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Olá bom dia!
os fãs de cinema e teatro acordaram certamente mais tristes pelas perdas de ontem. Amorte de Jeanne Moreau, figura de referência de um cinema negro e sensual, serve como pretexto para revisitar algumas das grandes obras do cinema europeu da segunda metade do século XX. Já Sam Shepard deu muito mais ao teatro que ao cinema, num percurso dividido entre a dramaturgia e a actuação em palco que foram maiores em Loucos por Amor e True West - sem esquecer que na sétima arte deixou marcas maiores no guião de Paris, Texas e na enorme actuação em Os Eleitos. Passemos então às 

Notícias do dia

A informação mais relevante da manhã tem a ver com a aposta dos grandes investidores na dívida pública: nas Obrigações do Tesouro postas no mercado pelos bancos destacaram-se 93 investidores que compraram, cada um, mais de meio milhão de euros. Este facto confirma o apelo destas aplicações, mesmo tendo em conta a baixa no retorno das taxas pagas que ainda assim são bem mais apelativas que outros produtos no mercado.
O Governo anunciou a nova estratégia para o Envelhecimento Activo, onde incluiplanos para adaptar os serviços de urgência hospitalar aos mais idosos, permitindo por exemplo o acesso acompanhado às urgências, para além do lançamento de um programa "Erasmus Sénior" que permita aprendizagem continuada a nível europeu. A Alexandra Campos conta também que a gestação de substituição aprovada em lei no ano passado já é possível a partir de hoje. Ainda na saúde, mais concretamente na Estratégia da Alimentação Saudável, ficou clara uma mudança do governo, que previa utilizar medidas fiscais para estimular o consumo de produtos frescos mas queentretanto mudou de ideias, como assinalou o Pedro Ferreira Esteves. 
Já o Diário de Notícias conta que está em curso um projecto de lei para acelerar as indemnizações de Pedrógão, enquanto o Rendimento Social de Inserção teima em manter-se na agenda política graças às alterações que o CDS pretende propôr às novas regras.
Muito mais importante que tudo isto, pelo menos para os mais de vinte mil jovens envolvidos, é o Acampamento do Corpo Nacional de Escutas. O Camilo Soldado visitou o enorme complexo de 79 hectares que inclui um heliporto, um hospital, dois refeitórios e dois supermercados. Marcelo Rebelo de Sousa, obviamente, esteve lá. 

Volta ao mundo

Hoje vamos resumir o mundo lá fora a dois saltos no Atlântico. A primeira paragem obrigatória é na Venezuela, onde Nicolás Maduro incorpora cada vez mais o papel de ditador sul-americano tradicional: depois de anunciar vitória num referendo que foi tudo menos democrático, o Presidente ameaçou levantar a imunidade dos deputadose já esta manhã voltou a levar para a prisão dois líderes da oposição. A Rita Siza explica as sanções que os Estados Unidos anunciaram contra Caracas e o João Ruela Ribeiro apresenta as perguntas e respostas que precisa de conhecer para saber o que vai mudar naquele que já foi o país mais rico da América do Sul. Veja também o artigo de opinião do investigador Teixeira Fernandes em que é feita a crítica ao modo como alguns intelectuais têm adoptado a causa venezuelana.
O outro ponto de paragem fica mais a norte, especificamente em Washington. Donald Trump continua a fazer questão de ocupar as notícias com as mudanças na Casa Branca, onde o director de comunicações foi demitido dez dias depois de chegarpor imposição do novo chefe de gabinete do Presidente. Com tudo isto, Vladimir Putin já não acredita ter um amigo em Washington e por isso começou a reataliar contra os americanos. E como o presidente americano gosta tanto do Twitter, tinha de ser a personagem central de um estudo sobre empreendedores que utiliza aquela rede social, como relata a Karla Pequenino.

Sem pressas
Vale a pena ler a história dos Silvestre, que é sinónimo de sustentabilidade. A Ana Cristina Pereira foi conhecer uma família que nasceu na Universidade da Beira Interior e que ficou pela Covilhã num modo de vida exemplar: os Silvestre separam o lixo, fazem o seu próprio pão e compotas, trabalham na intervenção social e nas eenergias renováveis e criam três filhos com preocupações de sustentabilidade.
Se é fã da Guerra dos Tronos, fique a saber que os produtores foram vítimas de um assalto informático que ameaça divulgar novidades na história e aproveite para ver alguns dos figurinos mais impressionantes da importante série.
E não termino sem chamar a atenção para esta excelente crónica da Bárbara Wong, que nos fala da nossa falta de coragem colectiva para debater o problema do assédio e para educar tendo o respeito pelo outro como princípio.  
As notícias vão conitnuar a acontecer e nós vamos continuar a reportar tudo o que é importante e interessante. Como sempre, estamos aqui. Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário