terça-feira, 1 de agosto de 2017

360º - Quem é André Ventura, o candidato do PSD a Loures que quis ser padre e é amigo da taróloga Maya? E as detenções de Maduro e o caos de Trump

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

... poucas horas depois de garantir no Twitter que não havia caos na Casa Branca, Donald Trump afastou Anthony Scaramucci, o diretor de comunicação que tinha nomeado há apenas dez dias (com umapolémica repleta de obscenidades pelo meio). A Casa Branca está agora sem diretor de comunicação nem porta-voz: essas funções foram entregues ao chefe de gabinete John Kelly, o novo braço direito do presidente. 

Scaramucci é a 16ª 'baixa' na equipa de Trump nos 191 dias que o presidente americano leva no poder. Por despedimento, afastamento ou outras quaisquer razões, é uma administração em constante mudança. O LA Times até tem uma contagem permanente. O The Guardian contraria Trump e diz que há mesmo caos na Casa Branca. E o Wall Street Journal diz que enquanto a confusão cresce em Washington, "o mundo fica mais perigoso".

Dos EUA vieram também sanções contra o "ditador" Nicolás Maduro depois da "farsa" das eleições para a Constituinte (as palavras entre as aspas são mesmo citações)Foram congelados todos os ativos do presidente venezuelano sob jurisdição americana e impedidos os negócios com Maduro. Portugal acompanhou as "sérias dúvidas"internacionais sobre o processo e Marcelo elogiou os portuguesesno país. Já a Procuradora-geral da Venezuela (que Maduro quer destituir, surpresa!) ordenou uma investigação por crimes contra a humanidade.

E o que fez Maduro? Disse que sentia "desprezo" pelos EUA emandou prender dois ativistas: Leopoldo López, recentemente libertado, e Antonio Ledezma.

Por cá, parece que finalmente começa a aparecer o bom senso e as indemnizações à vítimas de Pedrógão vão ser mesmo pagas antes de apurarem responsabilidades. O PCP uniu-se à direita para criar um projeto lei que acelera o processo e tem aprovação garantida para setembro, noticia o DN. Já segundo oCM, a 'estrada da morte' atingiu temperaturas de 900 graus.

No arranque do mês de agosto e a dois meses de eleições, há várias medidas orçamentais que entram em vigor: vão desde as regras de requalificação na função pública, ao aumento do subsídio de refeição e à contratação de jovens e desempregados.

O aquecimento global vai aumentar a temperatura da terra 4,9 graus até final do século. O sul de Espanha e Portugal vão ser o novo deserto do Saara dizem especialistas ao El Mundo.

Outra informação importante 

Tornou-se o centro de uma polémica político-autárquica depois de criticar a comunidade cigana. Mas há muito que André Ventura passa a vida a discutir. O candidato do PSD à câmara de Loures (a quem o CDS retirou apoio) discute o Benfica na televisão e já escreveu um livro com a taróloga Maya; e discutia religião no internato, quando pensava ser padre. O perfil do controverso jurista académico, admirador de Lance Amstrong, é do João de Almeida Dias.

Há mais revelações sobre o assalto a Tancos: os militares estiveram onze dias sem jipe para fazer as rondas. Os dois carros do exército sofreram acidentes, o último uma semana e meia antes do roubo. A vigilância aos 340 mil metros quadrados dos paióis entre 18 a 28 de junho foi feita assim apenas ocasionalmente, no momento das redenções. A notícia é do Pedro Rainho.

Novidades também no caso EDP. A empresa não avaliou o eventual conflito de interesses em fazer negócio com um ex-diretor-geral da Energia. O caso, que está sob investigação, envolveu 1,4 milhões pagos pela posição de 40% a Miguel Barreto, que tinha tomado decisões importantes sobre a elétrica nacional entre 2004 e 2008. A notícia é do Luís Rosa.


Terá sido um testemunho com muita tensão, ao ponto de Ronaldo ter saído do tribunal sem ler um comunicado aos jornalistas como estava previsto (com palanque montado, luzes e dezenas de saídas de audio e vídeo para o efeito). O jogador português recusou assumir qualquer culpa na acusação de fuga ao fisco espanhol (são 14,7 milhões em direitos de imagem, que lhe podem custar ate 7 anos de prisão) e terá mesmo dito à juíza: “Se não me chamasse Cristiano Ronaldo, não estaria aqui sentado". No tal comunicado, divulgado mais tarde, garantiu ainda que nunca teve "intenção de fugir aos impostos". Esta manhã vários jornais revelam ainda mais pormenores da hora de meia do interrogatório e as frases marcantes de Ronaldo.

Estão desfeitas as dúvidas sobre o Benfica-Braga da primeira jornada da nova época de futebol: o jogo vai mesmo acontecer no Estádio da Luz dia 9. A notícia de uma possível interdição pelo Instituto Português do Desporto e Juventude foi avançada domingo pelo JN, na sequência da queixa do Sporting de que o clube benfiquista apoiava claques ilegais. Mas se veio a boa nova, ficou a polémica: Luís Filipe Vieira  garantiu que "nunca ouviu falar em claques no Benfica". (Como? importa-se de repetir...)

Ainda no desporto, está confirmado: os Jogos Olímpicos de 2028 vão ser em Los Angeles e os de 2024 em Paris depois de um acordo entre as duas cidades e o Comité Olímpico.


O Tribunal de Contas diz que o Instituto do Território recebeu 250 mil euros em apoios públicos indevidos que devem ser devolvidos. A associação foi criada por um ex-empregador de Passos Coelho e líder de gabinete do PSD, Rogério Gomes, lembram a TSF e o DN.

No Brasil, o Ministério Público Federal do Brasil quer aumentar a a pena do ex-presidente Lula da Silva,condenado a nove anos e seis meses de prisão.


Os nossos especiais


A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes, em comentário-vídeo, fala dos 400 eleitores que encontrou em Pedrógão Grande e em Góis, de que ninguém se lembra quando faz leis em Lisboa: "Faria muito bem aos nossos deputados tirarem uns dias de férias para descerem à terra. Ou seja, para conhecerem melhor o seu país".
  • Maria João Avillez escreve sobre Passos Coelho: "O país não precisa de dois primeiros ministros a degladiarem-se mas de um líder da oposição a marcar, como no futebol – e no caso vigente, a marcar impiedosamente – o primeiro-ministro".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre "o novo PSD e o velho PS": "Enfim, o novo PSD é para esquecer e não se recomenda. Quanto ao velho PS, há que renová-lo. Que do novo nasça o velho e do velho nasça o novo".
  • Laurinda Alves escreve sobre Inácio de Loyola: "500 anos depois, num tempo em que Deus continua a ser uma palavra difícil e muitos crentes são perseguidos e mortos, Inácio de Loyola continua muito à frente do tempo inspirando leigos e religiosos".
Por erro, um texto de Alexandre Homem Cristo sobre o atual papel dos jornais apareceu erradamente assinado por José Manuel Fernandes. As nossas desculpas a ambos e aos leitores.

Notícias surpreendentes
Ora aqui vai um bom conselho para estas férias. Se quer evitar o cabelo oleoso, não faça isto.



Para o fim deixo-o com beleza histórica: já imaginou como seriam 21 fotos icónicas se fossem tiradas nos dias de hoje? Não precisa de imaginar, a Marta Leite Ferreira mostra.


Atualize o seu smartphone. Já sff. É que foi descoberta uma falha grave nos chips do Wi-fi que afeta milhares de milhões de telemóveis. Pronto, agora pode continuar a navegar no  Observador para se manter a par de toda a atualidade

Boa terça-feira, feliz e produtiva (ou apenas a aproveitar da melhor maneira o seu tempo de férias, até porque vem aí mais calor)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário