quinta-feira, 31 de agosto de 2017

360º - Dois Explicadores essenciais: as viagens pagas e a Autoeuropa. E ainda: o regresso de Cavaco e Teresa Leal Coelho no Carpool Autárquicas

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
É a terrível contabilidade das manhãs: já há 33 mortos provocados pelo furacão Harvey. Agora, o Harvey converteu-se em depressão tropical. O alerta de cheias mantém-se.

O perigo não passou. Em Houston, há uma fábrica de químicos em risco de explodir. Já foram feitas evacuações.

Para muitas zonas do Texas, foram dias dos quais vai ser muito difícil recuperar. A cidade de Port Arthur, por exemplo, ficou "totalmente submersa", escreve o The New York Times. Os seus habitantes pediram ajuda de todas as formas possíveis - até pelo Twitter.

Hoje vão viver-se as horas mais loucas do futebol. O mercado de transferências fecha à meia-noite e ao longo do dia vão fazer-se muitos negócios. Ontem à noite Renato Sanches seguiu para o Swansea, hoje de manhã Nani foi confirmado na Lazio e ainda falta saber o que acontece a Mbappé, Coutinho, Dybala, entre outros. No Observador, estamos em liveblog permanente, para dar todas as novidades ao minuto.


Informação relevante
Os candidatos à Câmara Municipal de Lisboa sentaram-se ontem para o seu primeiro debate, na SIC - e, sendo as coisas como são, um dos temas que todos consideraram relevante foi Madonna. Entre turistas e lisboetas, houve muitos ataques a Fernando Medina.

De manhã, o atual presidente da câmara e a líder do CDS já tinham apresentado os seus programas. Podem ser resumidos assim: Fernando Medina faz promessas que só o governo pode cumprir; e Assunção Cristas quer uma EMEL que seja muito amiguinha e não passe multas.

Teresa Leal Coelho foi entrevistada no Carpool Autárquicas do Observador. A candidata do PSD a Lisboa prometeu reverter as obras no Marquês de Pombal, recusou ter cometido uma gaffe ao falar do IMI a 0% e recusou dizer se fica como vereadora. E há ainda uma frase sobre o caso das viagens pagas: “Nunca aceitei convites para viajar e julgo que nunca aceitarei”.

Ao ver o vídeo do best of da entrevista de Teresa Leal Coelho, uma pessoa fica sem dúvidas: a candidata do PSD ainda precisa de aprender a responder a jornalistas.

Ontem conheceram-se mais nomes envolvidos no caso das viagens pagas. E já deu para perceber que a confusão no governo é enorme. Cada ministério teve um critério diferente: uns decidiram pagar as viagens dos seus altos quadros; outros aceitaram que elas fossem pagas por empresas privadas.

Com tanta confusão, é bom parar um bocado para perceber o que se passa. Quais são os problemas legais e éticos do caso? Quais as justificações dos envolvidos? E o que esperavam ganhar as empresas com estas viagens? Um Explicador com 15 perguntas e respostas ajuda a entender tudo.

Na Autoeuropa, 41% dos trabalhadores fizeram greve e a empresa reconheceu o seu "impacto negativo". Vêm aí negociações, mas a administração quer falar apenas com a comissão de trabalhadores, que só será eleita a 3 de outubro. Antes disso, a 7 de setembro, há uma reunião com os sindicatos.

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças do governo PSD/CDS, disse ontem que a greve na Autoeuropa é o preço a pagar para manter a "geringonça", dando mais poder à CGTP.

O que é que realmente se passa na Autoeuropa? É um conflito laboral ou uma guerra sindical? O que divide administração e trabalhadores? Porque é que tudo se radicalizou? Num Explicador com as 13 perguntas e respostas essenciais, a Ana Suspiro ajuda a tirar as dúvidas.

Na Autoeuropa, a CGTP; na função pública, a UGT. A Federação de Sindicatos para a Administração Pública (Fesap) ameaça com uma greve por causa do descongelamento das carreiras e do Orçamento, escreve o Público.

Cavaco Silva voltou brevemente à política e distribuiu tiros, granadas e golpes de karate. Na Universidade de Verão do PSD, criticou a "verborreia frenética" de alguns políticos (tradução: Marcelo), atacou “os que querem realizar a revolução socialista mas perdem o pio quando confrontados com a realidade” (tradução: "geringonça"), queixou-se das "fake news" e alertou para "o regresso da censura".

Depois de ouvir Cavaco Silva, o PS perdeu a compostura e esqueceu-se da elegância: falou em "reaccionarices" e disse que o ex-Presidente devia ter “piado mais” na defesa dos portugueses.

Mais um prazo a fixar na Operação Marquês: os investigadores têm 90 dias para acusar, mas daqui a 45 dias têm que fazer um ponto da situação à procuradora-geral da República.

O Estado deixou prescrever mais de 250 mil multas nos últimos dois anos. Os números, relativos à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, são avançados pelo JN.

O corpo do fotógrafo Pedro Palma foi encontrado na mala do carro, com uma garrafa de uma bebida alcoólica ao lado e sem quaisquer lesões ou indícios de luta. As autoridades admitem a possibilidade de suicídio.


Os nossos Especiais

“No futuro, vamos ter amigos robôs. E isso é uma coisa boa.” A garantia é da futurologista Nell Watson, que defende em entrevista que a Inteligência Artificial e a "fusão" entre homens e máquinas podem tornar-nos pessoas melhores.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Viver dentro da bolha na Autoeuropa": "Uma das razões para o descrédito dos sindicatos está à vista na Autoeuropa. Ali, onde se vive na bolha do passado, ainda é possível assistir a guerras partidárias mascaradas de defesa de trabalhadores".

José Manuel Fernandes fala, num vídeo de opinião, sobre o caso das viagens pagas por empresas tecnológicas e sobre o trio que nunca estranhou os jantares grátis com Sócrates.

Paulo Tunhas escreve sobre o politicamente correcto:"Basta ler aqui e ali alguma prosa que se produz para se perceber que por detrás da encenada sofisticação está a mais fanática regressão à unidimensionalidade do pensamento e à crença mágica primitiva".

Gabriel Mithá Ribeiro escreve sobre educação: "O uso e abuso do termo ‘eduquês’ – por leviandade, ignorância ou falta de coragem – responsabiliza os críticos por terem deixado escapar uma rara oportunidade histórica de mudar o destino coletivo".


Notícias surpreendentes

“Índice Médio de Felicidade” é o novo filme de Joaquim Leitão e estreia hoje nos cinemas. Eurico de Barros só lhe dá duas estrelas: a dada altura, o filme "transforma-se num road movie inspirador, mas com excedente de sacarina e défice de verosimilhança".

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Barry Seal: Traficante Americano” mete Tom Cruise e barões da droga; “O Meu Nome é Michael” é um drama sobre um homossexual que deixa de o ser e descobre Deus. (A história de Michael, que era gay e ativista e depois se tornou heterossexual, está contada com mais detalhes aqui.)

Afinal, elas dão-se bem: Alexa e Cortana vão trabalhar juntas. Alexa, claro, é a "assistente pessoal" da Amazon; e Cortana é a da Microsoft. Os seus criadores conversaram e decidiram que era melhor somar as forças das duas. Para já, a Siri (da Apple), a Google Assistant (da Google) e a Bixby (da Samsung) ficam de fora.

Chamam-se "naked cakes", mas até estão muito bem vestidos. O Mauro Gonçalves foi conhecer três negócios portugueses que se dedicam à nova tendência dos bolos com a massa e o recheio à vista.

Foi há 20 anos. A 31 de Agosto de 1997, a Princesa Diana morreu num acidente de carro em Paris. A sua vida pode ser contada nestas 37 fotos.

As notícias do dia estão todas aqui, como sempre.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário